São Tomé e Príncipe começa a escalar o CAN 2015 frente a Benim

A selecção nacional, começa a escalar o CAN 2015, a disputar em Marrocos, frente a sua congénere de Benim, entre 16 à 18 de Maio, no Estádio Nacional 12 de Julho, ditou no pretérito domingo, o sorteio realizado na cidade de Cairo, sede da Confederação Africana de Futebol (CAF).

Está conhecido o obstáculo a ser removido da estrada da selecção nacional, na primeira eliminatória, rumo ao CAN 2015, em Marrocos. O sorteio que teve lugar no último domingo, quis o “ Falcão e o Papagaio, voassem a Cotonou, para defrontar a sua similar de Benim.

O 91º colocado no ranking da FIFA, o Benim, não era de todos o melhor adversário para as cores nacionais, mas comparando com alguns nomes do futebol no continente, como Líbia, Guiné-Equatorial, Serra-Leoa, Etiópia, acaba por ser um opositor a medida das nossas assas, não obstante do seu poderio.

Sem preferência nos nomes, Gustavo Clemente, o seleccionador nacional, avançou que São Tomé e Príncipe, dentro das suas limitações, tem argumento para discutir a passagem a ronda seguinte, avançando que a eliminatória em causa, será resolvida em duas mãos.

O embate da primeira mão, acontecerá entre 16 à 18 de Maio, na capital Santomense, ao passo 15 dias depois o Falcão juntamente com o Papagaio, deslocarão para Cotonou, capital de Benim, onde disputaram o desafio da segunda mão, onde todos santomenses, esperam ser o da consagração de uma nação, que tende a crescer no mundo de futebol.

Caso as cores nacionais, consiga um brilharete, cruzará com o vencedor do confronto entre o Malawi e Chade.

Gil Vaz

 

Notícias relacionadas

  1. img
    ósobo Responder

    Muito bom força seleção nacional

  2. img
    Kole npian ba labu Responder

    Esquisito é ouvir chamar-se a selecção nacional de “Falcão e Papagaio”. Que falta de imaginação, e desorganização!
    Falta de Imaginação, porque não devemos estar presos ao nome desses passáros, símbolos da República; e porque é que se tem que até nisto ser “politicamente correcto” em utilizar os dois passaros? Porque não continuarmos a chamar a selecção de “os falcões” como sempre foram chamados após a independência? Se se chegou a conclusão que a designação “os Falcões” traduz o dominio da ilha de São Tomé sobre a do Príncipe, e por isso fere susceptibilidade dos da ilha do Prínipe, que se apelide então a seleção de “Os Papagaios”; mas convenhamos que o simbolismo não sera muito positivo, pois todos sabemos que papagaios falam mais do que fazem. Se não se quer nem um nem outro, então vejamos a nossa fauna e encontraremos de certeza outro nome. E porque não LAGAYÁ?
    Desorganização, porque cabe às autoridades regulamentarem isto; a denominação de uma selecção nacional, não pode ser obra do acaso e de imaginação deste ou aquele jornalista. A começar pela Federação Nacional de Futebol que tem la homens, todos amantes de futebol de há longo tempo, e alguns antigos praticantes e seleccionados, que sabiam bem o nome da selecção e que não reagem oficialmente diante deste nome esquisito que nos últimos tempos se insiste em chamar os onze nacionais.

  3. img
    100% nacional Responder

    espero que o nosso país possa conseguir um bom resultado frente ao Benim. força a seleção de Falcão e Papagaio.

  4. img
    Che Guevara Responder

    Também acho desnecessário chamar a selecção nacional de os Falcões e Papagaios. Qualquer dia ainda a nacionalidade vai deixar de ser apenas santomense e passar a chama-se santomense e principense. Aliás cometeu-se um grande e erro ao dar a Ilha do Príncipe o estatuto de região autónoma. Parece que ninguém pensa naquele país, tudo desorganizado e prova disto é esta foto da selecção com os dirigentes da Federação todos fora de forma e mal vestidos…isso pode parecer um exagero da minha parte, mas acreditem que não é….a imagem conta muito hoje, o chamado marketing, e quem não tem isto é porque não tem estratégia nehuma…..Como patriota que sou, desejo tudo de melhor para a nossa selecção nacional.

  5. img
    Nilton carvalho Responder

    Tudo em sao tome e principe e sinonimo de complicacao,porque sera? tambem nao entendo o motivo pelo qual a seleccao nacional ter dois apelidos. seria melhor ser chamados de combinava mais.

  6. img
    Nilton carvalho Responder

    seria melhor ser chamados de Os cafezeiros de sao tome e principe.combinava muito mais

  7. img
    victor paylo Responder

    todos com a nossa seleção e queremos tudo do melhor verdade seja dita e subescrevo pelos estimados amigos e adeptos da seleção de todos os nossos jornalistas e a nossa federação que se unam ou por outras palavras os jornalistas antes de escreverem uma materi que se informem sobre o assunto porque qualquer cidadão saotomense ou chamado adepto do futebol quer ou precisa saber o nome da seleção do su pais porque uma coisa escrever com erros outra coisa escrever por escrver

  8. img
    claudino Monteiro tavares Responder

    podia ser tubarôes martelo , e pronto, ou voador panhâ, ou caracol k chamam lá de busio e pronto,,,,qualquer nome k for eu desejo boa sorte , ou ainda guênbû…

Deixe um comentario

*