Cultura

São Tomé “Terra Firme”

Hoje à tarde é lançado em São Tomé o primeiro livro de Pinto da Costa, “Terra Firme”. A sala de reuniões do Hotel Pestana, será o palco do evento, que vai reunir dezenas de pessoas interessadas em descobrir “Terra Firme”. O antigo Primeiro-ministro Carlos Graça, um dos maiores intelectuais do país, vai apresentar o livro que expressa também, os sentimentos e as ideias de Manuel Pinto da Costa sobre o passado, o presente e o futuro de São Tomé e Príncipe. A editora portuguesa “Afrontamentos” organizou o primeiro lançamento do livro em Portugal. “Terra Firme” cujo prefácio foi escrito pelo General Ramalho Eanes ex-Presidente de Portugal, vai estar as 16 horas desta quinta – feira no centro das atenções em São Tomé.

    55 comentários

55 comentários

  1. Conde de Monte Cristo

    23 de Junho de 2011 as 11:02

    Isso eu nao esperavava! Carlos Graca a lancar livbro de Pinto da Costa! Eu nao acredito! O que este Homem fez a Dr Carlos Graca e imperdoavel. Agora eu tenho certeza de uma coisa! E que esses gajos sao na realidade valores entendidos. Colocam os seus interesses inconfessaveis acima da etica e da dignidade humana. Eu sei que nao devo falar disso ao Dr carlos Graca por ser um grande humanista e um grnade antropologo. Mas peco desculpas se o senhor me de uma esplicacao pausivel, sobre esta honra tao sublime em que concede ao seu carasco!

    • Ramos Neto

      24 de Junho de 2011 as 8:28

      Sr. Conde de Monte Cristo! Há coisas que nós não compreendemos só pela visão e o Logos (razão), mas sim pela Fides (fé). Só quem conhece e sabe o valor do perdão é capaz de dá-lo. O ódio, o rancor… de nada nos interessa. o importante é o amor e o perdão pelo próximo.Essa seria a explicação plausível sobre esta honra tao sublime…, julgo eu!.

      • Conde de Monte Cristo

        24 de Junho de 2011 as 15:33

        Ja esperava por esse tipo de argumento. Porque ja algum tempo que ouvi dizer que a religiao e o opio do povo. Quando o povo fala a verdade dao-lhe droga e dai vem o delirio!
        Saiba que pedao so serve quando e dado como castigo,e para que tal efeito se surja deve-se verificar se houve ou nao arrependimento! O individuo que nao arrepende nao merece perdao!
        Nao se perdoa por perdoar!
        So um macaco inocente e ingenuo e suicida, estenderia a sua cauda ao Gigante ( que alias nem se disse arrependido)para o libertar da cova que se encontra a cerca de 20 anos!
        A fe faz o homem piedoso e clemente, mas
        deve haver prudencia. Esse Gigante e matreiro e muito perigoso!
        Se por erro por engano ou por compaixao, estendermos a cauda ao Bicho, podem crer que estamos perdido.

  2. Mendes Rosario Cabral

    23 de Junho de 2011 as 11:19

    Dr Carlos Graça, medico e politico. Basta, agora um dos maiores intelectuais??
    Qual é o titulo da obra dele, para eu ler. Só depois iria concluir algo. Só sei que ele aguentou a barra em 1990, quando todos fugiram do país incluindo o senhor Pinto. Ele ficou sozinho, o PCD lhe retirou a sede do Partido e mandou -o instalar em Riboque.
    Mas não acredito porque razão ele está ao lado do Pinto. Nem parece de origem criola. O criolo não é assim.

    • Jose do riboque

      23 de Junho de 2011 as 14:45

      Desculpe o que é para si ser criolo? Tem o dicionario de língua portuguesa e tb do francês mas nao encontro a definição ! Todo o samtomense é na essência por definição criolo .., felicidades

    • lucas

      23 de Junho de 2011 as 15:22

      Queria saber da sua parte, onde é que está escrito que para ser um grande intelectual, tem que se escrever e publicar livros? Existem muitos que publicaram livros e nem por isso são intelectuais. Mensagem como a sua caracteriza negatividade! Se tens tanta vontade em ler algo, sugiro um Best Seleer “ O Segredo” . Com todo respeito, este livro seria ideal para pessoas que só enxergam negativamente.

      • Luis

        23 de Junho de 2011 as 16:58

        Santa paciência!!! Só quem escreve é que é intelectual!!!!???? Com esse entendimento e definição de “intelectual” ja não me admira o facto do Sr. Bené se auto-entitular um dos maiores intelectuais de STP; De facto, o homem é quem mais escreve livros no país.

  3. Anibal Espírito Santo

    23 de Junho de 2011 as 11:47

    “Terra Firme” não conta os factos reais que aconteceram durante os 15 anos de ditadura da presidência da república de Manuel Pinto da Costa. Ele foge do tema como o diabo da cruz! É um livro que relata apenas os casos que mais agradam a Manuel Pinto da Costa. Terá sido ele o escritor? Há apoiantes de Manuel Pinto da Costa que escrevem aqui no Téla Nón questionando o facto de só agora muitas pessoas estarem a relatar as atrocidades políticas e desumanas cometidas por Manuel Pinto da Costa durante 15 anos. Defendem eles que as acusações que se fazem agora contra Manuel Pinto da Costa não deveriam ser reveladas nesta fase da campanha eleitoral. Agora pergunto eu: Porque será que é nesta fase de campanha eleitoral que Manuel Pinto da Costa lança o seu livro? Ainda por cima, um livro que passa por cima das questões essenciais que ocorreram durante 15 anos da sua presidência da república. Um livro em que em momento nenhum, Manuel Pinto da Costa dá mão à palmatória, ou seja, nunca reconhece os graves erros e atrocidades cometidas, um homem que foi desumano, um homem que violou direitos humanos, mandou prender e matar pessoas. Outra pergunta: Porque será que Manuel Pinto da Costa só surge na sociedade santomense quando estamos em anos de eleições presidenciais? Antes disto, nunca lhe vemos a fazer nada. Porquê que não escreveu esse livro a mais tempo? Já perdeu duas eleições presidenciais. Porquê voltar, de novo, quando todos sabemos que, nos últimos 20 anos, nada contribuiu para o desenvolvimento do país seja em que domínio for? Manuel Pinto da Costa: o senhor já tem 74 anos, já esteve no poder 15 anos, durante os últimos 20 anos nada fez para o nosso país, ou seja, somando tudo, durante 35 anos o senhor nada fez para contribuir para o bem-estar desse povo e para o desenvolvimen do país, a não ser para seus lacaios que são os mesmos que voltam a estar consigo nessa campanha eleitoral, numa terceira tentativa de querer voltar a ser presidente da república. Basta!!!

    • ponderação

      23 de Junho de 2011 as 17:14

      Sr.Anibal Espírito Santo
      Devemos todos os homens ser complancentes uns para com outros. Não devemos incendiar mais rancor do que já existe e que deve ser banido na nossa terra.Se vamos pensar nos 15 anos do Pinto da Costa. Então como seria a posição de Portugal face aquilo em que os fizemos no 1974, correndo com os mesmos de São tomé, outros abandonaram seus bens duma maneira inglória, mas hoje estão cá conosco nos apoiam em vários domínios não obstante dos intersses serem recíprocos actualmente. Eu quero com isso dizer não devemos apresentar objecções de ódios, de rancor, o passado é uma história, vivemo-la em circonstância própria, não em momento de oportunismo político, como no seu caso e de outros leitores do telenom. Estamos num mundo de passagem por horas, mesmo minutos, o ódio nunca deve persistir, somos todos candidatos de passagem, nesta curta vida que temos.

      • Anibal Espírito Santo

        23 de Junho de 2011 as 23:32

        O senhor ou a senhora Ponderação confunde os factos. Essa sua linguagem é dos que querem tapar o sol com a peneira. Eu e muitas centenas de santomenses não vamos nessa cantiga. Você não tem a noção e nem conhecimento histórico do que é uma colonização. E não tem consciência do que é uma independência obtida após a colonização e voltar a entrar na repressão, divisão, violação dos direitos humanos por um presidente da república, Manuel Pinto da Costa, que era ao mesmo tempo Presidente da República, Presidente do MLSTP, partido único, Comandante em Chefe das Forças Armadas, Chefe do Governo, etc…etc…etc… Era a colonização e repressão com outra cor apenas!!! Por isso, não me venha com essa fala mansa de que agora não é hora de se fala disso. Agora mais do que nunca, devemos relatar tudo e tudo mesmo sobre quem é Manuel Pinto da Costa. Você e tantos outros que se aproveitaram do regime ditatorial de Manuel Pinto da Costa querem que ele regresse para voltarem a ter as mordomias do passado. Não meu caro. Agora é hora de outros candidatos presidenciais por mais desconhecimento que temos deles. Porque de Manuel Pinto da Costa já sabemos o que a casa gasta.

        • ponderação

          30 de Junho de 2011 as 9:21

          Meu caro Anibal Espírito Santo

          Essa, é a sua opinião, respeite-mo-la. Possívelmente o meu compatriota, não sabe que figura deve ser um presidente da república.!!!!Por ser verdade o Pinto da Costa, nunca teve nehum indício, de corrupção na nossa sociedade , isso é importantíssimo, Pinto da Costa marca figura de um grnade estadista, pessoa que marca respeito como sujeito humano intelectual. Portanto não é em vão que neste momento os santomenses fazem apelo em votar em massa no Pinto da Costa. Pinto da Costa é alternativa para S.T.P, O Pinto da Costa passará mesmo na primeira volta. Porque existem muita gente que não pronunciam publicamente o seu voto, mas têm no coração o Pinto da Costa como seu candidato preferencial. No dia 17 veremos e desde já vos convido caros leitores à irem a TELANON ler as objecções do Sr. Ponderação. Só com poderação efectivamente, poderemos ter um bom entendimento, de modo haver uma boa governação e boa presidência nas ilhas maravilhosas de S.T.P, que nos viu todos á nascer, fim de citação

      • Jose Gonzaca

        24 de Junho de 2011 as 2:05

        Apoio Sr. Anibal Espírito Santo porque, tal como ele, também acho que caso Dr P. Costa se torne novamente Presidente será o maior retrocesso que Pais poderá conhecer numa fase em o Pais parece ter encontrado estratégias seguras que poderão garantir um futuro bastante promissor para todos nos.

  4. somos todos primos

    23 de Junho de 2011 as 12:13

    Como quero ser o presidente, foi esforçado a lançar o livro,
    Abaixo pinto da costa,
    Abaixo todos aqueles que nao querem dar os jovem oportunidade no país,
    PINTODA COSTA FORA ja deu o que tinha pra dar

    • lucas

      23 de Junho de 2011 as 15:30

      Antes, havia reclamações porque o homem nunca escreveu um livro! Agora que escreveu, o povo continua reclamando! Kalú Mendes é que tem razão. “Nunca se consegue a todo mundo agradar”

      • Stpense

        1 de Julho de 2011 as 0:25

        Coisa que eu digo sempre…Povo adora reclamar de barriga cheia. Senhor Pdacosta nao tinha escrito nada é porque ele é preguiçoso. Agora que escreve é porque foi esforçado…Sinceramente…que coisa…
        Povo não sabe o que quer

    • Ana Alice

      24 de Junho de 2011 as 11:08

      Escreves tão mal.

  5. Chocolate-Biológico

    23 de Junho de 2011 as 12:22

    OK…,

    o livro “Terra Firme” chegou ao país e será hoje apresentado ao “Povo São-Tomense”.

    Para quando a vez dum “Presidente Firme”, ou mesmo…, de “HOMENS Firmes” do “A” ao “Z” – eu inclusível – para a nossa linda “NAÇÃO”…???

    Um Salve a todos
    Chocolate-Biológico

  6. Mendes Rosario Cabral

    23 de Junho de 2011 as 12:32

    O Pinto disse: voces querem um livro?
    Toma “terra firme”.
    Pouca vergonha, ja sei quem escreveu o dito terra firme. Foi excerto de uma medica.
    Plagio senhor Pinto da Costa.

  7. somos todos primos

    23 de Junho de 2011 as 12:33

    Abaixo pinto da costa, abaixo ditadura
    abaixo pinto da costa, abaixo ditadura,
    abixo pinto da costa,abaixo ditadura,
    abaixo pinto da costa,abixo ditadura

    • lucas

      23 de Junho de 2011 as 15:35

      Sabes o que é ditadura? Um pouco de leitura não te faria nada mal! Ignorância fosse crime, você pegaria pressão perpetua!

      • Diana

        23 de Junho de 2011 as 17:05

        Eu não sei.

        Sabes.

        Então explica.

        Depois diz-me uma coisa BOA que o Sr. Pinto da Costa fez nestes 35 anos.

        eu tenho 30, fiz um curso superior, um mestrado e estou em vias de ter o doutoramento.

        Trabalho num sector util para a sociedade.

        Ele faz isso.

        Todos nós somos ensinados para trabalhar, aprender e estudar.

        Você acha que merecemos um lider preguiçoso?

        • Ana Alice

          24 de Junho de 2011 as 11:14

          Cara DIANA
          a preguiça faz parte do cotidiano santomense…
          A verdade seja dita SOMOS UM POVO SUPER,HIPER,MEGA PREGUIÇOSO.

          • MAKITA

            24 de Junho de 2011 as 11:45

            Descul-me cara compatriota Ana Alice;eu só Santomense mas não só preguiçoso.acordo todos dias, as 4 da manhã para ir trabalhar e só paro as 19,20 horas . Agora se são como o Pinto da Costa o problema já é vosso.

        • Stpense

          1 de Julho de 2011 as 0:28

          Mas vale ser preguiçoso do que ladrão…Ja viste os outros que tivemos não é (refiro-me ao Trovada e Menezes)? o quê que fizeram também?Tapou olho de povo com 100 mil dbs e mota…
          Os outros que pretendem ser PR…Pelo amor de deus…

  8. Davila Dote Maduque

    23 de Junho de 2011 as 14:56

    Quero antes de tudo, felicitar a iniciativa do Sr. Pinto da Costa, pelo lançamento do Livro, mais que a quantidade de páginas, esta o conteúdo, pois, ele (Sr. PC), demonstrou estar aberto as críticas. Digo isso porque fez-se muitos apelos para que o mesmo publicasse um livro, ora aqui esta. Esperemos que as outras principais figuras do nosso panorama político também respondam ao apelo, isso enriquecerá STP em obras literárias…
    Pode-se notar uma massa crítica a tudo o que envolve o nome do Sr. PC, esquecendo-se da real situação do País. Há vinte anos atrás em STP, tinha-mos poucos senhores com tão poder aquisitivo no, aliás, até poderíamos conta-los, hoje em STP, existem dois países, um dos que têm dinheiro, que já nem sei quantos, porque são muitos, e outros que seguem na miséria extrema. Agora pergunto qual é o “Bum” que STP deu para que haja tanta gente vivendo a grande (veículos de luxo, viagens periódicas com os familiares, e conta bancária saudável).
    Não se pode descartar que estamos num mundo globalizado e de economia dinâmica, mas não obstante o desfile de poder que se vê em STP, não corresponde com aquilo que o País pode oferecer aos seus filhos, e tudo isso começou nos anos 90…Nessa esteira de ideia, quero perguntar aos críticos do Dr. Manuel Pinto da Costa, se de facto ele é o todo culpado de tudo isso?
    A saída do PC abriu caminho a uma avalanche desmedida de corrupção, é essa a democracia que alguns ainda proclamam?
    Têm medo do PC porque?
    Já agora aproveito para lembrar aos críticos (preguiçosos), que estamos num regime democrático, portanto quem governa é o governo, o PR, é somente alguém que poderá ajudar com seus pareceres e disciplinar quando for chamado.
    O que fez os Senhores Miguel Trovoada e o Fradique de Menezes para STP, se não criar condições para a corrupção e desordem pública?
    “Terra Firme”

    • ponderação

      24 de Junho de 2011 as 8:12

      Davila Dote Maduque
      Sublinho os seus comentários, e são dessas comentários que os leitores não gostam , nós os santomenses tudo que dizemos de verdade fora de intersse particular, as pessoas não gostam. Portanto aprás-me imenso o seu comentário
      Bem haja a São Tomé e Principe

      • Fijalatao

        1 de Julho de 2011 as 16:11

        Faço das suas palavras, as minhas!
        Um bem haja.

  9. P.R

    23 de Junho de 2011 as 15:01

    Viva o Manuel Pinto da Costa força e avança.

  10. Mak

    23 de Junho de 2011 as 15:26

    Pinto bô bila Bi. Teumoso. Em Angola foi uma vergonha. Meu irmao Pinto vai descançar. Bô te tema….

  11. JOSE TORRES

    23 de Junho de 2011 as 15:47

    Nao tenham medo do Pinto. Ajude-o a desenvolver S.Tome e |Principe. O Pais precisa de alguem que sabe governar. Este alguem e semduvida PINTO DA COSTA

    • Diana

      23 de Junho de 2011 as 17:10

      Então agora dizes que O Sr. Pinto sabe governar.

      Para mim ele é um incompetente, nunca trabalhou em qualquer profissão conhecida?

      Peça-lhe as referências de três pessoas idoneas para lhe dizerem que ele é bom nisto ou naquilo.

      alias e assim que escolhemos os trabalhadores mesmo o mais básicos, incluindo aqueles que limpam fossas. Pelo menos perguntamos: O Sr. já limpou fossas alguma vez?

      – Sim

      Onde?

      casa de fulano.

      Logo a seguir vamos perguntar essa pessoa.

      Tenta e perguntar em algum lado se sabem algo que esse senhor fez de positivo para um comunidade…tirando os amigos dele.

      PS: PRESIDENTE NÃO GOVERNA

  12. Mendes Rosario Cabral

    23 de Junho de 2011 as 16:10

    Jose Torres,
    este é teu verdadeiro nome?
    Então fica a saber que João Torres´foi o homem que deu emprestado ao Pinto o 1º facto que ele vestiu. MAs sabe qual foi o pagamento que ele deu ao Torres?
    pergunta a familia, porque com tua idade nada sabes.
    Estas a brincar com a serpente.

    • Neutro

      24 de Junho de 2011 as 11:14

      Julgo até ser o Pinto da Costa a causa que rendeu ao João Torres o asilo politico na Guiné Equatorial.

      • Fijalatao

        1 de Julho de 2011 as 16:17

        Esqueçam querelas da juventude desses políticos e vêem o presente e projectemos o futuro.
        Nada disso contribui para o que está agora em cima da mesa!
        Sejam civilizados e contribuem com algo de bom para o debate público!Um debate honesto, congregador de várias opiniões, capaz de educar e não atrasar, capaz de unir e não dividir, é isso que nós queremos neste momento. OK…

  13. Mendes Rosario Cabral

    23 de Junho de 2011 as 16:13

    jose torres
    muda de idéia agora e já!
    Você não conhece Pinto, pergunta Pepe Lima e general João Seria.

  14. Danilton Bento

    23 de Junho de 2011 as 16:22

    Meu caro Mak, em Angola nao foi vergonha para Pinto, foi sim vergonha para voce e todos os santomenses neste republica. O que voce e os teus vao ganhar com isso depois das eleicoes

  15. Madalena

    23 de Junho de 2011 as 16:23

    Com tanta editora em Portugal, foi escolher “Afrontamentos”, justamente.É uma afronta para os Sãotomenses este “Terra Firme”, Senhor Pinto da Costa, tarde piaste. Não pode negar o ciclo das coisas, o ciclo da vida. O homem nasce, cresce, reproduz e morre.
    O senhor é repetente, nem com aulas de recuperação que o senhor inventou nos anos 80 lhe serve.
    Alunos reprovam, quando são filhos do membro do governo, temos “Aulas de Reperação” Exame extraordinario, etc.
    Fica calmo. Um tempo Novo ta na moda, ja vi que sim!!

  16. Danilton Bento

    23 de Junho de 2011 as 16:26

    Mak, a educacao nao fazia parte daquilo que voces fizeram, tenham cuidados e procuram uma boa vivencia na republica onde voces se encontram. eu acompanhei tudo.

  17. Danilton Bento

    23 de Junho de 2011 as 16:29

    fazem campanha sem disturbios nem insultos. Foi o Manuel Pinto da Costa e Sempre sera.
    Lute CAMARADA

  18. Irmãos Metralha

    23 de Junho de 2011 as 17:43

    Eu não gosto deste homem. No tempo dele só porque eu tomei 100 kg de açucar da escola Atanásio Gomes para resolver um problema com a minha filha que estava doente, fiquei preso 3 anos. Um gajo apertado nem podia fazer chichi na rua porque a polícia não deixava-

    • baga

      23 de Junho de 2011 as 22:04

      Senhor Metralha belo exemplo… que eu saiba naquele tempo existia balniario e civismo e 100 kg de acucar era para beneficio das criancas,e a sua filha ai na historia e so disculpa.

    • Stpense

      1 de Julho de 2011 as 0:42

      que coisa…
      Porque rua é para se fazer chichi??? Por isso que as ruas estao uma miseria…So cheiro a chichi que se farta…Meu deus nunca estava a espera de um comentario como este aqui…Cidade ST esta uma vergonha…so se pinta as arvores de branco quando tem festa…ou visita de nao sei o que…Mas pessoas como “Irmaos Metralha” ainda se chateiam porque no tempo de Pdacosta nao se podia mijar na rua…Vai ter juizo!

  19. alegria

    23 de Junho de 2011 as 20:04

    que vença o melhor

  20. Horácio Will

    23 de Junho de 2011 as 20:10

    Com tantas expectativas, o livro soube-me a pouco quando acabei.
    Com calma vemos que tem boas indicações para reflexão sobre a instabilidade do mundo (podemos pensar no quanto isso pode afectar as pessoas que vivem fora do seu país e os que estão a viver no país com o apoio dessas pessoas). Falou também de postura que se adoptássemos todos, teríamos um STP melhor. Acabei por achar uma leitura útil.
    Não sei se o Sr pinto da Costa é oportunista ou não, sabendo dizer coisas boas para depois se esquecer delas. Não sei. Votem em quem quiserem, mas leiam o livro e tentem tirar o melhor proveito para o bem de STP.

  21. Digno de Respeito

    24 de Junho de 2011 as 3:25

    Olha, meu caro a pesar de toda a leitura, a ti soube à pouco. Devido o factor tempo entre viagens fiquei pelo prefácio e continuar o meu quotidiano: trabalho-trabalho-família-estudo. E tendo em conta que o meu trablho está relacionado com a Retroacção e Internautas, e como santomense vou dando algumas “espreitadelas” para saudar os nossos “léve-léve” …

  22. borges

    24 de Junho de 2011 as 11:16

    Caros compatriotas enquanto pensamos no negativismo o STP não vai para frente,que pais verde,bonito,que todos gostaria de vever, uma terra tranquila de muita riqueza.Só por enveja nos ultimos anos já foi trocado mas de cinco governo,que instabilidade politica.Quem fez isto?Todos que governam STP tomam banho com dinheiro,porque esses politicos são bem entendidos rezamos todos em nome do povo deste pais que tanto rebola para sobreviver un dia todo vai mudar.No meu ver eu queria que o Patricio e pinto da Costa governavam este pais para tentar minimizar estes bandos de curupitos.

  23. Celina Chantre

    24 de Junho de 2011 as 17:12

    Horacio Will, ja esqueceu o passado.
    Comite de zona, policia a prender por causa de hino, jaca proibida de comer ,tacão,etc

  24. Celina Chantre

    24 de Junho de 2011 as 17:14

    Tancão

  25. Celina Chantre

    24 de Junho de 2011 as 17:25

    Porquê que deixou de escrever no “CLin ca ta sa ca tete”
    Horacio Will ja se esqueceu da iniciativa dos senhores, Zeca Cabral e outros que mandaram pintar o posto medico, escola, correia e casa nova e igreja.
    Tenha calma!!
    Will, declara o teu apoio incondicional ao Aurelio MArtins. De Guarda a Lisboa, só se fala de Camarada Aurelio Martins.
    Estamos a lutar para que o ordenamento da vila contemple espaço para quem está fora, aliás o nelson Carvalho está do lado do tempo novo, veja o site, no face book.

  26. Celina Chantre

    24 de Junho de 2011 as 17:27

    apoiar na pintura de edificios publicos era proibidos. Zeca Cabral, foi preso na vila. no tempo de Pinto. Horacio!!

  27. Madalena

    24 de Junho de 2011 as 17:32

    Eu nem ia perder o meu tempo com terra firme. Quero sim uma terra boa. Escola primaria Albertina Matos, Horacio!!!, ainda so tem 4 salas, Posto medico, que devia evoluir para centro de saude, não tem lugar de enternamento, nem maternidade, nem ambulancia. Tempo Novo é para nós uma solução. Mas nada de passado.

  28. Horácio Will

    25 de Junho de 2011 as 7:36

    celina
    eu não me esqueci do passado.
    Senti agruras da governação do dr pinto da costa que me marcarão para o resto da vida.
    Não falei em votar no senhor. Disse para votarem em quem quiserem. Já disse em quem é que eu votaria. Só afirmei que mesmo podendo ser falso pensar e não querer fazer nada do que escreveu, aquilo que está escrito deve ser aproveitado para raciocinarmos.
    Sabe Celina tenho que as pessoas que não gostam ou não acreditam em mim podem mudar para melhor a sua vida, seguindo alguns dos conselhos que fui dando nas minhas crónicas.

  29. kua li tasondu

    26 de Junho de 2011 as 22:06

    Eu li todos os comentarios1 e estao sempre a dizer k o PINTO DA COSTA e preguicoso! ok! mais se falarmos de preguisa estariamos a falar do pais interiro ,pork nao se admite um pais k as funsoes abrem das 8 fechas as 12,e so abre depois as 14 as 17 num pais pobre como o nosso stp.eu vivo um pais desenvolvido e nao existe coisas desse tipo!feixar pra ir almocar so mesmo em stp.entao nao podemos chamar o homem de preguicoso se o pais em si existe uma extrateja de preguisa.so sabemos kuando e trabalho depois de imigramos la na terra nao existe acordar as 4 nem as 5 muitos menos chegar a casa as 22. um bem haja a todos.

  30. kua li tasondu

    26 de Junho de 2011 as 22:18

    CELINA por ter ido presa foi justo nao se pode destruir nem danificar o patrimonio publico nada mas justo.tempo de PINTO havia respeito estava tudo bonito hoje como ja nao prendem pessoas estao tudo distruido PINTO volte e sera bemvindo.trazer ordem educacao e dignidade ki perdemaos kuando PINTO foi se.

  31. Fijalatao

    1 de Julho de 2011 as 16:31

    Bem; de todas as opiniões quer contra, quer a favor, enfim conclui-se que na realidade só não se fala daquele que já é falecido.Pelos vistos o vivo ” Manuel Pinto da Costa” com a sua presença, o seu perfil, a sua estrutura presencial capaz de despertar atenção ao nível nacional e internacional, mexe e está mexendo com muita gente! Afinal conclui-se que não é por acaso que estamos todos a volta do mesmo! Só isso demonstra o valor inegualável e único em S.Tomé e Príncipe.
    Enfim como se diz no popular ” N’guê ná flá n’bô fá, sá punda bô ná valê nadaxífa”. Este homem tem valor!
    Se vocês continuam assim batendo no carro em andamento, de certeza que não vão atingir os ocupantes do mesmo! Ficam frios pá…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo