00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Dia do Rei Amador

São Tomé e Príncipe celebra hoje o dia consagrado ao heroi nacional Rei Amador. No espaço Cacau recentemente inaugurado, os são-tomenses vão reflectir sobre a figura do Rei Amador. Uma realidade ou um mito? É a questão que estará no centro dos debates que se prolongam até o próximo dia 7. Fora do espaço Cacau, não se regista qualquer outra actividade de interesse em relação ao feriado nacional. A maioria dos são-tomenses trabalhou desde 2010, ou melhor até o dia 31 de Dezembro último. Sábado foi o primeiro dia do ano, domingo para descanso, na segunda feira o governo deu tolerância de ponto nos dois periodos, e esta terça feira é mais um dia feriado.

  1. img
    Lúcio Pinto ( CSPQ) Responder

    Rei amador,,
    Pai do povo santomense…..
    filho de branco e negra, um homem imortal no coração do seu povo….
    Alda Espirito Santo.,,
    Mãe do povo santomense,
    Uma guereira, alda, mãe Alda não morreu,,,

    • img
      observador Responder

      este SENHOR retrata muito fiel, os sao tomenes.ele acreditou nos seus, confio nos seu generais e seu proprio homem de confiança o traio ou melhor VENDEU O SEU PROPRIo LIDER por um punhado de tustons.
      so para ver que o, bisnes,dar cambalhota,o safar,o aldrabar ,ser malandro ja vem no sangue dos santolas a muito tempo .falar mal e tentar vender ou aldrabar se for preciso a propria alma faz parte de santola.DE CERTEZA QUE SE O REI AMADOR ACORADACE AGORA PRIMEIRA COISA QUE ELE FAZIA ERA FUGIR DE PE Dos SAOTOMENSES pois ele ja sabe uque a casa gasta. sempre a dar palmadas na barriga nao? conteranios.

  2. img
    MASCARADO Responder

    Este sim é o nosso rei e nosso herói nosso pai.
    Ele sim merece uma estátua no nosso museu nacional, não esta cara feia de Escobar que é um grande fam de vinho de porto.
    OBRIGADO MEU REI
    Nos os teus sujeitos somos eternamente grato a ti.
    SERAS SEMPRE O NOSSO REI

  3. img
    CELSIO JUNQUEIRA Responder

    Meus Caros,

    Só pergunto para quando uma biografia deste Rei e um estudo aprofundado feito pelos Santomenses???

    Bom feriado a todos!

  4. img
    visão de domingo Responder

    Montes de feriados e tolerancias que cansam um individuo trabalhador. OHH Patrice, cuidado o país não produz com excepção da TVS e da RNSTP, estes sim informa-nos tds os dias de forma mal ou bem, a verdade é k nos mostram o trb deles.

  5. img
    katia da trindade Responder

    REI AMADOR… REI DA TERRA ONDE NASCE..NÃO ENCOTRO AS PALAVRAS PARA CARACTERIZAR ESTE HEROI DO POVO SANTOMENSE… ADMIRO ESTE HOMEN…. APROVEITAM ESTES FERIADO PARA AGRADECEREM A ELE…

  6. img
    nelson pontes Responder

    Boas entradas a todos os santomenses, e muito sinceramente espero que ano de 2011 seja de viragem no panorama político, económico e social de S.Tomé e Príncipe…
    Só quero recordar o senhor celsio junqueira que já existe e há muito tempo uma biografia do Rei Amador e que a sua história faz parte do programa lectivo do 8º ano nas escolas santomenses…e quando dizes ” deste Rei” estas a desprezar não só a tua história mas tambem a do teu povo….
    estamosjuntos irmãos.

    • img
      CELSIO JUNQUEIRA Responder

      Meu Caro Nelson Pontes,

      Lamento muito a sua má interpretação das minhas palavras.

      Nunca desprezei e nem desprezo historia nenhuma, e de STP também não, pelo contrário.

      E o mesmo que disse do Rei Amador, já disse de outras Personalidades da História de STP. Uma biografia a sério e aprofundada.

      Desconheço tal biografia e se me puder indicar onde comprar, agradecia.

      Já agora, gostaria de saber mais coisas sobre: Yon Gato; D. Simoa Godinho; D. Ana Chaves; Padre Manuel Rosario Pinto; Barão de Água-Izé; Visconde Malanza, etc.

      Um Grande Abraço,

      • img
        olinda beja Responder

        AMADOR
        Como Amador seremos
        se quisermos
        ter a força que lhe deu
        a luz do dia
        em plena noite de breu
        o grito da revolta foi mais forte
        que o grilhão da escravatura
        acorrentado à morte

        como Amador faremos
        se soubermos
        colher o fruto e replantar
        a semente da esperança
        em cada olhar
        por isso ficará na nossa História
        a ultrapassar o tempo
        da memória
        e do esquecimento

        como Amador seremos
        se tivermos a coragem de enfrentar
        a nossa solidão de ilhéus
        e o nosso amor pelo mar

        olinda beja in “Leve, leve”

        A AMADOR VIEIRA

        Era rei e era seu o porvir
        o eco repetido
        despojado e nu de vida longa
        como a fragilidade do silêncio

        era rei e era seu o paraíso
        cada manhã, cada orvalho, cada sol
        como a firmeza da corrente
        ou o riso das crianças do ôbô

        era rei e era sua a vida
        o voo das garças, a astúcia da lagaia, o cheiro do mar
        como a força de gigante que dormia no seu peito

        era rei
        e foi sua a morte
        a glória de resistir, a paz de quem vence
        o abraço longínquo da certeza

        olinda beja in “Aromas de Cajamanga”

  7. img
    Digno de Respeito Responder

    Faço das preocupações de Celsio Junqueira as minhas.

    Já ha muito venho questionando este aspecto da nossa história. Se alguém diz ou sabe que equipa de pesquisadores/investigadores nacionais trabalham para o memorial literário das personalidades que fizeram e ainda fazem parte da nossa história, digam-me por favor: onde, quando e como foi publicada e por que editora e o número da respectiva edição. Já agora o ano. Fico grato porque ando a procura não importa a lingua ou linguas em que foi(se exite) escrita essa)s) mesma(s) obras que podem constituir o património nacional.

    Obrigado

  8. img
    vox do povo Responder

    Venho contradizendo que para mim o rei amador e um rei feticio porque um rei a aquele que luta em prol do seu povo e ai e bom ke os investigadores e hostoriadores de sao tome e principe investigam bem esta fonte porque vendo bem pela nossa historia este homem nao pode ser considerado com Rei apenas aguel vio que todos paises tem um rei e pegaram este individuo a chamaram de rei mas pela historia real SAO TOME E PRINCIPE nao tem Rei

  9. img
    nelson pontes Responder

    O rei amador não é um rei fectício coisa nenhuma, existiu e faz parte da história de s.tomé, tive a oportunidade de ler excelentes obras de trabalhos desenvolvidos por históriadores belgas sobre o nosso país, e através disso tive a verdadeira certeza da existência do rei amador…reparem só numa coisa: ele (rei amador) não consta dos arquivos coloniais porque não convem aos portugueses, pelo facto de ter liderado uma revolta de escravos contra os mesmos…
    Na realidade temos gajos formados em história em S.Tomé, mas onde é que eles andam? onde estão os engenheiros agrónomos e outros dessa escumalha….estão todos sentamos no parlamento e a roubar em de estarem no terreno a desenvolverem os seus trabalhos nas áreas em que formaram.

    • img
      Ilum Iname Responder

      O rei amdor era mestiço. Ensina-nos a psicologia e a história confirma que os mestiços por regra têm dificuldade em assumir identidade plena com qualquer dos grupos de que descende acabando muitas vezes um rebelde, social ou político. Dito isto, sendo Amador uma simbiose africo-europeia como o País, seria um bom símbolo para o País. E dado que todos os povos precisam de símbolos, eleja-se este.Como uma condição: rei único!

  10. img
    Ovumabissu Responder

    Se a ignorância fosse $$$ STP era o país mais rico do mundo!
    “Rei” Amador é uma fraude, uma trapaça, uma invenção de nacionalistas da treta que se se tivessem dado ao trabalho de conhecer melhor a nossa história, sem complexos, encontrariam verdadeiros Reis, sejam eles negros, brancos ou mestiços. Mas o primitivimo e complexos de inferioridade dos nossos nacionalistas deu-lhes para transformar um capataz, lacaio e oportunista da escravatura em Rei, com direito a feriado nacional, cara nas notas, bustos, etc. Com o seu aventureirismo o dito Rei destruiu toda uma sociedade e provocou a debandada de pessoas e bens para o Brasil e mergulhou STP num longo período de instabilidade e declínio social e económico. Só mesmo os medíocres descendentes dessa besta se lembrariam de fazer dele… heroi nacional!!!
    Acordem, leiam mais sobre a nossa história. Libertem-se dos nacionalistas de 1974!
    Já agora, se o Amador era mulato, então eu sou… ariano (não que isso faça de mim melhor, ou pior, bem entendido).
    Fui!!

  11. img
    Reginaldo d`Alva Responder

    Caros companheiros:

    Deixem-me primeiramente saludá-los por este ano 2011,que seja recheado de alegria,trabalho e saúde.

    Referentemente à vossa afirmação “…Fora do espaço Cacau, não se regista qualquer outra actividade de interesse em relação ao feriado nacional. “, gostaria de lhes dizer que como elementos constituintes dos Meios de Comunicação Social,obviamente, devem estar em cima do acontecimento,comprovar as situações,fazer a vossa própria recolha de dados,de forma a transmitirem a informação mais fiel possível.Estou em crer que, também devem correr atrás da informação e não esperar que ela vá ao vosso encontro.Resumindo e concluindo,oficialmente também se realizou uma actividade no Museu Nacional em homenagem ao dia da morte do nosso Herói Nacional,organizada pela Direcção Geral da Cultura.É de louvar também a actividade levada a cabo pela Cacau,porque realmente é disso que se trata a cultura,que todos tenhamos a consciência de que devemos de andar de mãos atadas com ela(cultura)com o obejctivo de preservá-la e divulgá-la nas suas mais variadas formas e não o de desvirtuar o conhecimento cultural.
    Grato pela atenção

  12. img
    Aguaizense Responder

    Como agora é?
    Homem não morreu n´janero que povo faz festa dele.
    Homem não é de Angolares…
    Esses senhores que conta historia de São Tomé,até agora non saiu praça pá fala nada,povo tá deles n´confusão, agora como é que gente faz? O que é que gente faz?
    até ministro que tava lá tá com esse branco que foi busca estoria. Chê Sô Albertino que falava, que lutava pá Amador, que falava n´televisão de Rei da São Tomé, tá inguliu só, non sai rua pá dizê nada? Quá nón cá fé, qê stladanon cá bédê?

  13. img
    leonel carvalho Responder

    Pensar Amador e dizer com todo o respeito que a historia merece um sentido do estado um legado da Historia . Pensar Amador e tambem pensar em muitos cidadaos seja ele de que indolo for que perderam a sua vida em prol do povo satomense e que em devida altura souberam dizer nao. Pensar Amador e pensar nos muitos cidados saotomenses subterrados nasn valas de cana de acucar . Pensar Amador e pensar em muitos conterraneos subterrados nas plantacoes de cafezais ou de cacauzal. Pensar Amador e tambem pensar em muitos cidadaos saotomenses ou nao que viram as suas cabecas rolando nas centrais das maquinas na Roca Ribeira Peixe ou D. Augusta. Pensar Amador e ter a coragem de saber dizer nao. Nao aos abutres. Nao aos desevergonhados , aos delapidores da coisa Publica.Pensar Amador e estar consciente de que aqueles individuos merrecem o respeito de tdos nos. Pensar Amador e nao se esquecer de muitos conterraneos que perderam a sua vida nos celebres massacres de Batepa. E repensar os muitos cidados torturados mutilados violentados e que perderam a sua vida nas celebres Praia de Fernao Dias ou nas construcoes da ponte sobre o rio Yo Grande.Por fim pensar Amador… -E tambem perguntar a Sua excelencia o sr Presidente da Republica poque espera ? Estas vozes destes sangues derramados perguntam-lhe se por isso que perderam as suas vidas . Estas vozes que outrora nao tinham elites governativas ,mas sim a forca da razao para dizer nao … Estas vozes,perguntam lhe porque razao esta a Pousada Boa Vista que foi o Bilhete de Identidade deste Povo durante muitos anos fora aliena . Sera que estara para breve tambem a venda do Palacio do Mouro ou a Igreja da Ce? Estas vozes que clamam pedindo lhes esplicacoes .Sera? Sera que essa elite dos desvavergonhados criados pela clic Carlos Tini e companinha tem o direito de subverter a historia ? Ou simplesmente o senhor estara de acordo? Estas vozes que gritam bem alto… Basta … estao a espera da sua acao . Pedem -lhe o respeito pelo sangue derramado o respeito pela Liberdade e o bem estar deste Povo que bem merece. E por fim pedir – que lave tambem a coisa Publica dando um ar de estetica a nosasa cidade tiram o exemplo da cidade do Principe pelo mernos ela merece. Bem Haja cidados saotomensa.

Deixe um comentario

*