Desporto

Ranking da FIFA: São Tomé e Príncipe no 156.º lugar

A FIFA, organismo que rege o futebol mundial, actualizou no passado dia 14 de Março a sua classificação mundial de seleções. São Tomé e Príncipe que ocupara em Fevereiro a posição 135 entre as 209 seleções de futebol de todo o planeta que compõem o ranking caiu 21 posições.

Tal deve-se exclusivamente à desvalorização dos pontos obtidos há um ano atrás aquando dos sensacionais resultados dos Falcões e Papagaios perante o Lesoto e a Serra Leoa.

Ao contrário do veiculado em alguns meios que davam conta da queda na classificação por motivos relacionados com a eliminação precoce do Guadalupe da Taça da Confederação e por causa da exclusão do Sporting do Príncipe da Liga dos Campeões, a perda de lugares da seleção na tabela deve-se unicamente aos procedimentos de cálculo que a FIFA aplica. Estes valorizam os resultados desportivos das seleções obtidas nos últimos 12 meses sofrendo os resultados anteriores uma progressiva desvalorização até que, ao fim de quatro anos, deixam de ser considerados para efeitos de cálculo.

São Tomé e Príncipe encontra-se agora na posição 156 com 144 pontos, estando atrás da seleção do Mianmar (Ásia) que tem 147 pontos e à frente das seleções do Bangladesh (Ásia) e do Liechtenstein (Europa) que têm 143 pontos.

O ranking será de novo actualizado em 11 de Abril próximo sendo expectável algumas alterações fruto dos jogos de qualificação para o Mundial de 2014 que se avizinham.

Apesar desta queda na classificação, São Tomé e Príncipe trilhou ao longo dos últimos 17 meses um caminho exemplar no ranking da FIFA após ter estado ausente do mesmo durante vários anos por inactividade da selecção nacional de futebol entre 2003 e 2011.

Diogo Calado

7 Comments

7 Comments

  1. asd

    18 de Março de 2013 at 10:26

    Abel Veiga,
    Fiquei sem saber s.tomé subiu ou desceu de posição? Qual era a posição anterior de S.tomé?

    • Diogo

      18 de Março de 2013 at 12:32

      Como diz no primeiro parágrafo STP estava na posição 135 e como diz no quarto parágrafo STP agora está na posição 156.

      Tal deve-se à desvalorização dos pontos obtidos no ano de 2012 frente ao Lesoto e a Serra Leoa.

    • l

      19 de Março de 2013 at 8:40

      Nao sabes ler ou nao sabes fazer as contas?

    • José Vale

      19 de Março de 2013 at 15:32

      José Vale:

      Meu caro amigo Diogo, a verdade é que depois da queda das 14 posições em fevereiro, o país voltou a ter um tombo de 21 posições. Isso é que é a verdade nua e crua. Pode ser influenciada pela ausência de jogos, nomeadamente das equipas nacionais (selecções) e Clubes que fizeram fiasco, aliás, como pública o jornal: http://www.lancy.st . Boa tarde

    • Diogo

      19 de Março de 2013 at 22:18

      Caro José Vale,

      As prestações de clubes não contam para efeitos de classificação, somente os resultados da Seleção Nacional.

      Essa notícia do jornal lancy está errada. Para quem tiver dúvidas basta ver no sítio da FIFA: http://pt.fifa.com/worldranking/procedureandschedule/menprocedure/index.html

      Quanto à queda no ranking é natural e esperada pois, após a eliminação frente à Serra Leoa para o CAN 2013 e o Congo para o Mundial 2014, STP terá de esperar pelo próximo ciclo competitivo em África para o CAN 2015 e Mundial 2018.

      O que importa é que apesar da queda STP tem voz e direito de voto na FIFA o que não tinha há dois anos atrás quando nem sequer aparecia no ranking (algo único no mundo inteiro) devido à ausência da Seleção em provas internacionais desde 2003.

    • minus

      29 de Abril de 2013 at 20:18

      nao sou de todo ignorante,mas percebo que os santomenses nao sao de meias palavras quando a questao e dizer o que lhes vai na alma,que praticarmos vez por outra um pouco de autodominio,olha que nao doi nada…

  2. Faustino

    18 de Setembro de 2013 at 20:11

    Parabems lancy

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top