Mister Gustavo Clemente observa talentos na ilha do Príncipe

Jogadores do Príncipe poderão futuramente a fazer parte da selecção nacional. Garantia do seleccionador nacional o prof. Gustavo Clemente.

Gustavo Clemente que está na ilha do príncipe a pescar talentos para selecção nacional, vai aproveitar os 7 dias da sua visita para se encontrar com dirigentes dos clubes do Príncipe, assistir aos treinos das equipas e tomar notas para possíveis convocatórias.

Ainda durante o ultimo fim-de-semana, acompanhado do “olheiro” da selecção no Príncipe, Gustavo assistiu aos desafios de Futebol 11 que contaram para décima oitava jornada do campeonato regional de futebol, tendo Sporting do Príncipe derrotado o Desportivo da Sundy por 2 – 0 .  O Mister gostou do que viu“o problema do nosso futebol é estrutural e tem a ver com cultura desportiva. Estive a ver o jogo e registei com agrado 2 a 3 jogadores com fortes hipóteses de serem chamados a selecção nacional porque preenchem os requisitos para o modelo de equipa que pretendo formar. Mas ainda é cedo preciso observar os outros.” Disse. Gustavo salientou que: “a selecção esteve parada cerca de sete anos. Portanto, estamos a começar tudo de novo. Para mim é importante estar aqui trabalhar com as equipas do príncipe. O meu trabalho não consistirá apenas em observar, mas sim, na participação directa nos treinos”

No passado, a ilha do Príncipe já contribui com jogadores para selecção nacional, nomes como: Armandino, Maurício Pequeno, Aurora marcaram uma uma época de ouro na nossa selecção. Uma realidade que hoje não se verifica. O que, segundo entendidos na matéria, faz do Príncipe “um cemitério de valores perdidos”.

“Não entendemos como é que se fala de seleção nacional, e nem sequer o Príncipe se faz representar. Se não tivéssemos valores; tudo bem! Mas temos muitos talentos no Príncipe que só precisam de uma oportunidade para mostrarem o que valem. ” Afirmou Valdemiro Prazeres treinador dos Sporting do Principe.

Valdemiro acredita que: “com Mister Gustavo, tenho fé que a coisa será diferente. Ele é um homem competente e com sensibilidade. Não queremos estar na selecção por estar; queremos estar pelo que realmente valemos”. Salientou.

Na Região do Príncipe os Operários lideram o campeonato com 39 pontos, seguido de Sporting com 38 pontos.

Na próxima sexta-feira o seleccionador nacional vai poder assistir o derby: Sporting do Príncipe x Operários, partida decisiva a contar para 19 oitava do Campeonato Regional de Futebol. Um jogo considerado de alto risco pelo nível da rivalidade existente entre os dois clubes da mesma cidade, S. António. O Telanon apurou que segurança será reforçada.

Teobaldo Cabral – Correspondente do Téla Nón no Príncipe

  1. img
    Anca Responder

    “Gustavo Clemente que está na ilha do príncipe a pescar talentos para selecção nacional,…”

    A pescar? talentos

    Penso que a utilização do termo pescar deveria estar entre aspas “pescar talento”, porque o termo pescar no seu sentido estrito significa, apanhar (peixe) com rede, anzol, fisga, etc…

    Quanto ao nosso futebol penso, e como foi dito e muito bem, e um problema estrutural, porque talento e fácil encontrar e criar, com formação de qualidade, e pratica de futebol de qualidade e competitivo.
    Mas sem condições para a formação de profissionais de futebol, sem a profissionalização do nosso futebol, passando pela melhoria das condições para melhor pratica de futebol( recinto ou campo de futebol, equipamento desportivos, transmissão de relatos e imagens do nossas modalidades desportivas, para uma cultura de apreciação e gosto pelo desporto nacional, neste caso futebol, dentre outras), até podemos ter talentos naturais para futebol, a nossa prestação nas provas internacionais será sempre inferior as expectativas geradas e criadas, com a prestação do nosso futebol, tanto no campeonato interno como nos desafios e provas internacionais.

    Esta tarefa, para além de ser uma tarefa das autoridades desportivas competentes, é também de todos Santomenses, de tantos quantos gostam e amam o desporto e o futebol, essencialmente do nosso desporto, aqueles que querem ver o nosso desporto, futebol se erguer, e digno de representar o país, logo nós os Santomenses, internacionalmente.

    Bem haja

    Continuemos a

    Praticar o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe o desporto de São Tomé e Príncipe

  2. img
    MOBALI Responder

    ANCA! estas equivocado. Porque Jesus chamou seus discípulos que eram pescadores de profissao, para serem pescadores dos homens.
    Si fazemos correçao garamaticamente do teu comentario, encontraremos muitos eurros.

    Objectivo deste espaço nao é para corrigirmos ums aos outros, mas sim para encontrarmos juntos uma melhor soluçao para o nosso Pais, En diversos sectores e aspectos (aspetos).

    • img
      Anca Responder

      Obrigado Mobali

      Referia-me ao sentido estrito do termo pescar.

      Pois é claro que no sentido lato da palavra pescar,passo a citar

      Pescar pode ser

      1. Apanhar (peixe) com rede, anzol, fisga, etc.
      2. [Por extensão] Tomar, colher, agarrar.
      3. [Figurado] Ver de relance.
      4. Surpreender em flagrante.
      5. Conseguir, lograr (o que se pretendia).
      6. [Popular] Entender, perceber, compreender, conhecer, saber.
      v. intr.
      7. Ocupar-se na pesca.
      8. [Popular] Ter conhecimento, ter noções.

      Era um contributo, no sentido de utilização das palavras ou termos no sentido estrito e directo, e não no sentido seu sentido lato ou ambíguo, pois o nosso jornal online, é lido por diversas pessoas com sensibilidades diferentes, a nível da sua contextualização, ambiente e meio de origem.

      Para que não dêmos lugar a ambiguidades e mal interpretação da realidade da nossa sociedade e do nosso país.

      Bem haja

      Um abraço

  3. img
    Dicas dos Santos Responder

    Ola mister Gustavo, tudo bem consigo? Eu como um dos primeiro alunos seu em s.tomé,no ano de 1996 fico bastante contente de te ver chegar no maior posto de futebol de s.tomé, e ate que enfim esses nossos dirigentes abriram os olhos de la meter uma pessoa super competente como tu. Tenho muito para dizer sobre o nosso futebol,mas fica para uma outra ocasião, para finalizar desejo-te a maior sorte do mundo para esse cargo que agora ocupas, bem como a nossa selecção nacional.Dicas dos Santos

  4. img
    josé da silva varela Responder

    ESSA é uma iniciativa muito louvável,,afinal principe é são tomé e são tomé é pprincipe somos todos irmão mister gustavo ta fazendo um escelente trabalho,,procurar talento para seleção no príncipe é muito importante;afinal são tomé e príncipe é um país que nao tem talentos fora..então tem que procurar o que temos la dentro mesmo e trabalhar para defender a seleção…tem alguns jogando em portugal mais…não vejo são tomé com condições nesse exato momento de buscar jogadores fora do país então vamos ageitar o que temos na mão e trabalhar forte pra no que vai dar…com fé em deus tudo dará certo..STP merece….

  5. img
    Ámí sá míme Responder

    o nosso maior problema relacionado com futebol é que o nosso governo não da muita atenção a desporto mais querem ser conhecido, infelizmente os nosso atileta não podem desenvolver a pratica porque no seu quotidiano eles têm que pensar no pão para o seu sustento e da sua familia o que apena foteboll não garante se olharmos para os paises como portugal espanha etc se bem que não podemos comparar os ateleta vivem de futebol e eles têm 8 a 24 horas para desenvolver a modalidade( nesse caso foteboll) por mais que em stp possa ter bons ateletas eles não serão reconhecido a nivel mundial no seu peso e valor devido o tipo de vida que que a despesa lhe obriga, é triste um ateleta mesmo no dia de jogo esta a pensar o que vai jantar principalmente um guarda rede, os nossos ateletas entrão no campo afectado psicologico é por isso o nosso futebool caminha mais para brincabool ou melhor brincar com bola no campo durante alguns minuto, acredito que temos muitos bons jogadores e ateletas em stp o que falta é que os governante acarencia-os e cuida deles quando estive em stp ouvi dizer de um ciclista com potencial aonde esta ele? ouve dizer que no riboque tem muito bons jogadores aonde estão? se os governantes prestarem mais atenção nós poderemos ser o oitavo 20º melhor, o Mister gustavo pode fazer melhor que puder mais se não for apoiado de nada serviraa tua dedicação porque tanto principe como são tome tem muito bons jogadores mais eles não conseguem subissair na carreira futebolistica devido as necessidade do seu quotidiano “góvénué bámu juntá móm pa nóm zudá atletá nóm chi góvénu ná zuda iné cumá cu disportu nóm cá bá uwé” junto para um desporto melhor ” esse deveria ser o nosso lema

  6. img
    Tinychenko_7 Responder

    Gustavo, fico muito contente em saber que foste colher talentos em Príncipe, isto é uma das coisas que todos os treinadores que passaram da seleção não fizeram :).

  7. img
    Conóbia... Responder

    Ansioso pra ver esse jogo…. Vamos sair bem …… tb temos uma palavra a dizer num mundo de futebol….

  8. img
    yuri Alex de sousa Frota Responder

    força com a nossa futura seleção Mister Gustavo,eu sei que tem o potencial necessario para orientala,e ansiedade é muito, so para o ver a demonstrar o seu trabalho

  9. img
    yuri Alex de sousa Frota Responder

    E que o desporto santomense va em diante e não pare aqui,e também espero e conto com a nossa participação no CAN

  10. img
    Edilson Madre Deus Responder

    Sou pelo parabenizar-te por posto em que estas a exrcer de momento, a seleção de são tomé sempre precisou de alguém capaz de modernizar, organizar o futebol nesta ilha, entretanto só me resta dizer que estou muito feliz em saber que es tu, Mister Gustavo o treinador, sou vermelho, de certeza que muitos ainda se lembram de mim, por quanto tanto joguei pela equipa do Bombom, mais uma vez parabenizo as pessoa que te elegeram como sekecionador de são tomé e principe.

  11. img
    Edilson Madre Deus Responder

    Para retificar o inicial da minha expresse, queria dizer, sou pelo presente…

  12. img
    sún fode cono de santola em tuga Responder

    este gajo sabe o que é talento?, um porcaria de treinador, o que ele sabe é treinar os miúdos e não os jogadores da selecção nacional,ele mereci ser expulso com pano branco mas com os adeptos de stp são parvos isto não vai acontecer, ou ser expulso a purada!!!! espero que tenha gostado do meu comentario

  13. img
    Lioterio Carvalho Responder

    Caro Abel!
    Apenas como sugestão, tente saber que contribuição as pessoas que comentaram o desempenho da SELEÇÃO NACIONAL deram para que o resultado fosse outro.
    Parabens Fideração Santomense de Futebol
    Parabens Mr. Gustavo…
    Parabens aos Jogadores
    Parabens S. Tomé e Principe

Deixe um comentario

*