Cultura

“Dentro e fora do horizonte”

É o tema da exposição de pintura que o jovem Catita Dias, apresentou ao público na noite de terça – feira na Galeria Teia Arte. Catita é mais uma semente lançada no mundo artístico pela oficina da Teia de Arte, e que começa a dar frutos. Segundo o jovem pintor, a morte do seu avô deu vida a sua inspiração artística.

Na roça Milagrosa onde cresceu Catita Dias, começou a descobrir horizontes da vida. Ainda na escola primária sempre ganhava prémios nos concursos de desenho. Mais tarde imigrou para cidade capital e conheceu outros horizontes através da Galeria Teia d´Arte. Posteriormente viajou para Portugal. Ficou distante do seu torrão natal, e consequentemente perdeu horizontes.

Na galeria Teia D´Arte em São Tomé sob tutela do artista plástico René Tavares, aperfeiçoou técnicas de pintura.

Mas só depois da morte do seu avô no ano passado, encontrou inspiração para espraiar as suas capacidades. «Consegui pegar um pincel sem medo, e consegui dar uma volta a tudo o que incomodava, que não me permitia demonstrar as minhas capacidades. A perda do meu avo fez com que eu desse um salto. Trouxe mais amor para o trabalho artístico», referiu.

Nos momentos angustiantes que se seguiram a morte do avô, a pintura servia de escape. «Enquanto vivia a angústia de o ter perdido, eu pintava, desenhava, e quando ia para o ateliê conseguia exprimir os meus sentimentos na tela», salientou Catita Dias.

Fraternidade, Amor, compreensão, e um apelo para que os homens descubram os horizontes da vida são mensagens expressas nas 20 telas pintadas por Catita Dias e expostas na galeria Teia d´Arte. «Tenho um trabalho em que dois homens estão na cadeira de roda. Demonstro assim as dificuldades da vida. Os dois recordam o tempo em que não eram aleijados. Isto retracta a compreensão, o amor, a fraternidade», explicou.

24 anos de idade, o jovem artista, é mais uma obra da escola de formação de novos valores da galeria Teia d´Arte. Num dos seus quadros, Catita Dias, expressa o sentimento dos jovens. Muitos com enorme potencial, no entanto sem oportunidades de as demonstrar. Porque não tem meios, ou então porque não lhes é dada a oportunidade para tal. «Há jovens que querem demonstrar os seus sentimentos e capacidades mas que não conseguem porque não são escutados, ou atendidos», reforçou.

Para o jovem artista o horizonte da vida, não está apenas nas coisas materiais. «Está mesmo nas pessoas. Há muitas pessoas que não conhecem os seus horizontes. Não conhece o seu caminho. A minha mensagem é que as pessoas parem, e comecem a pensar na vida. Porque tudo na vida é arte. Desde que pensas e consegues realizar os teus pensamentos, é arte», concluiu.

Algumas horas após a abertura da exposição, na noite de quarta – feira, a maior parte dos quadros de Catita Dias, foi reservada pelo público que não resistiu ao encanto das cores do artista estreante no mundo das artes plásticas.

Abel Veiga

    19 comentários

19 comentários

  1. PATRICIO

    24 de Junho de 2010 as 9:52

    Foto galeria, TELA NON? Mas se acharem que estou a pedir muito desculpem-me por favor.

    • Maguita glandji

      26 de Junho de 2010 as 12:31

      agradeso

      • ôssoboô

        2 de Julho de 2010 as 18:27

        Amigo Maguita Glandji!
        Agradecer na prmeira pessoa do Singular escreve-se da seguinte maneira: “AGRADEÇO”

  2. cesário verde segundo

    24 de Junho de 2010 as 11:55

    forca jovem! é sempre positivo reluzirmos noutras areas, sobretudo a arte é um dom que bem usada e explorada, é uma maravilha! aproveite-a e expulse com boa técnica todas essas pulsoes recalcadas( mas engenhosas) que possuis dentro de ti!

  3. ET

    24 de Junho de 2010 as 12:07

    a arte é do melhor que restou do ser humano.Como santomense, agradeço a tua perseverança em continuar…num pais desprovido de muitas coisas é bom saber que ha ainda gente como tu!!força

  4. HUGO LIMA

    24 de Junho de 2010 as 13:50

    Parabens Catita que Deus ilumine o teu caminho e dê um eterno descanso ao teu avô.
    STP precisa de alguma forma de jovens com iniciativas,
    Força jovem.

  5. FS

    24 de Junho de 2010 as 13:55

    São essas acções, vindas de jovens talentosos como o Catita, que me dão alegria e esperança em dias melhores para São Tomé e Principe. Força Catita!

  6. Miborges

    24 de Junho de 2010 as 16:36

    É sempre de louvar quando aparecem jovens como o Catita Dias. Força e que consigas inspirar outros jovens santomenses a trilhar o mesmo caminho. Força

  7. Carpe Diem

    24 de Junho de 2010 as 20:10

    Força Sr Catita, o jovem que que vem de “baixo” com o trabalho sempre acaba por vencer na vida..como uma vez o Sr Filinto Costa Alegre disse-me “a mão de quem trabalha está sempre limpa..” força aí..VIVA STP

  8. gilker Nascimento

    24 de Junho de 2010 as 20:27

    Gostei da iniciativa deste jovem!Isto me comoveu imenso!Este jovem é um grande sonhador e poem em pratica os seus sonhos!Parabéns mesmo,S.tome e principe precisa de pessoas assim!Tenho impressao que ja andei com Catita na escola.Gostaria de ter o seu email!Que Deus abençoe Sao Tome e Principe!!!

  9. Lenisio Nazaré

    24 de Junho de 2010 as 23:11

    Força Catita. É desses jovens que stp precisa. Pessoas com iniciativa. Espero que consigas levar o nome stp pelo mundo fora…

    O meu muito obrigado!

  10. Moreno

    24 de Junho de 2010 as 23:47

    Jovem siga em frente nao desistas.parabens

  11. fernanda alegre

    25 de Junho de 2010 as 13:14

    força, vá em frente podes ir mas lonje.

  12. Raphaela

    25 de Junho de 2010 as 13:50

    Parabén spelo esforço e determinação, jovens como você são a prova de que STP está mudando e pra melhor!! Fiquei tão feliz que vou postar esta notícia no meu Blog (http://principesaotome.blogspot.com/)
    para ajudar na divulgação. Beijos

  13. jfafa nascimento

    4 de Julho de 2010 as 21:31

    Gostei muito da tua iniciativa segue em frente.fafa nascimento estilista em londres.

  14. Hiostrelino Vaz (H. V)

    6 de Julho de 2010 as 10:23

    Sendo assim Catita e se o pais puder reconhcer o teu esforço…
    Haver Vamos

  15. Adileyde/ vulgo(Leyde)

    29 de Julho de 2010 as 11:04

    Caro, amigo! antes de mas quero em primeiro lugar desejar-te Força no seu Caminho. É de elogiar a História da sua vida que li, e portanto, espero que quando encontrares algo que te impeçam na sua caminhda,Seje como as Formigas, Porfavor( Tente dar valtar aos Resultados). ABRAÇOS, lEYDE(PIEDADE)

  16. isabel fontes pires

    1 de Agosto de 2010 as 15:36

    oi amigo do coração Catita qrd,…

    Como vês a vida n se furta a mostrar o caminho aos talentos verdadeiros. Parabens está tudo aí para seguires em frente e mostrares do que és capaz…Lindo…um milhão de beijos…e o desejo que tudo seja como mereces…abração isabel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo