00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Comunidade de São Tomé e Príncipe comemora 36 anos de Independência

Com um ciclo de atividades na UFMG, comunidade são-tomense em Belo Horizonte celebra aniversário de independência de suas Ilhas

No último dia 12 de Julho, a República Democrática de São Tomé e Príncipe (Golfo da Guiné – África Ocidental) comemorou seu 36º aniversário de Independência. O núcleo de estudantes de São Tomé e Príncipe em Minas Gerais, em parceria com a Faculdade de Educação (FAE-UFMG), organizam a II Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil, com o objetivo de celebrar e divulgar a cultura e as potencialidades turísticas e econômicas das Ilhas no Brasil.

A Faculdade de Educação da UFMG (FAE-UFMG) tem se beneficiado com a fundamental contribuição dos estudantes africanos na universidade, seja em projetos de cooperação internacional realizado por docentes do CEALE (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita/FAE/UFMG), acompanhamento e formação continuada de gestores e docentes de ensino recorrente de jovens e adultos (ambos em São Tomé e Príncipe), em eventos ligados ao programa de ações afirmativas na UFMG, e discursos e representações sobre a África e os negros em manuais escolares de língua portuguesa.

Além disso, a integração com os estudantes africanos propicia possibilidades de produção de conhecimentos, em atividades do Curso de Especialização História da África e Culturas Afro-Brasileiras para professores da Rede Municipal de Belo Horizonte, em cumprimento à lei brasileira 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade, em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio, de estudos sobre a origem africana e seus legados para a cultura brasileira.

II Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil

De 16 a 20 de agosto, no Campus da UFMG Pampulha (Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha) através das atividades programadas de apresentações temáticas e debates, o evento propõe refletir sobre estratégias, práticas e procedimentos para promover o conhecimento sobre São Tomé e Príncipe, sua cultura e sua gente. A programação promove oportunidade ímpar para aprofundamento na construção desses conhecimentos, com eventos que se realizarão no Auditório da Reitoria da UFMG e no Auditório Neidson Rodrigues/FAE, com participação de autoridades, docentes e pesquisadores da UFMG, UNB, USP, UEC. Este evento estará aberto para público em geral que queira participar da discussão proposta. O encerramento do evento contará com um jantar de comida típica do país dia 20 de agosto, na Casa África-Rua Tulipa, 25, Esplanada, Belo Horizonte.

A programação completa pode ser conferida no site: http://nesantolasmg.HYPERLINK “http://nesantolasmg.blogspot.com/”bHYPERLINK “http://nesantolasmg.blogspot.com/”logspot.com/

SERVIÇO:

II Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil – 36º aniversário de Independência
Data: 16 a 20 de Agosto

Local: Campos UFMG Pampulha – Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha

Entrada Franca

Confira a programação no http://nesantolasmg.blogspot.com/

  1. img
    Malapetema Responder

    Espero que assim o governo comece a dar mais valor para os estudantes na diáspora.Porque estes jovens devem estar a organizar este evento sem apoio algum do nosso governo, e sem apoios de empresas santomenses , que poderiam aproveitar estes momentos para mostrar o seu produto.STP deve intensificar mais a cooperação com Brasil nas áreas tecnológicas,educacionais,turismo e saúde.

  2. img
    Fela dí bê Responder

    Abu, parabéns pela iniciativa! Que nós são-tomenses tomemos consciência que pouco também faz alguma coisa.

    Boa comemoração…

  3. img
    khuakus Responder

    yha mano só com pouco é que chegamos a longe… continua assim.

  4. img
    Realista. Responder

    Parabéns pela comemoração do vosso país e felicitações….
    Em edições passadas ESTUDANTES SÃO-TOMENSES apelavam para autoridades o pagamento de bolsas em atrasos e o auxilio do governo e que estão vivendo em condições precarias no Brasil!Agora lemos que formas para comemorações existem….Sinal de que a precariedade e a dificuldade que foram colocadas nas outras edições não é tão grande assim.

    • img
      Malapetema Responder

      Meus amigos as dificuldades continuam ,tanto que este evento poderia ter uma programação mais recheada. A Semana esta acontecendo devido a muitos esforços de algumas pessoas e com conjunto com a Faculdade de Educação da UFMG.Os estudantes continuam a passar por problemas financeiros sérios e muitos a passar fome sim.

  5. img
    Chiquinho Responder

    Prezado Abel;
    Gostaria de saber mais informações relativas a nossa insignia. Disponho simplesmente disto:A insígnia é constituída pela figura de um falcão à
    esquerda e um papagaio à direita, separados por um brasão de forma ovular, cuja abcissa vertical é de dimensão 0,33 vezes superior que a horizontal e no interior do qual se destaca uma palmeira situada ao longo da abcissa vertical.

Deixe um comentario

*