Diversos

Mais notas de Teotónio Torres

O economista são-tomense volta a partilhar com os leitores do Téla Nón, mais notas de reflexão, apontando pistas para tirar o arquipélago do marasmo económico e social. Clique sobre as notas.Notas número 50 a 53

    14 comentários

14 comentários

  1. Pedro Sousa

    6 de Julho de 2010 as 11:28

    Esse cota já está exagerar na linguagem!.. “Levar diploma para casa de banho”? Que linguagem é essa? Vê lá o que fala. Porque muitos jovens licenciados ainda não tiveram oportunidade para mostrar tudo que aprenderam nas universidades aonde formaram. O país ainda é governado pelos os mesmo de sempre com alguns acertos, filho de fulano colocado no banco central, filho do outro no projecto, filho de Tiny (Ministro de negocio estrangeiro) em Angola a tratar das fezadas do pai na empresa sonangol, filhos de mister Rafael Branco, um foi colocado na embaixada em Portugal a subir e descer sem fazer nada, outra o pai exerceu influencias e foi colocada na TAP em STP, Barbosa director da Enco, a mais de 15 anos no cargo nenhum jovem tem acesso para trabalhar naquela empresa.
    Albertino Bragança recebi salário na CST sem por lá os pés, , é só cunhas, Barbosa da Enco viaja que se farta, comprou casa em Portugal na amadora a pronto pagamento através de um fulano da sonangol. È isso que senhor devia dizer e não estar ai a insultar os jovens porque somos vitima de tudo isso… Viva STP; STP Sempre.

    • Hilaria Lima De Menezes

      12 de Julho de 2010 as 16:40

      ESSA ANALISE PARECE PERFEITA. ELA E DE UM GRANDE INTERESSE ISSO PORQUE FAZ RECORDAR A ALGUNS OS TEMPOS DA HISTORIA DO COLONO”HISTORIAS DE PORTUGAL, MAIS TAMBEM LEVANOS A NAO PERDER ESPRANCA, QUER DIZER QUE AINDA HA PESSOAS QUE QUEREM O BEM DO POVO SANTOMENSE,MAIS DESTA EU NAO DUVIDO.A QUESTAo é:SERA QUE SO HA INCOMPETENTES EM SAO-TOME? DE CERTEZA QUE NAO.SERA QUE SAO TODOS EGOISTAS? DE CERTEZA QUE NAO.SERA QUE SAO TODOS CORUPTOS? TENHO A INTIMA CONVO9AO QUE NAO. MAIS ENTAO O QUE SAO?SAO TODOS PREGUISOSOS? ISSO E QUE NAO. SERA QUE ESTAO TODOS AINDA AFAMADOS DEPOIS DESSES ANOS TODOS QUE O “PAI COLONIALISTA” DEIXOU DE TOMAR CONTA DA CUZINHA?
      O QUE TEM ACONTECIDO COM SANTOMENSES?
      NA EUROPA NAO ME PARECE QUE AQUELE QUE NAO EXERCEU O CARGO DE UMA PRESIDENCIA QUE SEJA DA REPUBLICA OU DA ASSEMBLEIA OU ENTAO DO SENADO POSSA ESTAR DE APOSENTO E BENEFICIAR DOS MESMOS PEVILEGIOS COMO SE CONTINUASSE AINDA A EXERCER OS SEU CARGOS PRFESSIONAIS.MAIS EM SAO-TOME DIZ-SE QUE ISSO E POSSIVEL. AQUELES QUE ESTAO ENCAREGODOS A FAZER AS LEIS SERA QUE NAO TEM NADA A DIZER A CERCA DISTO?
      NOS OU POR OUTRA ALGUNS SANTOMENSES SOFREM DAQUILO QUE SE DIZ:GLAVI NAKA PEGAFA. QUANDO SE CHEGA EM SAO-TOME A GENTE TEM IMPRESSAO DE VISITAR TODOS OS OUTROS PAISES MAIS SOBRETUDO AS PARTES MAIS SUJAS, MAIS POBRES, MAIS DESORGANISADAS.SERA QUE SAO SCIZOPHRENICOS? SE CASO FOR ESTAMOS TRAMADOS MAIS, ESPERMOS QUE NAo. ESTAO SOMENTE FERIDOS E COMO DISSE UM CANTOR QUE TALVEZ OS JOVENS DE HOJE NAO CONHECEM”ROBERTO CARLOS” SEMPRE HA REMEDIOS PARA CICATRISES. APESAR DISSO CONTEMOS COM A NOSSA JUVENTUDE PARA POR FIM A ESSA MISERIA DE ESPIRITO E AUTRAS.
      JOVEN SANTOMENSE SEJA VOCE QUEM FOR FILHO DE PAI OU DE JOAO NIGUEPENSA QUE A TUA LUTA JA NAO E PARA TI MAIS PARA AQUELES QUEVAIS OU JA METESTE NO MUNDO . ENTAO A BOLA ESTA NO TEU CAMPO.

    • SN-FS

      19 de Julho de 2010 as 11:20

      O senhor Teotonio deveria contribuir para o crescimento do país e destribuir a sua experiencia para futuros jovens licenciados…..” atenção que ter licenciatura não seguinifica ter capacidade para assumir X cargos” devemos dar oportunidade a quem merece, mesmo quem merece….. e não oferecer cargos e empregos a quem pretende ter um sitio para se “encostar”….

  2. Dr.Amado(Vulgo Saca Papo)

    17 de Julho de 2010 as 1:00

    ESTE HOMEM VEIO É DAR PIADA CONFORME NA GUERRA DO IRAQUE O MINISTRO DE COMUNICAÇÃO IRAQUIANA APARECIA NA TV ADIZER QUE OS AMERICANOS ESTÃO A MORRER COMO CÃES ENQUANTO NADA ERA IRAQUIANOS QUE ESTAVAM A MORRER ENQUANDO A ESTATUA DO SANDAN ESTAVA A SER DERRUBADO NA PRAÇA ELE AINDA CONTINUAVA A DIZER QUE OS AMERICANOS ENCONTRAVAM LONGE DE CONSEGUIR ENTRAR NA CIDADE E QUE MUITOS ESTAVAM A SER MORTOS PORTANTO O TORRES ESTA SENDO IGUALZINHO AO TAL MINISTRO DE INFORMAÇÃO IRAQUIANA NA ERA SADAM ESPERO QUE AINDA PODERÁS SER CONDECORADO COM PREMIO DE PIADAS…CALUDOOOOOOOOO

  3. Santos

    19 de Julho de 2010 as 8:55

    Realmente é interessante encontrar hoje Pessoas com sentimentos nacionalista e patriótico como o Dr. Teotónio Torres empenhado em querer mudar a face das ciosas no nosso S.T.P.
    A pergunta que se coloca a esta altura é a seguinte: A onde andava o Dr. Teotónio todos esses anos? Sendo ele um dos primeiros economista santomense, e talvez o mais “inteligente e capaz de racionalizar” pelas barbaridades as vezes que o mesmo fala como o casa de dizer que ele duvida dos diplomas dos licenciados e que devemos levar para a casa do banho os nosso diplomas. Dr. Teotónio, “quem não quer ser lobo não veste a pele”. Eu acredito que o senhor não é único especialista nos insultos, assim que por favor continue transmitindo-nos os seus conhecimentos através das suas notos mas sem insultos por favor. Porque o senhor já teve oportunidades de fazer alguma coisa para este país e não o fez quando era o Ministro de Economia e outras funções que foram desempenhadas pelo senhor. Pessoas com a sua atitude já não devem ter mas nada a perder na vida, ao contrário do senhor nós os jovens ainda temos muito para aprender.

  4. Dr.Amado(Vulgo Saca Papo)

    19 de Julho de 2010 as 10:02

    OH TORRES SAI DA CENA,PORQUE ESTE FILME ESTAVA PROGRMADO E JA É CONHECIDO…

  5. Chicodesperto

    20 de Julho de 2010 as 0:14

    Se o Dr Teotonio não fez nada enquanto ministro é caso para perguntar qual politico saotomense pode se dar ao luxo de dizer que tem uma obra feita em São Tomé e Príncipe? Não conheço. Por outro lado no contexto em que o Dr Teotonio foi ministro será que ele poderia materializar as suas ideias? No regime de partido único afinal quem é que definia a politica económica? Mas enfim devemos é ler as suas notas debate-las contraria-las ou concordando com elas extraindo dela algo que pode ter um contributo valido para o nosso desenvolvimento colectivo. Agora zombar de alguém que tem opiniões contrárias não me parece construtivo.
    Claro que o ex-ministro de informação do Iraque era mentiroso mas o maior de todos os mentirosos foi aquele que passando por cima das Nações Unidas invadiu um pais soberano a pretexto de existência de armas de destruição em massa.
    Em consequência guerra e os propósitos de implantação de uma democracia tipo ocidental no Iraque é pura e simplesmente uma miragem. Já não segurança no Iraque em consequências de atentados tendo morrido muito mais gente que no tempo do ditador.

    • COMCORDO

      22 de Julho de 2010 as 10:32

      Ainda até hoje se procuram as famosas armas de distruição massiva

  6. Medeiros

    26 de Julho de 2010 as 0:06

    O Palacio dos congressos que é onde os fulanos descontem os seus lanhos contra o povo,está a beira de desabar ..ainda vamos ouvir que desabou o P.congresso porque desde que foi construido nunca recebeu uma manutenção de base ..
    só ficam a pintar ..pintar pintar
    Mais esquecem que o ditado existe :carro vê apé dé tinta muda coló
    choferro de má peneta cua cada cuê …

  7. Digno de Respeito

    11 de Setembro de 2010 as 13:16

    Entento que todos conteúdos são válidos. Importante para leitor, fazer as interpretações de forma contextualizada e enquadra-las no devido tempo. É certo que há conteudos que revema recentimentos. Não sei se é o caso. Não devo e nem tenho que ajuizar ninguém, pk a essencia está pelo respeito por cada ser humano, pelo que são, pelo que dizem, manifestão ou gesticulam ou mesmo os que aparentam ser o que não são.

    Qualquer texto revela o manifesto da consciência e em algumas das situações transcendem e revelam o subconsciente humano. Simplesmente congratulo com os conteúdos que proporcionam momentos reflexivos provocando feedbeack cibernacional. É interessante pensarmos pela positiva pk as boas ou más acções fica com quem as pratica. Tal como as idieias que por ai vão fluindo.

    Certo é que precisamos todos de encontrar solução que proporcionem a aumento da produção e o equilibrio económico nacional. Basta olhar para o brazão nacional: UNIDADE – DISCIPLINA – TRABALHO

    Bem haja a todos

  8. Digno de Respeito

    11 de Setembro de 2010 as 13:19

    Digo: (…)”revela”sentimentos.

  9. Argomely

    11 de Setembro de 2010 as 20:59

    Espero que a minha verdade não seja uma ofensa. O que os políticos fazem é uma coisa pobre, humilham, enganam as pessoas.E este povo gosta de ser enganado e humilhada.

  10. ze cabra

    12 de Setembro de 2010 as 22:09

    isto é que lindos comentarios cheios de intiligencias costou certo que vamos em frente porque temos bons comentadores esse senhor teotoneo pelo menos esta a rir sera que é da miséria do povo

  11. RICARDO

    25 de Setembro de 2010 as 13:17

    SENHOR DR.RAZÃO PORQUÊ QUE SÓ AGORA APARECE,
    PARA SALVAR ESTE POVO QUE A 35 ANOS ESTA SENDO MALTRATADO,ENGANADO,POR AQUELES QUE
    NUNCA FIZERAM NADA PARA MELHORAR, SÓ PARA PIORAR.IRMÃO TEOTÓNIO É DE ELOGIAR A CORAGEM
    QUE TEVE PARA DENUNCIAR OS CORRUPTOS QUE SEMPRE ESTIVERAM A FRENTE DOS DESTINOS S.T.P . PRECISAMOS MAIS TEOTÓNIO EM S.T.P E LIBERDADE DE IMPRENSA PARA MELHORAR DESTINO DESTE POVO E DESTA ILHA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo