A sombra do Paço Fiá Gleza o Téla Nón deseja feliz Natal aos seus leitores

Paço Fiá Gleza, é o presépio de Natal em São Tomé e Príncipe. É a principal referência culturaL são-tomense na celebração do dia da família, o dia em que a maioria absoluta do povo são-tomense celebra o nascimento de Cristo. Na berma da estrada são construídos os Paços Fiá Gleza que embelezam os bairros, sobretudo no interior do país. Um valor cultural que a falecida poetisa Alda do Espírito Santo, defendeu até o ano passado.  Este ano o concurso Paço Fiá Gleza será realizado no dia 29 de Dezembro. Eusébio Pinto, são-tomense radicado em Angola e que através do Téla Nón prometeu apoiar o país a perpetuar a tradição do Paço Fiá Gleza, após a morte da Dona Alda do Espírito Santo, está na terra natal para cumprir a promessa.

DEBAIXO DAS ÁRVORES FRIAS DE NATAL, OU NA SOMBRA RESULTANTE DO SOL QUENTE SOBRE O PAÇO FIÁ GLEZA, O TÉLA NÓN DESEJA-LHE UM SANTO NATAL.

  1. img
    Matabala Responder

    Desejo retribuído

  2. img
    jp Responder

    Força ao sr. Eusebio e a todos os são-tomenses que apoiem a cultura nacional

  3. img
    Venâncio Responder

    obrigado filho da terra por valorizar esse acto da nossa cultura.

    Feliz ano novo para todos santomenses que santo Tomé ilumine as mentes dos nossos políticos Juízes e ……….. para melhoria desta terra maravilhosa que senhor nos deus mais que os homens que tomam decisões e influencia decisões não têm valorizado.

  4. img
    J. Maria Cardoso Responder

    A intimidade com k o Téla Nón nos uniu e distanciou os nossos pensamentos, nesta quadra em que o cristanismo e a nossa cultura, apesar dos ânimos e desânimos, soam o espírito natalício com o nosso Paço Fiá Glêza, sinto-me agradecido e na obrigação de retribuir ao nosso canal de comunicação um SANTO NATAL.
    O Téla Nón encurtou “a distância da terra com os k saltaram a água” e no sentimento de k 2011 continuará aberta esta linha de comunicação dos nossos debates k nem tudo foi mar de rosas nem “konversas di genti ouvi” com os olhos, é tranquilo dizer k o Téla Nón merece de nós o devido parabéns.
    A esperança é de longe a mais resistente de todos os sonhos com k almejamos o gemido da nossa identidade e é nela k depositamos um futuro melhor no “banho k lavamos” no 1º dia do ano nas nossas carinhosas praias de água morna e recomendadas aos nossos visitantes para o renovar das energias.
    Á todos FELIZ NATAL,BOAS FESTAS E PRÓSPERO ANO NOVO.
    FESTAS FELIZES!

  5. img
    Alberto Nascimento Responder

    obrigado pelas noticias e pela troca de ideias.
    Feliz Natal

  6. img
    Edson Costa Responder

    O ano 2010 està a chegando ao fim e como tal, queria desejar a todos os compatriotas santomenses, um prospéro ano novo, que 2011 seja o nosso ano, um ano recheado de saùde, muita paz, harmonia e claro dinheiro.

  7. img
    Coisaselugares@gmail.com Responder

    Coisas & Lugares – 24.Dez.2010: Um gesto vale mais doque mil palavras. Um simples gesto pode fazer a diferença.A vontade move a motanha…Desejo retribuido e vamos acreditar que o ano aí vem dentro de 192 horas,sennsívelmente, traga-nos boas novas sobretudo no que respeita a mudança de comportamento,a reponsabilização e o maior espírito de socialização. Ao mesmo tempo faço fé e votos sinceros de que a diáspora também faça parte da parcela deste pedaço de terra. Um grande candando todos quantos tiveram que abanonar o País por razões adversas e económicas.A Comunidade local um grito de esperança.Sendo certo que nos une é muito mais forte daquilo que nos separa.Marcamos encontro para 2011.Aqui fica Uma palavra de carinho e de consideração ao Tela Non que por excelência foi o nosso ponto de encontro e o palco do contraditório e de pontos de vistas da grande família saotomense,do público e bravos internautas,expondo ideias,opiniões e comentário sem espinha e nem preconceitos.Marcamos encontro para 2011, com harmonia, paz,amizade, saúde,amor, fraternidade e solidáriedade.Um Povo solidário supera as dificuldade e transpoem as barreiras,pois,a construção da Sociedade faz-se com ambição, sonhos, certezas e determinação.O presente e o futuro, só vem confirmar que valeu a pena o esforço.Feliz Natal e próspero ano novo.Apesar das distância que nos separa,termino, felicitando a organização “FIA GLEZA”,pelo interesse que demonstrou na procura dos valores culturais ,das tradições e na promoção dos velhos habitos e costumes em STP,o que é de louvar.Obrigado Tela Non por me ter aturado ao longo destes 365 dias.Boas Festas!Coisas & Lugares.

  8. img
    Hillary Whitfield Responder

    obrigado filho da terra por valorizar esse acto da nossa cultura. Feliz ano novo para todos santomenses que santo Tomé ilumine as mentes dos nossos políticos Juízes e ……….. para melhoria desta terra maravilhosa que senhor nos deus mais que os homens que tomam decisões e influencia decisões não têm valorizado.

  9. img
    Chinha Responder

    Sao momentos unicos que marcaram a minha infancia e ate hoje . Sem o tal pai Natal,a Invencao da compania da cocola e milhares de prenda que um (negocio).
    Em cada canto, deslumbravamos com as mais bonitas obras de arte o Presepio para mim eram umas dasmelhores prenda. Este momento era esperado anseosamente.

    Viva a Tradicao.

  10. img
    olinda beja Responder

    Que o Paço Fiá Gleza seja não só a imagem da nossa cultura (que Alda Espírito Santo tanto se empenhou em preservar) mas também a imagem da nossa união como povo soberano que pode e deve preservar a riqueza (multi)cultural que lhe foi legada pelos antepassados de todas as raças e de todos os credos.
    Apesar da distância também o meu Paço Fiá Gleza estará naquele caminho de Batepá onde dei meus primeiros passos.
    Para todos os que “passam” por estas linhas do Tela Non os meus votos sinceros de um novo ano cheio de muita paz e muito amor.
    olinda beja

  11. img
    Madalena Responder

    Ao meu carissimo colega e amigo Eusebio Pinto. Muito obrigado, por teres assumido a promessa. Gente com Iniciativa e orgulho sãotomense precisa-se. Que venha mais Eusebio Pinto, na area da Cultura, mais Aurelio Martins, na area do desporto e jornalismo, bem como acção social.
    Parabens Eusebio.
    Vamos comer um churrasco de Pombo, para lembrar o tempo. Brincadeira!!!!

Deixe um comentario

*