Cultura

Humbah reabre agenda cultural do Brasil em STP

Centro Cultural Brasil-STP inaugurou na pretérita quarta-feira a sua agenda cultural para o ano civil de 2017 com o lançamento do livro “Flores do teu coração” do escritorsantomense Humbah Aguiar.

Foi preciso esperar pela terceira obra, para assistimos a apresentação do trabalho do literato santomense, HumbahAguiar, que fez a questão de dizer que não se sente um poeta, mas sim, alguém que tenta passar para o papel os seus sentimentos,pessoal, familiar e patriota.

Habituados a grandes palcosno além fronteira, sobre tudo em Portugal, Reino Unido e Angola, Humbahgrifou que é a primeira vez que emociona-se tanto perante uma plateia, que estava repleta de grandes nomes da cultura nacional, comdestaque para a poetisaConceição Deus Lima, que travou um pequeno debate com o homem da noite, em torno do crioulo forro, que também está presente no livro, no texto da página19 e 20 “Náméndusote fá”.

“Temos que escrever e não ter medo de errar, porque estamos sujeitos a erros. Pior de tudo é manter os trabalhos escondidos. Eu lamentopor eles. Eu sei que muitos jovens aqui nesta sala sofrem deste estigma. Não podemos ter medo. A crítica nos ajuda a crescer, posso dizer que sou um exemplo da importânciada censura. Ajudou-me a superar muitos defeitos”, alertou Aguiar.

Para a surpresa de muitos, o autor escolheu o Doutor Rafael Branco para expor a obra, que teceu rasgados elogios a coragem do autor e o trabalho, que realmente espelha o seu amor a sua amada, afamília e a pátria, o que faz do mesmo um romântico, enfatizou Rafael, querecomenda a leitura da obra.

LANÇAMENTO DO LIVRO 2Felicitação não veio somente do lado acima sublinhado, mas também da própria Embaixada do Brasil, através da Directora do Centro Cultural, Leila Quaresma, frisando que o evento do género, enquadra-se nas actividades que o centro vem fazendo em torno do livro, incentivando o gosto e a prática a leitura. Em seguida atirou aos presentes, dizendo que “então para nós Centro Cultural é o primeiro evento oficial neste ano, por isso é com muita satisfaçãoque acolhemos vocês, para juntos prestigiamos a obra do Humbah Aguiar”.

O evento não ficou marcado somente pela apresentação da obra, também os convidados tiveram a oportunidade de ouvir a declamação de alguns poemas presentes no livro, na voz do jovem Wildiley Barroca, ao som da “mágica” guitarra doGuilherme Carvalho.

Gil Vaz

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top