Desporto

STP participa na “African Nations Cup UK” no Reino Unido

São Tomé e Príncipe irá participar na “African Nations Cup UK” através do Grupo Desportivo de STeP UK. O arquipélago são-tomense irá, pela primeira vez, tomar parte no torneio de futebol da Copa das Nações Africanas no Reino Unido. O sorteio realizado no Estádio de Wembley em Londres, na presença de altas individualidades, cujo São Tome e Príncipe esteve representada pelo diretor da CSTP-UK e o presidente do GDSTP-UK, onde alocou São Tome e Príncipe no grupo (C) assim, conforme o calendário do sorteio.
São Tome e Príncipe irá confrontar as seleções de Marrocos; Uganda; Costa de Marfim e Tanzania. O torneio que terá início no dia 18 de Junho na qual contará com a participação de vinte países Africanos. O pontapé de saída está marcado para Campo de “Hackey Marshes” e a final marcada para o MacMillan Terrance Stadium, sendo a participação nesta última partida e impreterível ambição da formação nacional dos jovens São-tomenses residentes no Reino Unido, que integram o Grupo Desportivo STeP UK.
inglateerraFoi o gosto pela bola, juntado ao tédio dos finais de semana em Dagenham – Essex, que em 2008 levou os jovens santomenses, maioritariamente originários do distrito de Mé-Zochi impulsionado pelo então líder Auelde Santos, que motivou a criação deste Grupo Desportivo, sem fins lucrativos, e que tem o Futebol como atividade principal. No começo, praticavam o futebol de salão porquanto os números dos protagonistas não era muito expressivo para que conseguissem viabilizar uma equipa de futebol 11.

O grupo foi crescendo, e pelo testemunho dos seus responsáveis, uma das máximas instauradas era o espirito de união e respeito pelo próximo. Nesta senda, o Grupo Desportivo organizou, por iniciativa própria e outras, em estreita parceria com a Casa de São Tomé e Príncipe no Reino Unido, vários eventos desportivos visando o nome de S. Tomé e Príncipe em Inglaterra. O crescimento da comunidade e a necessidade de locomoção forçou a deslocação do local dos treinos para o Concelho de Hackney, na área Leste de Londres, onde as ligações de transportes públicos são mais acessíveis do que em Dagenham.

Atualmente, o grupo possui uma estrutura sólida, onde integram vários estudantes, trabalhadores e quadros nacionais formados em diversas áreas de conhecimento; tem uma equipa composta por trinta jogadores e cinquenta sócios, e é presidido pelo Soddy Neves.

Tem participado em vários eventos domésticos e internacionais em diversas celebrações. A união e a convergência de interesses em representar o país de origem união fizeram com que a Casa de STP UK, através das démarches administrativas viabilizasse a participação legal do GD UK no “African nations Cup”, considerado como o maior evento desportivo africano no Reino unido, e que os rapazes da ilha do Golfo da Guine preveem ser muito gratificante e marcante.

Fonte : Grupo Desportivo de STP no Reino Unido

1 Comment

1 Comment

  1. Força rapazes # JUNTOS SOMOS STP#

    16 de Junho de 2016 at 3:57

    Força rapazes#JUNTOSSOMOSSTP#

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top