Destaques

Trovoada alerta para “cansaço” de países com crise na Guiné-Bissau

O representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau disse que no país “começa a haver inquietação” porque a situação de impasse político está a durar muito tempo.

Falando a Rádio ONU após apresentar um informe ao Conselho de Segurança, Miguel Trovoada afirmou haver “algum cansaço da comunidade internacional” porque a crise persiste e há pouca vontade política para a sua resolução.

Trovoada declarou que a Guiné-Bissau não tem a ganhar com o tempo que se perde e os problemas que se vão agravando.

Fevereiro marca o fim do mandato do enviado como representante especial, ao mesmo tempo que o do Escritório Integrado da ONU para Estabilização da Guiné-Bissau, Uniogbis. Trovoada revelou ter “limites” de disponibilidade para exercer as funções nos mesmos moldes.

Na conversa, o representante fala do agravamento de crimes como o tráfico de drogas e assaltos na capital Bissau devido à atual situação política.

Eleutério Guevane -Rádio ONU

    19 comentários

19 comentários

  1. Cauíque de tlundo e xtleva

    19 de Fevereiro de 2016 as 9:11

    Sr. Trovoada sabe e conhece muito bem a solução para saída desta crise que não passa mais do que nunca e quanto antes possível do seu afastamento como representante da ONU na Guiné-Bissau por simples razões:

    1. Não tem credibilidade nem moral para ser mediador no conflito político.
    2. É pai e fundador da instabilidade política no seu país (São Tomé e Príncipe) e todos os políticos e todos cidadãos Guineenses sabem disso.
    3. É rancoroso, e como tal não tem capacidade de diálogo porque no seu diálogo haverá sempre reserva para um lado.

    Mas continuamos acreditando que a paz regressará brevemente a Guiné-Bissau assim que este senhor Miguel Trovoada terminar ainda neste mês o seu mandato a frente como representante na ONU na Guiné.

    Força e esperança aos Guineenses!!!
    Abaixo senhor Trovoada!
    Abaixo!

  2. explicar sem complicar

    19 de Fevereiro de 2016 as 10:43

    Não é verdade.
    O Miguel Trovoada foi escorraçado e recebeu ULTIMATO dos Guinenses para ABANDONAR o país URGENTE.

  3. Maria Silva

    19 de Fevereiro de 2016 as 11:42

    Ok , espero que fique por lá ( longe de stp ) já nos basta o FILHO , infelizmente aonde passa trovoada fica tudo danificado ( trovoada sinônimo de desgraça )!
    Muito sinceramente que não volte cá para as ilhas!

  4. Original

    19 de Fevereiro de 2016 as 15:15

    Dava-nos tanto jeito este sr.ficar por lá.

  5. explicar sem complicar

    19 de Fevereiro de 2016 as 15:55

    Mais a pura verdade é factos da origem da saída escorraçado da Guiné Bissau é esta:
    http://www.ditaduradoconsenso.blogspot.com/2016/02/fora-com-quem-nao-conta-com-tanto.html

  6. explicar sem complicar

    19 de Fevereiro de 2016 as 16:03

  7. seabra

    20 de Fevereiro de 2016 as 7:54

    O Miguel Lisboa Trovoada,é “personna non grata”,o homem mais detestado na Guiné Bissau,pelos guineenses. Se ele não quer sair com as calças nas mãos (como fez o filho PT,em 2013,quando foi demitido da função de pm),porque é um cobardola…”tal pai tal filho”. Isto é,se por acaso conseguir sair-se bem,porque o guineense quando decide pôr /dar fim a uma situação,é imediato ,ninguem e nada lhes impedem …é um povo determinado,valente,não é só de boca pra fora.
    Cara Maria Silva,devemos desejar uma situação melhor aos manos guineses,por esta e mais razão o Miguel deve “cair fora”,porque ele prejudica GB…deixem-lhe regressar para arrumar ,compor o que ele foi estragar,STP.
    Este senhor é um mentiroso,corrupto,oportunista,”barriga de meia” (como lhe chamam na Guiné B.). Ele e o filho,são dois safados e sacanas no meio político africano…devem desaparecer,imediatamente,neste circulo,nada têm para oferecer tão pouco para propor…

  8. Fernando

    20 de Fevereiro de 2016 as 9:08

    Trovoada fora da Guiné-Bissau, já!!!

  9. Maria Susana

    20 de Fevereiro de 2016 as 19:08

    Os santomenses são invejosos.
    Não têm orgulho de ver o seu compatriota a subir na vida
    Só sabem lançar lamas aos outros. Por isso é que nunca vão para frente. Quantos santomenses temos a ocupar cargos deste tipo. Porquê não se sentir orgulho como santomense.
    O ódio mata. Quem odeia nunca consegue subir na vida, pois passa o precioso tempo pensando mal para outros. Enquanto estão a desejar o mal para o vosso compatriota, vocês estão aqui como a pena do cú.
    Força Miguel. Tu és o orgulho dos santomenses
    Bem Haja
    MS

    • seabra

      21 de Fevereiro de 2016 as 0:53

      M.Susana,você gosta e admira tanto o Miguel Trovoada,neste caso é Bom que ele regresse para STP,fazer “Milagres” dos DANOS que o filho Patrice Trovoada tem feito,que aliás ,foi ele quem comecou.
      O MT se quiser ser útil,já teve muitas ocasioes para sé-lo,desde os anos 70…ainda pode,embora bastante atrasado,mas pode:
      – vá restituir a STP e ao seu povo,aquilo que o senhor e o seu filho têm tomado,desviado,sem autorização e tão pouco direiti,pois que não vos pertence.
      – libertem STP e o seu POVO,da vossa nefasta presenca,que so tem prejudicado … em uma desordem absoluta ,em tudo. Partam de STP,de-fi-ni-ti-va-men-te…porque vocês não são patriotas sãotomense,vocês utilizam STP apenas para atingirem os vossos fins,como mafiosos que sao…super bandidos Trovoada.
      A vossa má reputação ultrapassou-vos…pelo menos que com os bissau-guineenses,o MT ja está avisado….

    • Patriotismo

      21 de Fevereiro de 2016 as 14:40

      Concordo plenamente com a ideia proferida pela Senhora Maria Susana.
      Sinto-me orgulhoso quando vejo um São-tomense bem sucedido na vida política, empresarial, desportiva, e não só…
      Independentemente da nossa cor, raça, religião e ideologia política, devemos sim seguir as pesadas daqueles que estão bem sucedidos da vida, ao contrário de muitos, que arranjam bode expiatório com finalidade de sujar o direito de personalidade de cada um de nós.
      Não sou de ADI, mas apoio todos aqueles que contribuem para o reconhecimento do nosso país além fronteira!
      Assim ficamos mais conhecidos no mundo!
      As críticas destrutivas são proferidas pelos mais fracas.
      Sou adepto de críticas construtivas!
      Viva STP e Viva a Democracia!

      • seabra

        21 de Fevereiro de 2016 as 23:41

        Patriotismo,vá ensinar aos Trovoada o que é ser patriota.
        Acho que seria eficaz que voce ,a M.Susana,recuperem o vosso M.Trovoada para que va fazer maravilha em STP, que está indo muito mal….aí sim,vocês podiam admira-lo melhor e de perto…e por cima teriam razão legítima para tal,porque pelos menos poderia tentar remediar e corrigir-se de toda a besteira e mal que fez em STP “mais vale tarde do que nunca”.

  10. Maria silva

    20 de Fevereiro de 2016 as 22:52

    Caro ( a) Seabra ; Lamento imenso o Miguel trovoada ter ido parar na Guiné- Bissau, independentemente de ser um Pais africano ( como nós ) é um povo irmao ( nosso ) na qual eu particularmente os desejo muito sorte nesta dificil caminhada, espero que o Senhor Miguel trovoada seja ruado das terras Guinensses( sem duvida alguma ) porem muito sinceramente que fique bem longe das ilhas e acredito que muitos santomenses partilham da mesma opiniao!
    Um abraço Senhor ( a ) Seabra , senti a sua falta aqui no site.

  11. vseabra

    21 de Fevereiro de 2016 as 23:30

    Maria Silva, agradou-me bastante a sua simpática resposta. Agradeço.
    De facto,ausentei-me um momento…..mas cá estou eu de novo,para combater consigo,Maria,contra os corruptos de destroem as nossas terra e populacao…estámos juntos!
    Gostaria de dize-la que aprecio os seus argumentos (desde sempre e creio que você sabe).
    Boa continuacao….no fim triunfaremos. Força!
    Os nossos Irmaos da Guiné diriam :
    Nó Pintcha!

  12. Maria

    23 de Fevereiro de 2016 as 2:21

    é caso para se dizer que cada povo tem o que merece. Pessoas que nem sequer têm coragem de dar a cara acham=se em posiçao de criticar Miguel e Patrice Trovoda?!!!!! Qua li…

    contentes, todos os dias vem aqui ‘despejar o seu saco’ tornam-se amigos (Seabra e Maria Silva) porque o inimigo do meu iimigo meu amigo é!!!! Francamente!

    Se nao estao de acordo com as peripecias do BabyTrov e PapàTrov entao organizem-se e façam uma oposiçao coerente, DEIAM A CARA. Ou sera que voces sao dos tais que de dia comem com eles no mesmo prato e à noite vem armar-se em comentadores do telanon??!!!!

    Muita cobardia, se nao os querem em sao Tomé utilizem os meios legais para os combater; Na fazem, porquê? têm medo. m-e-d-o MEDO.

    Muita cobardia,parece que a ultima pessoa integra e digna neste em Sao Tomé e Principe foi a Dona Alda que ao morrer levou consigo para a tumba oque restava de “dignidade do povo sao-tomense” Tristeza. e aomesmo tempo uma vergonha.

    Uma Naçao constroi-se com MULHERES e HOMENS DIGNOS Capazes de DAR A CARA para defender os seus ideiais. Digam-me se nao estao de acordo com a acçao dos Trovoada (pai e filho) como é que eles estao no poder à quase quarenta anos (entre ministro, presidente e aessor) quem os poe no poder? Enfim incapazes de fazer um jesto à luz do dia para a melhoria da vida dopovopequeno, que nemacessoà internet tem, travestem-se em comentadores do télanon!!!! Este pais esta como esta nao é por causa dos Trovoadas, nem dos Costas, nem dos D’alva, nemdos de menzes. este pais esta assim por causa de tanto cobarde que habita esta naçao que outrora fora de grandes homens e mulheres que tiveram a coragem de afrontar a ditadura colonial, para hoje “pessoas travestidas de amibas” venham passear a sua COBARDIA nas paginas do Télanon. Enfim so com Cristo

    Ia-me esquecendo Antes que começem com a vossa ladainha eu na sou de partido algum e nem vivo da distribuiçao de beneces e de rendas das gentes do poder.

    • seabra

      2 de Março de 2016 as 17:13

      Maria,por esmola,sé mais coerente e digna….mas não fale a toa.
      Quem vota para esses corruptos são pessoas como você, de ma indola,engraxadores,digo puxa sacos,amantes dos ministros e Trovoada. Mas logicamente,à olhos nus,é sabido que os Trovoada sao o pior mal em STP,torna-se ainda mais grave porque já dura há mais de 40anos…o seu argumento nao é só mediocre,como por cima não é sólido. Estando alguem no poder ha longos ano ,e da mesma familia,chama-se a esse processo de DITADURA,como é comum na África,temos o exemplo do país vizinho,o Gabao do Omar,Ali Bongo.
      Lamento,mas gente como você Maria,não se pode contar com ela para participar num eventual desenvolvimento e progresso de STP. “camarada,pato fora”!

  13. inguialdo E. Santo

    1 de Março de 2016 as 20:32

    Meus caros,

    Começo por dizer que sou santomense, e de momento resido em Lisboa e sou estudante do Mestrado em Estudos Internacionais.
    Acho que as pessoas antes de falarem devem pensar na repercussão das suas falácias.
    O representante especial da ONU en Bissau, não e apenas Miguel Trovoada, mas acredito que e S.T.P. Acho que este deve ser um motivo de orgulho para todos os cidadãos santomense.Deixo as minhas forças ao Miguel Trovoada. Acho que as pessoas devem saber separar as coisas e as pessoas, deve se saber separar Miguel Trovoada, Patrice Trovoada, A.D.I. e S.T.P

    • seabra

      2 de Março de 2016 as 17:36

      E. Santo,aplique-se para ser um Bom aluno,termine os seus estudos e aprenda a informar-se antes de se precipitar sobre “o ser orgulhoso do A ou B”,só pelo facto de ocupar um posto de destaque. Antes de mais,deve-se informar se a pessoa desempenha bem a função que lhe foi atribuída (mesmo sendo um próximo)…infelizmente,nao é o caso,pelas informacoes que nos têm chegado. Sinceramente,eu não estou surpreendido conhecendo o personagem,que alias,nunca fez bem em STP( e teve ocasiões e diz ser o seu país). Na GB não é apreciado por todos,pela atitude de impostor,de arrogante, de metido e safado que ele tem…não basta ser saotomense para vocês lhe darem crédito,ora que ele age com mediocridade. Onde esta o vosso orgulho?
      A Maria tem razão,gente como você e ela e que têm contribuído em que é hoje STP…não São nem os Trovoada,nem os Costas,nem os Menezes.
      Agradeço à Maria por este precioso esclarecimento…afinal são voces”o povo” quem vota(m) e dão o.PODER a estes dirigentes políticos.

      • Inguialdo E. Santo

        5 de Março de 2016 as 14:47

        Caro Seabra,
        Agradeço te pelo teu modesto conselho, pois estou mesmo a dedicar me aos meus estudos.
        Olha, pela natureza da minha formação sei bem o que significa ser um representante da ONU, e sei que a ONU é uma organização credível e nunca iria compactuar com essas acusações que tu e os teus camaradas fazem.
        Além disso sei que és crítico e acho que deves continuar a ser, porque eu também sou, mas entretanto eu sou de opinião que embora a crítica possa ser ilimitada ela deverá ter uma sede própria.
        Tenho interesses nestes assuntos, por isso deixo te a minha opinião: reúne os cidadãos santomenses numa palestra e prova estas tuas acusações. Assim estarás de uma forma verdadeira a contribuir para o desenvolvimento do S.T.P, que todos almejam.
        Um abraço para ti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo