Destaques

ExxonMobil é derrotada e investidores votam a favor da transparência quanto aos riscos ambientais  

Em reunião realizada hoje, 31 de maio, os acionistas da ExxonMobil, gigante do petróleo dos Estados Unidos, fizeram história ao aprovarem a medida que exige a contabilização dos riscos climáticos da empresa. Em favor da transparência, a proposta obriga a empresa a analisar seu portfólio de forma alinhada ao Acordo de Paris sobre o clima e solicita, especificamente, que a empresa publique uma avaliação anual completa dos impactos de longo prazo em seu portfólio, incluindo uma avaliação em que considere um cenário de baixa demanda de petróleo.

O resultado de 62% dos votos a favor da transparência teve a adesão do maior fundo de investimento do mundo, a BlackRock – o que passa uma mensagem histórica de que as forças do mercado continuam a impulsionar a transição de baixo carbono. “Os investidores esperam que as empresas – especialmente as de uso intensivo de carbono como a Exxon – mostrem como estão lidando com os riscos e oportunidades”, diz Sue Reid, vice-presidente de clima e energia da Ceres. “O negócio como sempre foi já não é uma opção para empresas com alto consumo de carbono”, completa.

Fonte – UNFCCC

 

 

    1 comentário

1 comentário

  1. Ralph

    2 de Junho de 2017 as 3:14

    Um bom resultado. Pouco a pouco, o público e os acionistas estão a forçar empresas como esta a melhorar a sua contabilidade em relação aos assuntos ambientais. Tudo isto está a acontecer apesar dos esforços de bufões como Donald Trump para retirar de acordos mundias. No fim, será como a substituição dos cavalos pelos carros no início do século passado. Ninguem será capaz de resistir a transição e quem tenta vai estar deixado para trás.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo