“Turismo é de todos” lema do dia nacional

Sob o lema “ O TURISMO É DE TODOS: Preservar, Promover, Usufruir” o Ministro de Turismo, Demóstenes Pires Santos, deu esta segunda-feira o arranque a Semana Nacional de Turismo, com o propósito de comemorar mais um 24 de Agosto, Dia Nacional do Turismo.

No âmbito da comemoração do primeiro aniversário do Dia Nacional de Turismo, que terá lugar no dia 24 de Agosto de corrente ano, o Ministro de Turismo, Demóstenes Pires Santos, deu esta segunda-feira, o arranque as actividades comemorativa a data, com a Semana Nacional do Turismo, que decorrerá de 18-24 de Agosto.

Nestes 7 dias, serão desenvolvidas diversas actividades, entre elas: Conversas Soltas, Workshop sobre a Legislação Turística, Debate sobre o tema “O papel de cidadão pela imagem de STP enquanto destino turístico”, e não só.

turismoNa abertura da semana, o Ministro da tutela, Demóstenes Pires Santos, na sua mensagem alusivo a efeméride, avançou que a data foi institucionalizada no ano passado pelo seu Governo como um marco, indicativo da importância e responsabilidade que o executivo atribuiu ao sector de turismo.

Demóstenes Pires Santos, frisou que, esta comemoração visa demostrar a necessidade de fortalecer o compromisso do Governo em prol de um turismo sustentável para São Tomé e Príncipe.

Pires Santos avançou ainda que ao longo destes 2 anos, vários trabalhos foram desenvolvidos para completar o pacote legislativo que regula as actividades turísticas no arquipélago. « Vários trabalhos foram desenvolvidos para completar o pacote legislativo que regula as actividades turísticas, melhoria do sistema de vistos, vários trabalhos ao nível da conservação da natureza, formação, acompanhamento da qualidade dos serviços hoteleiros e restauração. Contudo, grandes são os desafios e muito o trabalho que teremos pela frente com vista a garantir a sustentabilidade do nosso turismo».

Demóstenes, sublinhou na sua mensagem, que o lema escolhido para este ano, propõe o reforço do bem-estar individual e colectivo do cidadão santomense, num ambiente de turismo sustentável, inclusivo que carece do envolvimento de todos em diferentes patamares, para que, STP venha trilhar metas de um destino turístico com particularidades específicas e de qualidade.

O feito alcançado pela Região Autónoma do Príncipe no ramo, não passou despercebido na mensagem do Ministro alusivo a data. «Neste quadro, temos que enaltecer os feitos da Região Autónoma do Príncipe para condecoração como reserva da Biosfera o que muito tem contribuindo para projecção do país ao nível internacional», frisou

Semana que arrancou esta segunda-feira conhecerá o seu término no próximo dia 24, data comemorativa do dia Nacional do Turismo, com uma tarde gastronómica.

Gil Vaz

Notícias relacionadas

  1. img
    STP Responder

    vamos promover o nosso turismo, quem sabe é o caminho para o desenvolvimento das ilhas maravilhosas de STP

  2. img
    vamos dar uma mão Responder

    espero que o Governo possa criar mecanismo necessário, para que o turismo possa ser realmente um caminho fiável a seguir

  3. img
    Justino Matos Responder

    sr. Ministro deixa do blá… blá… blá e começa pelo básico: Tire da rua os meninos da rua que se fartam de incomodar os parcos turista que ainda visita o nosso país, tire a policia das lojas dos chineses e Pingo Doxi (pra isto existe a segurança privada)e manda pra nossa praça da independencia estancar a pouca vergonha que se passa ai na ponte transformada em WC, faça campanha de sensibilização as populações ribeirinhas de Vila Maria, Pantufo e Praia Melão pra usarem latrinas em vez de irem as praias. Faça isso que o resto virá por acrescimo. Meus Deus, basta de tantas Mesas Redondas, Turismo de não sei o quê… chatice pá. Abra os olhos criatura. Desabrocha.

  4. img
    arelitex Responder

    o turismo em STP é de se avançar sem medo . nós temos um país em beleza único em todo o mundo para quem gosta de natureza . o nosso cartão de entrada ,que é a cidade . está uma vergonha ,acho que nâo é possível descer mais .a porcaria em todos os aspectos tomou conta da cidade . é sugidade por todo o lado ,o transito nâo têm ordem ,a cidade está a ser mal tratada . a cidade necessita de alguém a dirigi-la com energia ,e nâo pessoas paradas no tempo . em termos de turismo STP têm 3 potenciais , o principe , a ilha de S tomé e as Rolas . estas 3 zonas nesta matéria sâo diferentes e nâo podem ser tratadas da mesma maneira . em termos de turismo cada uma têm o seu valor e o seu potencial . nâo apliquem no turismo um dos hábitos dos sâotomenses , que é misturar tudo .

  5. img
    Arnaldo (santola) Responder

    Vamos lá stp, com o esforço chegamos lá, agora estamos com um IDH médio, saímos de baixo para médio com 0,558 subimos 2 posições de 144º para 122º isso ja é boa coisa para STP, isso mostra que alguma coisa está a ser feita. E com o turismo agricultura e pesca podemos aumentar mais as nossas potencialidades, bamo kelê.

    • img
      Arnaldo (santola) Responder

      queria dizer 142º posição.

  6. img
    VIEGAS ALMEIDA Responder

    Ha muitos paises q nao tenhem condiçoes naturais q temos, e estao bem desenvolvidos ao nivel do turismo. Mas a ganancia e ma governaçao dos nossos sucessivos governos é q faz com q ainda hoje se pegunta: Cadê turismo?

  7. img
    telamu Responder

    Sempre disse que o turismo seria realmente uma fonte ingresso para S.Tome y Principe mas como os que governam nao lhes interressa que a ilha desnvolva por isso esta como esta a ilha .enquanto nao resolver problemas sanitarios, aeroporto,estradas,hegiene na cidade,iluminaçao impossivel apostar por bom turismo sempre vao ter turismo pobre como tem agora e isso que temos recursos naturais para um turismo de luxo mas falta eniciativas y força de vontande de tirar o povo na miseria porque um bom turismo fornecera muitos postos de trabalho e formaçoes ao jovens que tanto precisam.

  8. img
    Oliveira Serrano Responder

    Caros Sãotomenses,

    Por acaso ou não, estive no Vosso lindo país vai fazer precisamente 1 ano. Aquando da minha visita, constituímos uma sociedade comercial de direito sãotomense precisamente para se constituir como uma solução aos vários problemas relacionados com a higiene pública. Só com respostas eficientes ao nível de tratamento dos lixos e do saneamento se pode pensar em desenvolver o Vosso fantástico País. Infelizmente as autoridades que na altura lideravam o País não aproveitaram as nossas competências. Esperamos que quem de direito ler este comentário entre me contacto.

    Felicidades para todos os Sãotomenses.

Deixe um comentario

*