“Ronny Key” um sonho que se torna realidade

Jovem de 27 anos, Ronny Key, encontrou no tecido africano inspiração para vencer o desespero que o empurrava para abandonar São Tomé e Príncipe. Começou por produzir sandálias a base de tecidos africanos, cresceu para roupas e outros utensílios. Este fim-de-semana abriu uma loja no espaço cacau, para encantar a clientela crescente.

De repente São Tomé e Príncipe, ficou pequeno para Ronny Key. O jovem de 27 anos, não via futuro no horizonte das ilhas verdes de esperança. Emigração foi o primeiro pensamento que lhe veio a cabeça. Partilhou a ideia com a ex-namorada. Ela que o conhecia profundamente indicou o caminho.

Um caminho que passa pelas cores quentes dos tecidos africanos. Ronny Key, encontrou inspiração e começou a fazer obra. Primeiro produziu uma sandália a base do tecido africano. Sentiu que o público gostou. Prosseguiu e evoluiu a técnica para outros objectos, como camisas, vestidos, sacas e outros objectos de uso.

Sem galeria, nem loja deambula pela cidade com a sua obra, procurando comprador. No espaço Cacau ainda em construção, encontrou uma loja baptizada com o seu nome Ronny Key. «São muitas as sandálias que eu fiz. Mas tudo começa de um sonho de vida. Fiz umas sandálias espectaculares. Foi criado para mostrar o tecido africano, para mostrar ao mundo. Começou como um sonho que com essa loja torna-se mais sustentado», desabafou o jovem artesão.

Ronny Key, diz que gosta de desafios, principalmente quando vem do público. «Que as pessoas digam o que querem, para eu fazer. É um pouco de tudo sandálias, camisas, vestidos, biquínis de praia, é uma mais-valia para São Tomé», sublinhou.

O público presente na inauguração da loja Ronny Key no espaço Cacau, reconhece a qualidade dos produtos. «São giros, gostei das chinelas, das camisas e sacas para senhoras», afirmou, Gilson da Trindade.

O sonho da emigração, por falta de alternativas de vida, gerou sonhos sustentados pela imaginação e criatividade. Roupas e utensílios confeccionados a base de tecidos africanos, ganham outra dimensão para o futuro. «Agora tenho a loja e depois quero ter um ateliê para tingir os tecidos e produzir tecidos africanos em São Tomé», realçou.

Abel Veiga

  1. img
    sem nome Responder

    penso que tens k suprender os clientes, e nao espera k eles digam o k querem.. porque assim sera mas do mesmo,tente suprender sempre…..

    • img
      Miguel Teixeira Responder

      è isso mesmo meu amigo, vai em frente.. abr

  2. img
    Zeca Jamba Responder

    Precisamos dessa criatividade. Eh assim que o Pais cresce.

    • img
      ceita Responder

      grande obra key,continua assim , o homem sonha e a obra nasce…

  3. img
    Deus manda para sempre Homen manda com tempo Responder

    Essas criatividades é de louvar mas falta o que é importante …. O governo envestir nessas iniciativas e criar ateliê para promover ele e outros jovem com essas iniciativas de fazer crescer e desenvolver o nosso país .

  4. img
    César Responder

    É com esse espírito de iniciativa que se pode crescer! Parabéns!
    Votos de que este exemplo sirva para outros empreendedores!

  5. img
    sr Responder

    parabens key, e de pessoas assim que sao tome necessita e nao dos criticos
    mostra que tambem podes contribuir para melhoria de STP

  6. img
    Eugénio Silva Responder

    É de iniciativa como a deste jovem que o país precisa, pois, deve ser apoiada pelo governo e instituições privadas. Parabens Ronny Key!
    Bem haja.

  7. img
    Rocky Responder

    Muitos Parabéns sr. Key! E não poderias ter escolhido melhor espaço para a tua primeira loja – a CACAU (CASA DAS ARTES CRIAÇÃO AMBIENTE E UTOPIAS) – que está mesmo atrás da D.O.P.U.

  8. img
    Mané Petema Responder

    É de louvar, ovacionar com muitas salvas de palmas : Clap clap Clap clapClap clapClap clapClap clapClap clap atitudes como essa.
    Em suma, vê se tristeza por parte de muitos que deixam de fazer o que sabem, vivem com olhos num horizonte deixado de ser mar de rosa.
    Governo na área de sector e cultural, aposte na nossa gente, pois nela está o futuro e sustentabilidade do país!
    Não adianta, Ronny Key avante, não deixe que a fama, ou o monotonia de STP ti tape a visão!

  9. img
    fernada alegre Responder

    gostei do teu esforço e da forma como tu lutas-ti para chagar esse ponto, e tenho a certeza k se continuares vais chegar mt mais lonje com ajuda de DEUS e com alguém de boa vontade…..jinhos e abraços…

  10. img
    joe Helman Managem Responder

    oi cara força, vai em frente Precisamos de pessoas como tu.

  11. img
    sr Responder

    deixem de mencionar governo minha gente
    tudo e necessario apoio de governo e de alguem?
    deixem desse vicio gente.ninguem naquela terra consegue fazer nada sem apoio?
    credo

    • img
      Adolfo Responder

      Concordo consigo pleinamente! Acabemos com esta mentalidade de esperar que o governo faca tudo. O governo na maioria das vezes é o problema e nao a solucao. Sao tome e principe beneficiará de pessoas criativas como este jovem muito mais que todos governos que já tivemos até entao. Bem haja caro jovem!!

  12. img
    Basilioboli Responder

    Que será de nós se não lutarmos!
    Estando num país, onde tem que trabalhar e lutar para seu sustento.
    Portanto vai em frente, porque é com pessoas criativas que o pais cresci.
    Força…

  13. img
    CT Responder

    Boa!! gostei da ideia, mas vamos por de lado o apoio de governo, vamos recorrer também aos empresários.Tudo não pode ser só governo..

  14. img
    hernane ferreira Responder

    mano tu tas a supreender pessoal , conto com tigo.. cresce e aparece para o mundo sempre acreditei em ti mano.. vai a luta que tu venceras . ti digo sorte na vida e que consigas dar saltos grandes na vida. parabens mano. sodoma, inocente

  15. img
    Fia Galo Responder

    Zeme sa tamen fla

  16. img
    joao agusto Responder

    nao desista compaheiro va em frent com toda garrrrrra

  17. img
    Blade Ranner Responder

    Tneha fè no seu trabalho amigo.qui un dia chegaras a longe…mas en minha opiniao creeio k tens k suprender aos clientes,nao deixe k eles te digan o que realmente queren.un abraço desde españa

  18. img
    mariana salvaterra Responder

    forca forca para frente com este espirito emprendedor.bem haja…a tribo branca fez criacao de crocodilos e depois desenvolveu a fabrica de crocodilos para fabrico de cintos malas botas etc de couro…aviarios de avestrus e usou a pena na indústria…a india aproveita sacos pláticos,usados no lixo e faz carteira tipos de luxo e exporta até inglaterra..a apalha de coco para finns indústriais,temos que despertar…nao sempre com olhos por do governo….

  19. img
    LL Responder

    Para ter mais informações sobre o projecto do Ronny Key, é possivel visitar o seu blogue : http://ronnykeystp.blogspot.com ou visitar a pagina dele no Facebook.

  20. img
    Ablove Responder

    força Ronny dá a conhecer que o artesanato e diversos tem importancia para turismo …divulgação da ilha..

  21. img
    Camy Responder

    Brother Rico muito Felix por te e por saber que tens meio caminho andado segue sempre em frente dessejo tudo de bom nos teus project

  22. img
    alene bolivar lima nazare Responder

    muitas saudades de nha terra

  23. img
    zica Responder

    tou feliz por ti e pelo o que estas a fazer pelo nosso país…. desejo te todo o sucesso do mundo…

  24. img
    Danilo Matos Responder

    Parabens;
    Acretitas tu podes vencer!

  25. img
    Nora Responder

    Deçu cá dá bú zudá, malé.

  26. img
    Ing. Wanderley Lima Responder

    hola Ronny Key eu sei que a idea de emigrar es una situacioón que o nosso governo no obriga a pensar ,más te digo si levares o teu talento para o mundo afuera no será lo mismo ok ,asi que sigues na banda que llegara la fama y el sucesso

  27. img
    Zito Tripa Responder

    A colega; mim sta feliz pa bo,parabens na do careira,bo sabe sao tome ta pressiza de jovem sima bo. ba em frente,bo ta consigue es objetivo,depois meste partilha um ideia ma bo,mas pa ramo da animacao.bo bu tem talento;mim sta lonje mas bo pressiza cer ajudado.corrage brow, one love zito tripa…

Deixe um comentario

*