Volta do Cacau já está na estrada

Começa hoje a primeira etapa da volta do cacau. Trata-se da primeira prova internacional do Ciclismo em São Tomé e Príncipe. A competição reúne ciclistas de São Tomé e Príncipe, Angola, Portugal e França.

São no total 30 ciclistas, compondo 5 equipas. Após o prólogo realizado na tarde de quinta – feira, esta sexta – feira os ciclistas de São Tomé e Príncipe, Angola, Portugal e França vão realizar a primeira das 5 etapas da prova.

Na primeira etapa vão percorrer 45 quilómetros entre a Vila de Pantufo e o bairro de Almeirim. A tarde é a vez da segunda etapa, onde surgem 36 quilómetros a separar a Roça Água Izé e a zona de Cruzeiro – Trindade. «No sábado vamos ter um contra-relógio individual no distrito de Lembá entre Neves e Santa Catarina, e no domingo a última etapa entre Guadalupe e a cidade de São Tomé», explicou Tiziano Pizoni, Presidente da Federação são-tomense de Atletismo.

A volta do cacau não vai contornar a ilha de São Tomé. «Não é uma volta completa porque não há condições em todos os distritos para passar com a competição. Tentamos escolher as estradas que estão em melhores condições. Queremos criar um evento que possa continuar no próximo ano», salientou Tiziano Pizoni.

A federação de atletismo, diz que 5 equipas estão na estrada. 3 Equipas compostas por ciclistas são-tomenses, 1 equipa angolana e outra composta pelo misto de ciclistas, franceses, portugueses e angolanos.

Até ao próximo domingo os ciclistas têm pela frente 170 quilómetros para pedalar. Actividades culturais juntam-se ao desporto numa volta que promove também os cuidados de saúde. No percurso da corrida será lançada a campanha Mãos Limpa – Mais Saúde.

Até domingo a Volta do Cacau domina as atenções em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    GINGA PO Responder

    S.TOMÉ E PRÍNCIPE TEM QUE APOSTAR NESSES TIPOS DE EVENTOS PARA RELANÇAR O TURISMO E O DESPORTO . MAS HÁ UMA PROBLEMA MAIOR , O SENHOR DÉNDE E JOÃO COSTA ALEGRE, DEVEM SAIR E DAR LUGAR A OUTROS QUE TÊM EM MENTE IDEIAS RENOVADAS E CREDÍVEIS, PORQUE ESSES SENHORES JÁ NÃO TÊM MAS NADA PARA DAR AO DESPORTO NACIONAL,,,,,, FUIIIIII

    • img
      Osama bin Laden Responder

      Principalmente o senhor Manuel Dendê, desde que esse homem assumiu a presidência do Federação de futebol em STP, que o nosso nível de futebol caiu até a data, o campeonato fica parado durante anos, mas o homem não pára de viajar, sempre em conferências e dentre outras actividades. Haja alguém com coragem para por esses aguentas a correr das chefias das instituições do nosso país.
      Vejam só o caso de dinheiro (400 mil euros) que a FIFA deu para fazerem centro de estágio, vão lá ver o que foi feito por traz do estádio nacional e vê se aquilo custa a verba em causa.
      Mais o problema maior não é esse, o maior problema é compreender mentalidade de certas pessoas, como que centro de estágio pode ser construído atrás do estádio nacional, julgo que seria mais razoável a construção desses complexo numa zona fora da cidade que desse maior tranquilidade aos atletas, lazer, e condições de trabalho…
      Portanto por tudo isso e mais coisas, solicito a demissão de senhor Dendê urgentemente da nossa Federação.
      Não pode-se agarrar aos cargos quando não se faz nada.

      Algum tempo atrás passou pelo canal TV SIC em Portugal, o caso de um presidente da junta que pôs o cargo a disposição em virtude de não ter conseguido fazer nada em beneficio da freguesia, ao ver noticias fartei-me de rir, mais depois analisando a coisa com mais calma pensei, este homem é inteligente, não é egocêntrico, verificou a sua falta de criatividade deu lugar ao outro evitando a inoperância da instituição, são esses exemplo que gente como Manuel Dendê devia seguir, estamos fartos de não ganhar nada.

      VIVA STP….

  2. img
    Boca do Mundo Responder

    Quero encorajar a Federação São-tomense de ciclismo pela iniciativa, e pelos sucessos alcançado pela realização do mesmo. Gostaria muito que a camisola amarela ficasse em stp, mas não foi dessa vez.
    Os meus parabéns á equipas nacional.
    Admira-me como as outras federações não foram capazes até a presente data organizar eventos semelhantes. A história do desporto nacional tem demonstrado que stp vem participando em várias competições, mesmo ai em costa africana, a da CPLP e muitas outras, e tem tido muita fraca participação, como não bastasse tem recusado todas as ofertas de organização das mesmas.
    Temos maus dirigentes a frente da Federação Nacional de Futebol e muito outras, bem como a frente do Comete Olímpico Nacional. Cada um desses dirigentes tem a características próprias.
    O Dirigente do Comité olímpico é especialista em passar muito tempo no ar (muitas Viajem), especialista em ser presidente de varias modalidade tanto nacional como da sub-regional africana, especialista em dirimir conflitos desportivos noutros países, especialista em muitas ideias brilhantes sobre a importância do desporto no incremento da economia, turismo, lazer, mas o desporto nacional esta como está.
    O dirigente da Federação Nacional de futebol é especialista em subtrair fundo da federação, especialista em criar crise desnecessária para não realização dos sucessivos campeonato de futebol, especialista em atribuir título desportivos no gabinete, especialista em está em banco de réu de Tribunal de Conta. Alais, com esse especialista, para além de campeonato de futebol que não tem realizado, também tem contribuído para não participação da selecção nacional em muitas pré-eliminatórias (da CAN e dos Mundiais de fetubol)
    Por isso quero encorajar esses incompetentes e oportunistas que estão afrente do desporto nacional que siga o exemplo da Federação do Ciclismo, caso contrário que afastem e deixe o desporto para os desportista e os seus adeptos.
    Viva o desporto nacional,
    Viva stp,
    E abaixo a corrupção, incompetência e oportunismo.

Deixe um comentario

*