Pinto da Costa apela a uma “grande coligação de vontades” no lançamento do livro “Terra Firme”

Pinto da Costa apelou a “uma grande coligação de vontades para que todos se possam comprometer com a mudança que a situação económica e social do país reclama”.

Um apelo lançado pelo candidato presidencial durante a cerimónia de lançamento em São Tomé e Príncipe do seu livro “Terra Firme” que decorreu numa sala completamente cheia do hotel pestana.

No seu breve discurso, Pinto da Costa realçou que o seu livro, a partir de agora disponível no nosso país, “ é um compromisso de honra com o presente e com o futuro e com todos e cada um dos Santomenses”.

O candidato independente às próximas eleições presidenciais respondeu por antecipação a eventuais críticas sobre a altura escolhida para o lançamento do livro ao dizer que este tem como principal objectivo contribuir para o debate de ideias “sereno, claro e transparente” sobre “o caminho que cada um quer seguir

Depois de sublinhar a conjuntura de grande incerteza que se vive a nível internacional, Pinto da Costa considerou que “quase quatro décadas depois da proclamação da independência falta concluir o ciclo iniciado pela libertação” uma vez que “ainda não ganhámos a luta contra a pobreza

No seu discurso o antigo presidente dedicou especial atenção aos jovens ao afirmar sentir “a falta de oportunidades, que a juventude enfrenta, as dificuldades de acesso a uma educação que, em condições de igualdade, promova o conhecimento, a ausência de ofertas de emprego digno, a decadência de valores éticos e morais” situação com a qual afirmou não se conformar.

Pinto da Costa fez ainda um convite a todos para “uma leitura descomprometida e uma análise crítica do conteúdo” do livro “Terra Firme” lançado em Lisboa no princípio do mês e que chega agora a São Tomé e Príncipe.

A obra que tem o prefácio do antigo presidente da república portuguesa, General Ramalho Eanes, foi apresentada por Carlos Graça, intelectual e figura histórica do nacionalismo Santomense perante uma plateia cheia de caras conhecidas entre as quais o mandatário da candidatura de Maria das Neves, Alcindo de Sousa e outras personalidades das mais variadas áreas da sociedade do país.

Téla Nón

  1. img
    cola vlêmê Responder

    tirem-me esse mostro na sena politica de s.tomé e principe…..já chega desse homem ,na minha terra

    • img
      Ernestino Responder

      A Terra é de todos Santomenses, que se encontram a resididir assim como aqueles que se encontram nos paises estrangeiros a procura de uma melhor condições de vida.O Srº Drº Manuel Pinto da Costa mandour formar muitos Quadros Santomenses que hoje encontran-se em activo na actividade política do país os estudantes nunca tiveram problemas que têm actualmente e por outro lado temos que esquecer do passado e olhar para futuro e saber fazer críticas construtivas e dar a nossa oponião para melhor de condições de vida e aplicar os nossos conhecimentos , estudando, aumentar os nossos conhecimentos com base nas formações Universsitárias e regressar a base, evitando que os estrageiros passa a ocupar todo espaço que poderia estar os Santomenses, aplicam a regra de contra inteligência humana .É o único cadidato com o perfil de representar São Tomé e Principe em qualquer canto do Mundo, podendo criar novas cooperações com Grandes potências mundiais com poderes económico e financeiro.Viva o Srº Drº Manuel Pinto da Costa.

    • img
      Domorte Responder

      VC é um doido, para escrever isso, se vc sabe de alguma coisa apresenta-te ouviste

      porque esse Homem é o Homem mas indicado para organizar essa bagunça toda que esses alguns desgraçado desta Terra criou e que trabalharam com ele e hoje vem a rua dizer que ele é que matratou o povo na altura do do seu mandato, ok fica a saber isto porque o Pinto da Costa e um Bom HOMEM ele é Correcto e as pessoas não gosta de pessoa asim, porque não vão ter oportunidade para roubar ok

      espero que vc depois desta palavra fique informamdo o não escreve bestagem ok

      • img
        Diana Responder

        Toda a minha ideia foi o Pinto da Costa o lider do nosso país quando foram destruidas todas as bases produtivas, quando as roças acabaram, quando se negociaram a maioria das casas do Estado, ou foram divididas entre eles.

        De facto, alguém não está a ver as coisas de forma clara.

        Costumo dizer algo: há algum país que está melhor que nós que tem um presidente com o passado do PC?

    • img
      Diana Responder

      Quem não sabe, até pensa que não foram as mesmas pessoas que clicaram várias vezes “ruim” neste comentário.

      O Pinto da Costa tem vergonha do seu passado. Se não tivesse teria escrito as boas coisas que fez no seu livro. Viram acções?

      Não basta ser independentes. É preciso levar o país para frente. Este Sr. tem curriculo para isso?

      Não tem ideias para o futuro e veio passear connosco com destino ao abismo.

  2. img
    Sun Megingo Bolo Zete Responder

    essa cada kuwá sun pinto costa tipo bo te tema

  3. img
    JOSE TORRES Responder

    Obrigado SR DR PINTO DA COSTA
    Contamos consigo para a segunda libertacao e salvacao da Nacao

  4. img
    PIDE Responder

    “parabens”

  5. img
    renaut 19 Responder

    cola vlêmê, monstro é a senhora tua mãe,boca suja, desgraçado

    • img
      Manga pada Responder

      Este espaço é de todos e para todos.Não é permitido insultos, palavras feias e falta de respeito. Tela Non deve fazer filtrações desses cumentários.Fui

    • img
      Antonio Freitas Responder

      Aí vê-se o baixo nível dos apoiantes do Pinto da Costa. Imaginem como será o país se estes tiverem poder. Já estão de armas em punho e dente afiado. Será o fim.

      • img
        Lude Responder

        prisões, media limitada, ele vai chatear muito quando começar a ser criticado.

  6. img
    Anibal Espírito Santo Responder

    Na quinta-feira passada, no Hotel Pestana, na capital do nosso país, no lançamento do seu livro ‘Terra Firme’, para mim o melhor título para este livro seria ‘Terra Inclinada’ para a qual Manuel Pinto da Costa muito contribuiu, O candidato presidencial diz que a sua obra serve para contribuir para o debate de ideias “sereno, claro e transparente”. O melhor debate de ideias sereno, claro e transparente, que Manuel Pinto da Costa deveria contribuir, há muitos anos atrás, mas ainda está a tempo, seria explicar a todos os santomenses como foi possível ter dirigido um país, durante 15 anos, com tanta maldade, com tanta incompetência, com tanto nepotismo, com tanto ódio, com tanta vingança, ao ponto de ter mandado prender e matar pessoas inocentes? Depois de explicar isto devidamente, então, centenas e centenas de almas deste país estariam mais em paz.
    Ainda no seu discurso de lançamento do livro, o sr. Pinto da Costa considerou que “quase quatro décadas depois da proclamação da independência falta concluir o ciclo iniciado pela libertação” uma vez que “ainda não ganhámos a luta contra a pobreza”. Pois não sr. Pinto da Costa. Quase 40 anos depois, o nosso país está subdesenvolvido. Sabe o sr. Pinto da Costa quantos anos contribuiu para isto? Faça as contas. 15 anos de poder único e ditatorial quando foi presidente da república, entre 1975/1990, mais 20 anos que anda por aí sem nada fazer, sem nada contribuir para a melhoria da situação. Portanto, dos cerca de 40 anso, o sr. Pinto da Costa andou durante 35 anos a nada fazer de positivo para o bem desse povo! Apenas surge em cena quando há eleições presidenciais. Porque será? A única coisa que sabe fazer é ser presidente da república? Por isso, estamos a dizer que o senhor é teimoso e não o queremos ver, de novo, na presidência da república. Já concorreu duas vezes e perdeu. Para arrumarmos consigo, de uma vez por todas, vamos contribuir para a sua terceira derrota.

    • img
      Professor Martelo Responder

      Sempre o mesmo discurso, as mesmas lamentaçoes. Cresça, pense alto, pense positivo, pense em Sao Tomé e Principe, pense em Pinto da Costa. Não vezes a qualidade do livro que o homem escreveu ” Alto Nível” …e é um compromisso de honra….Por isso digo, quem gosta de Pinto da Costa que deus lhe abençoe. quem não gosta que deus lhe perdoe

  7. img
    Nguê Téla Responder

    Oiço dizer que vivemos num estado de direito demacratico,onde existe a liberdade de expressão, de associação, de manifestação..etc,essas coisas das ditas democracias ocidentais que copiamos mal e estamos a aplicar num país com 53% de pobres,com uma taxa razoavel de analfabetos de toda a especie, desde os que não sabem ler nem escrever (nem são muitos) até aqueles que se candidatam sem conhecer qual é o nosso figurino constitucional e por isso não sabem ou querem nos enganar confundindo os verdadeiros poderes do presidente da republica.
    Meus caros concidadãos, isto não é sério,nada disto,vejam bem a lei constitucional e esclareçam os nossos candidatos para não andarem po aí dizendo mentiras sobre poderes que não têm, são poderes do Governo.
    Claro está não me estou a esqucer de áreas em que há partilha.Se pudessemos estar em todas as reuniões de todos os candidatos e levantar da plateia e pedir que não nos tornem mais ignorante e apelar para que façamos desta campanha uma verdadeira escola de educação para a cidadania,elevemos o nivel de formação das nossas populações,para que a dita democracia de panfletos (sem conteúdo) lançados na calada da noite se transforme em vozes firmes abertas,com conteúdos, sem medo nem tabus em favor deste nosso bom e belo país.

  8. img
    lino Responder

    fez muita asneira no passado…mas fruto da circunstância.
    Pode agora redimir-se e fazer melhor.
    Acho que pela experiência politica e antiguidade….é muito melhor que tosos os outros.
    Apesar de eu não nutrir simpatia por ele.
    Mas é capaz de fazer melhor.
    uma oportunidade para o homem.
    obrigado.

    • img
      Estudante Responder

      Realmente é o unico desta lista capaz de fzer melhor nao só pela experiencia mas tambem pelo seu estatuto proprio.
      Precisamos de dicplina e mta ordem que considero um dos principal pirar de uma sociedade e de um povo que um dia já foi mt mt disciplinado.
      Força PINTO o meu ja é teu

    • img
      Helves Santola Responder

      Estou contigo..nem mais! São quatro anos….pior que está ñ fica….depois escolhemos outro!

    • img
      Manuel costa Responder

      Oh Lino.
      Um homem que não tem coragem para falar e pedir desculpas pelos erros que cometeu não presta.
      Ele já tem idade para ter juizo.Ok
      Porquê que o Pinto da Costa não fala da morte do Lereno da Mata?

      • img
        Fijalatao Responder

        Muitos homens que pereceram em diversos regimes do mundo, a culpa não foi do chefe de estado. Muitas agineiras foram cometidas, sem que o chefe de estado soubesse! Só um louco desmedido pode afirmar que o Pinto da Costa alguma vez carregou no gatilho para matar quem quer que fosse. Por isso, sejamos adultos e pensantes para dar mais uma oportunidade ao Pinto da Costa. O Pinto da Costa governou os 15 anos como subserviente das potências mundiais na altura reinava a guerra fria. Se o Pinto da Costa na altura desobedecesse essas potências teria o mesmo destino que teve Agostinho Neto e outros!
        Mas hoje com a maturidade que adquiriu, a idade que possui e a vista de todos não é um velho gagá, pode muito bem mudar este estado de coisas que se vive em S.Tomé.
        Por isso deixem de ódios, põem uma pedra no passado, vivem o presente e projectem o futuro com Manuel Pinto da Costa ao leme deste barco que é S.Tomé e Príncipe!
        Aliás, todo o mundo vê no Presidente um alto conselheiro da nação e um bom árbitro na resolução dos conflitos como a fome, a miséria(mão da feitiçaria e obscurantismo),a corrupção,o excesso do egocentrismo,o analfabetismo político, a injustiça e muitos males que ele junto ao governo poderão concertar ideias para melhoria de condições da vida deste pequeno povo.
        Um bem haja a todo o povo e boa sorte ao Sr. Manuel Pinto da Costa.

  9. img
    carlos Responder

    obrigado precisamos de si outra vez a muita indiciplina nakela sociedade so ctg

    • img
      Fijalatao Responder

      Carlos, quando falas assim, há pessoas que infelizmente entendem que estás a apelar a continuação da ditadura! Mas eu entendo o que queres exprimir. Queres com isto dizer que um pai quando é bom pai, não precisa bater nem falar ao filho, apenas um olhar ele entende que o pai está dizê-lo que se está portar mal!
      O Pinto para o povo, basta a sua presença, o seu perfil de chefe de família e de estado é uma mais valia em saber estar . Por isso, só com o Pinto a indisciplina, o abuso de coisa pública e desorganização vai acabar.

  10. img
    Franco e Aberto...! Responder

    Força Pinto. Só não é criticado quem nunca fez nada, não é o seu caso…!

  11. img
    alegria Responder

    meu Deus

  12. img
    vaceler rodrigues Responder

    deus sabe o que faz por isso enviou de presente oa povo santomense doutor manuel pinto da costa para levar o pais a bom caminho,o caminho que o povo santomense merece.seremos todos felizes com o pinto da costa

    • img
      dj Responder

      Yah, esse Deus q sabe o q faz so’ pode ser o mesmo q permitiu q o pais nao avancasse (alias, que recuasse!) enquanto Pinto da Costa esteve todos aqueles anos no poder. So’ pra esclarecer, nao vou entrar aqui em debate politico ou religioso ctg. Apenas vou dizer q deus sabe o que faz e o q faz e’ gozar com as nossas vidas usando esse sujeito como seu carrasco. Mas isso nos tb. sabemos!… Palhacada!

  13. img
    j boss Responder

    estamos contigo pinto

  14. img
    Artista Responder

    Eu sou de uma geração de santomenses do tempo onde havia na altura muita dificuldade alimentar, onde o pais sofria uma mudança de estrutura na constituição. Lembro ainda hoje como erá a busca de necessidade alimentar. Pórem não sei se erá a disciplina, embora as dificuldades todas a sociedade erá educada e Respeitosa. Porem embora essas imageabilidade, quero votar no pinto numa era diferente e pensar que ainda poderei ver o pais não com as dificuldades de outrora, mas com superioridade renovada! por isso meu Voto é PINTO.

  15. img
    Rute santos Responder

    já chega de sofrimento

  16. img
    Professor Martelo Responder

    Um dos maiores problemas da nossa terra é a falta (ou melhor inexistência) de oportunidades de emprego no sector privado, porque este sector praticamente não existe.Deste modo, o melhor emprego que existe em S.Tomé é ocupar cargos políticos (ministro/deputado) que se transformou numa especie de totoloto. Enquanto, esta situação não for resolvida a luta pelo poder vai ser cada vez mais renhida e vai atrair cada vez mais oportunistas, porque é uma luta pela sobrevivência. Quem consegue ganhar a lotaria, não quer mais sair porque para ele é uma desgraça.

    • img
      Fijalatao Responder

      Como vês se não for com Manuel Pinto da Costa esse estado de coisas não vai acabar, porque enquanto houver políticos corruptos que exigem aos investidores privados quantias chorudas para aquisição de licenças, a sua participação em negócios sem ter dinheiro nenhum; a propriedade privada em S.Tomé ainda é uma luz ao fundo do túnel! Por isso se acreditares que este homem ” Pinto da Costa” quando estiver na presidência vai concertar com o governo o fim destas maldades e promiscuidades, então dê o teu voto de confiança para que a tua, a minha e a vida de todo povo mude.Divulgue a todos seus amigos e lhes peça para acreditarem mais uma vez no Pinto da Costa.

  17. img
    Professor Martelo Responder

    Em vez de terra firme teremos uma Terra de Filmes, filmes de terror

    • img
      Franco e Aberto...! Responder

      Realmente, tens razão. De facto haverá filme de terror se os Aurelios, os Filintos, as Marias, os Minhos, enfim… ganhar essa eleiçao.

      • img
        união Responder

        sera que esses não são santomemses e so o sr. pinto da costa pode mudar isso, e de lamemtar

  18. img
    Fe em Jesus Responder

    Realmente isso esta confuso. Nao queremos um Homem q esteja inclinado pra um pais ou outro, nao queremos monopolio no nosso pais, o Sr Rafael ja fez a sua parte entregou a parte da nossa economia a Angola, agora so falta o outro pra o fazer, por amor de Deus nao eceitamos isso, eu nao tenho nada contra Angola nem os Angolanos mas acho que monopolio numa economia e perigoso. Isto teme a ser malvadez isto porque a economia Angolana nao depende de nenhum pais porque q a nossa tem q depender de Angola, pois povo de Sao Tome muito cuidado e juizo, nao Deixe levar pelo banho ou pelo um candidato somente porque ele tem uma gravata bonita ou um fato brilhante, porque editou um livro, porque e mulher ou sabe expressar bem o portugues ou fala bem a lingua materna, nada de sentimento mas sim daquilo q e melhor pra o povo. Obrigado

  19. img
    Observador Responder

    Parabéns dr. Manuel Pinto da Costa. Só com a vontade de todos é possível tirar o país da situação em que se encontra. Força!

  20. img
    Maria Responder

    Pinto você tem presença mesmo!É outra coisa. Adoro-te Pinto.

  21. img
    Rio de Ouro Responder

    Os ditos paises desenvolvidos têm séculos de independêcia, portanto ainda vamos à tempo se quizermos trabalhar.
    Devemos falar de Pinto da Costa, mas seria ainda mais justo não esquecermos daquela dezena ou vintena de pessoas que se degladiavam por farelos que caíssem da mesa do Pinto. Essa dezena ou vintena, alguns eram autêntitos carrascos e, nalguns casos, agiam por conta própria.
    Por exemplo o caso Lereno e de alguns malucos que foram, friamente, abatidos à tiro. Foi o Pinto é que mandou apertar gatilho? Não. O verdadeiro xerife anda por aí, hoje armado em democrata.
    Tenham santa paciência, sejamos justos.
    Não se esqueçam dessa vintena de pessoas.
    Eles têm um rosto e um nome.

  22. img
    manuel sousa Responder

    Ó povo,nao façam as pazes com o homem que vós humilhasteis duas vezes,porque se ele ascender ao trono, rir-se-á do vosso sofrimento e marchará sobre a vossa desdita.
    concelho de Mestre.

    • img
      Fijalatao Responder

      O senhor diz-se mestre! Será que se formou em mestrado em algumas faculdades onde se formaram os nossos políticos actuais?! para não falar em mestres em gestão e finanças cujas mestrias é o que se vê!
      Bem a sua opinião é sua, só estou a humorizar um bocado.
      um abraço.

  23. img
    S.T.P no coração Responder

    Esse nao safa,,, povo nao come livro

    • img
      Franco e Aberto...! Responder

      É verdade o Povo não “come livro”, muito menos “um tempo novo”, nem um “um país para todos, mas guiasse por IDÉIAS FIRMES (o que falta neste momento em STP) para que, em conjuntos, possamos fazer de STP um País onde dê vontade de se viver. É esse o maior designo do nosso Candidato Manuel Pinto da Costa.

  24. img
    Miss Jane Responder

    Bó bilá bi… essa moço cú temá… pinto bo scá molé…. abaixo pinto,,, abaixo seus apoiantes,,,, abaixo himpocritas,,, abaixo ditador,,, abaixo vadios k ficou 20 anos em casa sem fazer nada… abaixo Pinto da Costa… povo nao come livro… povo ker imprego,,,jovem ker oportunidade,,,

    • img
      Franco e Aberto...! Responder

      Sabes como é que se chama isso que acabaste de escrever? Falta de argumento, só isso. quer saber mais? isso é coisa de pessoas fracas como tu.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Melhor ficar 20 anos em casa queitinho em seu canto, do que 20 anos no poder aliado ao grupinho dos mesmos usurpando os recursos alheios e dilapidando o país.

  25. img
    boca calada Responder

    abaixo pinto,malvado …cria posto de emprego pa genti, nós esta a morrer cu fome, nós vamos rebentar kócê aqui um MÉ-ZOCHI…

  26. img
    Mak Responder

    Pinto vai para reforma. Esta na Hora. Este Lugar e de um Jovem. Pinto fora. O sua geraçao politica ja esta extinta.

  27. img
    Carga Responder

    FORÇA PINTO,FORÇA, O SR QUER LIMPAR A SUA EMAGEM E DECHAR OS SEUS FILHOS COM OS PES ACENTES NA TERRA, ANTIS DE IR AO CEU QUE DEUS LHE DEFORÇAS. ISSO SIM UM BOM PAI NUNCA DEICHA MAL O SEU FILHO FORÇAS

    • img
      Franco e Aberto...! Responder

      Claro um bom Pai, antes de morrer, deve deixar o seu filho bem. O Pinto como bom pai não quererá deixar seus filhos(POVO) mal parado, nas mãos de pessoas erradas, sem experiência, aventureiros, candogueiros, falsos intelectuais, como aqueles que se apresentam com falsas promessas…

  28. img
    Verdade Verdadeira Responder

    Caros compatriotas permitam-me desviar um pouco do contexto para vos contar um episódio q acho indignificante e vergonhoso para o nosso país.
    A reuniao do candidato as prsidencias do partido A.D.I,realizada no bairro da jamaica- Portugal no dia 26 do corrente mês foi uma tremenda vergonha. Os representantes da candidatura do srº Evaristo de Carvalho em Portugal envolveram-se em grande confusao com a proprietário do recinto em que decorreu a dita reuniao,pelo facto de um dos elmentos que compõe o grupo dos representantes da campanha do referido candidato ter subtraido para seu proveito,uma parte da verba que estava destinada á custear as despesas do recinto bem como um pequeno lanche. Tendo mesmo,chegado ao ponto, da proprietária recusar distribuir o referido lanche.
    Os representantes depois se desdobraram em telefonemas, nao sei para quê,mas certo, é que consiguiram convencer a proprietária.
    Eu nao podia deixar de partilhar essa pouca vergonha com voces.
    O que mais me perturba é facto de um dos elemento do grupo que cercam o candidato,mas concretamente o srº. Mario Bandeira, ser um critico violento das praticas, que diz ser pouco claras,armando em srº da moral da politica correcta,pedantista, com palavreados intrincados,por vezes impiricos e descontextualizados e ingramaticais.Fazer parte do grupo, que numa pequena demostraçao, ja começam a dar destino diverso ao dinheiro!!!! A sua ambiguidade é patente.
    Outra questao é o facto, desses individuos de uma forma geral,pedirem valores astronómicos aos candidatos para fazerem a campanha,quando na verdade só compram pouco mais de cinco grades de cerveja (60.00 euros); pouco mais de nove kilos de entremeadas (2,99 euros ao kilo,= 26.91euros).
    Por isso eu digo pimento no olho de outrem é doce.

    • img
      Verdade Verdadeira Responder

      correçao,onde se lê “a proprietario” eu quiz dizer ” a proprietária”

    • img
      Fijalatao Responder

      Amigo Verdade Verdadeira
      Cada caranguejo , ergonómicamente ocupa o lugar que merece! Os políticos santomenses sempre viveram ergonómicamente no seu buraco, por isso é que não desatam em fazer uma campanha de classe e mobilizadora, alugando um restaurante ou um espaço digno onde coubesse todos os seus apoiantes de modo a não incorrer ao erro de entregar meia dúzia de tostões a certos indivíduos cheios de carência para trabalhar para mobilização do seu povo na diáspora!
      Um candidato fino deve alugar um espaço com cadeiras, mesas, pratos,talheres, comidas e bebidas de uma forma ordeira, alugar autocarros para buscar convidados, contratar cozinheiros e garçons para confeccionar e servir alimentos, realizando assim uma só reunião e regressar ao país para continuação dos trabalhos.
      Para o Sr.Manuel Pinto da Costa eis a minha sugestão para mobilização em Portugal.
      O Pinto da Costa com a experiência que tem deve pedir aos seus patrocinadores verbas para realização deste trabalho, contactar homens honestos para o mesmo e não pobres que querem e esperam campanhas para desviar algum para o seu bolso, colocando a imagem do candidato em risco!
      Apelo ao sr. Pinto da Costa que faça trabalhos de mobilização com grandeza de espírito e dever de bem informar e servir o seu povo quer interno quer na diáspora.
      A outra pouca vergonha foi a reunião de comes e bebes do Liberato Moniz na Quinta do Mocho de baixo de uma azinheira na taberna Já Abriu com garrafas de vinho martelo e cervejas quentes , pensando este que este povo se deixa levar por pequenas coisas.
      Outra vergonha foi a Maria das Neves que prometeu 20 Euros a quem tivesse carro para transportar pessoas do seu Bairro até ao local da reunião em Sete Rios! Quando foi para receber os vinte Euros; espera sentado come o côco aguarde que os 20 Euros só virão no dia de San Nunca.
      Enfim são candidatos que temos, candidatos pobres a espera do poder para sacar algum mais em seu beneficio.
      Fui…

  29. img
    Buzio sem pena Responder

    É com erro que se ganha experiencias. Também é bonito que muitos que criticam ao Pinto da Costa, sao aqueles ou familiares que já viveram bem a pala dele, e com grandes vicios que ele como ja os conhece, agora têm medo para nao serem punidos.
    lembrem-se do tempo do toque na radio nacional tim – dom decreto presidencial. Todos ficavam atentos porque era a queda de uns dos tubarroes da politica
    Unidade, Disciplina e Trabalho só com Pinto

    • img
      Diana Responder

      Por isso é que ele esteve a trabalhar nos anos fora do poder.

      Claro que vai trabalhar muito.

      Tás bem correcto. Só um homem trabalhador como o Pinto vai por STP a trabalhar.

      Resta saber como

  30. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Tela Non tem que ver a situação daqueles que utilizam o espaço para utilizarem palavões se não têm nivel não entra para o debate.Força Pinto

  31. img
    Acreditar em STP Responder

    Há uma passagem biblíca que diz “Atira a primeira pedra quem não tem pecado”, por isso força Pinto da Costa, o Senhor é a melhor opção neste monte de pessoas.

  32. img
    Vandino Gomes Responder

    Meus caros compatriotas, somos chamados aqui para opiniarmos sobre o candidato que nos parece o mais adequado para assumir o cargo presidencial, não para insultarmos uns aos outros nem criticarmos destrutivamente qualquer um deles. Todos nós cometemos erros no passado de que não nos orgulhámos muito. Os critérios de selecção do candidato ideal são nossos. Qualquer um deles pode ser o ideal, pior de tudo é nenhum o ser. Há-que interrogarmos a nossa capacidade de argumentos e as nossas acções passadas antes de julgarmos os outros.
    ….$Saudações e Sucessos$…

  33. img
    tina abreu Responder

    Força Pinto da Costa. A vitória será sua.
    Mas cuidado com aquieles que te fizeram de carscas. Eles estão aí a dar de herois e de dos defensores das causas dos probres e desfavorecido. Mas, são realamente os que pensam só neles.
    Vira essa página Sr. Pinto da Costa. Devolve o povo a cidade linda,a tranquilidade, a mizade e a solideriedade que sempre tivemos.
    Esqueça o que passaou agora vamos pensar no presente e no futuro para o bem de todos. O meu voto é teu.

  34. img
    Comite central Responder

    O meu avô, foi violentamente massacrado, com granada lacrimogenea, com auxilio das faplas, porque recusara participar no CENSO de 1979 em Ototo.
    Quermos uma visita do Senhor em minha casa com terra Firme, não se esqueça!!
    Desta vez, vai ser de vez.

  35. img
    Santana Responder

    Pinto só não consegue, temos que chamar:
    Nino vieira, MArio soares, Jovani, Rei Amador, Yon Gato, Samora!
    Enquanto que Pedro Pires disse que quer um candidato jovem, e se recusa a qualquer cargo internacional, mesmo com convites, o Pinto nunca foi chamado a prestar nenhum serviço. PUXA! ViDA!
    Mesmo assim a gente que ainda acha o tipo com perfil. Este senhor tem valor mas pouca utilidade para a nação.
    Basta!!

    • img
      Fijalatao Responder

      Santana, ainda não te chamaram para ocupar um cargo no exterior? Então espere a sua vez! Ok…

      • img
        Diana Responder

        coitado.

        Custa reconhecer que o homem não tem qualquer reconhecimento internacional. Aliás, nem nacional.
        Se reparares bem, ele nunca assumiu nenhum cargo fora da presidencia. Se achas que isso é uma prova de competência STP está simplesmente lixado.

  36. img
    keblancana Responder

    “uma grande coligação de vontades para que todos se possam comprometer com a mudança que a situação económica e social do país reclama”.”

    O Pinto da Costa tem mais uma frase antiga que ele dizia nos seus discursos: … construir um Homem novo….

    Passados cerca de 35 anos, pergunto?
    Esses discursos vazios ainda convencem alguém? Valha-me Deus….STP precisa de medidas e acções concretas para sair deste ciclo de pobreza.

    • img
      Fijalatao Responder

      A reeducação em campos de reeducação era o lema do socialismo para pessoas mal comportadas na sociedade!
      A verdade é que esses indivíduos quando passavam por essa escola, tornavam-se homens novos com outras mentalidades e sensibilidades integrando na sociedade com outro carisma e sentido de responsabilidade!
      Por isso, a essas pessoas merecem uma oportunidade na vida, porque o seu oculto só é visível após a passagem por essa escola.
      Daí que direi mesmo; os vinte anos que o Pinto passou e que muitos pensam que não fez nada, é uma mais valia, uma passagem pela escola de reeducação política e social tornando-o assim o Homem novo com nova mentalidade e o sentido de dever para servir a nação que o viu nascer e o povo que espera mais dele que muitos políticos pós 20 anos.
      Vote neste Homem novo que é O Sr. Dr Manuel Pinto da Costa.
      Faça como eu, dê-lhe o seu voto para que juntos mudemos o nosso país.
      Sucessos para sí, para os seus e para PINTO DA COSTA.

    • img
      Diana Responder

      Convencem sim.

      Olha este que escreve abaixo.
      Pinto presta para uns, mas nunca para o nosso país avançar.

      Vai avante, Camarada…Directo ao abismo.

  37. img
    WalF Responder

    Agora é Sua Véz Pinto ja esta escrito vc vem para libertar-nos deste marrasmo que alguns desgraçdos, filhos desta terra nos meteu, foi contigo que conseguimos a independência e contigo sairemos desta miséria que nós hoje nos encontramos

    Deus vai nos ajudar a por-te alí
    neste lugar onde Sr. é Digno de estar, São Tomé Poderoso e Stº Abntónio de Principe e outros vão te ajudar.

    Para Vc um Bem Hája

    Viva Camarada

    PINTO DA COSTA

    POVO ESTA CONTIGO

    E A VICTORIA SERA FIRME

    CONTIGO UM FUTURO RISONHO

    TODOS QUE SOFREM E PRECISAM

    VIVER NESTAS DUAS ILHAS COMO MERECEM.

    um abraço!

  38. img
    Dr. Alekssander P. Vaz de Ceita Responder

    “quid quid movetur ab alio movetur” tudo que se move é movido por outro. segundo está lei ontológica. Na base desta reflexão, podemos assim dizer:para que possamos construir uma política sadia não à luz maquievelista, mas sim de fortes empenhos e maturidade à luz de uma toma de consciencia a situação politica em STP, outrossim,encontrará mormente concatelada pelos novos ideiais e novas atitudes e posturas politicas.Não vamos abdicar as verdades e os factos veemente conhecidos em STP, mas que procuremos salvaguardar os interesses comuns. Pessoalmente reconheço,acredito e defendo o pluralismo de opções plíticas, mas que elas sejam concomitantemente o garante da estabilidade politica, bem sim,estariamos eloquentemente direccinonados ao apogeu de igualdade,justiça social e sobretudo da liberdade.
    Em suma, se existe maldade politica em STP é,porque foi imbotido e conduzido pelos homens intelectuais, mas sem formação humana. Não esperava ter um STP assim, mas acredito que vamos mudar para um novo horizonte, desde apostamos na pessoa certa e que tenha um compromisso efectivamente cadastrado com problemas da “Res” “publica”. Obrigado.Docente Universitário

    • img
      Fijalatao Responder

      Traga todo este saber que lecciona na universidade para S.Tomé e Príncipe. É aí que nós queremos ver os senhores a trabalharem para mudança!
      Será que vai à S.Tomé? Eu bem sei que não vai porque não gosta de gerir miséria, mas sim; gosta de gerir o que já está feito!
      Faça como esses candidatos que bem ou mal estão na luta pela mudança do seu país e não andam por aí a exibir os seus diplomas e saberes.Porque se o senhor hoje é o que é, porque está a praticar o que os outros saberes lhe transmitiram. Nada é novo sobre a terra! Por isso, ao senhor e aos outros ditos inteligentes de S.Tomé, aconselho a não exibir o que o senhor é ou deixa de ser!
      Vem ao país, aplique novas fórmulas criadas por sí para que o país mude de uma vez por todas.
      Deixe que os outros o valorize e não se auto intitule ou se gabe de sí mesmo .
      Eu quero o senhor em S.Tomé a gerir miséria está bem!? Dê o seu contributo no país ou fora dele sem se exibir!

  39. img
    Dr. Alekssander P. Vaz de Ceita Responder

    olá, Homens e Mulheres deste Planeta!Eu STP, sou tão lindo, tão pequeno e rico. Vivo no centro deste planeta, onde os homens poucos são sensatos. eles prometem em dar-me uma nova ementária, discutem,fazem falsas propagandas e depois de tudo esquecem-se de mim«nada fazem».Mas eles são os meus filhos,extraviam tudo que tenho, até querem me vender. Penso que vou ser mais atroz e menos sorridente. olhem!Todo dia aumenta um canditado que quer de mim. Mas com que razões?Com que Finalidade?Penso que sou muito rico ou eles querem brincar comigo.Dou-lhes muitas oportunidades,mas sem bons aproveitamentos. Já houve muitas mudanças: cerca de 3 Repúblicas e 14 Governos, com pessoas diferentes.Entre os candidatos não vejo um ideal…Será que vou dar mais uma oprotunidade ao Manuel Pinto da Costa? Vamos estudá-lo…Projectos…Planos de acção…Princípios democráticos…e os demais.Bem é meu filho e não vou nega-lo…Obrigado.Magister

    • img
      Fijalatao Responder

      Dr. Aleksander, afinal o senhor é um brincalhão!…

  40. img
    MOSQUITO Responder

    os homens ja chegaram as suas limitações, desta vez vamos apostar nas senhoras, elas são duas mas se analizarmos as coisas como elas são, tenho a certaza que todos votarão na Dr. ELSA PINTO, não na senhora de GGA.

  41. img
    keblancana Responder

    Desculpe-me sr Fijalatao!
    Pouco me importa seres apoiante do Pinto.
    Falar em reeducação politica a alguém k passa o tempo a ver televisão, fazer ginastica, andar com catorzinha e a domir…Não sei o k o sr ende por reeducação politica…Valha-me Deus

  42. img
    keblancana Responder

    ” ..Não sei o k o sr entende por reeducação politica”…

  43. img
    JACARÉ Responder

    O povo esquece se depressa e merece todo o castigo que lhe for dado, se pinto da costa voltar a ser presidente daquele pais.Diz se, que tem que se esquecer o passado, mas o que é certo é que ele é bem recente e deixou marcas tenebrosas e preocupantes para sempre. Olhem para o estado em ficou o pais ao longo desses anos todos, com a principal responsabilidade deste sr que tanto aclamam os ignorantes, que vão contribuir para que ele volte ao poder. Em primeiro, ja la esteve por mto tempo, o pais não é dele, deve dar aos outros a possibilidade de mostrarem o que valem, do que são capazes, porque do que ele vale, ja todos sabemos sobejamente. Ja é VELHO, em franca idade de reforma, provavelmente com ideias ultrapassadas e carrancudas. Ja não se deve querer saber do que ele pensa agora . . . fica para a proxima encarnação sr pinto da costa.

  44. img
    Bernardino Monteiro Responder

    fala-se tanto de que Manuel Pinto da Costa vai mudar essa ma politica que se vive em sao tome e principe, e que ele e o candidato ideal para dar volta a situaçao,nao concordo com esse tipo de comentario, todos os candidatos e capaz de o fazer o mesmo todos tenhem capacidade vontade e rigor, agora se gosta do candidato vota mais sem substimar os outros, nos so sabemos substimar ou seja desprezar falar mal pisar, meus caros amigos nao se faz politica desta maneira, o issencial e que haja um presidente com vontade rigor sabedoria e com esperito cumum em prol de todos e do futuro, o presidente que vem para acabar com sistema plutocraticos em que o pais so e governado pelos ricos, sao tome e assim, esse pais esta na mao dos plutocraticos e anti- justiça social, e dos politicos radicais, brincadeira tem hora e respeito e bom, chega, temos que combate-las mais pra isso temos todos que participar unir dialogar, todos juntos faremos.
    espero que o candidato que for eleito que ao jurar a costituiçao da republica que as cumpre sem arbritariedade que cumpra conforme ela e feita, acabar com os poderosos judicias ou seja aqueles que pensam que esta a cima da lei ,que faz que paga valores pra ser livres, o meu pais e REPUBLICA DEMOCRATICA DE SAO TOME E PRINCIPE, UNIDADE DISCIPLINA E TRABALHO
    NAO E REPUBLICA DOS ANTI-DEMOCRATICOS,
    eu vou a voto no dia 17 de julho nao preciso de valores para votar sei em quem votar sem interesses usufruir dos meus direitos da cidadania porque acredito em todos candidatos que meu sao tome vai ser um pais desenvolvido sem tardar, pense um pouco ate voce que mal diz podes ser util podes ter ideias podes ter rigor porque nao um pais nao desenvolve so com pessoas formadas ou seja habilitadas, tenho certeza e vejo o futuro de sao tome muito prospero, viva sao tome e principe viva santomenses viva os candidatos, todos somos exelencia

  45. img
    Bernardino Monteiro Responder

    peço ao todos politicos que juntem uni as edeias o saber coligam porque sem uniao nao ha paz nao ha dialgo compreesao, embora tem que haver oposiçao mais temos que pensar em governar desenvolver nao censurar, porque e o que tem feito desde o inicio da democracia, as entidades financeira e nao so nao acredita na estabilidade, de sao tome e nem dos politicos , caros amigos eu dou o meu voto para cumprir os quatro anos eu nao voto para depois ver moçao de censura repitidas votar e o meu dever de cidadania, entao respeita essa minha boa vontade e compreensao democratico, sem o nossos votos nao ha governo nem presidente
    por isso ha de ter respeito, neste seculo temos que aplicar liberdade de sepressao direitos de igualdade, cumprir com as normas democraticos meus senhores nao estou a por regras, estou a dar os meus melhores esclarecimentos,se produzir riquezas pensem em todos porque somos todos filho desta terra e deste povo maravilhoso.

  46. img
    andorinha Responder

    possas concordo .. este é mais do que mostro ,, só fez maldades .. só maldades nunca irás ganhar as eleições de s tomé

  47. img
    fernando gama afonso Responder

    é bom saber que s.tomé esta alutar para melhor mudança, temos de lutar para melhorar as çituaçães do noço pais basta de pobrezas,falta de trabalhos,melhoria hospitalar.e.tc.mas podemos ter comfiança que s.tomé íra um dia estar muito melhor..

Deixe um comentario

*