Inquérito da Agência Nacional de Petróleo – PARTICIPE

A Agência Nacional de Petróleo de São Tomé e Príncipe, (ANP-STP), encomendou um estudo para avaliar as necessidades em Recursos Humanos do país, tendo em vista o processo de exploração petrolífera em que está envolvido. Disponíveis 3 cópias do inquérito.

O estudo pretende identificar as necessidades presentes e futuras, e a partir desta base, recomendar solução para lidar com as carências detectadas através da elaboração de um plano de formação.É neste âmbito que se realiza o presente inquérito, agradecendo desde já a colaboração de todos.

Assim, caso esteja interessado a participar no referido inquérito, dirija-se à Agência Nacional de Petróleo para receber o formulário e proceder a sua devolução depois de preenchido.

Por outro lado pode ter acesso ao formulário através dos seguintes endereços electrónicos : francisco@)cstome.net ou anp_geral@cstome.net

Dispóníveis 3 cópias do inquérito :

1 - INQUÉRITO 1

2 -  INQUÉRITO 2

3 -  INQUÉRITO 3

  1. img
    Bomba Relógio Responder

    Agência nacional devia é deixar de cunhas e favorecer os amigos e filhos no acesso ao emprego naquela instituição.
    Devia recrutar jovens São-tomenses para trabalhar, contabilistas, fiscalistas, juristas, economistas, auditores, e outras áreas conexas, e não ter na gestão aviadores, historiadores e por ia fora.
    Agência nacional de petróleo devia promover transparência no acesso aos postos de trabalho nesta instituição que é de todos nós.
    Colocam pessoas sem qualquer concurso público, não divulgam os critérios de selecção, vira e não vira vê-se caras novas a trabalhar naquela agência.
    Alguém de direito deve tomar providencia com esses senhores da agencia nacional de petróleo os senhores de tribunal de conta, senhor 1º ministro que disse que ia acabar com a corrupção em STP faça qualquer coisa de forma a devolver agencia nacional de petróleo a todos são-tomenses, acabar com corporativismos nesta instituição.
    Este inquérito da treta que só serve para cada um ganhar dinheiro e mais nada, porque está visto que isto não vai dar em nada, coisas de sempre que todos nós já sabemos e conhecemos bem.
    S. Tomé e S. António do Príncipe tomará providencia dessas palhaçadas todas.
    Eu vou ficar áspera para ver resultado deste inquérito.
    Quem deve fazer inquérito para saber as necessidades do país a nível de formação não é agência nacional de petróleo, mais sim o governo através dos ministérios da educação e de ensino e formação.
    Se agência nacional quer recrutar quadros deve ser clara nesse aspecto, não deve inventar inquéritos de forma a encapotar o seu verdadeiro propósito com objectivo de confundir a opinião pública. Espero que esse inquérito não servia de base para recrutarem os filhos e sobrinhos, e amigos dos senhores de agência nacional de petróleo, ou fulanos com apelidos A ou B ou seja apelidos de tipo Daio, Trovoada, Agostinho da Neves, Prazeres, Carneiro, Bragança, da Costa Pinto, Pinto da Costa. Filhos de pescadores e camponês que têm curso superior e não só, também têm direito a aqueles lugares, porque somos todos São-tomenses.

    • img
      Homem de STP Responder

      Caro amigo/a, STP é terra desses senhores eles fazem o que bem lhes dá na telha.
      Não é só agência nacional de petróleo que trabalha os amigos dos amigos primos das boquitas, filhos, cunhados e enteados, camaradas de partidos A e B até mesmo compadres.
      Na CST, ENCO, ENAPORT, ALFANDEGA, ENASA é só cunha, amigos e primos. Veja o caso de Direcção geral de impostos meteram lá uma enchente de juristas através da cunha e agora eles não se entendem lá com os cálculos, deixaram de fora jovens com curso de contabilidade, Fiscalidade, Economia, Auditoria.
      Na equipa de inspecção não tem uma única pessoa com curso de auditoria, contabilidade, pessoas treinadas para essas situações.
      STP é uma comédia, tacho e mais tacho.
      Filha de Raul Gravid ainda encontrava-se em Cuba, já tinha ganho lugar na direcção geral dos impostos. Enquanto conheço jovens de STP que domina irs, irc que ficaram de fora, eles fazem concurso nem divulgam só para as pessoas não saberem, tudo fica entre eles, quando estiver a faltar dias para concursos fechar é que divulgam só para não dá tempo para pessoas candidatarem.
      Falei uma vez com alguém sobre esse assunto, pessoa ligada a direcção dos impostos disseram-me que isso é feito para não dar tempo a jovens que estão em Portugal poderem candidatar, fartei-me de rir naquele dia, mais depois questionei “esses jovens não são de STP também!!?”. A pessoa calou-se e também pois a rir.
      De facto quando há concurso em STP, não divulgam nas nossas embaixadas espalhadas pelo esse mundo fora.
      Estive agora de ferias em Portugal tive oportunidade de conhecer jovens de STP com boas formações cursos com mercado em STP, alguns mesmo com curriculum invejável eu tinha ideia que andavam cá no passei conforme diziam cá em STP, “que eles estão lá em Portugal na discotecas” verifiquei que não é bem assim, há miúdos formados em varias áreas tais como: Engenharia informática, Gestão, Economia, Contabilidade, Fiscalidade, enfermagem, Auditoria, Recursos Humanos. Sinceramente gostei bastante de ver. STP devia aproveitar esses rapazes e raparigas, o país só ganharia com isso.. Penso eu…….!!!!!!!!!!!!!
      Meu amigo/a coisa que está cá em STP faz gente pôr mão na cabeça sai a correr a gritar, …………. “esse país já não tem remédio”. “esse país já não tem remédio”
      “esse país já não tem remédio”…………………………. “esse país já não tem remédio”

  2. img
    Moreno Responder

    Peco desculpas pela minha ignorancia ou burrice,mas pergunto o seguinte:quem em STP nao conhece a carencia em termos de recursos humanos que o pais tem?Sera que esta accao desta tal agencia que ao meu ver nao deveria existir porque se ja existe um ministerio de tutela que responde pelos recursos naturais do pais e desnecessario que haja uma agencia a frente dos destinos petroliferos da nacao.A primeira necessidade que tem o pais e de um profissional formado no ramo dos petroleos para que nao esteja a frente da agencia um homem da aviacao civil.Nao tenho nada contra o individuo mas acho que cada macaco deve estar no seu galho.ja temos um ministerio de educacao que cabe a esse organismo fazer estudos desse tipo, ver as necessidades do pais em termos de quadros e zelar para que formem quadros tendo em conta as prioridades e as necessidades da terra.A agencia se disponhe de verbas o que deve fazer e garantir bolsas de estudos aos sao-tomenses sem ter em conta ao apelido A B ou C isso sim.O governo tem que debrucar seriamente nos destinos desta agencia, o governo tem que agir tem que decidir para por fim a essa arrogancia . a esse secretismo e seguramente a procedimentos nao claros que existe nesta agencia.Nao e nenhum calcanhar de aquiles.

  3. img
    Ambrosio Costa Responder

    Eu acho que ja esta na altura para STP ter um ministerio do “ensino superior, ciencia e tecnologia”.Esse inquerito deveria ser da competencia desse ministerio e nao da agencia nacional de petroleo. Esse ministerio que eu acabei de mencionar, seria uma instituicao vocacionado a promocao de pesquisa cientifica e para saber as necessidades do pais a nivel de formacao.E atraves de um base dados saber quantos quadros formados o pais ja tem neste momento e quantos estao ainda na universidade a formar, quais sao as areas de formacao e quais sao os niveis ou grau( licenciatura, mestrado, doutoramento(PhD)). Portanto, o ministerio do ensino superior seria um ministerio vocacionado a polica do ensino superior ao passo que o ministerio da educacao seria simplesmente vocacionado a politica de educacao de base.

  4. img
    Hugo Lima Responder

    Coisa de mais está nessa terra. Pelo que entendi, professor faz trabalho de enfermeiro, enfermeiro faz trabalho de Contabilista, Contabilista faz trabalho de Engenheiro……..
    República das bananas, comentar pra quê?

  5. img
    jp Responder

    Há que ter calma meus senhores, com trabalho vocês também há de lá chegaram, portanto evitem insultar as pessoas…….

  6. img
    Engenheiro Responder

    É uma vergonha, op que se vem assistindo neste país que é de todos. Eu sou daqueles que acredita que um dia haverá uma geração que há de zelar pelo bem estar de todos os santomenses, para a vergonha dos actuais corruptos, sem vergonha, incompetentes, sem amor ao próximos, prostitutos de gabinetes e irracionais. Homens(alguns) que alguma vez passaram pela faculdade no estrangeiros e chegaram ao enveredaram pelo caminho de egoísmo,corrupção desenfreada e massiva, se tornaram bruto, esqueceram de todos os valores científicos e ética deontológica adquiridos. Hoje são duplamente cegos, mas estão de olhos abertos, viajam sempre a fim de trazerem alguma mais valia para o país, mas infelizmente só rgressam com roupas e sapatos!!! e manjares. Pura vergonha. Com título de doutores mas não valem nada. Despresíveis na minha opinião.
    Mas eu também sou daqueles que acredita que em S.Tomé e Príncipe, se isso continuar assim é melhor tomar o exemplo da revolução francesa e hoje a França é um país firme respeitado.Mas foi necessário eliminar os corruptos e as suas raízes. Sinceramente que o povo está cansado de gemer…
    Quando se lança um concurso público ele deve tornar-se público para todos os santomenses no ´país na diáspora. Há muita gente com grandes competências no exterior que com o seu saber e experiência acumulada na Europa e no mundo fora, podia contribuir para o sucesso e progresso do país.

    Não compreendo e nem estou interessado em compreender porque é que em pleno século XXI, há tipos iletrados na directoria de serviços de administração pública, puro dinossauros… é uma calamidade.

    Muito tinha que dizer, mas como tenho muito que fazer, prefiro ficar por aí, mas estou sempre pronto para contribuir no que é bom para São. Tomé e Santo António.

    Um aviso para os corruptos identico a lei da vida: preparam que a vossa alegria da corrupção vai ter fim e serão punidos SEVERAMENTE E NÃO HAVERÁ QUEM VOS LIVRE. O PAÍS É DE TODOS NÓS.

    DEUS ABENÇOA O MEU SAO.TOMÉ E PRINCIPE.

Deixe um comentario

*