Cacau oficialmente inaugurada

Instalado na colonial oficina das obras públicas, o projecto Cacau, criado pela Associação Roça Mundo, pretende ser uma oficina de promoção da cidadania e do desenvolvimento cultural do país. Os jovens são os principais alvos da Casa das Artes, Cultura, Ambiente e Utopia (Cacau).

Isaura Carvalho (na foto), Presidente da Associação Roça Mundo, diz que o espaço que nasceu no centro da capital são-tomense, tem o objectivo de apoiar os jovens. «É um projecto cultural, porque entendemos que a cultura é a base do desenvolvimento. Por isso temos em perspectiva desenvolver um conjunto de acções para além da própria organização do espaço, que já oferece um conjunto de valências envolvendo jovens», explicou.

Para além de uma livraria solidária, a Cacau, criou incubadoras de microempresas, oficina de sabores que também vai funcionar como uma escola de culinária. Oficinas da música, do teatro, e um museu, juntam-se a lista de valências que formam o espaço multidisciplinar.

A associação dos cegos tem representação no espaço. «É um espaço que espelha um pouco de nós, mas ao mesmo tempo tendo como actores principais os próprios jovens», acrescentou Isaura Carvalho.

Cacau abriu as portas oficialmente no dia 30 de Dezembro de 2010, com uma programação variada para 2011. até Dezembro de 2011, mês a mês a Cacau vai apresentar várias actividades culturais. «Destaco a sexta bienal de arte e cultura(Junho/Julho) e o projecto Roça Língua(Abril), em que pretendemos reunir cá os escritores de língua portuguesa para fazermos estudos e produzirmos em língua portuguesa», reforçou Isaura Carvalho.

As comunidades mais isoladas do país também estarão envolvidas no projecto. Para isso a Cacau vai pôr nas estradas do país a carinha móvel da Cidadania. «Para levar tudo o que se passa aqui aos locais mais distantes, e pretendemos fazer com que no Príncipe haja uma amostra do que se faz cá», sublinhou a Presidente da Associação Roça Mundo.

De 4 a 7 de Janeiro, a Cacau promove a semana do Amador. «Vamos tentar reflectir um pouco sobre o Rei Amador. Vamos reflectir sobre esta figura e saber se é um mito ou uma realidade. Em Fevereiro vamos começar com o curso do crioulo forro», precisou.

Dezenas de pessoas marcaram presença na inauguração oficial da Casa das Artes, Cultura, Ambiente e Utopia.

Abel Veiga

  1. img
    Leoter Viegas Responder

    Estão de parabéns a Isaura Carvalho e o João Carlos Silva por tudo o que têm feito para a promoção e divulgação de cultura santomense.
    Estes são os verdadeiros empreendedores em S.Tomé e Príncipe.

    Leoter viegas

  2. img
    jose manuel vieira Responder

    parabens dona isaura es uma mulher com objectivos lewmbrome quando trabalhou ca nos açores na universidade, foi pena quando estive ai em agosto nao a ter visto para lhe dar um abraço desejo-lhe tudo de bom na vida um abraço um ano novo com tudo de bom e para asua familia e também para nossos irmaos santomenses um abraço desde da cidade de ponta delgada ilha de s. miguel açores

    • img
      clara garcia Responder

      Parabens para o vosso projecto. Gostaria de saber algo sobre José Vieira que reside em Ponta Delgada nos Açores e que contributo dá o mesmo para o valioso projecto que é o vosso. Eu estudei e trabalhei em S. Tomé e meu pai foi feitor agricola das roças da Água Izé. Gostaria de lá voltar para ver esse grande projecto e rever pessoas, amigos, etc

  3. img
    São Lima Responder

    Um abraço muito, muito especial à Isaura que nos trouxe de volta o seu sorriso, a sua candura, o seu ‘eu’.Ao João Carlos, ao projecto e a todos os que o tornaram realidade, força e em frente!

    Bjs

    São

  4. img
    hernane dos prazeres Responder

    Esses são meu pais , são pais dos santomenses, e jovens aproveitem porque daque a uns tempos serei vosso professor da artes , estou formando, por acçãpo dessa gente maravilhosa, joão dr. isaura , e meu manos da arte obrigado de coração

  5. img
    paulo pereira Responder

    A promoção da cultura é fundamental para o desenvolvimento de um país.
    A D.Isaura e o João Carlos Silva são uns verdadeiros embaixadores.

Deixe um comentario

*