Cultura

Poesia em destaque! Nona edição da ” Dolorosa Raíz de Micondó” de São Lima

Cerimônia de apresentação da 9ª edição do livro “A Dolorosa Raiz do Micondó”, de Conceição Lima, 18 de setembro, sexta-feira, às 18h, no Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe.​

Oito edições em língua portuguesa e línguas estrangeiras. Selecionado em 2014 pelo Ministério da Educação do Brasil, entre mais de 400 títulos, para o Programa Nacional de Bibliotecas Escolares, com uma tiragem de mais de 32.000 exemplares.

A história do livro

Edições em língua portuguesa : é o segundo dos meus quatro livros de poesia, o último dos quais acaba de ser publicado. A Dolorosa RAIZ do Micondó foi publicado pela Editorial Caminho, de Lisboa, em 2006, com reedição pela mesma editora em 2008.
Em 2010, surgiu uma edição alemã bilingue, juntamente com ‘ O Útero da Casa’ pela editora Delta de Estugarda, com patrocínio da Fundação Callouste Gulbenkian, de Portugal.

Primeira edição espanhola pela Editora Baile del Sol, de Tenerife, em 2011 e, em 2014, segunda edição em língua espanhola pela editora El Perro Y La Rana da Venezuela, edição organizada pelo Festival Mundial de Poesia de Caracas e incluída na colecção ‘Poesia do Mundo’.
Edição bilingue italiana pela editora House Kolibris em 2015.

Segundo a autora, a motivação para esta reedição, uma vez que o livro se encontrava esgotado no mercado nacional, foi a selecção em 2014, entre mais de 400 títulos, para o Programa Nacional de Bibliotecas Escolares do Brasil, com uma tiragem de 32.350 exemplares pelo Ministério Brasileiro da Educação. O livro foi editado no Brasil pela editora Geração Editorial.
” Foi um pretexto feliz para pedir o patrocínio do BISTP que, prontamente se disponibilizou, na linha, aliás, da sua muito meritória acção de apoio à literatura e aos escritores são-tomenses.”

Conceição Lima está traduzida para o alemão, árabe, espanhol, galego, francês, inglês, italiano, turco, servo-croata e shona.

Abel Veiga

    2 comentários

2 comentários

  1. Costa

    18 de Setembro de 2015 as 8:32

    Parabéns, Conceição Lima, por esta nova edição.

  2. Kita

    20 de Setembro de 2015 as 10:53

    O artigo diz que há um novo livro que acaba de ser publicado. Fico à espera do lançamento. Parabéns, São.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo