“Chegou a Hora o que Fazer”

É o tema da exposição de pintura que retrata a realidade política e social de São Tomé e Príncipe. Jesus Quaresma é o autor da obra que mostra os são-tomenses como peixe no meio mar. A turbulência das ondas provoca mal-estar, enquanto o tempo passa sem que ninguém consiga conter a turbulência.

Na sua terceira exposição individual, Jesus Quaresma, inspirou-se na realidade política e social do país para dar expressão a sua veia artística. Num dos quadros a realidade política e social são-tomense é representada como peixe no mar. No centro uma relógio que marca o tempo. «Os peixes simbolizam pessoas que estão no meio do mar, estão numa turbulência. O relógio que está aí apertado esta a se referir ao tempo, e então chegou a hora para as pessoas tomarem as decisões. Portanto o relógio quando não marca a hora certa não tem ponteiro a qualquer momento surge uma explosão», explicou o autor da obra.

Jesus Quaresma, considera ser seu papel incentivar a sociedade são-tomense a reflectir sobre a realidade social e política. «As pessoas estão a dormir. O artista tem que despertar as pessoas para reflectir sobre o que se passa. Por vezes as pessoas só recebem informações por meio da rádio e da televisão. Mas as artes plásticas também falam, para fazer as pessoas verem que existe alguma coisa que está errada», reforçou.

Com 20 de exercício do trabalho artístico, Jesus Quaresma, está a aperfeiçoar a técnica para dar maior qualidade as suas obras. A exposição foi aberta na galeria Teia d´Arte em São Tomé.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Helves Santola Responder

    Muito bem, gostei! Os são-tomenses precisam mesmo de acordar desse sono de 36 anos, antes que seja tarde demais para sefazer algo pra salvar STP….

  2. img
    Olímpio Machado Responder

    Muito bem colega,gostei.

    Espero que continues com esta forma de despertar o nosso povo. Força.

  3. img
    Adilson Pinto Responder

    excelente,
    simplesmente e o que a obrigacao me inspira a professar, pois esse senhor que agora apresenta esse trabalho, foi mprofessor de quinta classe de educacao visual e tecnologica e ensinou tal, que ficpu gravado de uma vez para sempre que ” Eduacao visual e tecnologica e a ciencia que estuda a humanidade, nao so no dominio da arte bem como todo o ramo da produtividade humana” parabens professor, faca a sua parte, pois, cada um de nos tem o dever moral de despertar aqueles que dormem e nao conseguem enxergar a ” Turbulencia em que vivemos” pois, serpente forcado a nao mudar de pele more, e espiritos forcados a nao mudar de opniao, jamais deixarao de ser ignorantes.

Deixe um comentario

*