Destaques

Em 2050, oceanos podem ter mesma quantidade de peixes e plástico

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Alerta é do embaixador de Portugal junto às Nações Unidas, que é um dos organizadores de encontro preparatório para Conferência sobre Oceanos em junho; ONU lançou plataforma online para recolher compromissos voluntários sobre tema.

Foto: Fao/F. Cardia

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

Se nada for feito para combater a poluição, em 2050 mares e oceanos podem ter a mesma quantidade de peixes e plástico. O alerta foi feito à ONU News pelo embaixador de Portugal junto às Nações Unidas.

Álvaro Mendonça e Moura é um dos organizadores de um encontro preparatório para a Conferência sobre os Oceanos que será realizada entre 5 e 9 de junho.

Poluição

“O que nós devemos pensar é que cada um de nós tem alguma responsabilidade em contribuir para controlar a poluição dos mares e dos oceanos. E, portanto, nós gostaríamos que houvesse parcerias, compromissos concretos que resultassem dessa conferência. Deixe-me dar-lhe um exemplo que eu acho que tem algum impacto para quem nos ouça. Se nós continuarmos no ritmo atual dos mares e oceanos, em 2050 haverá tanto peixe nos oceanos como plástico.”

Falando sobre as expectativas para a conferência de junho, o embaixador citou duas questões: “uma declaração política que comprometa os Estados numa aceleração do caminho para a Agenda 2030” e parcerias relacionadas aos oceanos.

O embaixador disse ainda esperar que a conferência seja um motor para ajudar a todos a manter a saúde dos oceanos.

Ações concretas

Pedindo ações concretas para proteger os oceanos, a ONU lançou uma plataforma online para recolher compromissos voluntários de Estados-membros, empresas, sociedade civil, sistema das Nações Unidas e outras instituições que possam contribuir para implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14.

A meta trata da conservação de mares e oceanos e do gerenciamento de recursos marinhos e é tema central do encontro mundial que será realizado em junho.

Notícias Relacionadas:

Pescar menos pode gerar benefícios de US$ 83 mil milhões, diz Banco Mundial

Países da Cplp devem unir esforços em estratégia sobre mares e oceanos

ONU abriga reunião sobre oceanos e mares, objetivo 14 da Agenda 2030

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top