Desporto

“Que o Futebol seja enaltecido”

Está, foi uma das palavras-chaves, na entrevista exclusiva, que o presidente da federação santomense de futebol, Idalécio Pachire, concedeu ao Téla Nón, quando fazia a projeção da nova época futebolística, que começou no último fim de semana.

Em entrevista ao Téla Nón, o presidente da Federação Santomense de Futebol, Idalécio Pachire, deu garantias, de que tudo está nos conformes para que os a nova época desportiva nomeadamente os campeonatos nacionais, da primeira e segunda divisões, sejam um sucesso.

«A Federação tudo fez, para cumprir os trâmites, que estão plasmados nos nossos estatutos. Já demos início à 15 dias, oficialmente a abertura das épocas desportivas, com a realização do jogo da supertaça de S. Tomé e Príncipe, António Aguiar, em que o Desportivo de Guadalupe venceu o Sporting do Príncipe», afirmou o Presidente da Federação de Futebol.

Quanto aos prémios, a serem distribuídos quer coletivamente, quer individualmente, o líder máximo da FSF, assegurou, que «Os prémios continuarão a ser os mesmos, em conformidade com os nossos estatutos, quiçá, se durante as provas, se surgir novos patrocínios, é claro que promoveremos novos incentivos», pontuou.

Participação das equipas nas competições continentais.

Idalécio Pachire, disse que a época transata, duas equipas nacionais estiveram inscritas, e participarão nas competições continentais, o Sporting do Príncipe, campeão nacional e o Desportivo de Guadalupe, finalista vencido da Taça de S. Tomé e Príncipe. « É, claro, que o campeão nacional e vencedora da taça de STP e, estarão desde logo».

Parceiros internos.

De acordo, com o presidente desta instituição desportiva, na última assembleia ordinária, a empresa de cervejaria Rosema, manifestou, a vontade de apoiar, especificamente na final do campeonato nacional, que será duas mãos. Por outro lado, há um outro parceiro tradicional, que segundo Idalécio Pachire, «é o governo, que nos assegura a segurança e um ou outro apoio pontual. Este governo, tem mostrado muita vontade, para que o desporto em geral, neste caso o futebol, venha a conhecer dias melhores, tendo uma nova visão», frisou.

O presidente da FSF, aproveitou para deixar uma palavra amiga, à todo o país desportivo. « Fazemos votos, que o Fair Play, esteja presente em todos os campos de futebol, a stress, que é contraída, com o trabalho durante a semana, seja descarregada em forma de bem fazer e, que o futebol seja enaltecido».

O Téla Nón, sabe que os prémios serão distribuídos da seguinte forma:

Campeão nacional da primeira divisão, 45 milhões de dobras; campeão da 2ª divisão, 30 milhões; vencedora da Taça de S. Tomé e Príncipe, 35 milhões; e, finalmente, vencedora supertaça, 30 milhões de dobras. Haverá ainda, prémios individuais, designadamente: melhor marcador; melhor atleta e, melhor guarda-redes.

O Téla Nón apurou ainda, que o campeonato feminino, terá início na segunda quinzena de Maio, em que participarão 10 equipas, depois de ter sido realizado, um torneio de eliminatória.

Quanto, a terceira divisão, terá início em meados de Junho. Participarão, nesta competição, 10 equipas, divididas por dois grupos, de 5 equipas.

Jasy Ramos

    10 comentários

10 comentários

  1. BALU KUADO

    16 de Abril de 2013 as 17:17

    Estye país é tão suigeneris que um militarde alta patente como esse senhor que foi Comandante Militar e é coisa parecida hoje, é presidente da Federação de Futebol….Não caso igual no mundo. Isso nunca se vê em Portugal, nem mesmo em Cabo Verde onde as coisas funcionam com rifgor e seriedade de um Estado. STP é mesmo um país de bananas, ou Repúblicadas bananas.

    • I

      16 de Abril de 2013 as 17:54

      Balu bla bla bla. Estas a falar a toa. Não conheces o percurso de Idalécio Pachire e nem conheces a realidade do país. Perdeste boa oportunidade para estares caladinho.

  2. luisó

    16 de Abril de 2013 as 17:25

    Não concordo.
    Este senhor foi grande futebolista e desportista, tem curso de educação física tirado no exército português, adora o desporto, e é a pessoa com mão certa para pôr o futebol em ordem em STP apesar de ter recebido a FSF sem um tostão e com os seus conhecimentos consegue arrancar com os campeonatos em dia.
    Força Comandante Pachire.
    Abraço.

    • wildyley vanduem

      17 de Abril de 2013 as 4:05

      Meu caro, eu até compreendo o homem. Creio que a pessoa do Cmdt Pachire não esta em causa. Coloca -se sim, a questão de etica, pois, tendo em conta quem é e foi militar com funções dele. Por por outro lado, é sua obrigação criar condições, quem anda na chuva molha. O Cmdnt logo no seu primeiro ano de mandato, recebeu 600 mil dolares que os outros criaram condiçes para ter la o dinheiro, mesmo assim, falavam da divida dos 200 mil dolares. O seu antecessor, no inicio não tinha nada, saiu deixando um estadio construido de raiz para treino em São Tomé e na Ilha do Principe. adequiriu uma sede da federação, que, hoje preparam para vender. Quando o Cmdt tbm deixar estou para ver quanta divida vai deixar.Meus srs. é bom reconhecer qauilo que cada um faz para desenvolver este pais. com politiquice ja esta provado não vamos a lado nenhum sem reconhecer o merito das pessoas. Deixem de atirar pedra porque hoje é fulano. E amanha é cicrano. O Sporting do Principe, por exemplo, não foi liga e vai ser punido e esta ja suspenso das provas africanas. Alquem perguntou de quem é a responsabilidade?Ok. Fez-se algum inquerito serio para se apurar responsabilidades? Vamos é deixar de fantochada e reflectir o pais que temos. Passamos o tempo a criticar,falar, e medidas estruturais nao são feitas, e o futebol, sobretudo, o desporto leva na tebela com tudo isso. Lamentavelmente creiuo que esta situção agrada algumas pessoas. Tudo isso faz recordar quando Angola andava em guerra e, assim, bom pessoas iam tirando proveito da situação. Enfim….

  3. Ledji milondó

    17 de Abril de 2013 as 12:00

    “Gracias” amigos!
    Quero só saber se no fim quando se fizer as contas da FSF. e por ventura houver fraude se o comandante vai responder nas barras do tribunal?

  4. fiá luxinga

    17 de Abril de 2013 as 13:00

    Meu cara amigo Balu é bom que cales, antes de falar asneira, este senhor para além de ser militar foi um grande desportista e graça ao desporto para chegar onde chegou nas forças armadas, mais o mais importante é ter competência e disponibilidade, responsabilidade e inovador

  5. cubanito

    17 de Abril de 2013 as 23:36

    Muitos falam e não sabem nada, todos sabemos que o anterior Presidente fez muito sobre isto não temos duvida, é certo que de gestão o senhor nada sabia ou aproveitou-se do desmando do País para cometer varias barbaridades. O certo é que o actual Presidente é mas cauteloso e serio o que faltava o outro. Os relatorio da auditoria da FSFespelha craramente o disvio de somas avultadissimas com dispesas que nada tem haver com o futebol pessoas como estas no nosso futebol basta. acredito no pachire, mas uma coisa é certa os clubes são os verdadeiros donos do fundo que a FIFA põe a desposição da federação, si as coisas correm mal cabes os clubles associados revindicarem de contrario nada feito. Presidentes dos clubes abram os olhos que o futebol STP tem futuro porque somos iguais os outros.

  6. wildyley vanduem

    18 de Abril de 2013 as 16:31

    Caro Cubanito, concordo em algumas situaçooes consigo. Mas outras não, o anterior Presidente não percebia nada de gestão, começou de zero, no fim deixou um patrimonio de milhoes de dolares. Vc não acha ser uma campanha de ma fe acusa-lo pela divida de USD 100 ou 200 mil? Provavelmente, outros deixariam mt mais. Projectou o pais, andou por todo Mundo e trouxe para o pais os presidentes da FIFA, da CAF e outros feitos? Ok. Para me dar razão, a CAF como reconhecimento da sua competência, nomeou-lhe responsavel actual do seu escritorio num pais estrangeiro, nomeadamente Marrocos. Esta ou não a projectar STP? Eu caro, dê importância a competência das pessoas. Vc acha que gestão é pegar USD 250 da FIFA , adoptar USD 236 para despesas e privilégio dos 7 altos dirigentes da Federação como fazem actualmente? Isso so tem um nome: Arruinação. Bom, no fim, vamos ver no que da. So que por este andar, francamente, estou a ver o fantasma do TITANIC pela frente. Um abraço.

  7. osvaldo pereira

    21 de Abril de 2013 as 9:17

    a anterior direção da federação presidida pelo jornalista Manuél Dende fêz mais pelo futebol santomense do que todas as direções anteriores juntas desde a independencia de São Tome e Principe.
    Quanto a esta direção do comandante Pachire nós esperemos que façam igual ou melhor pois foi para isso que os clubes o elegeram.
    So desejo que parem com as caças as bruxas pois enquanto o fazem estão a deixar de fazer aquilo para que os clubes o elegeram.

  8. rodrgo

    21 de Abril de 2013 as 23:40

    senhor tenente coronel você esta bem gordinho sinal que não passa fome como os teus soldadinhos mas cuidado com colesterol amigo cuida desta gordura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo