Jovens são-tomenses e taiwaneses em intercâmbio cultural

Aproveitando o período de férias, escolares cerca de 100 estudantes do Liceu Nacional e 6 estudantes da Universidade de Medicina de Taipei, estão há mais de uma semana a promover acções de lazer e troca de experiências em São Tomé.

A partilha de conhecimentos entre os Jovens de Taiwan e de São Tomé e Príncipe, visa reforçar a amizade entre os dois povos. Valores culturais dos dois povos, estão no centro da acção de intercâmbio, que está a permitir aos jovens são-tomenses, conhecerem a história e o modo de vida dos taiwaneses.

A escrita chinesa, mais concretamente o mandarim, é uma das novidades para os jovens são-tomenses. «Em Taiwan os jovens utilizam bolas e diablo para brincarem. Nós aqui em São Tomé fazemos carros de lata e de arame. Portanto estamos a fazer o intercâmbio de experiências. Aprendemos também a língua chinesa. Já sabemos dizer bom dia ou boa tarde em mandarim», explicou Yuri Sacramento, um dos jovens que participa no programa de intercâmbio cultural.

Canções e danças taiwanesas, dão vida ao programa de intercâmbio cultural, assim como jogos desenhos e artesanato. As questões de saúde pública, nomeadamente limpeza do ambiente e a saúde reprodutiva e sexual, reforçam o leque de temas do convívio entre os jovens dos dois países.

Culinária e religião são-tomense e taiwanesa, são outros aspectos que marcam o dia-a-dia dos jovens, até esta sexta – feira. Momento em que os jovens dos dois países vão apresentar uma exposição que retracta as acções desenvolvidas nos últimos dias.

Abel Veiga

  1. img
    Anca Responder

    Sejam bem vindos

    Bem haja, a transmissão de experiência e conhecimento mútuo.

  2. img
    Henry Responder

    O intercâmbio é muito, ainda mais internacional, ajuda-nos a transmitir e receber conhecimentos e experiências. Nesse caso os nossos jovens sairão sempre a ganhar. Que mais actividades dessas vêm para o país, porqe precisamos.

  3. img
    rosangela Responder

    na vida asempre momentos bons e ruins. por isso quanto mais momentos bons a gente ter melhor. por isso aproveite todods os momentos bons da sua vida. força voce e capaz

Deixe um comentario

*