Desporto

COSTP : João Alegre para Sempre?

Expirou na quarta-feira o ultimato do Comité Olímpico Internacional, COI, a João Costa Alegre(na foto), para resolver a crise instalada no Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe, COSTP, a quando da realização da última Assembleia, que culminou com o seu abandono da sala, alegando irregularidade no pleito.

Nos últimos dias João Costa Alegre, Presidente cessante do COSTP, terá feito saber a alguns círculos do Comité Olímpico Nacional, que “só a morte o separará da presidência do COSTP”.

20 anos a frente do COSTP, João Costa Alegre, teve pela primeira vez uma candidatura adversária nas eleições para  liderança do Comité Olímpico Nacional. Facto inédito nos últimos 20 anos. Eleições que não aconteceram porque contra a vontade da Assembleia electiva, o Presidente Cessante, suspendeu  sessão.

COMITÉ OLIMPICO (2)Posik Espírito Santo, porta-voz da candidatura de Guilherme Neto, que se reuniu para analisar a situação, considera que «a medida que Costa Alegre vai perdendo tempo com as suas jogadas, que em nada beneficia o nosso desporto, e não vê que o único caminho para a resolução da crise são as eleições, a nossa candidatura vai conquistando mais apoio das diferentes federações desportivas, nacionais e internacionais», afirmou o porta-voz.

Nesta altura, a candidatura adversária de João Costa Alegre, conta com a sensibilidade de 14 federações desportivas num total de 15 federações existentes no país. Facto que leva a candidatura de Guilherme Neto, a considerar que «João Alegre, deveria render-se e aceitar o desafio democrático»..

Da análise da situação, todos chegaram a conclusão que «João Alegre quer perpetuar-se no poder».

As 14 federações desportivas que já não querem mais ter João Alegre na Presidência do COSTP, assinaram um memorando, em que decidiram emitir uma carta às instituições olímpicas internacionais, de modo a encontrarem uma solução para a crise no COSTP.

 guigui«Esperamos em conjunto com as 14 federações, ver a possibilidade de elaborar uma carta, informando ao Comité Olímpico Internacional, COI, e Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Africanos, ACNOA, sobre o clima actual, para que possamos juntos, arranjar uma solução para esta situação, que é uma crise que somente uma pessoa provocou e quer que a mesma permaneça, que é o Senhor João, a fim desatisfazer o seu interesse pessoal», concluiu o Posik Espírito Santo.

Pelo cenário actual, João Alegre, lidera o COSTP em representação de si próprio. Porque a maioria das federações desportivas são-tomenses que são sustentáculo da instituição, não se revê no líder que evita a todo o custo a ida as urnas, para ser legitimado em eleições livres, justas e transparentes.

Gil Vaz/Abel Veiga

Foto de Edmar Miguel

20 Comments

20 Comments

  1. ANCA

    16 de Fevereiro de 2017 at 15:31

    Seja tenha a cultura democrática

    O nome de um País(Território/Povo/Administração) São Tomé e Príncipe, está a ser manchado Internacionalmente, pela sua postura seu modo de ser estar pensar e fazer,…

    Seja digno de um SãoTomense.

    Tenha humildade, postura, sentido de Estado

    Abandone ou ponha o seu cargo a disposição,…

    Tenha um pingo de vergonha na cara,…

    Ninguém é insubstituível

    Se queres ver o País bem

    Pratique o bem,

    Pois o bem

    Fica-te bem

    Deus abençoe São Tome e Príncipe

  2. carlos pinto

    16 de Fevereiro de 2017 at 16:19

    Francamente senhor costa alegre. I senhor esta a manchar o nome da sua família. Faz e sai da lugar ao outro porque isto não e herança de sua família. Ate tuas mulheres estão revoltadas com tua atitude de egoísta…RUA….

  3. almeida

    16 de Fevereiro de 2017 at 16:22

    Ele nao herdou aquilo nem do pai nem da mae.
    portanto se ele nao aceita eleiçoes, so ha uma coisa a fazer. É correr com ele dai pra fora. Sao tomé é dos santomenses.

  4. EX

    16 de Fevereiro de 2017 at 16:47

    Então se são as Federações que sustenta o Comité, devem simplesmente expulsa-lo com uma acção judicial. devem evidenciar esforços junto ao Ministério Publico, todas as Federações fazem um abaixo assinado manifestando o desagrado de o ter como Presidente do Comité e Tribunal deve uma nota de destituição.

    Mas por outro lado o Sr. João nada sabe fazer iria entrar em desemprego, esse é o seu maior medo. Com um Curriculum de Nada sabe fazer ficaria difícil de arranjar novo emprego e aproximando a idade de reforma pior ainda.
    E ainda ele tem medo de prestar contas

    Só STP mesmo. KKKKK

  5. FCL

    16 de Fevereiro de 2017 at 19:27

    E o fim, parece mentira mas vai ser verdade, mas para ele, nunca seria uma realidade.. Terminar e tão ruim, mas porque e que tem que ser assim, acabar para amanha chorar, e dizer que amanha nao quer mais voltar a reinar. Porque que e que tudo tem que ter um fim, ele queria ser surdo, para nao ouvir.

    As promessas que fiez as catorzinhas, o empréstimos que tem no banco , como ele vai fazer…

    Eh bobo….João Cavalo, faz a tua trouxa e pensa noutra vida… Nada e eterno…20 anos! Fogo! Sempre a trocardes camisola, e claro que um dia tem que acabar..

  6. luisó

    16 de Fevereiro de 2017 at 21:42

    Um dia destes vamos ler que o COSTP foi suspenso do COI devido a este impasse deste ditador.
    Alguém de direito e de Estado que diga de uma vez por todas a este senhor que tem que submeter a eleições e aceitar o resultado, seja ele qual for.
    Irra que já cansa de tantos tipos que têm a mania que as coisas sem eles não funcionam.

  7. lede di alami

    16 de Fevereiro de 2017 at 23:11

    Stp, nao anda devido isso, ninguem quer fazer mais nada, esse homem nao pode dar outra contribuicao…plantar banana, por ex….

  8. ta ligado

    17 de Fevereiro de 2017 at 5:46

    Só não culpam o Pinto da Costa

  9. Sotavento

    17 de Fevereiro de 2017 at 9:19

    Una vergonha,usen mecanismos legais e ponham na rúa este sr.

  10. Nosso Dubai

    17 de Fevereiro de 2017 at 10:32

    Assim mesmo joão, não sai nada, esse quintal é coisa que teu pai morreu deixou pra você! Mata tua vida por causa da tua herança.por tua causa é que se fundou o comité olímpico internacional e cometé olímpico de STP.

    Recorda aquela frase ” 15 anos já chegou,Pinto fora” . E ágora João quantos anos estas afrente do COSTP? “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

    Trovoada filho está amostrar te com quantos ovos se faz um bom omelete da terra!
    João não sabe fazer outra coisa mais? Oh João vai dar aulas , João é formado em educação física. Se problema é gordura que João adquiriu durante esses 20 anos todo . Isso também não é problema, João faz caminhada durante 30 dias seguidos até aeroporto, acredita que voltará a forma necessária para dar aulas. João não pega coisa de mundo põe na cabeça. Conselho de um cidadão que você sempre passou na estrada nunca disse bom dia!

    • zagaia

      18 de Fevereiro de 2017 at 15:54

      Nosso Dubai,se quiser, eu como técnico de educação física, posso colaborar com ele(JOÃO),posso lhe disponibilizar, os meus serviços de personal tainer á custo zero e por outro lado, posso lhe apresentar a minha colega psicóloga,que lhe tratará da mente dele, mas esses seviços terão que ser negociados com ela, que o preço será muito acessível.

      Um abraço e sempre à disposição.

  11. Carlos Costa Alegre

    17 de Fevereiro de 2017 at 12:00

    Nojento

  12. Tony

    18 de Fevereiro de 2017 at 16:45

    Só é possivel em São Tomé e Principe… Pais de Bananeiras e BANANAS

  13. joao manuel da trindade

    19 de Fevereiro de 2017 at 2:22

    ”Faz sai…” esta é a expressão bem conhecida e que se adapta bem ao sr. João Cavalo. Mude-se para Gâmbia sr. João Cavalo. Aqui é STP. Estado de direito democrático que o sr está a manchar. Haja Paciência.

  14. tony

    19 de Fevereiro de 2017 at 17:12

    Depois de maltratar tanto a familia Trovoada, agora quer o poder vitalício.
    Continua animando o desporto, é tua careira.

  15. Pompilio Mariano

    20 de Fevereiro de 2017 at 10:05

    kkkkkkkk, desculpem-me pela risada mas da mesmo graça. Hoje pela manha qdo me dirigia ao service escutei na radio 5 que o president do COA (comité olímpico angolano), estava ponderendo sobre a sua continuidade, mesmo com o apoio de todas as federações. O homem alegava falta de tempo para família e outras actividades. Enquanto isso o cavalo está a dar manguingui no poder. Solta a banana macaco

  16. Rato

    20 de Fevereiro de 2017 at 14:12

    Este homem só pode ser um palerma!!!
    Está à parecer um palhaço…se calhar em casa com família, ele é assim…

  17. Xerife Santos

    20 de Fevereiro de 2017 at 15:42

    Tanto tempo no poder e vida fácil transformou o homem no psicopata.
    Lamentavelmente não se admite uma situação como essa no século xxi.
    Posso dar apoio se for necessário para correr com este louco e preguiçoso do poder.

  18. "Sozinho no mundo"

    24 de Fevereiro de 2017 at 12:55

    Ohhhhh!!!!!
    Típo da manguinguim pê cua na mecê legá fâ…!!!!!
    Essa tipo âaannnnmm?????
    Sunguê dessá cua ba fé outlô cua ne vida fannn.

  19. qqqqqqqqq

    27 de Fevereiro de 2017 at 11:34

    Compreende-se, que a hora da partida não é fácil pra ninguém, recorde-se que 20 anos não são 20 dias. Deixar isso assim para Guilherme?: O que é que eu fiz de mal às Federações Desportivas Nacionais.Qual será a minha vida? Eu não consigo sobreviver com 500 euros.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top