Destaques

Casos de câncer devem subir cerca de 70% em 2 décadas

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Organização Mundial da Saúde, OMS, afirma que doença é uma das principais causas de morte em todo o mundo, com cerca de 8,2 milhões de óbitos em 2012; agência calcula que casos anuais devem crescer de 14 milhões para 22 milhões.

Sobrevivente do câncer de mama. Foto: OMS/S. Bones

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, calcula que o número de novos casos de câncer deve subir cerca de 70% nas próximas duas décadas.

O Dia Mundial Contra o Câncer é celebrado neste 4 de fevereiro. Segundo a agência da ONU, a doença é uma das principais causas de morte em todo o mundo, com cerca de 8,2 milhões de óbitos em 2012.

Homens e Mulheres

As causas mais comuns de mortes por câncer são no pulmão, fígado, estômago, colorretal, mama e esofágico.

Entre os homens, os cinco tipos da doença mais diagnosticados em 2012 foram de pulmão, de próstata, colorretal, de estômago e de fígado.

Em mulheres, os tipos mais comuns foram mama, colorretal, pulmão, cérvix e estômago.

Riscos

Segundo a OMS, cerca de um terço das mortes causadas pelo câncer são relacionadas aos cinco principais riscos comportamentais e alimentares: obesidade, baixa ingestão de frutas e legumes, falta de atividade física, tabagismo e consumo de álcool.

O uso do tabaco é o fator de risco mais importante para o câncer, causando cerca de 20% das mortes globais pela doença e aproximadamente 70% dos óbitos relacionados ao câncer de pulmão.

Infecções Virais

Infecções virais como o HPV e as hepatites B e C são responsáveis por até 20% das mortes por câncer em países de baixa e média rendas.

Mais de 60% do total de novos casos no mundo ocorrem na África, nas Américas do Sul e Central e Ásia. Estas regiões representam 70% das mortes mundiais pela doença.

A estimativa da OMS é de que os casos anuais de câncer devem subir dos 14 milhões registrados em 2012, para 22 milhões nas próximas 2 décadas.

Leia Mais:

Países mais pobres do mundo têm oito entre 10 casos de câncer cervical

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top