Trovoada pede que Bissau defina passos a seguir após reunião com dadores

Parceria – Téla Nón / Rádio ONU

Representante do secretário-geral pede comunidade internacional que cumpra rapidamente as promessas após Mesa Redonda de Bruxelas;  chefe da Uniogbis realça confiança nas autoridades democraticamente instituídas.

Miguel Trovoada. Foto: Rádio ONU

Amatijane Candé, da Rádio ONU em Bissau.

O chefe do Escritório Integrado das Nações Unidas para Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, Uniogbis, pediu ao governo que defina as prioridades imediatas para implementar resultados da Mesa Redonda de Bruxelas.

Em entrevista à Rádio ONU, em Bissau, Miguel Trovoada disse que a ideia é que tais ações sejam acompanhadas e apoiadas pelo Sistema das Nações Unidas em coordenação com outros parceiros de cooperação.

Desafios

Trovoada disse que os resultados do encontro com doadores mostram não só a confiança internacional nas autoridades democraticamente instituídas na Guiné-Bissau, mas a aposta em apoiar o país a lidar com os desafios. Cerca de € 1,3 milhão foram mobilizados no encontro de final de março.

“Esperamos que o governo se sinta suficientemente reconfortado para prosseguir com as reformas que são fundamentais para a criação do novo quadro de promoção de ações de desenvolvimento económico e do progresso social. Estamos disponíveis para continuar a apoiar o governo no quadro do mandato que nos é incumbido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.”

Expectativas

Trovoada disse esperar que as promessas sejam rapidamente cumpridas, para dotar o governo de meios que o permitam implementar o programa de governação com vista a criar condições para estabelecer e consolidar a paz.

A mobilização da sociedade guineense em torno da Mesa Redonda e a presença do presidente da Guiné-Bissau no ato são para o representante especial do secretário-geral da ONU uma manifestação de grande coesão nacional e “sinal inequívoco de estabilidade politica no país”.

“Quero realçar a presença da sua excelência o Presidente da República em Bruxelas dia 25 de março que manifestou o seu apoio claro e inequívoco ao governo nesta ação onde fez uma comunicação extremamente importante e mobilizadora.”

Há uma semana, o governo guineense assinou um acordo de financiamento de US$ 19 milhões com o Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola, de acordo com uma nota de imprensa do Gabinete de comunicação do primeiro-ministro.

O chefe do Gabinete da ONU para a Consolidação da paz na Guiné-Bissau ressaltou a participação da comunidade internacional que qualificou de maciça, ao realçar o “caráter forte e convicto das mensagens veiculadas pelas instituições, países e organizações participantes”.

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Miss Responder

    Ô sr.Miguel Trovoada, regresse ao seu pais STP re-educar o seu REBENTO PT, muito mal instruido sobre as coisas do ESTADO , sobre a POLITICA, sobre a DISCIPLINA, sobre o bom COMPORTAMENTO….você, com a sua idade espero poder ter algo a transmitir ao seu filhote, que tem feito muita calamidade na vida do povo sao-tomense.
    Guarde toda a sua experiência, todo o seu saber, para transmitir ao seu PT, que està mais virado para o BANDITISMO do que para uma vida honesta de respeito aos principios morais.
    Por outro lado, informe ao vosso SERVIDOR da RTP Africa, na pessoa do Abilio Neto, que pàre de dar informaçoes errôneas sobre a GB, como temos todos ouvido, nas patéticas emissoes dele sobre a Africa.
    Ensine ao seu menino PT, que nao é com ODIO, Calùnias e posicionando com estatuto de VICTIMA permanente é que se ganha consideraçao junto das vàrias pessoas que ele espera ter apoio para continuar no PODER,sem nada fazer…apenas desviar os bens de STP.
    Sabia o senhor , como pai, da queixa que ele fez junto da TPI contra STP e os seus dirigentes (entre outros o pr.Pinto)?Dos portugueses , mercenàrios que ele fez entrar em STP durante as eleiçoes?
    Senhor Miguel, se você pode e tem o nome “sage”(se nao fôr por impostura), aconselhe o seu filhote.Ele que deixe a politica, porque vai estragar aquele muito pouco que você fez, na politica de STP.
    REFLICTA…

  2. img
    Original Responder

    Cara do pai,soriso do filho;afinal quem é mais malandro?

  3. img
    quilixe furtado Responder

    Tenho repugnância pela morosidade da Justiça, sobretudo quando se trata de casos atinentes aos “delinquentes de colarinho branco”. Consequência: reedição de barcos piratas.
    Um desses delinquentes subiu ao púlpito do poder e tende agora “comprar” os fazedores da justiça. Sim, e não me venham dizer que isto não corresponde a verdade!
    Quando num País onde tudo falta e uma das primeiras medidas do Governo é a de comprar carros de luxo para juízes e magistrados, ou ainda a promessa de nova sede para o Tribunal Supremo…Uhmmm isto cheira a compra de consciência. Espero que estes juizes e magistrados recebam estas “ofertas” e apliquem, de seguida, a justiça, sem complacência.
    E o senhor Ministro da Justiça, Raposo, embora seja seguidor acérrimo do P. Ministro Patrice Trovoada, que aconselhe com urgência ao senhor Procurador Geral da República, Samba, no sentido de se tirar das gavetas todos os processos dos “colarinhos branco”, incluindo os do Ptrovoada, porque esta samba esta virar Djambli.
    Muita chatice está para acontecer. É melhor começar a chamar gato de gato e cão de cão. Deixemos de faz de contas ou ouvidos de mercador.

  4. img
    frx Responder

    Santomenses, abram o olho com essa familia trovoada… sabem da ultima????
    Patrice trovoada como primeiro ministro acabou de fazer com que o estado santomense compre o edificio (ex benfica) do seu sócio LIBANÊS Ramy por 2 milhões de dolares… onde vamos parar desta forma… haja arroz 13 contos e internet grátis.

  5. img
    Aranca Rabo Responder

    Ora nem mais senhor quilixe furtado! Nem mais. Tal pai tal filho, só que o pai conhece os labirintos da política porque cresceu com ela e o filho conhece os labirintos da droga, da prostituição, de navios piratas, dos contratos com demônio para produzir santos, alergias e coisas assim. Ne verdade não seria nada mau o Miguel Trovoada deixar Guiné-Bissau para os guinenses tomarem conta do seu pa´si e vir para S.Tomé salvar o seu povo das garras de ódio do seu filho Patrice Trovoada. Esse rapaz (Patrice), não tem alma e não tem sangue de gente. Ele tem sangue de jacaré, olho de falcão e pele de camaleão. O país já esta pernas para o ar, ninguém consegue projetar o seu futuro porque o pais agora mais do que nunca está sem futuro.
    Olha desde quer ele assumiu a governação só passa a vida a dar show-off com obras do governo anterior, como sendo a estrada de s.finicia que ele quer confundir o povo dizendo que é o ora do governo dele, a estrada de s.marçal, captação de agua de rio de ouro, viaturas para os taxistas e tantas outras obras do governo anterior. Francamente, estamos num país de palhaçada com aumento vertiginoso de casos de incêndios, santos nas escolas, alergias, falta de reagentes e gesso no hospital, arroz que em vez de 13 mil dobras está a trinta mil dobras, enfim….é necessário gritarmos em coro para o fim de toda esta brincadeira…

  6. img
    Seabra Responder

    Caros sao-tomenses, informem-se sobre o senhorMiguel Trovoada. Ele nao é nada apreciado pelos bissau-guineenses.
    Descubram nos sites da GB (“Doka Internacional”, Ditadura de um Consenso”, “Contribuiçao” etc).
    Estes vagabundos, nada sao e nao podem, de JEITO NENHUM, impôr as ideias deles, impedir a liberdade de expressao, INTIMIDAR TODOS AQUELES QUE lhes denunciam do que praticam, da péssima politica que fazem…STP e Guiné Bissau, nao é o GABON.
    A familia TROVOADA, deve evitar a provocaçao, se têm AMOR à Pàtria, à Vida, aos demais , digo pelo menos, se respeita no minimo o povo sao-tomense. BASTA, chega de Ameaças, de prender, de torturar,de isto, daquilo etc…de facto, com o comportamento que têm de ditadores, de intimidar quando alguém nao està de acordo com eles,de terem a ambiçao apenas para ter o PODER, confirma do que o sr.Miguel Trovoada, foi capaz de complotar nos anos 70 contra o governo do Pinto da Costa, com a intençao de eliminà-lo fisicamente…mas foi apanhado à tempo.Agora o filho, PT, anda a fazer igualzinho ao PAIZAO dele…com Téla Non etc.
    Quando o outro governo, do Gabriel da Costa,enquanto o seu mandato, houve muitos insultos de um tal site “O PARVO” de um tal Màrio Bandeira, que nao so insultava , como havia artigos de ameaaças de morte etc, contra os membros do governo , especialmento contra o Gabriel que ele odeia …nunca ninguém lhe intimidou ou ameaçou. Ele tinha e teve até ao fim a liberdade de expressao, , tranquilo.Hoje, este site jà nao funciona mais, porque o objectivo era ùnicamente DESTABILIZAR,” pau mandado” do PT, que enquanto haviam confusoes em STP, por causa dele, o Homenzinho estava numa bôa a curtir no que tomou de STP sem autorizaçao (porque herdeiro nao é , a familia nao é rica…), o “KUMBU”, para adquirir o seu palacete em CASCAIS (coisa que nunca imaginou possivel, em França como Segurança nas lojas e nas discotecas)…um ano, sem nada fazer, a viver às custas dos BENS que DESVIOU DE STP.
    Quem ousa dizer o contràrio. QUEM?
    Por esmola, POVO DE STP saiam à rua e metam-me estes VADIOS FORA!Força, tem que ser A-GO-RA, é de uma importância capital.
    STP terà apoio do mundo, se gritar ALTO CHEGA!!!
    Continua-se a denunciar este bandido do PT, nas ràdios francesas. Hà um livro que ainda està a ser preparado, que vai ser uma bomba, como aquele que fizeram ao ALI BONGO…aliàs, um rival dele (das ùltimas eleiçoes), foi envenenado, morreu o fim da semana passado nos Camaroes.
    Vai haver MACA em STP, hà mais do que razao para tal, quando se começa a intimidar este, aquele, aquele outro, certos médias, sites etc…Nao é suportàvel, CHEGA!

  7. img
    ANCA Responder

    Ao invés de virmos aqui, fazer ataques pessoais, baixos e baratos;

    Deveria- mos apoiar e ter orgulho em ter, cidadãos nacionais a conduzir e fazer parte das instituições internacionais, a procurar soluções para problemas do continente a nível regional e internacional, seja ele quem fosse.

    Para o bem da nossa visibilidade como País(Povo/Território/Poder-Administração Gestão).

    Existe um ditado que diz assim

    Nas costas do teus vizinhos, vês e pondera a tua.

    Desengane quem pense, que os problemas que afetam, aos outros nunca os poderá afetar.

    De que lado queremos estar;

    Da solução ou dos problemas?

    Tenhamos Juízo como cidadãos, já e tempo.

    Podemos gostar pouco ou nada duma ou doutra personalidade, indivíduo, cidadão, mas quando se trata de País, ou dos problemas do País, devíamos vestir a camisola e apoiar, porque outros( como alguém comentou num comentário) podem não gostar.

    É um privilégio estratégico, é um orgulho, para nós SãoTomenses, pois somos um Estado, Insular Pequeno, sem expressão e visibilidade, geográfica, social, política, desportiva, económica e financeira externa, a nível internacional.

    Pensar pequeno de nada nos serve

    Apareça-mos e Cresçamos no pensamento modo de ser estar, está na altura caros cidadãos

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • img
      MISS Responder

      Anca, vocessemecê falhou a sua vocaçao…do BOBO DA CÔRTE!
      Hoje é dificil de ser bem pago, porque aqueles que você LOUVA, engrandece, sao avarentos, pagam pouco…dao apenas um pequeno “BANHO”, que dà ùnicamente para consumir CACHARRAMA até perder o tino.
      Quem sabe se um dia nao conseguirà um posto oficial…

      • img
        ANCA Responder

        Tu amigo podes ser destes que leva banhos

        Posto Oficial?

        Não amigo, não amiga

        Não me deixo vender

        A integridade faz parte da minha personalidade.

        Não há banho que me compre, sinto-me bem com a minha consciência
        Não sou marioneta nem do MLSTP, nem do ADI, MDFM, nem de raios que partam.

        Há uma realidade de Fome e Miséria no País

        Sou que somos SãoTomenses

        Devemos trabalhar mais e melhor para o País avançar.

        Com honestidade sinceridade transparência esforço e dedicação.

        Enquanto nós estamos uns contra outros, a Países, Povos, que estão unidos a modernizarem e conquistar o Mundo.

        E nós o que somos?

        Onde estamos?

Deixe um comentario

*