Cultura

“Chegou a Hora o que Fazer”

É o tema da exposição de pintura que retrata a realidade política e social de São Tomé e Príncipe. Jesus Quaresma é o autor da obra que mostra os são-tomenses como peixe no meio mar. A turbulência das ondas provoca mal-estar, enquanto o tempo passa sem que ninguém consiga conter a turbulência.

Na sua terceira exposição individual, Jesus Quaresma, inspirou-se na realidade política e social do país para dar expressão a sua veia artística. Num dos quadros a realidade política e social são-tomense é representada como peixe no mar. No centro uma relógio que marca o tempo. «Os peixes simbolizam pessoas que estão no meio do mar, estão numa turbulência. O relógio que está aí apertado esta a se referir ao tempo, e então chegou a hora para as pessoas tomarem as decisões. Portanto o relógio quando não marca a hora certa não tem ponteiro a qualquer momento surge uma explosão», explicou o autor da obra.

Jesus Quaresma, considera ser seu papel incentivar a sociedade são-tomense a reflectir sobre a realidade social e política. «As pessoas estão a dormir. O artista tem que despertar as pessoas para reflectir sobre o que se passa. Por vezes as pessoas só recebem informações por meio da rádio e da televisão. Mas as artes plásticas também falam, para fazer as pessoas verem que existe alguma coisa que está errada», reforçou.

Com 20 de exercício do trabalho artístico, Jesus Quaresma, está a aperfeiçoar a técnica para dar maior qualidade as suas obras. A exposição foi aberta na galeria Teia d´Arte em São Tomé.

Abel Veiga

    3 comentários

3 comentários

  1. Helves Santola

    11 de Agosto de 2010 as 18:22

    Muito bem, gostei! Os são-tomenses precisam mesmo de acordar desse sono de 36 anos, antes que seja tarde demais para sefazer algo pra salvar STP….

  2. Olímpio Machado

    17 de Agosto de 2010 as 9:36

    Muito bem colega,gostei.

    Espero que continues com esta forma de despertar o nosso povo. Força.

  3. Adilson Pinto

    24 de Agosto de 2010 as 1:40

    excelente,
    simplesmente e o que a obrigacao me inspira a professar, pois esse senhor que agora apresenta esse trabalho, foi mprofessor de quinta classe de educacao visual e tecnologica e ensinou tal, que ficpu gravado de uma vez para sempre que ” Eduacao visual e tecnologica e a ciencia que estuda a humanidade, nao so no dominio da arte bem como todo o ramo da produtividade humana” parabens professor, faca a sua parte, pois, cada um de nos tem o dever moral de despertar aqueles que dormem e nao conseguem enxergar a ” Turbulencia em que vivemos” pois, serpente forcado a nao mudar de pele more, e espiritos forcados a nao mudar de opniao, jamais deixarao de ser ignorantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo