Arranque do campeonato de futebol juvenil

Após alguns anos sem competições oficiais de futebol jovem arrancou na manhã do passado dia 19 de Agosto o Campeonato Juvenil de Futebol na categoria de sub-16 masculino.

A competição organizada pela Federação Santomense de Futebol (FSF) conta com dez equipas distribuídas por dois grupos. A cerimónia de abertura decorreu no Campo da Academia Nacional de Futebol, em Ponta Mina, com o desfile das equipas a que se seguiu o jogo de abertura vencido pela Aliança Nacional de Pantufo perante o Palmar de Água Porca por 4 a 1.

No grupo A estão colocadas as seguintes equipas: Aliança Nacional, Boa Morte, Palmar, São Marçal e UDESCAI.  No grupo B encontram-se: Melhorada, Caixão Grande, Folha Fede, Juba e Santa Margarida.

Os jogos disputar-se-ão no período da manhã para não coincidirem com as partidas dos campeonatos da I e da II divisão de seniores.  Nas palavras do Professor Ratinho, Director Técnico da FSF, este é o início de uma nova fase há muito esperada no futebol são-tomense, considerando ainda este responsável federativo que os campeonatos juvenis organizados de forma regular são a base fundamental para o desenvolvimento do futebol no arquipélago.

Diogo Calado

  1. img
    ANCA Responder

    Muito bem

    Organizar, Planear, Investir, na formação, qualificação dos jovens, no Desporto Nacional, para sua profissionalização futura no desporto, sim o Desporto, pode também vir a ser, no País, uma oportunidade de profissionalização.

    Boa iniciativa Federação

    Esta iniciativa deve ser extensível a outros ramos/vertentes/modalidades do Desporto Nacional e á nível Nacional, para que a repreentação e participação do País, nas provas e competições regionais e Internacionais/Mundiais(Jogos Olímpicos, Mundiais de atletismo, Mundiais de Clicismo, Mundiais de Basquetebol, Mundiais de Voleibol, Mundiais de Andebol, Provas de Ginasticas, Mundiais de Canoagem, etc, etc…) no futuro, jamais fique limitado, á modalidade do Futebol.

    Necessario se torna, a organização, planeamento e investimento, em infra-estrutura, quer a nível privado quer público, sim organização, planeamento e investimento, em clubes, nas doferentes modalidades do Desporto Nacional.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • img
      José Vale Responder

      José Vale:

      Sr. Anca. lamento, corrigi-lo, a iniciativa não foi da federação, mas sim de um grupo de cidadãos cansados com o silêncio da FSF relativamente ao futebol femi9nino e juvenil, decidiu, embora descalços, colocar tais miúdos a jogarem a bola.
      Vi na televisão, TVS, o professor Eurico, autor da iniciativa a pedir a Federação apoio concretizar e dar alguma dignidade ao torneio. Vice-Presidente, Teotonio Menezes que representou a FSF, não garantiu qualquer apoio, mas sim disse que ”dentro do possivel iremos ver que fazer para apoiar”.

      Mas, sabe- se que a FIFA quando dá 350 mil dólares a Federação orienta os seus 40 por centos para Futebol jovem e Feminino. Onde é que está esse dinheiro e hoje, dizem que a Federação para pagar os árbitros foi emprestar o dinheiro ao banco (BISTP). fala – se e deixou de ser segredo de que a federação está em falência técnica. Não pode constituir surpressa, pois, quando se sabe que o Sr. Secretário geral, Leonel Vangente tem um salário de 22 millhões de Dobra.Minha gente do Presidente quanto será? Assim, os miúdos não vão ao lado nenhum. Quem ainda não se recorda dos protestos do capitão Avô a uma semana do Jogo com a Serra Leoa? Hoje, garotos, estão descalços. E ninguem faz nada, ou ao menos, perguntar a Federação onde é que está os dinheiros da FIF. Tenho impressão que os Clubes fugiram da zagaia para morrerem com o dardo. E esse projecto de futebol juvenil, que, deixaram apenas para o Sr. Eurico veloso é mais uma dessas asneiras. Esta Federação está a fazer muita asneira Estão descalços e foram filmados , assim e eu vi-os e francamente, que, vergonha. O jornalista que elaborou o texto devia se ter informado melhor, em vez de estar a publicar notícias deturpadas e enganar a opinião pública. Onde e´que está o apoio também do Governo para esses miúdos crescerem praticando futebol dicente e amanhão , representar o país. Coitado do professor Eurico. realisticamente falnando, lamento muito, esse projecto não tem pernas para andar., Isso faz lembrar o projecto de revisão do PCD, ao qual, o PM, Patrice Trvoada matou logo a nascença. Enfim… o tempo encarregar – se-à de tudo. Só que até lá, pode ser muito tarde.

      Um abraço

      • img
        ANCA Responder

        Caro José Vale

        Bem haja

        O tempo que deve contar para nós SãoTomense, é o hoje e o agora.

        O que importa é ter acreditar e agir, no persente, ou hoje e agora.

        Se foi a Federação, se foi “um grupo de cidadãos cansados com o silêncio da FSF relativamente ao futebol femi9nino e juvenil, decidiu, embora descalços, colocar tais miúdos a jogarem a bola” como se refere a sua observação, o que importa é que a iniciativa é boa.

        É um bom começo, se se todos apoiarmos, desde ás instituições competentes, á sociedade cívil organizada, o sector privado Sãotomense, bem como os cidadãos de uma forma particular para ajudar a modernizar o nosso País(Território, Mar, População)

        Um grande abraço

        Pratiquemos o bem

        Pois o bem

        Fica-nos bem

        Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. img
    Põe boca não tira Responder

    QUIZ DIZER “CAPAZES”

  3. img
    vugu vugo Responder

    Ó “ANCA”, armas-te em esperto mais parece que nao conheces a realidade de s.tome.

    • img
      ANCA Responder

      Caros cidadão;

      Observa e leia o que diz a NOTÍCIA;

      “Após alguns anos sem competições oficiais de futebol jovem arrancou na manhã do passado dia 19 de Agosto o Campeonato Juvenil de Futebol na categoria de sub-16 masculino.”

      “A competição organizada pela Federação Santomense de Futebol (FSF) conta com dez equipas distribuídas por dois grupos.” “A cerimónia de abertura decorreu no Campo da Academia Nacional de Futebol, em Ponta Mina, com o desfile das equipas a que se seguiu o jogo de abertura vencido pela Aliança Nacional de Pantufo perante o Palmar de Água Porca por 4 a 1.”

  4. img
    ANCA Responder

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  5. img
    bkier afonso de oliveira Responder

    Eu qer ser o ternador de sao tome

Deixe um comentario

*