Encarregado de Negócios da França em São Tomé e Príncipe anuncia para breve retoma das actividades da Terminal Link em São Tomé

A Terminal Link é filial da CMA CGM, terceira maior transportadora de contentores do mundo. Assinou acordo com o estado são-tomense para construir o porto de águas profundas em Fernão Dias, mas a crise financeira mundial obrigou o adiamento das obras para 2011.

Por ocasião do dia da França, 14 de Julho, o encarregado de negócios da França em São Tomé e Príncipe, anunciou para breve a retoma em força das actividades da Terminal Link em São Tomé, com vista a execução do projecto de construção do porto em águas profundas. «Esperamos que dentro de algumas semanas, a companhia CMA – CGM e a Terminal Link terão o capital necessário para lançar o projecto. Estou muito optimista. O projecto teve atraso por causa da crise mundial», disse Jacky Cuzzy.

O Primeiro-ministro Rafael Branco que tem apresentado a construção do porto em águas profundas como uma das propostas da sua campanha eleitoral, reagiu de imediato. «É uma notícia que nos traz bastante satisfação. Esse porto vai criar muitos empregos», afirmou Rafael Branco.

No entanto o Téla Nón sabe, que no final de Junho último, a empresa mãe da Terminal Link, a CMA-CGM, assinou acordo com um grupo financeiro do Qatar, que permitiu a injecção de 1 bilhão de dólares nas finanças daquela que é a terceira maior empresa de transporte de contentores do mundo. O grupo financeiro do Qatar chama – se Qatar Holding.

No entanto a Agência France – Press dá conta que o proprietário da CMA-CGM Jacques  Saad, está continua a negociar com mais uma companhia internacional, trata-se da norte americana Colony Capital, com vista a reforçar o capital social da empresa. Para além do grupo norte-americano, o Fundo Estratégico de Investimento (FSI) instituição criada pelo governo francês, também está envolvida no processo.

A AFP, explica que o FSI deverá avançar com cerca de 250 milhões de dólares no projecto de fortalecimento financeiro da CMA-CGM. A empresa que até agora tem apenas um dono, a família Saad, deverá abrir o seu capital social aos novos investidores. A AFP, diz ainda que a administração da empresa já concordou em abdicar-se de 49% das suas acções a favor dos novos parceiros com os quais está a negociar.

Consequência da crise financeira internacional, que afectou bastante o mercado dos transportes marítimos, a companhia francesa com sede em Marselha, acumulou dívidas na ordem de 5,3 mil milhões de dólares.

CMA – CGM é o maior empresagor privado da cidade de Marselha. Tem 16.500 trabalhadores em todo o mundo, sendo 4 mil em França.

Abel Veiga

  1. img
    tagarela Responder

    Faço votos que a obra em questão arranque de facto e, o mais rápito possível.
    Espero, no entanto, que o “breve” referido não seja como tem sido, que perdura no tempo e, na maioria das vezes, não se concretiza. Viva STP!!!

  2. img
    Alberto Nascimento Responder

    De jeito que o Rafael Branco se comporta, parece que apenas vão construir o porto se ele estiver no poder.

    • img
      PATRICIO E FODIDO Responder

      ENTAO TU NAO SABES SE MLSTP NAO ESTIVER NO PODER ELES NAO DEIXAM TRABALHAR OS PARTIDOS KI ESTIEREM NO PODER. SE BEM KI DEFENDO OPOSICAO MAS, OKI PASSA EM STP NAO E OPOSICAO E DOENCA.

  3. img
    A.G Brasil Responder

    espero k desta vez,vai ser mesmo pra valer

  4. img
    cesarjesus Responder

    Esta noticia so vem dar mais azas a MLST/PSD, de forma mais uma vez enganar a populacao nestas eleicoes…e necessario uma analise profunda desta informacao, pois nao esquecam que umas da armas do MLST/PSD e esta obra, mas isto nao passa de uma propaganda! Nao existe nenhuma garantia neste comunicado que as obras irao iniciar brevemente!
    Por isso esta noticia nao passa de uma campanha manobrada, para surgir efeito nas eleicoes que se aproxima!!!

    Forca Povo STP…

  5. img
    Emilio Pontes Responder

    Quero é saber que tipo de mão de obra qualificada existe para enquadrar neste projecto.

  6. img
    FC Responder

    Caro Sr. AV,

    O que é que isso tem a ver com política?

    Saudações

  7. img
    jaka doxi Responder

    CUIDADO COM CAMPANHA ENCOMENDADA.
    PODE SER QUE O “MAN RAFA” ESTÁ POR DETRAS DESTA NOTÍCIA.
    O PROBLEMA É QUE O RAPAZ ESTÁ MUITO ATRAPALHADO COM OS RESULTADOS DA SUA CAMPANHA NO TERRENO.
    ELE JÁ PERDEU ADELINO IZIDRO,QUINTAS AGUIAR E MUITOS OUTROS MILITANTES DO MLSTP-PSD RECUSAM APOIAR O INDIVIDUO.
    DIZEM QUE ATÉ O DITO JORNALISTA BORBOLETA ABANDONOU O BARCO.
    AGORA ELE SÓ TEM APOIO DO POLICARPO FREITAS UM SUJEITO QUE NÃO ENTENDE NADA DO JORNALISMO NEM DA POLITICA.
    FUI.

  8. img
    quequa Responder

    abaixo a propaganda eleitoral. Abaixo o banho. O Porto vai ser construido quando as galinhas tiverem dentes…

  9. img
    vendo para crer!! Responder

    Mais uma vez.. tomara que dessa va em frente…

  10. img
    DLima Responder

    É lamentavel ver o PM usar esta situação em seu favor nas suas acções de campanha.

  11. img
    luisó Responder

    pura ilusão…
    só quem é cego ou não está atento á politica e economia internacional é que pode acreditar que a terminal link vai avançar com o porto!!!!
    eles estão falidos….
    não vai haver porto nenhum.
    assim como não vai haver aeroporto, nem zona franca, nem nada.
    porque ninguém vai investir um dólar em STP numa terra que não tem mão de obra especializada, tudo se faz com gasosa,etc.
    e depois no futuro como vão recuperar esses investimentos?
    pura ilusão, infelizmente…

  12. img
    QUINTINO Responder

    EU FAÇO DAS PALAVRA DE JACA BOXI AS MINHA …………
    MUITO CUIDADO COM FALSIDADE NAS CAMPANHAS..

    É PARA ALERTAR AQUELES NEMOS LUCIDO QUE:

    QUALQUER PARTIDO QUE GANHAR ESSES ELEIÇÕES, O PORTO SERÁ CONSTRUIDO.
    E MAIS, E EMPRESA QUE ESTA A FRENTE DO NEGOCIO, NÃO ESTA CÁ POR CAUSA DE RAFAEL BRANCO E SEU COMPLICE….

    É SO EM GEITO DE ALERTA…………..
    porque somos todos santomenses

  13. img
    QUINTINO Responder

    delcupa me por erro jeito e não geito

  14. img
    Jojó Responder

    A Noticia do terminal Link é que estão a recuperar das perdas acumuladas do passado e não tem nada a ver com o porto em STP. Ninguém disse que se vai construir porto, apenas disse Man Rafa.

    Primeiramente vão investir para recuperar o mercado e é provávem que não se construa isso em STP porque já o Vizinho Camarões anunciou a construção de um porto naquele País. Comparativamente STP é não viavel em relação a camarões em todos os aspectos:
    mão de obra, mercado, entre outras variaveis.

    Não venha com essa de Porto.

    Viva STP

  15. img
    Zovirax Responder

    O Rafael Branco usa todas as manobras para enganar o povo. O projecto de Porto de Águas profundas é do Povo de STP e não do MLSTP. O Povo deve ter os olhos bem abertos,cuidado com a bandidagem do Rafael Branco!Espero que o Porto de Águas Profunda se materialize para o bem do Povo de STP e não para o bem do MLSTP e do Rafael Branco.

  16. img
    Ernesto Lima Responder

    Viver fora do país, não querer saber da vida do povo nas campanhas que vem aí com motorizadas, luz solar, beber vinho de palma para vomitar mais tarde também não vale. Estar em Libreville e dizer que não é santomense, essa santomensidade veio donde agora.
    Não cuidar da própria mãe, significa não ter amor.
    Fechar todas antigas instalações de Francisco Cabral não é ter amor.
    Compra de deputados no parlamento é vender a patria.
    Proteger os incoptentes, não significa nada.

  17. img
    ILHA DA MADEIRA Responder

    O DINHEIRO VEM DE ONDE[[[[[[[[[[[[[DO BRASIL]]]]]]]]]]]

  18. img
    joaquim rui de carvalho nhanga Responder

    daonde vem esse dinheiro todo pá tarem
    a esbanja nas campainha;mais kem pade se são os pobres porke kuandos kerem voto vcx k moram em favorita e outros de campo milho vão ter com os pobres engana-los com essa coisa de banho e pronto até huando k povo de santome e principe vao abrir os olhos”” e viva akele partido k ganhou….

  19. img
    Pleto Responder

    Esse Porto de aguas profundas parece telenovela da TVI, sem fim a vista. Muita incompetencia e ma fé na governaçao do País so tem conduzido a incerteza e discredito.

  20. img
    Jose manuel Responder

    Ola, Caros compatriotas.

    A voto de Domingo reveleu mais uma a vontade da populacao de sao Tome e Principe de querer ver e conviver com a Real mudanca em todos aspectos de desenvolvimento.
    Por isso, faco apelo para um maior concenso nacional para abracarem o partido que ganhou afim de suscitar nele o real sentido de desenvolvento.
    A oposicao continuara sempre mais espero que sejam mais construtivos e nao destruitivos.
    E hora de fazer politica que proporciona desenvolvemento porque acredito que nos todos-santomenses ja ganhamos maturidade suficiente para mostrar o Mundo o nosso brilho na cenario da real democracia.
    Temos que comecar a tratar a politica de Sao Tome mais na vertente de desenvolmento porque estancarmos de uma vez para sempre o sofrimento do povo de sao Tome e Principe; facto que tem a ver com a imaturidade dos nossos politicos.
    Adeus e um forte abracos a todos os partidos de Sao tome e Pricipe.

  21. img
    Causa Responder

    Então, sou muito critico nesse aspecto e acho que antes do lançamento devia haver uma transparência do acordo uma vez que como entendedor da assunto não aconteça o mesmo com o Projeto de frigorifico na descida de hospital…Mas é um que haja transparência!

  22. img
    Herbie Teixeira Responder

    Saudações. A construção deste porto, poderá servir de uma mais valia para o crescimento económico e o desenvolvimento sustentavel que são tomé ja mais viu, desde da era da exportação do cacau.É necessário que haja uma maior transparência na gerencia dos capitais provenientes deste negócio, que vai contribuir positivamente para ascenção do País no mundo.

    ONE LOVE.(BIBOSS).

  23. img
    Costa e Sousa Responder

    HA TANTO, TANTO TEMPO Q SE FALA NESSE PORTO DE AGUAS PROFUNDAS. ATE JA METE ASCO. FAZ-ME LEMBRAR A HISTORIA DA ZONA FRANCA NO PRINCIPE. ESSE PROJECTO TB MORREU? CREDO.

  24. img
    dino Responder

    já dizia o são tome ver para crer… embora eu só acredito nisso para entre longo e longuíssimo prazo

  25. img
    morena alves Responder

    É verdade, também já oiço falar desses projectos há muito tempo, mas alguém tem que por mãos na coisa, porque quem sai a perder é o país e por conseguinte todos nós!
    Será que um projecto desses não nos falta? Não será que é melhor que construção de mais um hotel? Não nos trará benefícios?
    Vamos pensar e pensar muito, analizar bem as coisas antes de as materializar, mas façamos coisas boas e de bem para que os nossos filhos se orgulhem do país que vamos deixar para eles e consequentemente se ougulhem de nós. Não se esqueçam que estamos nesse mundo de passagem!!!

Deixe um comentario

*