Taekwondo renasce das cinzas

A nova Federação de Taekwondo sob a presidência de Kim Orbi assumiu a missão de ressuscitar a modalidade que quase desapareceu depois de 2004. A previsão de realização em São Tomé em 2014 dos jogos da CPLP anima a federação de Taekwondo.

Kim Orbi, ex-campeão mundial de Taekwondo promete recuperar esta prática de arte marcial, que é um desporto olímpico. Até 2004 dezenas de jovens são-tomenses praticavam o Taekwondo. Uma modalidade desportiva, que colocou o nome de Kim Orbi na boca do mundo. Foi campeão mundial sob a bandeira da Espanha, e em 1999 foi nomeado pela federação espanhola de Taekwondo como melhor treinador da modalidade a nível de toda Espanha.

Experiência, acumulada que agora está a ser partilhada com a jovem geração de atletas são-tomenses.  O Presidente da Federação de Taekwondo espera que até 2014, altura em que São Tomé e Príncipe, deverá acolher os jogos da Lusofonia, o arquipélago possa ganhar medalhas.

Segundo Kim Orbi, para isso é peciso muito trabalho, para recuperar o tempo perdido.  A federação entra numa fase de contra-relógio em termos de organização e de motivação dos atletas.

Mestre de Taekwondo, cinturão negro quinto Dão, Kim Orbi, disse acreditar que São Tomé e Príncipe tem jovens com capacidade física e  técnica para elevar o nome do Taekwondo no país.

Abel Veiga

  1. img
    Zumbakuê Responder

    É com agrado que vemos o renascer dessa arte em S.T.P. De facto temos capacidade e jovens com muita qualidade para elevar o bom nome de taekwondo. É necessário muito trabalho e reciclagem dos instrutores e mestres, para que a modalidade cumpra com os requsitos exigidos pela WTF.Não basta só a força. Tal como diversos desportos, o Taekwondo tem evoluído em vários aspectos, nomeadamente nas regras de combate.
    O taekwondo de á 20 anos atrás, não é o mesmo de hoje. As regras são outras. O aspecto marcial de á 20 anos, não é o mesmo de hoje.
    Que avance o TKD em S.T.P.
    Serei um dos apoiantes e se o “SAMBO-NIM ” Kim Orbi quizer, estarei disponível para dar uma forcinha…

    O “KIO SA NIM ”
    Kundé

    Um forte abraço ao “SAMBO-NIM ” KIM ORBI

  2. img
    Santosku Responder

    Seria bom o renascer de Taekwondo. Seria maios uma modalidade desportiva que viria dar alegria ao povo.Bem haja a iniciativa.
    Um abraço.

  3. img
    The Politics Responder

    Telanon. Em que ano Kim Orbi foi campeão mundial de Taekwondoo com a banadeira de Espnaha? porque estive a pesquisar na Internet e não vejo o seu nome. Seria bom especificar o ano e a divisão (peso)

  4. img
    tugatkd Responder

    olá a todos de jornal ,antes de publica uma noticia tente certificar se a mesma e verdade,porque vocês só nos fazem passar vergonha ,o taekwondo em stp sempre esteve no seu melhor nível,resultados disso foram as 5 medalhas conquistada em 2009 nos II jogos da lusofonia em Lisboa sendo 1 de ouro e 1 de prata e 3 de bronze,sendo as duas medalhas de bronze foi conquistada pelo dois atletas residente em stp,e 2010 stp participou no open de portugal conquistando tb 3 medalhas 1 de ouro uma de prata e outro de bronze neste open stp levou 9 atletas vindo de stp ,e em 2011 o taekwondo de stp participou no jogos Africano em MAPUTO-MOÇAMBIQUE com dois atletas sendo um residente em stp e outro residente em PORTUGAL,e 2012 stp disputou o apuramento olímpico no Egipto , como que vocês se atrevem a dizer um barbaridade dessa..

  5. img
    tugatkd Responder

    (THE POLITICS)É em stp e só seres campeão distrital de um outro pais que já és campeão de mundo já vi muito isso,ou se chegares la e dizeres que és campeão de mundo que ninguém ti pede a prova disso,e isso é uma vergonha para todos nos ,e para todos aqueles atletas que se se esforça de para levar o nome do pais e da modalidade a mas alto nível..

  6. img
    fuzileiro Responder

    concordo plenamente contigo………

  7. img
    hinelton p. neto Responder

    Olá a todos… venho dar a voz ao comentario do tugatkd e venho tambem fazer uma pergunta : como que um jornal como o vosso tem tanta falta de informação ao ponte de publicar uma noticia como esta? E por outro gostaria de saber como foi feita essa eleição?… Esta é pergunta que vos deixo —

Deixe um comentario

*