Cultura

Jovens são-tomenses e taiwaneses em intercâmbio cultural

Aproveitando o período de férias, escolares cerca de 100 estudantes do Liceu Nacional e 6 estudantes da Universidade de Medicina de Taipei, estão há mais de uma semana a promover acções de lazer e troca de experiências em São Tomé.

A partilha de conhecimentos entre os Jovens de Taiwan e de São Tomé e Príncipe, visa reforçar a amizade entre os dois povos. Valores culturais dos dois povos, estão no centro da acção de intercâmbio, que está a permitir aos jovens são-tomenses, conhecerem a história e o modo de vida dos taiwaneses.

A escrita chinesa, mais concretamente o mandarim, é uma das novidades para os jovens são-tomenses. «Em Taiwan os jovens utilizam bolas e diablo para brincarem. Nós aqui em São Tomé fazemos carros de lata e de arame. Portanto estamos a fazer o intercâmbio de experiências. Aprendemos também a língua chinesa. Já sabemos dizer bom dia ou boa tarde em mandarim», explicou Yuri Sacramento, um dos jovens que participa no programa de intercâmbio cultural.

Canções e danças taiwanesas, dão vida ao programa de intercâmbio cultural, assim como jogos desenhos e artesanato. As questões de saúde pública, nomeadamente limpeza do ambiente e a saúde reprodutiva e sexual, reforçam o leque de temas do convívio entre os jovens dos dois países.

Culinária e religião são-tomense e taiwanesa, são outros aspectos que marcam o dia-a-dia dos jovens, até esta sexta – feira. Momento em que os jovens dos dois países vão apresentar uma exposição que retracta as acções desenvolvidas nos últimos dias.

Abel Veiga

    3 comentários

3 comentários

  1. Anca

    30 de Agosto de 2011 as 18:49

    Sejam bem vindos

    Bem haja, a transmissão de experiência e conhecimento mútuo.

  2. Henry

    1 de Setembro de 2011 as 12:07

    O intercâmbio é muito, ainda mais internacional, ajuda-nos a transmitir e receber conhecimentos e experiências. Nesse caso os nossos jovens sairão sempre a ganhar. Que mais actividades dessas vêm para o país, porqe precisamos.

  3. rosangela

    23 de Outubro de 2011 as 10:05

    na vida asempre momentos bons e ruins. por isso quanto mais momentos bons a gente ter melhor. por isso aproveite todods os momentos bons da sua vida. força voce e capaz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo