Desporto

Treinador da selecção nacional lamenta a ausência dos futebolistas são-tomenses que evoluem em Portugal

Luís Leal, é um dos nomes sonantes do campeonato português da primeira divisão, que muita ajuda deveria dar a selecção nacional de São Tomé e Príncipe, no embate com o Congo – Brazaville, mas não foi possível a sua presença no estágio da selecção.

Gustavo clemente Seleccionador nacional, lamenta a ausência dos futebolistas nacionais que evoluem em Portugal, nomeadamente Luís Leal. «Seria bom ter esses jogadores qui para reforçar a qualidade da equipa nacional. A federação de futebol fez alguns contactos junto aos clubes onde militam esses jogadores mas não recebeu o aval dessas equipas. Isso não depende só da vontade da federação, e dos recursos financeiros. Depende muita da disponibilidade das equipas em libertar os jogadores», sublinhou.

A contribuição de Luís Leal, jogador da União de Leiria de Portugal, foi condicionada pela decisão do seu clube. «A primeira resposta que a federação são-tomense recebeu da equipa de Luís Leal é que ele não estava fisicamente em condições de representar o país. E assim não tivemos a oportunidade de tê-lo aqui. Esperamos que no próximo jogo poderemos tê-lo aqui», declarou Gustavo Clemente.

A equipa nacional que joga esta tarde, é composta por jogadores do Vitória do Riboque, com 8 elementos, a ilha do Príncipe, tem 3 jogadores do Sporting do Príncipe e 1 jogador da equipa dos Operários. Udescai de Água Izé tem uma presença, UDRA de Angolares deu 3 jogadores, Oque-Del – Rei 1 Jogador, e 3 jogadores da equipa militar do 6 de Setembro.

Abel Veiga

    14 comentários

14 comentários

  1. NINA

    11 de Novembro de 2011 as 15:05

    POIS É

  2. Desporto é Vida

    11 de Novembro de 2011 as 15:36

    Pois a Federação está sem dinheiro para esse fim, tudo por causa do saque que senhor Dendê andou a fazer aos cofres da Federação, ainda deixou devida para actual gestão pagar.
    Gostaria de saber, por onde anda, todas as verbas que a FIFA ofereceu para desenvolvimento do nosso futebol!
    Tarde ou cedo a justiça de vina será feita, já que a justiça das autoridades tarda a chegar.

    Faço um apelo a senhor Pachire, para abrir uma conta solidária em nome da Federação onde Tribunal Contas será chamado de 15 em 15 dias para controlar os movimentos da mesma.

    Tenho a certeza que muita gente poderá ajudar o país é nosso!

  3. h silva

    11 de Novembro de 2011 as 18:00

    Mas k palhacada sera essa?Meu DEUS as equipas nada podem fazer para nao libertarem jogadores para as respectivas selecoes!ha leis e todos chefes da fereracao sabem disso.agora se nao tem dinheiro para tal,ja e outra coisa.Mas com um resultado desse ja nao vale a pena chama-los…queimar dinheiro k ja nao tem seria estupidez.Bom era tentar um bom resultado em STP…agora bye bye ate a proxima.Mas num dia vamos la chegar…Parabens a tds os elementos que julgo ter dado o seu melhor a representar o nome do Pais…

  4. Digno de Respeito

    11 de Novembro de 2011 as 23:52

    O anterior responsável pela FSF deveria ser chamado a responsabilidade. Para onde foi tanto dinheiro disponibilizado ao longo dos tempos pela FIFA??!

    Hoje esse dinheiro faz falta para buscar, contratar e fazer manutenção à despesa inerente a participação da nossa seleção no tão importante evento internacional.

    Mesmo assim, continuo bastante encomodado e com a ausência de reforço dos santomenses fora do País. Muitos querem dar sua contribuição e deve-se criar condições atempada para evitar precalço ou mal estar institucional.

    Se todos aqui concordam comigo, vamos dar parabéns ao PACHIRE e a sua equipa pelo empenho para trazer de volta o “FALCAO”.

    • mana kassongo

      23 de Novembro de 2011 as 16:23

      muinto sinceramente eu fico feliz em ver o desporto de volta no meu pais essa é umas das atividades que alegra o povo e começamos a ser conhecido em diaspora, um abraço a novos elenco da federação e os elementos da seleção santomense vai enfrente que embreve teremos bons resultado.

  5. psiu!

    12 de Novembro de 2011 as 9:20

    nao foi possivel porque agora que chegou a 1divisao e tem jogado bem, e já é portugues, pensa servir portugal e nao STP. é só isso e ponto final.

  6. Bloco operatório do principe

    12 de Novembro de 2011 as 9:31

    Só para lembrar que a FIFA tem um estatuto em que nenhum clube possa impedir um jogador de representar a sua seleção n sei se stou errado neste ponto..

  7. lino

    12 de Novembro de 2011 as 11:23

    se já é português, tem todo o direito de decidir e escolher o melhor para ele.
    não será julgado por isso.
    é um direito que lhe assiste.
    se calhar em s.tomé estão a espera que ele pague as viagens e todos os custos inerentes a deslocação, para ir jogar pela nossa selecção.
    onde é que ja se viu uma coisa destas!?…
    os que militam no estrangeiro não vão , porque em s.tomé querem tudo de borla.

  8. Francisco Castanheira

    12 de Novembro de 2011 as 13:04

    o rapazinho ja e Portugues, portanto, se calhar so pode representar Portugal.
    Agora temos e que fazer a conta com o Sr. Dende, nao acham?
    A equipa dos nossos nao sao profissionais e basta isso. ATe fizeram muito. Analizam o que Barcelona fez ao Real Madrid 5-0.
    Entao?

  9. Dicas dos Santos

    12 de Novembro de 2011 as 15:23

    Ok meus senhores, isto foi so para verem quanto temos que mudar o nosso futebol e a nossa maneira de estar no mesmo.
    Dos treinadores todos que tiveram a frente da nossa Seleção, so o mister Gustavo teve olhos paraver que jogadores que actuam em Portugal fazem falta a esta Seleção, e por outro lado ´só falam do tal Luis Leal que esta agora a jogar na primeira liga, e que se calhar tambem nao tem tanta vontade de representar a seleção, penso eu! Esquecendo também que nas outras divisões existem muitos e bons atletas com condições de representar-nos, isto porque ja tenhem outra cultura futebolistica em relaçao a aqueles que jogam naquele campeonato nacional tao fraquinho.

  10. Dicas dos Santos

    12 de Novembro de 2011 as 15:28

    Para o vosso conhecimento senhores da Federação Santomense, em Portugal nós os santomenses residentes em Portugal temos uma otima Seleção, em que participamos em varios torneios e com bons resultados, acho que voces deviam dar uma atençãozinha nesta Seleção, e se calhar um dia iriam me da a razão, falo isto como atleta e Capitão da mesma Seleção. Dicas dos Santos…..

  11. Dalingher

    12 de Novembro de 2011 as 23:52

    Boas meus caros amigos 5-0 faz parte do jogo é bom sim nós de são tomé e principe preparar-mos a nossa seleção para o futuro isto sim agora não podemos estar a culpar o fulano quando o fulano ja não faz parte da federação santomense de furebol agora meus caros é seguir em frente isto porque está em causa sim é a qualificação para o mundial de 2014 no brasil isto sim que só de saber que STP está nesta luta ja nos deixa de orgulho força a nossa seleção não desistem um abraço a todos.

  12. VAVA SOVIETICO

    13 de Novembro de 2011 as 18:36

    pois pois,estadio nacional com relva sintetica,centro de estagio com campo com relva cintetica,sede da federação totalmente apetrejada,autocarro,etc etc,mesmo assim DENDE não fez nada??? São TOMENSE não sabe o que fala,,,esperemos que a direção do comandante PACHIRE faça igual ou melhor,,,viva SÃO TOME E PRINCIPE,,,8 jogadores do riboque,,,!!!!!

  13. truquim deçu

    14 de Novembro de 2011 as 12:00

    Meus senhores, o Manuel Dênde foi julgado e condenado no tribunal de contas, para repor o volor no glofe do estado, mas como neste país somos todos primos o tribunal contitucional com poucas palvras fragilizou o dito julgamento até o dia de hoje permitindo cada um fazer o que quer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo