Cultura

Adesão massiva de músicos – Diz a organização do “STP Music Awards”

A primeira fase do concurso “STP Music Awards” 2016, ultrapassou as expectativas da organização, no que toca às inscrições dos artistas, assegurou Nayr Santos, responsável pelo Departamento de Gestão dos Artistas, que fez o apontamento desta primeira fase do grande concurso musical de São Tomé e Príncipe.

No balanço da primeira fase do concurso, Santos anotou que a categoria “Artista Unitel olá Mundo”, por sinal, a patrocinadora oficial do evento, foi a que contou com o maior número de inscritos, seguindo-se as categorias de “Artista mais popular da internet” e “Música do ano”. No que toca às novas categorias inseridas esse ano, a categoria que superou as expectativas da organização foi a de “Melhor  Hip Pop ou Rap”, o que demonstra que uma grande parte dos jovens cantores nacionais estão a enveredar por este estilo musical universal. Por outro lado, as categorias relacionadas com as músicas e grupos tradicionais, foram as que tiveram menor número de inscritos. Dados que, segundo Nayr Santos, confirmam que as novas tendências musicais estão a ganhar terreno diante do género tradicional, o que, para a Comissão Organizadora, constitui motivo de preocupação e de ampla reflexão sobre o futuro da música tradiconal são-tomense.

Na segunda edição do “STPMA” verificou-se, na totalidade, 67 inscrições, entre cantores, produtores, compositores, conjuntos musicais, grupos tradicionais e Djs, que totalizaram mais de 270 candidaturas nas diferentes categorias, a uma média de 4 candidaturas por cada artista ou grupo.

Em termos comparativos, na primeira edição, realizada em 2015, em que os trabalhos apresentados eram referentes aos últimos 5 anos, ou seja, de 2009 à 2014, houve 77 inscritos, enquanto que, para esta edição, só foram admitidos os trabalhos editados e publicados em 2015.

Diante deste cenário animador, Nayr Santos, considerou que os objectivos da organização estão a ser superados, o que deixa toda a equipa satisfeita e com forças para continuar:“ Os resultados obtidos na fase de inscrição, deixam-nos satisfeitos e nos motiva ainda mais a seguir em frente, sabendo que, de certa forma, estamos a contribuir para a mudança da realidade musical em STP”.

Santos, aproveitou a ocasião para agradecer, em nome de toda organização do STPMA 2016, os protagonistas que aderiram em massa a este evento, em especial aos nossos cantores na diáspora (Portugal, França, Inglaterra e Taiwan), que, mesmo distantes, não quiseram deixar de participar, totlizando cerca de 40% dos inscritos.

A fase seguinte dos STPMA2016, terá início nos próximos dias, com a abertura do processo de votação nas categorias onde contam apenas o voto do público, nomeadamente, “Música do ano”, “Artista mais popular na Internet” e  “Melhor Dj”, através do site oficial, www.stpmawards.com e por sms. No final deste processo, os 5 mais votados de cada categoria seguirão em frente, juntando-se aos finalistas das outras categorias que serão selecionados e anunciados pelo Corpo de Jurados.

A grande gala do “STPMA” 2016, recorde-se, está marcada para o dia o dia 30 de Abril deste ano no Palácio dos Congressos.

“O que nos liga é a música!”

São Tomé, 15 de Fevereiro de 2016.

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top