Desporto

Dia nacional do desporto celebrado com homenagens na região do Príncipe

O Governo da Região Autónoma do Príncipe aproveitou a celebração do dia nacional do desporto, 12 Março, para anunciar aposta total na promo9ção do desporto escolar.

Sob o lema: pela formação integral e desenvolvimento do Desporto Regional, a festa do 12 de Março na ilha do príncipe juntou, no estádio 13 de Junho, mais de 500 alunos da pré-escolar á 11º ano.

Futebol, atletismo, capoeira, ginástica rítmica e diversos jogos foram as modalidades apresentadas pelos pelo alunos.

Cerca de uma dezena taças e mais de trinta medalhas foram entregues como prémios aos vencedores em diferentes modalidades além de, centenas de diplomas de participação entregue a cada participante.

O governo decidiu apostar no desporto escolar porque pretende maximizar o desporto regional com vista a descoberta de novos talentos” Disse Natália Umbelina Secretaria regional para área social, instituição que organizou a festa Desporto na Região Autónoma no Príncipe.

A festa serviu ainda para homenagear Paulo Primo Afonso ex-Delegado do Desporto na região e o fundista Ilídio Vaz, ambos pelo contributo prestado em prol do desporto regional.

Numa região onde o lazer é quase inexistente, com taxa de consumo de álcool mais alta do país, o governo resolveu apostar nas escolas para promover a mudança de comportamento dos jovens.

Patrocinado pela CST, BISTP, COMITÉ OLIMPICO e alguns privados na região a festa do Desporto, este ano, foi diferente para melhor. Foi notória a alegria estampada no rosto das crianças que durante mais de 10 horas, distribuídas em períodos diferentes, e sob a orientação do professor Lúcio Amado, mostraram o que são capazes de fazer.

Teobaldo Cabral

    15 comentários

15 comentários

  1. Todo Mundo é Drº ,Mano Chum é Drº até Choné é Drº

    15 de Março de 2011 as 14:33

    Isso mesmo Príncipe, vamos mostrar a esses corruptos do Governo Central como se Governa para povo e com povo.

    Não é igual ao 1º ministro que nem fala com os ministros, os ministros têm que dar recado a Varela e Varela por sua como pombo correio passar recado ao senhor Patrice Viagem, Cada coisa que está a descer na capital da corrupção, só com Cristo…

    Força Mestre Natália

  2. António Cádio Paraiso

    15 de Março de 2011 as 23:25

    Viva o Desporto Escolar.Os novos talentos desportivos surgem destas iniciativas. Parabéns pelo sucesso da actividade, muita coragem e determinação.

  3. António Portugal Crisóstomo

    16 de Março de 2011 as 10:20

    Gostaria de felicitar o Governo da Região Autónoma do Príncipe, em particular, a Doutora Natália Umbelina na qualidade de Secretária Regional para a Área Social pela iniciativa da celebração do Dia Nacional do Desporto que decorreu na ilha do Príncipe.
    É minha convicção que actividades idênticas, a serem realizadas na ilha do Príncipe, poderão contribuir para uma maior e melhor aproximação entre os jovens, em particular, bem como da população em geral, fazendo crescer um espírito de pertença e fraternidade na comunidade.
    É de louvar as homenagens prestadas ao Ex-Delegado do Desporto, Paulo Primo Afonso que permanecerá como um símbolo e orgulho do desporto regional, bem como ao jovem promissor Ilídio Vaz que tem dado reais provas no atletismo regional.
    Aos patrocinadores, deixo uma palavra de apreço, pela forma como apoiaram e contribuem para o cumprimento destas iniciativas que podem marcar a diferença e contribuir para o bem-estar geral da população do Príncipe.

    • Nho Pedrinho

      16 de Março de 2011 as 14:04

      Bu sta só na troça… abri odjo rapaz…

      • Nho Pedrinho

        17 de Março de 2011 as 13:40

        Ja estou morto….deixa-me descansar em paz.
        Na vida paga-se pela lingua.

    • Ex-Delegado do Desporto

      16 de Março de 2011 as 16:11

      Paulo Primo não esse que vendeu todo equipamento da juveniada? Se for, por a caso prestou um grande serviço a nação e a Príncipe em geral, vendendo todo equipamento do desporto no mercado do Príncipe.
      È preciso ter memoria curta!

    • Ex-aluna do Professor Antonio

      16 de Março de 2011 as 17:30

      Se professor Antonio tevesse vergonha nem escrevia no tela non. Vem ao Principe ver a dificuldade que a sua familia está a passar, sou estou a ser frontal, sem mais da sua ex-aluna do curso nocturno.

      • Teotónio

        17 de Março de 2011 as 13:35

        Para frente minha gente. Deixem de mesquinhez e baixeza.
        Não esperem que a felicidade caia do céu. Trabalho, trabalho, trabalho… Abaixo a preguiça e a desesresponsabilidade.
        Se existem pessoas com dificuldades a obrigação de todos nós, cidadãos, Estado, familiares, amigos é ser solidários em vez de estar a lamentar nestes fóruns. Estes fóruns não são para lamentos, são para discussão pública dos assuntos que dizem respeito a todo o povo de S.Tomé e Príncipe.
        Viva a Ilha do Príncipe
        Viva S.Tomé e Príncipe
        Viva o Desporto
        Fui
        Teotónio

      • Ex-professora

        17 de Março de 2011 as 13:37

        Se tivesses vergonha nao metias na vida dos outros.
        Nao e so a familia do Antonio que esta a passar dificuldades no principe.
        Existem outras familias em situacoes muito pior. Outras ate fazem o que nao devem para sobreviver.
        E graca a Deus que eu saiba, essa familia ainda nao chegou a esse ponto e nunca vai chegar.
        Se toda a familia tivesse bem, nao haveria revolta entre eles.
        Atentamente ex-professora.

      • Lavres

        17 de Março de 2011 as 15:40

        Exactamente eles ficam lá em Lisboa a falar só, a falar a toa como quem caiu de malagueteira, deviam preocupar com os seus familiares e amigos que ficaram.
        Esse Tó já então que tem mania que é muito sabichão… Gostei.

      • Lavres

        17 de Março de 2011 as 15:42

        Cádio tambem é outro que desde que foi, nem bilhete postal manda aos seus

        • António Cádio Paraiso

          17 de Março de 2011 as 19:22

          Senhor Lavres estou no Principe pelo menos um vez por ano. E se Deus quiser estarei lá no dia 17/4.Deve estar muitos distraiso.

      • Amem!!!!!!!

        17 de Março de 2011 as 23:04

        Ex-aluna do professor Antonio deveria era estar calado, de serteza que o teu professor fou muito útil em sua vida, deixa de ignorancia e avareza, pois nem escrer uma frase com nexo consegues…apreenda a respeitar as pessoa, este espaço foi criado para interagirmos sim, mas com criticas construtivas e não trazer pra cá assuntos pessoas. Espero ter a ajudado…
        Um bem haja a todos que deseja ver um STP melhor…

  4. Revolucionário

    18 de Março de 2011 as 11:01

    Minha Gente, estamos cá para falar sobre este tema do desposrto que aconteceu na Região Autonoma do Príncipe. Deixemos de ignorancia e de bate-bocas que em nada ajudará o desenvolvimento do Principe.
    Esta actividade foi muito boa, porque como podem notar foi o pontapé de saída para nós cá da região começarmos a ver os novos talentos da nossa ilha.
    Força Sra. Secretária Natália Umbelina, pessoas como a Sra. é que necessitamos cá. Pessoas com novas ideias e novas dinamicas, o Príncipe está necessitando muito disso.
    Bem haja S.António TODO PODEROSO

  5. Taa-Sossegado

    20 de Março de 2011 as 13:35

    Força Natalia!

    Tu és mulher competente. Contigo o Príncipe só tem a ganhar.

    Que S.Antonio te dê muita força para trabalhar!

    Todo resto, é, como se diz na tropa, ” conversa de caserna”

    bem haja!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo