Exclusiva: Miguel Trovoada e demissão do governo da Guiné-Bissau

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Miguel Trovoada

O representante especial do secretário-geral na Guiné-Bissau, Miguel Trovoada, disse que a comunidade internacional aguarda os próximos passos do presidente da Guiné-Bissau, após a demissão do governo chefiado por Domingos Simões Pereira.

O chefe do Gabinete Integrado da ONU para a Estabilização, Uniogbis, esteve envolvido nos esforços para resolver a crise.

Em conversa com a Rádio ONU, de Bissau, Trovoada afirmou que o líder guineense, José Mário Vaz, prometeu pedir  que o partido vencedor das eleições, o Paigc, que proponha um novo chefe do governo.

Trovoada fala do impacto da medida desta quarta-feira e reitera o apelo para que as soluções sejam encontradas através do diálogo entre as lideranças das instituições guineenses.

O Conselho de Segurança discute a Guiné-Bissau em sessão agendada para o fim de agosto. Na segunda-feira, o Departamento dos Assuntos Políticos da ONU falou dos detalhes da situação guineense ao órgão.

Acompanhe a conversa com Eleutério Guevane.

Duração: 5’06″.

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Miguel Rancoroso Distruidor de STP C. L. Trovoada Responder

    Realmente a situação em Guiné Bissau é de lamentar quando já se via um G.B. a gatinhar passos melhor que STP. Mas é verdade também que o senhor rancoroso, tal pai tal filho, Miguel dos Anjos Cunha Lisboa Trovoada não tem moral para falar de queda ou não de qualquer Governo do Mundo. Ele foi rei e chefe de bandido em matéria de dimissão de Governo. Nunca quiz ver STP a desenvolver. Sua Governação baseava-se só em ódio e vingança. Dimitiu 8 Governos em 10 anos de mandato. Em média, 1 (um Governo) por ano.

    Portanto, de moral sobre governação e queda de Governo, senhor Miguel Trovoada é um resto e nojento.

  2. img
    Mana Responder

    Miguel Trovoada é um grande traidor. O homem quando esteve na presidência da Republica de São Tomé andava muito furioso. A grande preocupação dele era ter acesso aos fundos públicos, como de resto, esta o seu amigo da Guiné Bissau ao demitir o governo. O Trovoada só ficou sossegado, quando ele alienou as prerrogativas de soberania do Estado de São Tomé e Príncipe e reconheceu TAIWAN. Ele e o filho Patrice ficaram ricos. O Raul Bandeira ( na altura Primeiro ministro) morreu na miséria, tomando conta das lojas dos libaneses e franceses. O tal ministro dos Negócios estrangeiros que foi as escondidas assinar o acordo ( Homero Salvaterra) só anda a ver fumo e a chupar dedo e com dividas até ao pescoço.

  3. img
    Manuel Alegre Costa Pinto Responder

    Realmente este Sr.Miguel Trovoada é o comandante das quedas de governos. Acredito que Miguel Trovoada aconselhou ao João Mário Vaz a demitir o governo. Foi Miguel Trovoada mais o filho Patrice que aconselharam ao Fradique de Menezes a demitir o governo maioritário do MLSTP que era chefiado pelo Posser da Costa. Este Miguel Trovoada é uma nodoa não tem lição a dar a nenhum dirigente ou Presidente no que toca a demissão de governos. O Miguel Trovoada é o campeão nesta matéria. Quantos governos o Miguel rovoada não demitiu? Vejamos:
    - Daniel Daio
    - Norberto Costa Alegre
    - E outros.

  4. img
    Original Responder

    Venha cá ter com seu filho para acabar de afundar este País de vez.
    Venha que precisamos de um sábio malabarista como Senhor.

    • img
      fuba com biço Responder

      Que mentalidade

  5. img
    fiá luxinga Responder

    Meus caros deixem de ser baixo e começam agir como homens do séc XXI, cheio de ódios e rancor por outra palavras mesquinhas. Maior problemas dos Santomenses esta na mentalidade. Estamos preocupado com as ações e esquecemos sempre quem manda cometer crime, neste caso continua Isento. Nunca vi um pai ladrão que quer que seu filho lhe siga ou uma mãe que dormiu vários homens que quer que a filha lhe siga, assim como nunca vi um unico homem que passou toda vida a praticar mal e vice-versa.

  6. img
    fuba com biço Responder

    Gentes pobres, visão curta e mentes fracas

  7. img
    manuel Responder

    vocês são realmente bandos de agitadores e criadores de conflitos e vão viver toda vossa vida semeando confusões. Caracteristicas de preto santomense.

    • img
      Pim-bigodo Vaco-no Responder

      Ser preto é bué fixe, meu mediocre!!! Para começar Você deve ser miseravel de espírito…

  8. img
    FCL Responder

    Um sorriso pelo menos….,

    Ha pessoas tão feias que no dia do carnaval se forem comprar mascaras só lhe vendem os elásticos…

Deixe um comentario

*