Destaques

Mulher pela primeira vez na presidência de Taiwan

TSAI Ing-wen, líder do Partido Democrático Progressista de Taiwan, foi eleita no último sábado Presidente da República da China-Taiwan, Indicada pelas sondagens como favorita, Tsai Ing-wen e o seu vice-Presidente Chen Chien-jen conquistaram mais de 6 milhões de votos expressos nas urnas do último sábado, (6,894,744), correspondendo a 56.123% dos votos expressos.

A nova Presidente de Taiwan, toma posse no dia 20 de Maio próximo. Note-se que nas eleições presidenciais de 2012, o Presidente cessante MA conquistou 6,891,139 votos..

Pode consultar os resultados das eleições presidenciais de sábado em Taiwan – link:http://vote2016.cec.gov.tw/en/P1/n000000000000000.html.
Também o vídeo do discurso da Vitória da Presidente eleita TSAI na noite de Sábado.
https://drive.google.com/file/d/0B6qqAB0I9ADPUE1LaTg4ZHRqNHc/view?usp=sharing

No que concerne as eleições legislativas o partido liderado por Tsai Ing –wen, conquistou a maioria absoluta. Num parlamento de 113 deputados, o Partido democrático Progressista, preenche 68 assentos contra 35 do partido Koumitang que nos últimos anos governou Taiwan.

As eleições do último sábado em Taiwan, mereceram reacção do Departamento de Estado dos Estados Unidos de América que felicitou o povo taiwanês, e considerou o escrutínio como uma demonstração «da força do sistema democrático», da ilha asiática.

O Governo dos Estados Unidos de América, anunciou que partilha os mesmos interesses do povo de Taiwan, na consolidação da paz e estabilidade para os dois lados do estreito de Taiwan (o mar que separa a China Popular da ilha de Taiwan).

Por sua vez, Fumio Kishida Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, país vizinho de Taiwan, enviou uma mensagem de felicitações ao povo taiwanês.

São Tomé e Príncipe faz parte de um pequeno grupo de países africanos, que têm relações diplomáticas com Taiwan. Desde 1997, que anualmente o arquipélago são-tomense, encaixa mais de 10 milhões de dólares fruto do reconhecimento de Taiwan.

Abel Veiga

1 Comment

1 Comment

  1. verité

    18 de Janeiro de 2016 at 14:53

    Agora, nós também temos que escolher uma mulher para a Presidência, DRª Maria das Neves!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top