00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Singapura propõe o fortalecimento de laços econômicos com a África

Singapura propõe o fortalecimento de laços econômicos com a África
A quarta edição do Fórum de Negócios África-Singapura prepara o cenário para fluxos mais intensos de comércio e investimentos entre a Ásia e a África
SINGAPORE, Singapura, 5 de julho 2016/ –

  1. Os laços econômicos entre Singapura e a África vem se intensificando. De 2004 a 2014 os investimentos diretos de Singapura na África aumentaram a uma taxa composta de crescimento anual de 5,9%. Até o final de 2014 os investimentos cumulativos de Singapura na África alcançaram S$22.1 bilhões (ou US$17,5 bilhões).
  1. Atualmente mais de 60 empresas de Singapura operam em 50 países da África, entre eles Angola, Egito Etiópia, Gana, Costa do Marfim, Quênia, Moçambique, Marrocos, Nigéria, Tanzânia, África do Sul e Uganda. Entre os setores podemos citar commodities agrícolas, gás e petróleo, transporte e logística, tecnologia e infraestrutura urbana (plano mestre, energia e água).
  1. Na International Enterprise (IE) Singapore (http://www.IESingapore.gov.sg), o Diretor do Grupo no Oriente Médio e África, Sr. Jayakrishnan, disse: “É entusiasmante ver o crescente interesse e uma compreensão mais matizada da oportunidade africana entre a comunidade de negócios de Singapura. Ao mesmo tempo, nos sentimos estimulados pela receptividade dos parceiros nos setores público e privado da África à crescente participação de Singapura”.
  1. A IE Singapore é o órgão governamental de Singapura que promove o comércio e investimentos no exterior. Com escritórios na África do Sul e Gana, ela conecta os governos e empreendimentos africanos a empresas de Singapura com soluções relevantes para o mercado. Ela também compartilha os mais recentes avanços com as empresas de Singapura para elevar a conscientização sobre as oportunidades no continente.
  1. O Sr. Jayakrishnan disse ainda que “À medida que a África vem passando por uma rápida urbanização, haverá uma crescente demanda por soluções em especialização em gestão e planejamento urbano, prestação de serviços públicos (água, energia), habitação, transporte e logística. Singapura tem muito a oferecer nessas áreas, dada nossa própria história de crescimento urbano muito recente. A crescente classe média africana também gera potencial para empresas nos setores varejista, de alimentação e consumo oferecerem produtos e serviços que atendam as demandas dos emergentes consumidores africanos.”

Setores com potencial para mais parcerias entre Singapura e a África

Tecnologia

  1. O cenário tecnológico na África vem crescendo em ritmo acelerado, com a adoção de tecnologia que causa impacto no comportamento do consumidor e nas operações de trabalho. Isso inclui soluções de pagamento, logística e entrega, e-learning (ensino eletrônico) e tecnologia de drones para monitoramento agrícola e de produtividade. Apesar desses desenvolvimentos, a África como um todo permanece amplamente carente, criando potencial para que interessados de Singapura contribuam.

Soluções urbanas

  1. A África passa por um processo de rápida urbanização, gerando a necessidade de habitação, saneamento, transporte e energia. Planejamento urbano é uma área que Singapura tem desenvolvido experiência, dada suas limitações territoriais.
  1. A gestão hídrica é outra área para parcerias. Carente de recursos hídricos, Singapura “abriu quatro torneiras” para garantir um fornecimento sustentável de água para sua população. Isso incluiu: i) água de nossas áreas de captação, ii) água importada, iii) água reciclada e iv) água dessalinizada. A água reciclada tem papel cada vez mais importante para que Singapura atinja seu objetivo de se tornar autossuficiente. Introduzida em 2003, baseia-se em avançada tecnologia de membrana e atualmente é capaz de atender até 30% da necessidade de água de Singapura. Com isso espera-se atender até 55% da futura demanda de água de Singapura até 2060. A Hyflux é uma empresa de Singapura que tem realizado incursões na Argélia, Egito e Tanzânia.

Produção

  1. Com os governos africanos incentivando os produtos nacionais como substitutos para produtos importados, há potencial para empresas de Singapura produzirem no mercado. A dimensão e demografia privilegiada da África apresentam potencial significativo de crescimento do consumo. Indorama, Olam, Tolaram e Wilmar são importantes exemplos de empresas de Singapura com ampla presença no continente, com instalações de processamento integradas.

Singapura: Porta de entrada para a Ásia

  1. Localizada no centro da Ásia, Singapura é um grande impulsionador para empreendimentos africanos agarrarem as oportunidades de crescimento da Ásia. Singapura é um centro financeiro e empresarial internacional, onde diversas empresas multinacionais estabeleceram centro de operações regionais ou globais. A localização estratégica de Singapura, o status de ser um dos principais portos, bem como seu aeroporto de nível internacional conferem conectividade incomparável com a Ásia e o resto do mundo. Entre as empresa africanas que se estabeleceram em Singapura temos a Adcorp, Sasol e Sahara Energy.

Desenvolvendo laços e catalisando parcerias – Fórum de Negócios África-Singapura 2016

  1. Para ajudar empresas africanas e de Singapura a se conectarem e discutirem parcerias, a IE Singapore organizou o Fórum de Negócios África-Singapura (ASBF). Desde 2010 o fórum já reuniu 2 mil líderes empresariais e governamentais de 30 países. Uma plataforma de negócios pioneira para promover investimentos, comércio e liderança de ideias inovadoras entre a Ásia e a África, a quarta edição será realizada em Singapura nos dias 24 e 25 de agosto de 2016.
  1. ASBF 2016 (http://www.iesingapore.com/asbf/africa) abordará uma ampla gama de questões críticas em torno do cenário econômico da África, fornecerá ideias em relação às vantagens competitivas de Singapura, e identificará oportunidades para uma colaboração estratégica entre as duas regiões. Um destaque do programa deste ano é o Painel da Ásia, onde representantes africanos tem acesso a informações sobre o histórico de crescimento asiático. O Sr. Tharman Shanmugaratnam, Vice Primeiro Ministro de Singapura e Ministro Coordenador de Políticas Econômicas e Sociais, será o principal palestrante do evento.

Para saber mais sobre a ASBF, acesse http://www.iesingapore.com/asbf/africa

Leia os leads em nossas contas de Twitter (@IESingapore) e Facebook (IE Singapore) accounts.

Anexo: Fotos da Singapura e Sr. G. Jayakrishnan

Distribuído pela APO em nome da International Enterprise (IE) Singapore.

Ver o conteúdo multimídia

Nota ao editor
Utilize “IE Singapore” caso seja necessário um acrônimo para “International Enterprise Singapore”. Salvo indicação em contrário, o uso de estatísticas citadas em nossos comunicados à imprensa, website ou Statlink deve ser atribuído à IE Singapore.

Para consultas de mídia e/ou fotos de eventos, entre em contato:
Sra. Cheryl How
Gerente (Mídia), Grupo de Comunicações Corporativas
Linha direta: (+65) 6433 4655
Celular : (+65) 9180 5113
E-mail  : Cheryl_HOW@iesingapore.gov.sg

Sra. Foo Xiao Xuan
Gerente (Mídia), Grupo de Comunicações Corporativas
Linha direta: (+65) 6433 4400
Celular : (+65) 9018 6916
E-mail  : foo_xiao_xuan@iesingapore.gov.sg

Sobre a International Enterprise Singapore

A International Enterprise Singapore (http://www.IESingapore.gov.sg) é o órgão governamental que impulsiona a economia externa de Singapura. Lideramos em crescimento no exterior de empresas baseadas em Singapura e promovemos o comércio internacional. Nossa visão é a de um centro comercial em expansão em Singapura com empresas competitivas em nível mundial e comerciantes internacionais líderes.

A IE Singapore atrai comerciantes globais de commodities para estabelecer sua base global ou asiática em Singapura. Atualmente, Singapura é um centro de negócios em expansão com um ecossistema completo para polos de negócios de metais e minerais, commodities agrícolas e energia.

Através de nossa Parceria Empresarial Global e Assistência de Mercado Imediata trabalhamos também com empresas baseadas em Singapura em seus vários estágios de crescimento rumo a se tornar globalmente competitivo.

Nossa rede global de centros no exterior em mais de 35 localizações oferece as conexões necessárias em diversos mercados emergentes e desenvolvidos. Acesse www.iesingapore.com para mais informações.

Sobre o Fórum de Negócios África-Singapura 2016

Retornando pelo quarto ano, o Fórum de Negócios África-Singapura é a plataforma de negócios pioneira para a troca de ideias de negócios e a promoção de laços comerciais e de investimento entre a África e Singapura.

Um evento da IE Singapore, o órgão governamental que impulsiona a economia externa de Singapura, o Fórum de Negócios África-Singapura é uma plataforma inestimável para líderes de negócios e governos nas duas regiões desenvolverem uma rede de negócios e aprofundarem parcerias.

Acesse http://www.iesingapore.com/asbf/africa para mais informações.

FONTE
International Enterprise (IE) Singapore

Notícias relacionadas

  1. img
    Preto Responder

    Telanon esses artigos de mer… não interessa a ninguem! Queremos saber de STP. Será que nao acontece nada em STP? Nenhum acidente? nenhum assalto? nenhum caso de policia? nenhum caso de violencia domestica?

Deixe um comentario

*