Desporto

William Barbosa o futebolista santomense que conquistou o Brasil agora sonha em defender as cores da selecção nacional

William Cassandra Rosamonte Barbosa, 28 anos, é santomense. Há dois anos trocou o quartel do exército santomense pelos campos de futebol do Brasil. Enfermeiro de profissão, em 2009 veio ao Brasil para tirar o curso superior de enfermagem em Ceará, estado (província) brasileira da região nordeste.

Em STP William era técnico de enfermagem do exército, ostentando a patente de segundo sargento. Ele confessa que sempre foi apaixonado pelo futebol.  “Em São Tomé atuei no Inter Clube de Bom-Bom, Andorinha Futebol Clube, e Desportivo 06 de Setembro, time afecto ao exército santomense”, diz o jovem atleta. Em STP dividia o seu tempo entre o exército e o futebol, tendo representado em algumas ocasiões as selecções nacional de Sub-17, como capitão, e de honras em competições oficiais da confederação africana de africana de futebol.

Já no Brasil, a vida de estudante nunca foi fácil. Não havia muito tempo para o jovem pensar no futebol. Para se manter na faculdade e complementar a renda doméstica, William, era obrigado a arranjar trabalhos extras, com penosas jornadas de trabalho.  “É impossível um estudante se manter apenas com a bolsa, ainda mais chegando com vários atrasos. Eu tive de trabalhar clandestinamente como “bar man” das 18 horas às 4 horas da manhã. Tinha apenas um dia de folga. Às 08 horas da manhã tinha que estar na faculdade para as aulas”.

Ainda assim William não desistiu do futebol. Passou a atuar no Clube da Faculdade. Depois de mostrar muito talento e determinação, foi convidado por um amigo para fazer testes no futebol profissional. William aceitou o desafio. Foi testado e aprovado.  A partir daí se firmou no mundo do futebol cearense. Assinou seu primeiro contrato profissional com o Uniclinic Atlético Clube da segunda divisão. Atuando como defesa, William soube se impor.  O que segundo ele não foi fácil, visto que o Brasil mantém uma longa tradição no futebol. É atualmente o maior exportador de atletas para a Europa.

Recentemente William foi eleito um dos melhores defesas do campeonato cearense de futebol, um dos torneios mais disputados da região. Seu brilho não parou por aí. Em uma das partidas William chegou a fazer o único “golo de ouro” que deu a classificação ao seu clube em um dos torneios.  Ele vem sendo apontado como um atleta revelação e sensação do campeonato cearense de futebol.

Se antes já brilhava, a partir daquele momento histórico ele conquistou o futebol cearense, uma das mais equilibradas competições da região nordeste do Brasil. Conquistou em pouco tempo a simpatia dos rigorosos e exigentes adeptos, inclusive de outros clubes.  Teve então propostas de vários Clubes grandes. Diante de tanto assédio, William acabou assinando novo contrato com o Horizonte Futebol Clube, equipe da primeira divisão do Ceará. Já enfrentou gigantes do futebol brasileiro, como Flamengo, clube tradicional que já disputou o Mundial de Clubes.

William que diante das dificuldades chegou a pensar várias vezes em desistir do curso e regressar a STP, hoje pensa mais alto. Quer firmar-se no futebol brasileiro. Fazer grandes partidas e elevar o nome de STP, um tanto quanto desconhecido no mundo do futebol, o mais longe possível.

O Sonho de voltar a vestir a camisa da selecção nacional de futebol de STP

Sobre as perspectivas para o futuro, William já sabe bem o quer: Continuar a jogar bem para um dia representar e defender as cores da selecção de honras de São Tomé Príncipe.  Após a final do torneio Unimed de futebol, o maior campeonato do ceará, em novembro deste ano, ele pretende visitar STP. Mas para isso precisará da autorização da diretoria do seu clube.  “Pretendo ir a São Tomé e Príncipe de férias após a copa Unimed que estou disputando, para poder matar as saudades da família, e, sobretudo de meus dois filhos,” revelou o jovem atleta.

Agora, William cursa Educação Física. Ele deseja ver outros santomenses atuarem no futebol brasileiro. E promete ajudar o seu antigo clube de STP com doação de equipamentos desportivos. O atleta revela ainda, que existem alguns olheiros e empresários do futebol brasileiro interessados em deslocarem-se a STP para procederem à sondagem de novos talentos, que poderão juntar-se ao plantel de clubes do futebol brasileiro.

Carllile Alegre

carllilealegre@gmail.com

    44 comentários

44 comentários

  1. amigo da terra

    30 de Junho de 2011 as 14:17

    Forca baiano

  2. Revoltoso Arrependido

    30 de Junho de 2011 as 14:29

    “William Barbosa o futebolista santomense que conquistou o Brasil” Por amor da santa Brasil é grande…

    • Vila Maria

      30 de Junho de 2011 as 15:30

      Realmente, a Sr.ª jornalista deu uma de sensacionalista barata, pois o Ceára por si só não pode significar dizer todo o Brasil, pois este país é muito grande (cerca de 9 milhões de km quadrados)! Sem falar que o futebol cearense não é lá muito divulgado mesmo dentro do Brasil, como o São Paulino, Fluminense, Mineiro e Gaúcho!
      Mas em todo caso, força William! Êxitos e sucessos!

  3. odail santos

    30 de Junho de 2011 as 15:02

    vole! ainda lembras desse nome mano? desejo toda a sorte do mundo aquela abraço mano, continua assim,ASS: (Dáda)

    • william barbosa

      1 de Julho de 2011 as 17:25

      valeu volê rsrrrs lembro sim desse nome e como lembro valeu mano .

      • nissley

        3 de Julho de 2011 as 20:09

        boa peqenho ,é isso mesmo mostra a raça de stp.q td seje bom p ti …e q dignifique a nossa bandeira ,abraxos

  4. Kikico Semedo

    30 de Junho de 2011 as 15:40

    Força ai bro…

    Abraço

    • william barbosa

      1 de Julho de 2011 as 17:28

      valeu pequenho rsrsr
      força ai tambem pra voce tudo de bom na tua carreira profissional.

  5. João

    30 de Junho de 2011 as 17:57

    Muita sorte. A juventude africana, sofre muito. As elites africanas tÊm muito medo da nova geração. Um Tempo Novo para Todos, está Moda…

    • kilu sacramento

      2 de Julho de 2011 as 10:05

      ta fix bru um abraço forti vc tem garra yeyeyyeyyeeyeyyeyy NA PAZ

  6. Adolfo

    1 de Julho de 2011 as 1:59

    Grande William!
    Nao é novidade para mim, tive oportunidade de jogar contigo e sei do que és capaz. Lembras das tardes de sábado no campo do Liceu Nacional? Tempos bons que nao voltam mais! Forca e muita sorte.

    • william barbosa

      1 de Julho de 2011 as 17:08

      lembro sim adolfo rsrs das tardes de liceu nacional foi bom de mais esse tempo obrigado pela força.

  7. Rio Papagaio

    1 de Julho de 2011 as 14:08

    William Barbosa é do Principe, e não de ST, vocês foro tem muito essa maninha.. Putos de Principe não brinca,no desporto na escola, na universidade brilham sempre desde do tempo da minha avó que era assim, assim será, nós não brincamos…

    “Doa a quem doer”

  8. jeecy Tati

    1 de Julho de 2011 as 14:10

    olha granda volante!! willian que derrubes tudo e todos e conquistes tudo que tiver para conquistar,força aí vullê!!tati pequeno

    • william barbosa

      1 de Julho de 2011 as 17:12

      valeu tati arebenta la do 6 de setembro voce tem talento tambem e acredita em voce

      • jeecy Tati

        5 de Julho de 2011 as 0:57

        yah brigado volê,mas não estou em STP (6 setembro)ha sensivelmente 2anos!!!mas futebol sempre acompanha.me!!força mesmo

  9. S. Tomé no coração

    1 de Julho de 2011 as 14:54

    olha william desejo te muitas felicidade na sua carrega força pk mundo de jogador ñ é facil mas acredito nas tua capacidade força mano

    • william barbosa

      1 de Julho de 2011 as 17:17

      valeu obrigado,com certeza sei que não é nada facil ainda mais aqui onde fabrica talentos todos os dias pra voce ser profissional aqui como jogador de futebol e ser titular meu amigo voce tem que ser BOM DE BOLA e muito determinado.

  10. Vladya

    1 de Julho de 2011 as 15:44

    Boa sorte William nessa nova fase no Horizonte! muitas portas continuarão a se abrir pra vc, continue assim com sua garra, perseverança e emprenho em tudo que faz!

    • william barbosa

      1 de Julho de 2011 as 17:20

      obrigado vla,se Deus quiser se eu fazer um bom campionato agora com certeza que vai ter propostas melhores vou trabalhar pra isso.

    • Vladya

      1 de Julho de 2011 as 20:30

      empenho*

  11. Marlon Semedo

    1 de Julho de 2011 as 16:35

    Força ai willian

    • william barbosa

      1 de Julho de 2011 as 17:21

      valeu marlon força ai tambem pra voce

  12. publow devis

    1 de Julho de 2011 as 22:50

    sera k s, tome tem campionato?

    • william barbosa

      2 de Julho de 2011 as 13:31

      depois de muito tempo agora ja tem rsrs

  13. mikha

    3 de Julho de 2011 as 1:23

    oi estou muito feliz por te que deus te ilumine sempre e te da muitas forças pra continuares..

  14. erculano

    3 de Julho de 2011 as 19:02

    wilnan acredito em te sei que és um grande profissional, e vai representar nosso s.tomé e príncipe na terra de muitos talentos de futebol fazendo eles perceber q nossa ilha tbm tem jogadores com talentos …. espero que próxima noticia seja muito melhor q essa ou seja foste contrato pelo santos ou flamengo força mano

  15. frantz fanon cassandra will

    4 de Julho de 2011 as 11:05

    ola primo a minha satisfacao e de saber que os cassandras estao sempre a subir estou no gabao e sou professor na escola santomense

    • william barbosa

      6 de Julho de 2011 as 0:54

      obrigado meu primo somos e sempre seremos cassandra um abraço sucesso pra voce.

  16. luis noronha

    4 de Julho de 2011 as 11:38

    grande william, homem que lutou e luta em dar cor e esparanção para essa grande ilha com cor verde, verde é dar esparança poara esse lindo país são tomé e príncipe
    valeu contua assim

    • william barbosa

      6 de Julho de 2011 as 0:55

      valeu bró

  17. Siomara

    4 de Julho de 2011 as 13:54

    Desejo-te William muita sorte !
    Não sabia que o meu colega estava no Brasil…

    Força

    • william barbosa

      6 de Julho de 2011 as 0:58

      tou sim minha colega rsrrs ta tudo bem com voce um cheiro pra minha professora d francês tua mãe melhor que ja teve la em stp abraços

  18. Delmiro da Mata

    4 de Julho de 2011 as 13:59

    Parabéns meu primo!
    Em alguns momentos pude acompanhar de perto o teu esforço e dedicação no futebol e sei que mereces essa oportunidade que tiveste no futebol aqui no Brasil.
    Os contatos aqui no estado de São Paulo já foram feitos. Estou a espera do material. Um dia ainda vou te ver brilhar por aqui.
    Continue trabalhando com dedicação.

    • william barbosa

      6 de Julho de 2011 as 1:03

      tou sim meu primo e hoge ja começou o primeiro dia de trabalho no meu novo time HORIZONTE FUTEBOL CLUB da primeira devisão cearence ,e ja comessarão as disputas de lugar no time principal mas eu voulutar pra estar sempre entre os 11 fica ligado que vou dar voce notícias .

  19. Celso garrido(el cobanito

    5 de Julho de 2011 as 11:53

    William muita força e corragem, Eu sei que vas vencer, não te esquesa de três coisas: humildade, dissiplina e trabalho.valeu.

  20. william barbosa

    6 de Julho de 2011 as 1:07

    certo amigo muuuuuuuuuuuita humildade e disciplina tarabalho nem se fala é a palavra de ordem vleu amigão abraços

  21. Gpc London

    7 de Setembro de 2011 as 1:16

    well done william .Eu tive prazer em conhecer-te pessoalmente e’s positivo e super batalhador, nao tenho duvidas que iras representar bem as cores da seleccao nacional.continua sempre humilde e batalhador.comprimentos de Londres

  22. mario regis gonçalves

    25 de Novembro de 2011 as 21:37

    William, fiquei com uma curiosidade.
    Você terminou a faculdade de enfermagem?]
    Boa Sorte !

  23. Miguel Angelo Correia

    2 de Janeiro de 2012 as 16:10

    Fico mt feliz por ti mano, só Deus sabe o quanto lutaste para conseguires , mais pelo q sei e ti conheço, vais uma mais longe na tua carreira e como pessoa ;podes ter certeza que es uma guerreiro um batalhador incansavel; força mano, que Deus te proteja.

  24. rodney da gloria

    22 de Fevereiro de 2012 as 15:38

    soidy filho major tome, muita força e corragem, Eu sei que vas vencer

  25. Judith Bandeira

    17 de Maio de 2012 as 12:00

    O campeonato do Ceará terá o seu inicio em novembro, e o seu termino ???
    E quando vas a S.T.P. .
    Eu sei que é no fim do campeonato, mas quando
    Será no natal ???

  26. djunha

    22 de Maio de 2012 as 17:50

    è isso mesmo,para ser um bom sargento è precizo dar muita eca ,como sabes treinar muito forsa mano

    • valé capela

      27 de Junho de 2012 as 11:50

      Pois é temos que ser muito forte enfrentar sempre as dificuldades pensar sempre positivo ter fé,motivação e sobre tudo a esperança para conseguimos alcançar os nossos objectivos, estou muito fez por ti ver assim espero que continues assim e que tudo cora bem para ti.muitas saudades e um abraço da tua amiga beijos….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo