Comunidade são-tomense na Inglaterra cria TELAVENTOS

O projecto TELAVENTOS, nasceu em Londres, para difundir a cultura são-tomense no seio da comunidade imigrante no Reino Unido. Ronyta Bexigas, são-tomense residente em Londres a 5 anos, é a mentora do projecto, que dentre outra acção promove a arte, a literatura, assim como os costumes e a tradição são-tomense. «A equipa gestora do Telaventos é constituída por Ronyta Bexigas, Keina Carvalho, Vera Ibrahim, Liliana Furtado e o músico são-tomense Mesaro Soares», explica a direcção da ONG cultural.

ronyta foto2Há mais de 3 anos que o grupo de são-tomenses na Inglaterra promove organização de eventos que unem a comunidade são-tomense e outros povos do espaço lusófono que habitam no Reino Unido.

A equipa do Telaventos, destacou-se na organização da festa da independência de São Tomé e Príncipe no Reino Unido, no concurso de beleza Miss São Tomé e Príncipe UK, Miss Guiné Bissau UK, e em diversos eventos de caridade. “São Tomé e Príncipe longe dos olhos mas bem perto do coração” é o slogan que anima as acções do projecto Telaventos. «Realizamos eventos culturais, somos apaixonados pela nossa cultura e tradição, o objectivo mesmo é não perdermos o nosso Africanismo», declarou Ronyta Bexigas(NA FOTO).

Telaventos pretende manter bem vivas as marcas identitárias de São Tomé e Príncipe, no espaço europeu. «Quando falo de difusão da cultura São-Tomense na Diáspora, não me refiro só a festas, falo das nossas coisas tradicionais e culturais, falo de dança, música, teatro, literatura, moda… etc.  É possível, independentemente da localização geográfica e das barreiras linguísticas», acrescentou Ronyta Bexigas.

A equipa do Telaventos já começou a preparar a organização da festa da independência de São Tomé e Príncipe no Reino Unido. No dia 11 de julho próximo, a comunidade são-tomense é convocada para se concentrar em PRABA 300-310 High Road, Ilford IG1 1QW, zona leste da capital Britânica.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Emilio Freitas Responder

    Parabéns pela iniciativa, tudo que, de uma forma ou de outra, vier a divulgar o nome de STP, no mundo é sempre bem vindo. Só não entende o que tem a ver a divulgação de STP com a primeira foto, que mais parece duas pessoas trocando outras coisas mais do que a divulgação do nome STP lol

    • img
      Pumbú Responder

      Troca-se divulgando ou divulga-se trocando…

  2. img
    Eduardo fox Responder

    Muito bom , acho muito emportant Essa comunidade

Deixe um comentario

*