Resultados das três primeiras jornadas do campeonato de futebol

Vasco Antão, a partir de Portugal divulga os resultados das 3 primeiras jornadas do campeonato nacional de Futebol 11. 

1ª Jornada

Ribeira Peixe 2 Desp. 6 Setembro 5

UDESCAI 1 Guadalupe 1

Neves 3 C. Vermelha 0

Santana 1 Riboque 3

Desp. O Que Del Rei 1 Sporting P. Cruz 2

Caixão Grande 1 UDRA 1

2ª Jornada

Desp. 6 Setembro 1 UDESCAI 2

Guadalupe 1 Neves 0

C. Vermelha 2 Santana 0

Riboque 0 O Que Del Rei 2

Sporting P. Cruz 0 UDRA 2

Ribeira Peixe 1 Caixão Grande 1

3ª Jornada

Caixão Grande 1 P. Cruz 1

UDRA 0 Riboque 1

O Que Del Rei 5 Cruz Vermelha 1

Neves 3 6 Setembro 3

Santana 1 Guadalupe 1

Udescai 1 Ribeira Peixe 0

  1. img
    Romilson silveira Responder

    Olha o Santana F.C JA COMEÇOU A GANHAR ESTA semana sera a vês de 6 de setembro e vamos comcertesa ganhar o jogo porque ja nâo estamos a abrincar oestas duas derrota ja chega porque ainda queremos ganhar o campeonato.

  2. img
    Jogador Responder

    Não entendi essa news…! O homem em Portugal é que divulga os resultados do campeonato em STP? Como se diz em S.Tomé: “Cada cuesa que dece”..lol!

    • img
      kilu sacramento Responder

      ya banda ta bater mais forssa na paz yyeeyyeyyeyeye

  3. img
    Lévé-Léngue Responder

    Mas que brincadeira vem a ser esta?!?
    Que autoridade tem esse “Vasco Antão” para fornecer esses dados??? Onde estão os órgãos da Federação Santomense de Futebol??? O que impede Tela Nós de buscar informações junto a FSF???

    • img
      vasco antão Responder

      Boa tarde

      Antes de mais como colaborador da Tela Non em Portugal e como tiveram a amabilidade de me enviar os resultados das primeiras três jornadas, do campeonato de st Principe para meu email, divulguei. Como o jornalismo é informar penso ser natural os resultados serem divulgados e não cometi nenhuma ilegalidade. Depois quando se refere a esse Vasco Antão, posso lhe dizer que em muito pouco tempo já tenho ajudado muitos desportistas de São Tomé e Príncipe em Portugal, sem receber nada de volta, que me procuram para os ajudar. Depois parece que só eu é que sei que em Portugal, foram abandonados com a conivência de alguem, dezenas de jogadores de STP sem documentos que eu estou a tentar regularizar a documentação junto da Embaixada em Lisboa, mas que não me ajudam em lado nenhum, nem na Embaixada a ajudar os rapazes, pois para alem de me pedirem colaboração alguns até tem medo de sair de casa. Alguns graças a Deus com a ajuda de outros, igualmente, já estão a jogar. Por isso quando se fala com que autoridade tem esse “Vasco Antão” sou apenas jornalista do Jornal Record de Lisboa, Agência Lusa, Expresso das Ilhas de Cabo Verde, Radio MFM de Cabo Verde, Radio Jovem da Guine Bissau, gestor e treinador de escolas de futebol em Portugal, observador de clubes desde os meus quinze anos vai já 24 anos de futebol, com passagens pelos melhores clubes de Portugal. Coloquei com dinheiro gasto do meu bolso, em telemóvel, cerca de trinta jogadores de STP que estão por aqui a estudar a treinar em clubes, e a fazer o que gostam, a divertirem se sem pedir valores a ninguém. Mas o que mais gosto me deu, foi encontrar colocação para um jovem de apenas 16 anos, que se levanta ás 5 horas da manhã para trabalhar a entregar publicidade, sem ter a sua documentação toda. E custa me pois tenho uma filha da mesma idade e o lugar dela é a estudar para se formar o melhor possível. Temos de ter respeito pelos outros, quando falamos, pois o que existe aqui é uma falta de comunicação da Federação. O divulgar os jogos e onde se realizam trás mais publico aos estadios e a divulgação de actividades é sempre importante.

      Um abraço a todos

      Vasco Antão

      • img
        António Responder

        O senhor tem toda a razão. Esta gente da minha Terra é assim: não trabalham; nem deixam os outros trabalhar. Por isso é que o país está como está. Ou seja, um bando de políticos preguiçosos e corruptos e um povo que lhe acompanha cegamente nesta pobreza moral, espirirual e social.
        O que é que o senhor fez de mal que envergonha o país ou é eticamente duvidoso ou reprovável? Digam por favor! Porquê tanta mesquinhez e estupidez? Mandaram os resultados dos jogos para o correio do referido senhor. Nenhum órgão de comunicação social do país publica os referidos resultados. O senhor, que, aparentemente, colabora com o jornal resolveu publicar os referidos resultados. Onde é que está o mal nisso? Vão mas é trabalhar, plantar bananeiras, estudar, ler e deixem os outros trabalharem. Que mal é que isto tem? Eu nunca vi nada assim! Eu creio que isto é um tique de ciúmes entre jornalistas ou pseudo-jornalistas aborrecidos com o papel e importância do jornal Téla Nóm. Façam o vosso também e deixem-se de ciúmes, invejas e má-fé.
        Isto já cansa…. Já foi a Conceição Deus Lima, agora é o Téla Nóm. Façam alguma coisa de útil para o vosso país e deixem as pessoas em paz.
        Fui
        António

        • img
          jeecy Responder

          pois António,deveriam é estar gratos pelo senhor publicar isso,uma vez que n podemos acompanhar as noticias a 100%,e isso aí é uma mais valia para quem acompanha o futebol Nacional.

      • img
        Lévé-Léngue Responder

        Sr. Vasco,

        As minhas dúvidas apenas não teriam razão de ser se, pelo menos, o Tela Nón lhe identificasse com seu legítimo colaborador.
        Quanto ao seu CV, não foi oportuna a sua apresentação, porém alegro-me em saber da sua enorme benevolência para com os novos talentos. Trata-se pois de um louvável investimento.
        Agora, publicar informações recebidas de terceiros, nunca terá a mesma legitimidade que publicar as prestadas directamente pelos órgãos competentes, que no caso presente é a Federação de Santomense de Futebol.
        Posso até não estar coberto de toda a razão, mas defendo que as informações devem ser obtidas primeiramente das fontes primárias, depois as secundárias e em casos extremos através das fontes terceárias.
        Daí continuo a perguntar: onde estão os órgãos competentes??? Se foram capazes de enviar essas informações ao exterior, porque não prestá-las também aos órgãos de comunicação social nacionais???

        • img
          vasco antão Responder

          Boa noite

          Só para esclarecer o senhor, sou colaborador em Portugal da Tela Non há perto de um ano com muito gosto, como pode ver nas peças enviadas em que o meu amigo Abel Veiga fez a minha apresentação, na fase inicial. Apesar de já ter sido convidado, não me desvio para outros órgãos de comunicação social que já o tentaram fazer a oferecer o dobro. A apresentação de meu CV foi só para lhe mostrar que não cai de paraquedas nesta função. Pelas suas palavras já vi que é jornalista, e deixa me ficar a perceber que a TELA NON está a incomodar muita gente, mas por outro lado fico preocupado pois na nossa classe há solidariedade, lealdade e amizade ainda para mais nas alturas difíceis que passamos, que são valores fundamentais que os meus pais me passaram e eu tento passar esses valores aos meus jovens jogadores das escolas de Futebol, e é também o que tenho com meu amigo Abel Veiga. Depois não é nenhum investimento, é sim ajudar os jogadores a encontrar clubes perto de casa ou da escola onde estudam. Investimento é colocar os jogadores em clubes profissionais, mas aqui é fazerem o que gostam enquanto estudam em Portugal. O senhor está a dar me razão quando diz que as informações devem ser recolhidas em órgãos competentes e em fontes primarias. As informações foram enviadas para um elemento de um órgão de comunicação social de ST Príncipe, que telefona para ST Príncipe, chateia, pede os resultados mais de uma vez e quando pedi os resultados foi comunicado que era com esse fim, pois a sua divulgação era quase nula. O senhor telefona a alguem para lhe fornecer esses resultados ou fica sentado na cadeira á espera que as noticias cheguem. Por isso pelas suas palavras, percebo que quer dizer que a Tela Non não é um órgão de comunicação de ST Príncipe. A Tela Non e o meu amigo Abel Veiga tem realizado um trabalho fantástico. Todos Saotomenses em Portugal vão saber as noticias de sua terra, caso contrario nada sabiam e deve assim acontecer noutros paises. Isso deve ser valorizado com os poucos meios e quando se trabalha bem isso deve ser realçado, como igualmente quando isso não acontece também deve ser referido, pois assim também crescemos. Tenho uma base da dados de centenas de jogadores de ST Príncipe, nas mais variadas modalidades desportivas, que irei continuar a divulgar, dentro do rigor e isenção que a TELA NON tem efectuado e se possível gostaria de falar do maior numero possível, pois era sinal que na Diáspora continuam a levar o nome de ST Príncipe mais longe.

          Um abraço a todos

          Vasco Antão

      • img
        Chocolate-Biológico Responder

        Sr. Vasco Antão,

        lamentavelmente assim se agradece, em muitos dos círculos, aqui nas nossas bandas. É pois o grande mérito desses ditos senhores e co-produtores desta sociedade. Não fazem, por não saberem ou poderem melhor fazer, mas perturbam constante, ou até mesmo tentam silenciar, aqueles que por bem, os estenda uma mãozinha, com o intuito único, de os ajudar a atingir uma maior efetividade nos seus afazeres do quotidiano, para o bem da nossa Nação.

        Agradeço-vos pelos feitos e siga realizando o que achar de necessário paras Ilhas maravilhosas.

        Um salve a todos
        Chocolate-Biológico

      • img
        Celsio Junqueira Responder

        Caro Vasco Antão,

        Antes de mais agradecer o seu trabalho, o esforço e dedicação as suas nobres causas, e mesmo que lateralmente ajude os Jovens desportistas Santomenses, louvemos!

        O que se passou foi um mal-entendido e alguns equivocos, coisas que acontecem com toda a gente no dia-a-dia. Não leve a mal, penso e julgo eu que ninguém o quererá ofender/atingir/atacar a sua pessoa e o seu trabalho.

        Entenderá que a Federação Santomense de Futebol poderia prestar melhor o seu serviço público. Mas estas serão com certeza contas de outro rosário.

        Continue com o seu bom trabalho e meritório.

        Agradecemos de coração e de espirito “desportista”.

        Abraços,

  4. img
    ovo de pode Responder

    Sou de opinião que o tela non adopte uma tabela para clarificar melhor os resultados de cada jornada e uma outra para a pontuação das equipas.

  5. img
    J. Maria Cardoso Responder

    Sr. Vasco Antão,
    Pela forma como tem-nos trazido os resultados e a integração dos jovens jogadores são-tomenses em várias latitudes deste país, Portugal, sempre questionei-me.
    Como terá ele as informações desportivas?
    É triste a forma tão baixa e analfabeta como um tal cidadão do meu país, veio aqui questionar a sua autoridade. É isto a pobreza mental k não permite a valorização do trabalho e do sacrifício alheio. É a visão de alguns.
    Penso k a baixeza daquela intervenção demonstra a capacidade de quem a traz ao público, mas, pelo contrário não lhe vai abanar.
    Temos k agradecer a sua amabilidade pelo esforço de não só dignificar o nome de STP pelo potencial dos jovens desportistas e esticar os agradecimentos pela vertente humanitária k demonstrou em ajudar a legalização dos mesmos no território português, retirando-lhes do esconderijo do medo e do trabalho precário.
    No k me resta, tenho a juntar aqui os agradecimentos de STP à si.
    Bem-haja!

  6. img
    Linilove7 Responder

    Na proxima secção dos resultados, nao esqueção de fixar os da segunda divisão.
    Meus agradecimentos por esses resultados afixados.

  7. img
    Barrata Responder

    Meus semhores entrem aqui para dizer coisa com coisa.

  8. img
    Príncipe Responder

    Porquê que os resultados do campeonato da ilha do príncipe não foram publicado?

  9. img
    mé zochi Responder

    deviam tdos ir cuidar da roça de cacau,rende mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. img
    packito Responder

    Antes de mais o obrigado pela noticia. Vim a este site hj precisamente para tentar saber mais sobre o desporto em STP (em particular o futebol) pelo que esta noticia foi um tiro “quase” em cheio pra mim. :-)

    Digo “quase”, pois o artigo peca por alguma falta de clareza. Como li nuns comentarios anteriores, a divulgacao da tabela/classificacao actual devia acompanhar a noticia, por exemplo. Alem disso, para aqueles que nao conhecem bem o nome dos clubes – como e’ o caso de potenciais vistantes de outros paises, o uso de siglas e/ou diminutivos era de se evitar, pelo menos na lista dos resultados da primeira jornada. Por exemplo, quem n sabe o que siginifica o “P.” em “Sporting P. Cruz” vai continuar sem o saber ao sair desta pagina!

    Portanto, ha coisas por corrigir, a iniciativa podia ter ido mais alem, mas e’ todavia muito bem vinda e ja ca fazia falta ha mt tempo!

    Sobre o debate que se gerou… E’ obvio que trata-se de (mais) uma falha das autoridades santomenses em nao prestarem este servico ao publico; os nossos dirigentes ao nao terem sido capazes de ate’ agora organizarem uma pagina, e-mail, qq coisa que permitisse ao pessoal acompanhar esta e outras noticias duma forma mais completa, profissional e generalizada, revelaram mais uma vez a sua incapacidade em prestar os servicos mais basicos ao seu povo, desta vez na area da informacao.
    No entanto, tambem fico desapontado por o autor do artigo nao querer ter ido mais alem, pelos motivos explicados acima. Ao contrario de alguem que (incorrectamente, na minha opiniao) questionou a autoridade do jornalista, devemos todos nos interrogar sobre a qualidade DESTE artigo em particular. Ainda pra mais, apos ficarmos a saber o extenso curriculo do autor, era mesmo de se esperar mais e melhor.
    Nao quero com isto atacar ou questionar a integridade ou entrega do Sr. Vasco Antão: apenas acho que, no caso particular deste artigo, podia ter feito melhor e espero muito sinceramente que esta critica seja usada no sentido constructivo e nao combatida com mais uma longa explicacao/descricao da sua experiencia de vida.

    Cumprimentos a todos.

  11. img
    Helder Leitão D`alva Responder

    Gostaria saber se o corpo directivo da UDRA,é o mesmo?.Se for qual o projeto.Sera q voltamos com a bobeira de sempre?

  12. img
    lupuie Responder

    Peço ao camarada Presidente Manuel Pinto da Costa dar enfase na massificaçao do desporto tendo em conta que o desporto faz parte do dia de Pinto da Costa

Deixe um comentario

*