CSI chumbou nomeação incompatível do Director do Jornal “Parvo” Ambrósio Quaresma

Na sua deliberação número 6 do ano 2016, o órgão regulador da comunicação social de São Tomé e Príncipe, descreve a incompatibilidade da função que o seu membro Ambrósio Quaresma(na foto) exerce como Director do Jornal O PARVO.

O Conselho Superior de Imprensa apoiou-se na edição número 502 do referido jornal no dia 15 de Março, para provar que as funções do seu membro Ambrósio Quaresma no Parvo, viola de forma flagrante as leis.

Na referida publicação do Jornal O PARVO de 15 de Março, o nome de Ambrósio Quaresma destaca-se no topo do jornal como sendo O DIRECTOR.

O Director do Jornal o Parvo foi eleito na Assembleia Nacional, pela maioria parlamentar da ADI, como membro do conselho superior de imprensa por indicação do Governo de Patrice Trovoada.

Talvez o Governo que indicou Ambrósio Quaresma para ser membro do Conselho Superior de Imprensa não deu conta que a lei veda tal possibilidade.

Com base na lei o Conselho Superior de Imprensa detalha as incompatibilidades, que proíbem a continuidade de Ambrósio Quaresma, como membro do órgão regulador da comunicação social em São Tomé e Príncipe.

«A independência dos membros do Conselho Superior de Imprensa, é garantida pela inamovibilidade do cargo no decurso do mandato, sem prejuízo do disposto na lei, também podem perder o mandato, caso sejam abrangidos por quaisquer das incompatibilidades, previstas na lei, ou seja, o exercício da função do membro do Conselho Superior de Imprensa, não é compatível com o exercício do cargo de membro efectivo dos órgãos de direcção de qualquer órgão de comunicação social ou dirigentes de órgãos de direcção de partidos políticos ou organizações com eles conexos», diz a deliberação do Conselho Superior de Imprensa, relatando artigos da lei de funcionamento do órgão de regulação.

A deliberação, acrescenta que o seu membro indicado pelo Governo foi ouvido, e assumiu que praticou um acto incompatível, que já havia sido advertido a todos os membros logo a pós a tomada de posse, e na primeira reunião do órgão.

No entanto Ambrósio Quaresma que assumiu o acto, alega segundo o Conselho Superior de Imprensa que «no seu entender não viola qualquer disposição legal».

Diz a deliberação que o membro Ambrósio Quaresma apresentou uma declaração assinada pelo seu punho, alegando que já não exerce as funções de Director do Jornal o Parvo. Mas o Conselho Superior de Imprensa, recorreu a lei para dizer que «nos termos do artigo 514º de Código do Processo Civil, não carecem de provas os factos notórios, devendo considerar-se como tais os factos que são do conhecimento geral».

A deliberação refere ainda que o seu membro Ambrósio Quaresma «assumiu uma atitude de desvalor dos princípios de legalidade e da imparcialidade, colocando-se na situação de incompatibilidade, com as consequências legais daí decorrentes».

Assim o órgão de regulação da Comunicação Social deliberou instaurar ao membro Ambrósio Quaresma um processo disciplinar.

Na deliberação divulgada esta sexta – feira a imprensa, destaca-se a não assinatura da mesma pelo membro Aurélio Ayres Silva, vulgo Cauíque.

Leia a deliberação na íntegra para ter mais detalhes - DELIBERAÇÃO0001

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    ANCA Responder

    Muito bem

    Pela legalidade, pela imparcialidade, transparência, pelo cumprimento das normas e procedimentos administrativos, pelo reforço das normas Institucionais do País(Território/População/Administração).

    Que sirva de exemplo civil, social, cultural, dirigentes políticos a sociedade civil aos cidadãos SãoTomenses.

    Pois que ninguém deve estar acima nem baixo da lei e da normas e procedimentos das instituições do Estado da qual todos fazemos parte integrante.

    Pois que ninguém é nem deve ser insubstituível na participação e gestão da coisa pública bem como da privada.

    Se se queremos ver o País(Território/População/administração), bem

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. img
    explicar sem complicar Responder

    E a TVS na pessoa de JOÃO RAMOS proibiu que esta peça fizesse notícia ontem no jornal das 13 e Telejornal.
    Segundo tive informações seguras que deu MAKA lá com jornalistas que fizeram trabalho.
    Mer…. Muito.
    Isto é BUBAI DE LÁ ( TVS )

    • img
      Albertina Dias Responder

      Também ouvi que foi Afonso Varela que ordenou a
      proibição.
      Esta TVS está mais é uma Merrrrrrrrrr.

  3. img
    Alberto Lopes Responder

    A TÂMARA ÁGUAS também ainda continua exercendo funções de chefe de departamento de informação da TVS.
    Nós temos provas bem palpável.
    O CSI que faça a sua investigação.Nos temos esta informação muito bem segura .

  4. img
    ANCA Responder

    A postura versus comportamentos dos cidadãos SãoTomenses,

    O que abaixo se segue é somente uma observação da nossa cultura, de falta de experiência, falta de humildade, falta de conhecimento do mundo a volta, desconhecimento de que a competição internacional, o que revela bem o nível em que os encontra-mos social, culturalmente, a forma como a dupla insularidade afecta pequenez do pensamento ser estar, fazer.

    Ontem a quando da reportagem no Repórter África sobre chegada dos atletas de canoagem, que estiveram no Brasil, e que seguiram para África do Sul, para provas de qualificação para jogos olímpicos, no Rio de Janeiro, pude constatar, a falta de humildade, alguma falta de cultura desportiva, desconhecimento do mundo da competição, falta de formação preparação, falta de experiência, falta de espírito de equipa, espírito da unidade nação, individualismo exacerbado cego a atitude de quem somente porque teve a possibilidade viajar ao Brasil, e porque é atleta de canoagem teve a possibilidade de conceder uma entrevista, perante outros colegas que ficaram no País, se acha que já é atleta do topo, e vai qualificar conquistar tudo bater outros atletas mundiais de canoagem,…que falta de humildade perante outros colegas que não foram convocados ou qualificados para poderem participar mais que fazem parte da equipa de canoagem SãoTomense.

    Que falta o gosto a cultura de servir, e jamais ser servido.

    Falta de humildade.

    Para que depois nas competições a sérios a montanha parir ratos.

    A par de quando alguém acaba o curso, ou é convidado para exercer cargo público, enche-se todo,…

    Pois é assim na terra dos coqueiros das bananeiras.

    Quem trepa no coqueiro é rei. Que pena que cegueira social cultural.

    A par da atitude do jornalista do jornal o Parvo acima na notícia, que ainda por cima achava que a norma a Lei estava errada e ele o Sr sumo poderoso certo, esclarecido, transparente, com toda a legalidade, os outros é que estavam errados, que estavam cegos quando lhe advertiram sobre a ilegalidade….que falta de sentido de Estado(Estado da qual todos fazemos parte integrante São Tomé e Príncipe), que falta de humildade.

    Assim como a Selecção Nacional de Futebol ganhou a Líbia por 2-1 em casa e alguns a acham que somos maiores do desporto mundial, euforia total, batemos tudo e todos, já vamos conquistar tudo,…tenhamos Humildade e compreensão do mundo a nossa volta, tenhamos presentes a realidade dos desafios e problemas que nos envolvem, para que saibamos ultrapassados juntos, com muito trabalho, unidade, disciplina, mais ainda com sentido de Estado Organizado.

    Estas atitudes tem nos feito por vezes cegos na caminhada para o crescimento e desenvolvimento sustentável, que se quer a nível social, cultural, ambiental, energetico, a nível de tratamento e abastecimento de água, á nível desportivo, político, económico e financeiro.

    Apostar na Instituição família, na Instituição Escola, Ensino, Formação, Qualificação social, cultural,…é de todo imperioso.

    Se se queres ver o teu solo território bem

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  5. img
    adelino matias Responder

    Ambrosio Quaresma não foi chumbado:
    Foi expulso, exonerado corrido do conselho superior de imprensa ok tela non.

  6. img
    antoniocosta Responder

    O ADI, Patrice Trovoada e os comparsas continuam a brincar com este povo. Mas o povo merece. Até está sendo pouco. Este povo precisa sofrer mais. Povo que não cresce. Quem é Ambrósio Quaresma? É um panfletista. O jornal Parvo é um panfleto oficial do ADI. O Parvo só sabe deusificar o ADI e o messias (PT) e diabolisar a oposição, particularmente o MLSTP e PCD. O alvo principal do Parvo é o Pinto da Costa. Porque é que o Parvo não fala da casa que o Ministro Chalino está a fazer no quilombo com dinheiro que recebeu das empresas que estão a construir os polos desportivos. Isto não é corrupção?

  7. img
    Procurou encontrou Responder

    Que vergonha Ambrosio Quaresma, vcs do ADI pensam que estão acima da lei, bem feito.
    CSI que fique de olho no Cauique, ele ė peixe podre.

  8. img
    Dubai na TVS Responder

    Que pouca vergonha está a TVS.

    Só depois de vir alguém a este fórum do telanon denunciar a bandidagem da notícia que a TVS tentou esconder todos estes dias como forma de não mostrar a verdadeira porcaria que o ADI está a fazer no país,com uma peça sobre este lambebota de AMBRÓSIO QUARESMA, É que este palhaço de João Ramos e o NonoSó Afonso Varela vem ao telejornal com UM CHEIRINHO de notícia tentar confundir a opinião pública,até mesmo cortou a peça mal por cima da secretária do CONSELHO DE IMPRENSA quando tentava “EXPLICAR SEM COMPLICAR” sobrevieste INDISCIPLINADO de AMBRÓSIO QUARESMA.
    João Ramos quando for o momento de certeza não vais conseguir carregar a tua cruz.Distoneubtenho certeza.Eu sou Santomense.
    O que você está fazer…..a mesma coisa vão fazer com você também. Lembra que você é um péssimo jornalista que nem sabe falar português bem.
    É mais,não pensa que os TAIWANESES vão continuar para sempre a dar você este salário que tem dado.Alias já estão quase em estatuto de CONSULADO é muita coisa vai mudar.
    Aproveita que você vai viver momentos difíceis e comer pão que esta a ser amassado por Diabo.

  9. img
    jojo Responder

    Ambrósio Quaresma não foi chumbado, foi expulso, exonerado corrido do conselho superior de imprensa, conforme Adelino Matias.

    Falta verificar a incompatibilidade deste senhor na Comissão Eleitoral Nacional. Ele de certeza foi nomeado para criar constrangimentos a este órgão e consequentemente na transparência dos resultados eleitorais do País.

    Prestemos etenção pessoal….

  10. img
    Angelino Louro Responder

    Tudo tem um colapso. Se Ambrósio, João Ramos, Águas, Cawique e outros malfeitores pensam que vingança é melhor coisa, o dia que desgraça lhes baterem a porta mãos de apagar o fogo não terão. Esse dia está muito próximo e as contas serão ajustadas entre eles porque aqui se deve aqui se paga.

  11. img
    Bom estado Responder

    Força csi.para uma democracia melhor… Rigor e disciplina… Esse jovem presidente do csi nunca me desiludir… Sempre na luta contra os bandidos… Deus tem que proteger esse jovem… Estamos contigo… Mas tem cuidado os inimigos são muitos

  12. img
    Tique Tique Responder

    Com todo o respeito que eu tenho por toda a gente acho com sinceridade que este senhor como mais algumas outras pessoas pessoas que fazem parte deste conselho não têm qualidade ao nível de conhecimento, ao nível moral, ao nível ético e muito menos ao nível profissional para fazerem parte deste órgão. É triste que seja um partido que prometeu construir um país novo e mete esta gente nestes órgãos. Como é que eu posso confiar num líder de um partido com este tipo de comportamento? É óbvio que eu tenho de dar razão as pessoas que dizem que ele é um mentiroso e está a enganar o povo. Nunca vi um político que seja bom para o seu povo e que ao mesmo tempo faça estas coisas colocando gente incompetente, com nível fraco, sem caráter nas altas funções do estado. Que país é este? Será que este senhor quer mesmo bem de S.Tomé? Se ele quer bem de S.Tomé porquê que ele faz estas coisas? Eu sinceramente que já não caio nestas aldrabices. Ele não sente vergonha de fazer estas coisas que coloca o país numa situação constrangedora. Onde já se viu Kauíque e Ambrósio com condições para fazer parte deste órgâo. Vão mas é para P.Q.V.P. Malditos políticos de m……

  13. img
    Abilio Neto Responder

    Não sei o que vai swr desse ambrosio. Eke e um dos mais perigosos tipos da comunicação social se sto.
    Ele vem vivendo a cusra dos trovoadas desde que os taiwaneses chegaram ao apis. Ele e um preguiçoso de primeira ordem que faz jornais panfketaris aoenaz a oartir de notícias da rádio iu da televisão ou ainda de encomendas entregyes oeli ADI. Só que agora a máscara lhe esta a cair.

  14. img
    Dubai fodoco Responder

    Cuidado com esse ambrosio. Ele se asociou ao helder bexigas para em conluiu com um certo individuo de peso da comunicação social, bloquear o processo de carteira profissional dos jornalistas. Se não acreditarem perguntam ao braçana, João ramos e ricardo neto

  15. img
    seabra Responder

    Creio que todos conhecem os vermes da ADI,os seus engraxadores,em ocorrência o jornal e os seus medíocres jornalistas do PARVO…parece mais uma presse coreana que bajula o partido ADI e o seu governo,constituído de Capetas,Larapios ,Corruptos e Vagabundos,tendo como chefes Afonso Varela (o pigmeu carrasco e complexado),e PT
    (o Cambalacheiro Nato,Rancoroso e Mentiroso…).
    Os pretendentes jornalista,Mário Bandeira e Corja,trabalham únicamente para o partido ADI,elogiando os seus dirigentes,o seu modo de funcionar (- – -i),apoiando o governo,cujo trabalho é bastante nefasto para o país STP e o seu Povo…é também bom de lembrar,que o jornal em questão não tem nada de democrático,porque é tendencioso,criticando negativamente os outros partidos políticos,em particular,o maior partido da oposição: MLSTP.
    Espero que o ADI e os seus Mafiosos,estejam a viver as suas ultimas horas…e que vão saindo pela grande porta e não de fininho.

  16. img
    Descamisado Responder

    DESCAMIZADO

    Que lindo trabalho do Conselho Nacional de Imprensa Uma bela atitude de ter um responsável que conhecença a responsabilidade do seu trabalho. Penso eu, que pela forma nos dois casos chegados a esta Instituição, como a não cobertura total dos órgãos sociais á quando do Congresso do PCD e agora este caso relacionado com a incompatibilidade do senhor Ambrósio, Director do Jornal o Parvo, como Membro Regulador do Conselho Nacional de imprensa indicado pelo Partido ADI,mostra até este momento a sua posição fora de qualquer Partido Político. Parabéns. Vamos ver até que ponto essa isenção perdura.
    Fá-lo isso, porque o nosso Primeiro Ministro através da senhora Ministra da Saúde numa nota,obrigando ao Senhor Director do Centro Nacional de Endemia (Paludismo), eleito Presidente do PCD que puzesse o seu cargo à disposição do Director do Centro Nacional de Endemia, pelo facto de utilizar nesse Congresso, o lema “Os Pré-pagos.O Governo está furioso com esta expressão. Esta questão não tem nada haver com a incompatibilidade. São casos distintos
    O nosso Procurador Geral da República se existisse deveria imitar o procedimento do Presidente do Conselho Nacional de imprensa. Tantos artigos que são postos à nível dos jornais com fundamentos com relação ao líder do ADI, por sinal Primeiro Ministro e Chefe do Governo e outros Membros do mesmo Governo, em que a Procuradoria Geral da República não se manda instaurar ou abrir um inquérito.Dizem que o Procurador Geral da República Chama-se senhor Frederico Samba.

  17. img
    Francis Mekano Responder

    O Ambrosio Quaresma auto-intitula-se como melhor jornalista santomense ,independente e o único que combate a corrupção etc,etc. Todos sabem que foi e continua a ser o peão do ADI e da família Trovoada no jornalismo de baixo nível que faz. Sempre recebeu dinheiro do ADi desde o tempo que Carlos Neves era secretario geral,nunca criticou a presidência de Miguel Trovoada,de PT ou dos desmandos do ADI.No entanto ele é um especialista em ataques sobretudo ao Mlstp e PCD e a figura do Pinto da Costa. Felizmente a mascara caiu quando PT e seu ADI nomeia-lhe como seu epresentante no Conselho de imprensa. Emfim o país está entregue a bicharada e muito mais vai acontecer.

  18. img
    pascoal fonseca alves de carvalho Responder

    Que vergonha, há, pois é, após longo período sem se saber bem do que é e par que é, eis que o CSI aparece. primeiro sobre a TVS com a inibição informativa acerca do congresso do PCD/GR e, agora com o chumbo do Ambrósio Quaresma. Até quando ão de tentar fazer-nos de tábua rasa?

Deixe um comentario

*