FSF pondera avançar com uma Queixa Crime Contra o ex – presidente Manuel Dênde

A Direção da FSF, pondera avançar com uma queixa-crime, contra o ex-presidente da federação, Manuel Dênde, que terá enviado uma carta a federação internacional de futebol, Fifa, alegando, que há má gestão dos recursos na federação. A FIFA orientou a realização de uma auditoria externa, que veio confirmar que não há qualquer irregularidade na gestão das contas da FSF. 

Foi o próprio presidente da Federação São-tomense de Futebol(FSF), quem anunciou a intenção de processar Manuel Dênde. Idalécio Pachire reagiu assim após ter recebido nota positiva, na gestão financeira da federação que dirige, por parte de um alto funcionário da FIFA  que esteve no país, durante 3 dias.

O senhor ex- presidente Manuel Dende, usou o nome dos clubes, enviou uma carta a Fifa, alegando coisas que talvez na sua gestão foi feita. É triste é lamentável, devemos é lavar as roupas sujas em casa. Existem provas concretas, quem sairá muito mal, é  a pessoa dele. Nós vamos avançar com processos disciplinares, quer desportivo quer judicial”.

O presidente da federação santomense de futebol, deixou a possibilidade de dar a conhecer a comunicação social, o teor de uma carta, se necessário for.

Já enviamos, uma cópia de uma carta, a governo, ao Comité Olímpico Nacional, a União das Federação de Futebol de África Central, UNIFAC, e a própria, Confederação Africana de Futebol, CAF. E, depois de conhecermos o relatório final desta auditoria, avançaremos com todos os processos possíveis. Nós queremos é tranquilidade para fazermos melhor, portanto, quem quer fazer melhor, fará na altura certa, quando houver eleições”.

Por outro lado, o líder máximo da FSF, disse que a vinda deste alto funcionário da Fida, ao país, surgiu através de um convite proposto pela própria federação, para rever alguns aspetos, nomeadamente as contas da mesma e projetar novos projetos.

Foi ao nosso pedido, pedimos essa colaboração da Fifa, se possível for anualmente. Que pudesse vir a S. Tomé e Príncipe, um funcionário especializado para junto da federação ter as auditórias em dia, o que é norma, nosso entender. Quando tivemos com o presidente Joseph Blatter. Dissemo-lo, e anunciamo-lo a nossa transparência total, a vontade de fazer o melhor possível para o futebol santomense”.

Segundo, Idalécio Pachire, durante dois anos, que a federação não recebia uma visita de um alto funcionário da Federação internacional de futebol.

Temos trocados correspondência com a FIFA, sobretudo desde finas do ano passado, que se intensificou as correspondências, mas só agora, a Fifa entendeu enviar um técnico. Mas, não só fazer auditória, mas também dar-nos algum caminho de outros projetos e, que ele nos acompanhem”.

NÃO HÁ IRREGULARIDADES NAS CONTAS DA FEDERAÇÃO.

O  alto funcionário da Fifa, que esteve no país, aproximadamente uma semana, Christoph Suppiger,  disse que as contas da federação estão em dia e, que não encontrou nada de anormal e, que o resultado é desta sua missão, é positivo.

Pelo que vi, a nível financeiro, apurei que a federação é muito transparente, apresenta as contas aos clubes, realizando assembleia regulares. Há um esforço para ser transparente. O problema principal, é que a federação tem fundo limitados, sabe-se, que a Fifa, disponibiliza anualmente 250 mil dólares, a gestão da federação vai além daquilo que deve ser a sua missão a luz da verba que aa Fifa poe a disposição. Sabemos, que a federação, paga o funcionamento do campeonato local, a equipa nacional e também para o funcionamento da sua oficina, daí que não se pode agradar a todos”.

Nesta missão a S. Tomé e Príncipe, o funcionário da Fifa, visitou ainda o centro de estágio da federação, sito em ponta mina, e o projeto “GOL”, número dois em S. Tomé.

Foi pena, não ter tido tempo para ir a Região Autónoma do Príncipe. A nível de infraestruturas, vimos que falta melhorar em muitos aspetos. Também, assisti algumas partidas de futebol. O que não está muito bom, são os campos d futebol, há muito para melhorar, que a federação junto a Fifa encontra forma de progredir a esse nível”.

Segundo, o funcionário da Fifa, não existe irregularidades nas contas da federação, alias, existe uma melhoria na gestão.

“Não há irregularidades nas contas da federação, pelo que vi. Tive encontros com o ministro do desporto e o presidente do COSTP, todos disseram muito bem da atual direção. Também me apresentaram as contas, não vi irregularidades nenhuma”.

Christoph Suppiger acrescentou que segundo a empresa que fez a auditoria externa, existe uma melhoria na gestão dos recursos disponíveis. «Volto a repetir que não há irregularidades», pontuou.

Christoph Suppiger, reconhece que a federação, apoia mais do que aquilo que dever fazer com os meios que a Fifa, coloca a sua disposição.

O problema, é que os clubes, não teem meios financeiros, é importante que a federação apoie os clubes, porque sem campeonato aqui em S. Tomé e Príncipe, acaba tudo. Daí, que a Fifa, entende essa situação, para que haja regularmente o campeonato. Este alto funcionário da Fifa, Essas visitas, são regular, que se faz as nossas associações membros”.

O alto funcionário da Fifa, garantiu que ainda este ano, haverá uma serie de formações internas destinadas aos árbitros, treinadores seniores e treinadores juvenis.

Christoph Suppiger, é suiço, trabalha na Fifa à 7 anos e é, responsável do Programa de Assistência Financeira, FAP.

Jasí Ramos

  1. img
    ali bambara Responder

    Ele roubou demais e agora tem inveja. esse é o problema do Dende.

    Portanto o estress é tanto que a cabeca dele cresce a cada dia e a barba o desfigura o rosto, e os trocos que sao poucos no bolso, só lhe dao direito a almoco no cantinho bar ca CST a preco de 35 contos cada prato de comida.

    Se tivese chance de roubar, nao estaria a criticar.

    Se bem que nem Pachire é santo, e devia aprender a falar um pouco melhor, sobretudo, diante dos meios de comunicacao massiva. essa coisa de estar a correr sobre as palavras e falar sem abrir corretamente a boca e pronunciar cada sílaba, causa nele um déficit de oratória abismal.

    Abel Veiga, gosto do seu trabalho,publique se faz favor porque só falei a verdade.

  2. img
    Paulo Costa Responder

    Oh Jasi, estas a escrever muito mal pa. (…)Quando tivemos com o presidente Joseph Blatter(…)reveja esta frase por favor. Obrigado

  3. img
    abelsanto Responder

    Se Dende fosse do ADI ja estava preso como é do MLSTP vai fazer das suas e muito mais. A FSF pertence neste momento ao PCD, são eles que mandam.

    • img
      Fókótó Responder

      A Federação Santomense de Futebol pertence ao PCD? Favor clarificar porque quero saber como isso é possivel. E já agora informe quais os donos de outras instituições em S.Tomé e principe. Isso até é engraçado

      • img
        José Vale Responder

        Meu caro, as instituições em S.Tomé têm dono: COSTP, é do MDFM/PL (Sr. João Costa Alegre). FS Atletismo, António Menezes (PCD). FSFutebol (Presidente, de facto, é Leonel Vangente, do PCD). FSBasquetebol, Guilherme Neto (MDFM/PL).MLSTP , nã tem nada. isto é engraçado.

  4. img
    osvaldo pereira Responder

    a federação santomense de futebol deve publicar por favor a dita carta que Manuél Dende enviou a FIFA e por favor publiquem o relatorio do senhor Chistoph Suppiger,porque se o tela-non não o fizer isso quer dizer que o que esta aqui é fofoca e não noticia,é importante vermos esses documentos porque ja estamos fartos de (ouvi dizer)…

  5. img
    cubanito Responder

    Dende esta doido, tem muitas despesas e mau habito que lhe fora cortado, agora está lutando com tudo.A bem pouco tempo tento destruir a atual direção com apio de alguns clubles que não têm direção organizada e não entendem do desenvolvimento.Por isso devemos ter muito cuidado com este senhor que só quer viver do futebol.
    Força Pachire os amigos do futebol estão contigo porque acreditamos em si.

  6. img
    José Vale Responder

    Agradecia, que, nos fizessem o fvr de publicar o relatorio de auditória e se possivel a tal carta do ex-presidente para analise. Pois, para melhor avaliarmos a discussão e juizo final. Vi a notícia na TVS. A notícia, segundo o sr. Ramusel Graça, dá nota positiva a actual direcção. E se dá nota positiva, não percebo porque que na mesma notícia,a FIFA exige mais transparência…. Quero que alguem me explique isso.

  7. img
    Fede ká dóchi Responder

    Dendê, fez o que fez, Tinha e deve ter taxis na praça, canôas. Mas cfreio que estas coisa já não estão a dar para sustentar as amantes que ele andou pelo mato fora arranjando e agora está arranjando intrigas.
    Quem introduziu banho na eleição da Federação é o Dendee foram esses que ele andou a dar banho é que o liquidou.
    Agora chupa no dedo.
    Quer gente do MLSTP, quer gente do ADI, quer do PCD. A gente quer é ver as coisas a andar. Não partidarizem o desporto.
    Viva o desporto. Mais alto, Mais forte e mais rápido. Força o Futebol 11. Paxire pode falar mal, mas está gerindo bem. O Dende tb não falava bem só que era ladrão, cgatuno e corrupto.Dende, jamais.

  8. img
    salvador Responder

    só agora é que discubriram isto, este homem comeu xonou e delapidou a fiderançao já a muito tempo, espero que este crime seja punido.

Deixe um comentario

*