São Tomé e Príncipe esteve presente na 2ª Edição das Olimpíadas de Matemática da CPLP

As Olimpíadas de Matemática da CPLP são competições realizadas entre jovens estudantes dos países da comunidade, tendo como um dos objectivos, a criação de uma oportunidade para a troca de experiências educacionais na lusofonia.

Comunicado para Imprensa

São Tomé e Príncipe esteve presente na 2ª Edição das Olimpíadas de Matemática da CPLP, evento que se realizou entre os dias 20 e 28 de Julho, na cidade de Salvador – Bahia, Brasil, onde estiveram também presentes Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor Leste, com a ausência da Guiné Bissau.

As Olimpíadas de Matemática da CPLP são competições realizadas entre jovens estudantes dos países da comunidade, cujos objectivos são:

  • A criação de uma oportunidade para a troca de experiencias educacionais na lusofonia;
  • A união e cooperação entre os países lusófonos para a criação de instrumentos que permitam a competição de alunos numa olimpíada internacional para os países de língua portuguesa.
  • Fomentar o estudo da Matemática nos países lusófonos;
  • A melhoria da qualidade do ensino e a descoberta de talentos em matemática, fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico;

Nesta edição, a segunda, São Tomé e Príncipe obteve o 3º lugar, tendo conquistado três medalhas de bronze, sendo que o Brasil ficou em 1º lugar e Portugal em 2º lugar.

Os alunos santomenses que participaram, foram seleccionados única e exclusivamente pelos seus méritos, tendo conquistados os quatro primeiros lugares na 1ª edição das Olimpíadas Santomenses de Matemática, realizada nos dias 28 e 29 de Maio. Os nossos participantes são: Vanise Santana, Bruno Costa, Fábio Neves e Cátia Raposo.

A deslocação e estadia dos estudantes e professores tiveram o alto patrocínio do Governo, através do Ministério da Educação, Cultura e Formação e do Banco Internacional de S. Tomé e Príncipe (BISTP).

A próxima edição desta competição terá lugar em Maputo – Moçambique.

São Tomé e Príncipe, 1 de Agosto de 2012

Pela equipa

Gessy do Espírito Santo (ISP)

  1. img
    Silvino Palmer Responder

    Brilhante! Parabéns a estes alunos. Tenho orgulho de vós. Obrigado pela alegria que me deram.

    Silvino Palmer

  2. img
    E.Santos Responder

    Parabéns aos nossos alunos. Para o ano ficam em 1.º lugar.

  3. img
    claudino monteiro tavares Responder

    como é isso Cabo -verde anuciou que ficou no 3º lugar em k ficamos, ou tem varias modalidades ou é por faixa etaria, ou ainda se é por grupo (clase de escolaridade)? me esplique isso por favor para tirar as minhas duvidas.

    • img
      vou responder Responder

      Cabo-Verde conseguiu duas medalhas de bronze e na pontuação geral ficou no 5º lugar, sendo que no 4º ficou angola com uma de prata e outra de bronze.
      1º-PT… 2º-BR… 3º-STP

    • img
      gente boa Responder

      Verifica a data da noticia que leste. CV ficou em 3º lugar na edição passada.
      Este ano, ficou no quinto lugar da geral.

  4. img
    Põe boca não tira Responder

    Parabens pela prestação que tiveram nessa olimpiadas e a forma como colocaram no pódio o nome de São Tomé…….

  5. img
    OP Angola/STP Responder

    Saudações

    Excelente noticia, espero melhores resultados.

    Abs

  6. img
    Fernando Rodrigues Responder

    Conquistar 0 3º lugar, depois de Brasil e Portugal, países com índices de desenvolvimento que nada tem a ver connosco, é um feito que merece maior aplauso ao mesmo tempo que desmorona por terra abaixo a teoria de que tudo é grande nos GRANDES. Não necessitamos, por isso, de relativizar tanto as coisas. A grandeza de um povo não se pode medir pelo tamanho do seu território nem pela quantidade dos seus habitantes. Temos jovens não só
    inteligentes como talentosos e é isso que deve ser objecto de tratamento mais adequado que se lhes deve dirigir enquanto formandos / estudantes de hoje , entretanto, responsáveis pelo nosso bem estar no futuro. PARABÉNS a estes jovens,

  7. img
    Argenezio Antonio Vaz Responder

    Pode duer a muitos, aqueles que sempre poêm STP no fundo. Aqueles que sempre procuram outra nacionalidade, e nunca são santomenses.
    No desporto procuram sempre por STP no fundo, mesmo quando ganhamos.
    Mesmo pequenos somos melhores, apenas os nossos politicos,são o que são.

  8. img
    Aristides Barros Responder

    Parabens para esses jóvens, parabens para STP e parabéns para a instituição do ensino onde eles estudam.

  9. img
    Americo Responder

    filho do Delfim Neves é um dos medalhados!!!

    • img
      mimi Responder

      Que relevancia tem ser filho de quem? E os outros tres nao tem pais?

  10. img
    mimi Responder

    Finalmente uma noticia diferente, depois de tanta politica, politiquice e ma fama. Obrigada jovens e força. C a ser bons!

  11. img
    Fijaltao Responder

    Obrigado em primeiro lugar aos nossos professores que embora com grandes dificuldades conseguem transmitir os ensinamentos de matemática aos nossos ganhadores. Um obrigado também a estes alunos por terem acatado os ensinamentos com responsabilidade, demonstrando assim que um país não é rico pelas suas riquezas ou pela sua grandeza territorial, mas sim pela cabeça e a inteligência dos seus homens. País pequeno de párocos recursos, mas grande… pela grandeza dos seus homens! A todos os professores santomenses vai a minha mensagem de continuarem a apostar nos ensinamentos do português em 1º lugar, trampolim este; para compreensão de todas as matérias sobretudo a matemática. O meu orgulho em vós é incommensusurável. Um bem haja a todos.

  12. img
    estrela Responder

    temos que agradecer aos nossos professores que trabalharam juntamente com os alunos, apesar de sermos um país pequeno, somos grande na sabedoria por estarmos no terceiro lugar somos os vencedores obrigado aos alunos que esforçaram estão de parabéns.

  13. img
    BOSTONER Responder

    continuen assin un pais so avança com competiçao aumenten a vossa competiçao povos

  14. img
    Edmael Responder

    Não é facil nos comparar com os outros. Somos 100% fortes.
    Parabens aos alunos matemáticos.

Deixe um comentario

*