Situação financeira da empresa que tem projecto de construção do porto de Fernão Dias dá sinais de melhoria

Início de 2010, trouxe subida de rendimentos e de volumes de negócios para a CMA-CGM. Isso mesmo é demonstrado num balanço feito pela administração da empresa, e divulgado pela imprensa especializada no sector económico e financeiro.

Segundo a Agência France Press, que tomou parte na apresentação do balanço e contas da CMA-CGM, por sinal a terceira maior transportadora mundial de contentores, no ano 2009 a empresa realizou negócios na ordem de 10,5 mil milhões de dólares. Uma baixa de 30% em relação a 2008.

Cenário difícil em 2009, em que a empresa só conseguiu transportar 7,9 milhões de contentores de 20 pés. Redução de 9% em relação ao ano 2008. Os resultados líquidos em 2009 ficaram por 1,4 mil milhões de dólares.

Mas o cenário negro tende a mudar. Pelo menos 2010, trouxe esperança para a empresa que pretende construir o porto de águas profundas na zona de Fernão Dias em São Tomé. De Janeiro a Março últimos, a empresa conseguiu transportar 2,1 milhões de contentores.

No seu balanço a administração da CMA – CGM, diz que o transporte de contentores subiu 22% em relação ao mesmo período de 2009.

Também nos três primeiros meses do ano 2010, a empresa realizou negócios no valor de 3,2 mil milhões de dólares. Uma subida de 30% em relação ao mesmo período de 2009.

Sinais de recuperação de uma empresa francesa de impacto mundial, cuja saúde financeira interessa a São Tomé e Príncipe. Arquipélago pequeno no golfo da Guiné, que quer se transformar em placa giratória de prestação de serviços na região. Mas para isso depende muito do investimento do grupo privado francês, no valor total de 500 milhões de dólares, para construir o porto de Fernão Dias.

Abel Veiga

  1. img
    Filho de Deus Responder

    Espero que esta recoperação seje mesmo verdade uam vez que a esta hora as maquinas ja deva estar la em Fernão Dias a muitos meses construido o tão esparado Porto de Água Profunda.

  2. img
    charlles ceita Responder

    assim espero que isso muito pa frente porque bem precisamos.penso que temos condicoes para num grande arquipelago de prestacao da servico, um mini dubai….lol

  3. img
    A Semente do Adão Responder

    Este projecto não tem pé para andar ….é tudo uma fantulhada para enganar o povo santomense….Quem muito fala pouco faz…

    • img
      Flavio Moniz Responder

      Vamos receber em 2011 uma informaçao dizendo que o rendimento da dita empresa baixou e por isso teremos que adiar de novo o projecto para 2012… e assim sucessivamente.

  4. img
    Leopardo Responder

    INFELIZMENTE NÃO ACREDITO NESTE PROJECTO ENQUANTO EXISTIR UMA COMISSÃO IMPIRICA DO PROJECTO QUE REPRESENTA O ESTADO NO MINISTÉRIO DAS INFRA-ESTRUTRURAS

  5. img
    Santomense Responder

    BOM NAO QUERO FALAR BASTANTE,VAMOS ESPAREAR PRA VER SI ISSO PEGA!

  6. img
    fernando Responder

    Ainda há alguém que crê nisto.
    A ver vamos, como dizia o cego que cada vez via menos…
    Façamos como Santo Tomé…

  7. img
    lufi Responder

    Bom nos estamos aqui pra ver se isso realamente vai pagar pra anos que vem como estes governantes so dizem que este projeto vai acontecer, mas eu acho que isso é mas uma promeça falça so de comer denhiero e enganar este povo sofredor que luta pra ter uma vida melhor e nao esta consiguindo pk so temos em s.tome gorveno ladroes corruptos que nao fazem nada pra este povo so pensa em els e seus familhares… Vamos esperar pra ver se isso pega

  8. img
    o optimista Responder

    EU SO ACREDITO NAO COISAS DE STP QUANDO VEJO PORQUE DESDE A NOSSO INDEPENCIA NAO FORAM CONSTRUIDOS NADA DE NOVO NO PAIS NEM 1 METRO DE ALCATRAO.

  9. img
    Humberto Santos Responder

    Caros compatriotas,Povo Santomense:
    Sejamos sérios, sejamos realistas e honestos; afinal de contas o que é que querem e de que estão à espera quando trocam os vossos direitos de votos por algumas grades de cervejas, meia dúzia de dobras ou chapas de zinco? Quando conseguirem valorizar o poder de voto e negar o banho, mudarão o rumo político do País. A escolha acertada está nas vossas mãos. Sofrem porque querem.

    • img
      ET Responder

      Acrescento dizendo, cada povo tem os lideres que merece!!

  10. img
    jose soares de barros Responder

    Estou convencido que isto é mais uma manobra do Sr Rafael Branco mais os seus lacaios de modo a confundir o povo com promessas falsas.
    Espero um dia que este povo acorde revoltem-se porque tornou-se insuportavel.
    Antes mais tarde que nunca.

    • img
      moreno Responder

      jose soares de barros estas mais certo que nunca no teu comentario.sera que es o ze barros da pontamina?

  11. img
    Klincata sa ca tete Responder

    AS condições de partida para a construção do porto. Muito Mal.
    O que angustiou a Poetisa, foi a 1ª actividade, derrubar o Marco histórico de 3 de Fevereiro. Se calhar a data vai mudar para 21 de Abril.
    Qualquer empresa nacional, podia concorrer para a construção do Porto, ora Vejamos. A empresa que ganhou o concurso, não tinha dinheiro, estava a espera do financiamento dum banco qualquer. Nestas condições eu, Klincatá poderia teter até conseguir. Toma Juizo, senão o juizo te toma conta da cabeça.
    Bolo Bolo, Bolo.

Deixe um comentario

*