Sorteados os confrontos e grupos das Eliminatórias da África para Mundial de 2014 em Brasil

Foram sorteados na Marina da Glória no Rio de Janeiro (Brasil) os confrontos e os grupos das Eliminatórias da África. Inicialmente serão 12 duelos mata-mata, em ida e volta. Os vencedores desses confrontos avançam para a segunda fase, onde se juntarão aos outros 28 países da região.

As 40 seleções serão divididas em dez grupos de quatro equipes, que se enfrentarão no formato todos contra todos em jogos de ida e volta. Os primeiros colocados dos dez grupos passam para a terceira fase, que terá cinco confrontos mata-mata. Os vencedores se classificam para a Copa de 2014.

Confrontos mata-mata da primeira fase:

1 – Ilhas Seychelles x Quênia

2 – Guiné Bissau x Togo

3 – Djibuti x Namíbia

4 – Ilhas Maurício x Libéria

5 – Comoros x Moçambique

6 – Guiné Equatorial x Madagascar

7 – Somália x Etiópia

8 – Lesoto x Burundi

9 – Eritreia x Ruanda

10 – Suazilândia x República do Congo

11 – São Tomé e Príncipe x Congo

12 – Chade x Tanzânia

Grupos da segunda fase:

Grupo A: África do Sul, República Centro-Africana, Botsuana e Vencedor 7

Grupo B: Tunísia, Serra Leoa, Cabo Verde e Vencedor 6

Grupo C: Costa do Marfim, Gâmbia, Marrocos e Vencedor 12

Grupo D: Gana, Sudão, Zâmbia e Vencedor 8

Grupo E: Burkina Faso, Níger, Gabão e Vencedor 11

Grupo F: Nigéria, Malaui, Vencedor 1 e Vencedor 3

Grupo G: Egito, Zimbábue, Guiné e Vencedor 5

Grupo H: Argélia, Benin, Mali e Vencedor 9

Grupo I: Camarões, Líbia, Vencedor 2 e Vencedor 10

Grupo J: Senegal, Angola, Uganda e Vencedor 4

Por:Leonildo Costa

Estudante de comunicação social na UFRJ

  1. img
    xei! Responder

    nem vou dar-me ao luxo nem a ilusao de sonhar!

  2. img
    Milton Responder

    Para uma seleção que não disputa partidas oficiais desde 2003, São Tomé e Príncipe não deve ter muitas pretensões nestas Eliminatórias. Mas se conseguir repetir a boa atuação em casa que teve em 2003, poderá sonhar com voos mais altos.

  3. img
    Luiz Folha Responder

    Pare com esse portugues de Brasil se faz favor. So llhe faltava era escrever esporte aqui em vez de desporto, ou escrever deletar (palavra derivada do ingles)em vez de apagar.

  4. img
    4ever Responder

    Força STP!!!!!!!!!!!

  5. img
    meymadra Responder

    nao fomos muito felizes no sorteio, mas tenho fé que pelo menos podemos chegar a fase de grupos.
    FORÇA STP

  6. img
    Luís Miguel Prazeres Responder

    Muita força STP,não fomos felizes no sorteio,mas espero que o nosso país possa fazer bons resultados,nós n podemos ser pessimistas,vamos acreditar que sim!!! Força STP

  7. img
    couve -flôr Responder

    os jogadores devem estar fisicamente e psicologicamente bem para fazerem boa figura e mostrar ao mundo que tambem sabemos jogar futebol……….

    • img
      william barbosa Responder

      mandou bem couve-flô estar bem fisicamente e principalmente psicologicamnete que podemos eliminar o gongo e entrar logo no grupo pra conseguir se classificar vamos acreditar nosso povo pensamento positivo,e vamos dar o nosso voto de confiança a presidente da fideração comandante idalecio pachire e a sua equipa tecnica .

  8. img
    Carlos Ceita Responder

    Meus caros amigos

    Que saudades dos tempos do Chalino. Lavia, Tati, Paulino, Rolamento, Armandinho do príncipe, Idalecio Pachire Minho, Orlando Samanta, Brasiliano, Jordão da praia cruz e tantos outros nomes que praticavam futebol de qualidade. E Equipas como Vitoria do Reboque, Andorinha. Será que ainda se pratica futebol como nestes tempos? Ou é apenas pontapés para frente ou arrogância de vedetismo.
    Mas não tenhamos ilusões nos tempos que correm só melhorando a situação económica e social podemos ambicionar uma competição de desportiva a escala internacional.

    Abraços

  9. img
    Bem haja Responder

    Tomos talento no “mato” para bater o Congo e irmos disputar com Gabão.. cabe o seleccionador agora, se leva os que jogam no campeonato nacional ou os que jogam no campeonato “distrital português”..
    Que seja feita uma boa campanha nesta fases de grupo.. Força ai

  10. img
    santoespirito Responder

    quero fazer uma pergunta.
    porque que a Selecção de stp não pode ganhar a Selecção de Congo?sera que os congoleses sao mas inteligente do k os santomenses>?kual e a diferença de um ser humano com outro sabendo que ambos partilham de um cerebro racional>? dantes diziam que os brancos sao mais inteligente que os pretos. mas hoge descubri que a inteligência nao tem cor.isto e natural de cada ser humano.nunca diz que vc não pode.se vc dizer que vc nunca pode assim vc esta a prejudicar o desenvolvimento do teu cérebro.eu acredito que a Selecção de stp tenhem jogadores inteligentes jogadores que nao sao afetados de uma forma psicologicamente negativa , jogadores que nao se deixa de intimidar por qualquer equipa.e são com esses jogadores que a Selecção de stp vai ganhar o congo.por isso deixo um apelo a selecao de stp. VOCES PODEM FAZER TUDO O QUE VC QUEREM….

  11. img
    Digno de Respeito Responder

    É de louva a atitude e o gesto do jovem estudante Leonildo Costa pela partilha de informação com os nossos leitores. Mais um santomense interessado na conquista do bem: dispensou seu belo tempo a fim de trazer informação. Embora com um português abrasileirado(considero normal), porque o ser humano é adaptável ao meio em que vive e por conseguinte influenciável.

  12. img
    carlos Responder

    stome vai ganhar este mundial temos k acreditar na nossa pontencialidade forca stome

  13. img
    PauloDavid Responder

    Estou ansioso para ver qual será o nosso desempenho, agora com uma nova estrutura administrativa.. assim que alguém saiba as datas dos respectivos confrontos agradecia que publicassem..
    Obrigado

  14. img
    José Quaresma Responder

    congo é forte mas temos k ser otimista……força São tomé……….Muita força STP,não fomos felizes no sorteio,mas espero que o nosso país possa fazer bons resultados……força

  15. img
    PauloDavid Responder

    Fiquei sabendo, que não será incluindo na selecção nenhum jogador que jogue a nível estrangeiro, devido a incapacidade económica da federação o que é uma grande tristeza, pois certamente seriam uma mais valia para a selecção, mas como sempre ouvi dizer “só faz falta quem cá esta”, estou confiante que os jogadores que representaram a selecção darão o melhor de si para dignificar o país. Não devemos cair na ilusão, e esperar que 8 anos depois, entremos novamente numa competição oficial da FIFA e sejamos logo os vencedores,apesar de tudo ser possível com esforço e dedicação, espero apenas que sejamos capazes de disputar o jogo com o CONGO e que saímos com a cabeça erguida, ao contrário do que acontecia com derrotas pesadas, por exemplo 8-0 frente a Líbia.
    Só peço o esforço e dedicação porque no futebol apenas isso é que conta.

  16. img
    Atlas Responder

    obrigado Leonildo Costa!!!

    Estou convicto que STP vencerá o Congo, batendo em 12 de Julho, e empatando no Congo.
    Já na fase de grupo, a equipa poderá tirar experiência para o futuro, conhecendo melhor o futebol regional…

    Para terminar, parabéns ao comitê organizador pela simplicidade que tiveram em organizar as fases, permitindo o sonho alto das seleccoes como a nossa, em disputar mais jogos de nivel internacional…

    em breve estaremos, no CAN!!!

    Obgd!

  17. img
    Jamilo Danquá Responder

    quem ñ ker sonhar k ñ sonhe pois eu acredito k temos valores e se cada um de nós fizer a sua parte em 2014 poderemos estar pelo menos no CAN, e isso ja seria muito bom e aproveito para perguntar sobre os resultados dos jogos do nosso campeonato…
    Força SC Praia Cruz… Sempre

Deixe um comentario

*