Economia

Associação dos Economistas exige a suspensão de todas as operações relativas ao dossier petróleo

A associação dos economistas de São Tomé e Príncipe, chamou a imprensa para anunciar que todas as operações petrolíferas realizadas pelo estado desde 2004, podem estar feridas de ilegalidade. Tudo por causa da não implementação do decreto-lei de 30 de Dezembro de 2004, que criou a comissão de fiscalização do petróleo.

O organismo fundamental para fiscalização de todo o dossier petróleo foi criado em 30 de Dezembro de 2004, por decreto do governo. Mas até agora não funciona. No entanto vários acordos no domínio petrolífero foram assinados nos últimos anos, e em Setembro São Tomé e Príncipe, começa a negociar directamente com as companhias petrolíferas a adjudicação de 7 blocos de petróleo da zona económica exclusiva.

Operações que estão a ser realizadas sem o respeito do decreto que cria a comissão de fiscalização do petróleo. Uma comissão importante para garantir a transparência de todo o negócio.  «O que estamos a pedir é que a comissão de fiscalização do petróleo, criada em 30 de Dezembro de 2004 comece a funcionar. Porque tem que haver alguma instituição que fiscalize, que veja como é que estão a decorrer as negociações. Porque desde 2004 até a data presente isto não foi feito. Estamos a fazer um apelo especialmente ao procurador-geral da república que veja, como é que esses contratos foram negociados», afirmou Agostinho Rita, um dos membros da associação dos economistas.

No comunicado distribuído a imprensa, a associação dos economistas, apela a intervenção do procurador-geral da república para comprovar da legalidade de todas as operações petrolíferas realizadas pelo estado são-tomenses desde a promulgação do decreto-lei que criou a comissão de fiscalização no ano 2004. «Constatando que a comissão de fiscalização do petróleo instituída pela lei número 8 / 2004 de 30 de Dezembro, até a presente data não está constituída e cabendo-lhe por lei a fiscalização de todas as operações relativas as actividades petrolíferas realizadas pela Agência Nacional de Petróleo entende que todas as operações relativas ao petróleo sejam suspensas enquanto não for constituída a comissão de fiscalização do petróleo», refere a associação.

Membro da sociedade civil a associação dos economistas pede a união de todos os são-tomenses, e o apoio da ordem dos advogados, no propósito de defender os superiores interesses do país. «A associação dos economistas como membro da sociedade civil solicitamos a ordem dos advogados para que ambos façamos tudo para que a sociedade civil são-tomense consiga impor os seus direitos de modo a que nenhum governo, jamais nenhum governo possa prejudicar-nos», realçou Teotónio Torres, Presidente da Associação.

A forma como o dossier petróleo está a ser gerido levou Teotónio Torres a verter lágrimas. «Eu estou a chorar, porque estão a roubar-nos. O novo governo prometeu mudanças que espero sejam para melhor. Até agora os governantes de STP limitaram-se a utilizar os bens do estado em seu proveito», concluiu.

Associação dos economistas atenta a evolução do dossier petróleo.

Abel Veiga

    50 comentários

50 comentários

  1. atencao!!!

    30 de Agosto de 2010 as 7:00

    boa ideia…

    esse anciao ali ainda dará muitas dores de cabeca a muita gente, poiso mais velho sabe, forca teotonio!!!

  2. falaverdade

    30 de Agosto de 2010 as 8:58

    Esses estão a procura de tachos. Querem se evidenciar. Talvez o primeiro ministro esqueceu deles e agora estão a mostrar a cara para o homem lembrar deles. NADA DISSO. VÂO TRABALHAR QUE É MELHOR. O PRIMEIRO MINISTRO JÁ DISSE TRABALHO E MUITO TRABALHO BASTA DE PREGUIÇA

    • Zebideu

      31 de Agosto de 2010 as 9:31

      Caro, deveria antes de mais saber o que é e como funciona uma comissão.
      Independentemente de termos que trabalhar, trabalhar… temos, que saber acima de tudo a razão da dita comissão.

  3. A. da Silva

    30 de Agosto de 2010 as 9:00

    Gostava de saber mais sobre a associao dos economistas de STP.
    Saberá alguém informar-me mais sobre a mesma?
    Gostaria ter acesso ao estatuto e fazer parte da mesma.

    obrigado

    • Osama bin Laden

      30 de Agosto de 2010 as 15:15

      É simples basta olhares para foto, há um endividou que diz tudo sobre esse grupo, ou seja é um grupo a procura de tacho, também queres fazer parte dela? Desejo-lhe boa sorte.
      Mais pelo que percebi dos discursos do 1º Ministro esses tachinhos tem dias contado.

      • Santos

        3 de Setembro de 2010 as 12:10

        Esse comentarios só podem ser de gente ignorante e vazio no pensamento. Realmente as carras que estão nas fotos são aquele que talvez não têm nada a peder. Meu cara amigo Osama Bin Laden quero te dar um conselho.”É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida”.

    • FC

      30 de Agosto de 2010 as 17:41

      Boa pergunta!
      Eu também queria saber de onde surgiu esta Associação e porquê só agora.
      Podem até ter alguma razão, mas parece-me completamente extemporânea e oportunista, apesar de tudo o que se sabe.
      E onde está o Dr. Agostinho Rita há…

    • Santos

      3 de Setembro de 2010 as 11:55

      Meu caro amigo, lhe agradeço a vontade manifestada para ser um dos membros da Associação dos Economista de S.Tomé e Príncipe (ADESTP). Eu já sou membro da mesma, e se realmente é do seu interesse ser um de nós serás muito bem-vindo. Nós reunimos semanalmente na nossa sede provisória no IUCAI onde podes ser melhor informado. A ADESTP esta aberta a toda gente de boa vontade.
      Obrigado!!

    • Zé Mulato

      18 de Setembro de 2010 as 3:04

      Aproveitem com o DR. A. da Silva!
      Rapaz Santomense de cabeça, corpo, tronco, membros, pé—tudo!
      Contacte-o imediatamente!!!
      STP precisa de ajuda! Desperdiçar não é opção!

  4. Pleto

    30 de Agosto de 2010 as 10:06

    A iniciativa apesar de boa ja vem tarde. Mas tudo bem ,a iniciativa é boa mas a na minha opiniao,associaçao tem que intervir mais e em todos os sectores do país e nao só no chamado dossie “Petroleo”.
    Associaçao dos economistas ou ordem dos economistas seja la o que for, tem que prestar um serviço público e responsável ao ao país, sociedade civil em geral tem que intervir mais.

    Espero que essa inciativa nao seja manobrada por questoes politicas/pessoais, o país precisa de clareza e sobretudo de opinioes de tecnicos de cada área, seja de justiça,economia,saúde etc… para melhoria dos serviços e do estado do nosso país.

  5. Polvo Paul

    30 de Agosto de 2010 as 13:48

    Eu aposto que Agostinho Rita quer fazer parte de órgão de Fiscalização.
    Fogo, esse homem não cansa de meter nariz aonde tem massa? Deixa isso para os putos formado, que precisa ganhar dinheiro para orientar as suas vidas e dos seus filhos!
    Credo ganância que esses senhores podem nascer com ele… Credo… credo….. credo…
    Vai lá pedir tacho ao Presidente da Guiné Equatorial….. Deixa-nos em paz que coisa!

  6. Carlos Ceita

    30 de Agosto de 2010 as 14:12

    Dr Teotónio Torres tal como Alda Graça são sinónimas da verdadeira são-tomensidade.
    Espero que quando nós saotomenses acordarmos para o que ele esta a nos alertar não sejam demasiado tarde.
    Deus lhe de força e vida longa para continuar entre nós caro compatriota. Precisamos muito de si.

    • José Silva

      30 de Agosto de 2010 as 14:33

      Espero que o apelo feito por esta Associação de uma investigação por parte do procurador traga frutos, porque infelizmente este procurador nada fez para a soberania do País e que ele investigue também o sucedido no aeroporto de Portela a um Santomense que foi presente ao tribunal e que ja esta no País. Bem haja STP, O povo unido a luta venceremos.

      • jaka doxi

        30 de Agosto de 2010 as 19:44

        MEU CARO JOSÉ DA SILVA.
        O SENHOR TEM RAZÃO NAQUILO QUE DIZ.VAMOS VER SE O SENHOR ROBERTO RAPOSO ACORDE APROVEITE A ONDA DA MUDANÇA E COMEÇA A TOMAR ALGUMAS MEDIDAS CONTRA OS CORRUPTOS.
        EM RELAÇÃO AO TAL INDIVIDUO QUE FOI DETIDO NO AEROPORTO DE LISBOA A MINHA FONTE ME CONFIRMOU TRATAR-SE DO INTENDENTE ARMANDO CORREIA.
        O SUJEITO FOI DETIDO QUANDO TENTAVA LEVAR PARA SÃO TOMÉ NA PASSADA QUINTA FEIRA NO AVIÃO DA STP-AIRWAYS MUNIÇÕES PARA ARMA DE GUERRA E DETONADORES PARA EXPLOSIVOS.
        ELE FOI DETIDO E NA SEXTA FEIRA FOI OUVIDO POR UM JUIZ NO TRIBUNAL DE LISBOA. NO MESMO DIA A NOITE VIAJOU PARA SÃO TOMÉ NO AVIÃO DA TAP.
        A MINHA FONTE FICOU DE ME INFORMAR QUAL A MEDIDA DE COAÇÃO QUE LHE FOI ATRIBUIDA.
        AINDA SOBRE ESTE ASSUNTO A MESMA FONTE ME CONFIRMOU QUE AS AUTORIDADES SÃO-TOMENSES JÁ FORAM INFORMADAS.
        RESTA AGORA SABER QUE MEDIDAS É QUE O PAÍS VAI TOMAR EM RELAÇÃO A ESTE SENHOR.
        GOSTARIA NO ENTANTO SABER COM QUE OBJECTIVO O SENHOR INTENDENTE ARMANDO CORREIA VEIO PARA PORTUGAL COMPRAR A TITULO PARTICULAR MUNIÇÕES E DETONADORES DE EXPLOSIVOS.
        É BOM QUE AS ACTUAIS AUTORIDADES DO PAÍS FIQUEM DE OLHOS NESTE SENHOR E DE MUITOS OUTROS QUE ANDAM POR LÁ.
        VIVA SÃO TOMÉ PODEROSO.
        VIVA SANTO ANTONIO DO PRÍNCIPE.
        FUI.

        • António Veiga Costa

          31 de Agosto de 2010 as 21:53

          É só dá a ele mais dois meses de cadeia para aprender a ser ser humano.

      • Osama bin Laden

        31 de Agosto de 2010 as 9:05

        O que aconteceu no aerporto de portela? Seja mais claro!

    • Osama bin Laden

      30 de Agosto de 2010 as 15:10

      O que tens a dizer sobre a são-tomensidade de Agostinho Rita? Conta lá que eu quero “ouvir”!…aaaaaaaaaah kua li…

  7. Digno de Respeito

    30 de Agosto de 2010 as 14:49

    Tal como os economistas santomenses, outras classes sociais deveriam se organizar para se fazerem representar. A sociedade civil orgnizada é uma força motriz para qualquer Estado (que seja democrático).

    Espero que ainda se vá ha tempo de corrigir males que lesaram fortemente a economia do País, pondo em causa toda a geração da Nação.

    Se se o Governo lançasse um referendo nacional para se poder decidir as linhas mestras (com a participação de todos, haviria uma participação acima da média esperada. Entendo que o sinal de alerta dado por Teotónio Torres, é um indicador a considerar.

  8. Aleluia

    30 de Agosto de 2010 as 15:54

    Credo!!
    Não compare por favor essas duas figuras.

    A Alda Graça nunca insultaria ninguem em publico e nem tinha ganancias; Viveu pobremente.Morreu velha, mas não gaga. Já este parece que já está mais para lá que para cá, e está obcecado com o petroleo. Não fala de outra coisa desde voltou para S. Tomé.

    E eu não creio que ele pertença a associação dos economistas. Pelo menos não é dirigente, por isso acho que está usurpando poderes. Quando é que foi eleito; quem deu mandato! O Agostinho, sim sempre dinamizou a associação. Mas, tambem adora petroleo… assim como os seus irmãos. Até faz formação superior em engenharia petrolífera na sua universidade! Brincadeira…!

    Fui

  9. Alberto P. Costa

    30 de Agosto de 2010 as 16:13

    O Sr. Agostinho Rita antes falar das questões ligadas ao dossier petróleo que explique o que foi feito ao dinheiro que as pessoas investiram naquela história os Hidrocarbonetos. Tenho conhecimento de pessoas que investiram milhares de dólares naquela história dos hidrocarbonetos e que ate hoje não sabem o que foi feito ao seu dinheiro.

    A partir de agora queremos pessoas honestas e competentes a tratar de todo e qualquer assunto relacionado com S.T.P porque este povo está farto ser enganado por oportunistas.

    Estou confiante que este Governo estará atento as diversas movimentações que irão surgir, quer ligadas as questões financeiras ou não, e saberá dar respostas a medida de modo a corresponder da melhor forma as aspirações deste povo que apostou na mudança.

  10. Carlos Ceita

    30 de Agosto de 2010 as 16:24

    Não quero ser advogado do Dr TTorres ele não precisa mas caro falaverdade estas a ser injusto com uma das poucas personalidades integras e vertical que o país tem. Só quem não conhece o Dr TTorres pode imaginar que ele estaria a procura de tachos ou entrar em esquemas/expedientes. Foi por isso que o coloquei em termos de dimensão ética e moral ao mesmo nível que a nossa querida falecida mãe Alda Graça E Santo. Em São Tomé e Principe so encontro outra personalidade com o mesma dimensão. Dr Guadalupe de Ceita.Como qualquer ser humano ele tem defeitos mas coloca-lo como alguém que pode ser corrompido ou que esta a procura de visibilidade não acredito. Se alguém tem duvida procure informar sobre o seu historial de vida pública e pessoal.
    O que ele esta a fazer é tão somente um exercício de cidadania.

    • Celsio Junqueira

      31 de Agosto de 2010 as 9:09

      Caro CCeita,

      Tem razão no que diz, dr. TT não precisa de “tachos” e muito menos de protagonismo. Move-se pela sua própria consciência e acredita que está a ajudar o país e o seu povo intervindo activamente.

      Estaremos todos de acordo com essa participação civica e agradecemos.

      Mas como diria o ex-Pres. Português Jorge Sampaio sobre o défice das finanças públicas “é que existe vida depois e para lá do défice”, portanto quero daqui dizer ao dr. TT que existe vida depois e para lá do petroleo.

      Temos muitos problemas no país, o petroleo é um deles, mas não é o único.

      A Pesca é um sector extremamente rico e com potencial enorme e está muito mal aproveitado.

      O Turismo pode beneficiar a todos directamente e incluindo os mais desfavorecidos, desde a area de restauração a hotelaria, passando pelo artesanato e transportes. Todos terão bolsos cheios, e a atenção merecida, nenhuma!

      Por fim, a Agricultura, esta eterna fonte de subsistência com vantagem estratégica para a nossa economia e autosuficiência alimentar para o país a todos os niveis.

      Abraço e boa reflexão!

      • Osama bin Laden

        31 de Agosto de 2010 as 13:58

        A pesca está muito mal aproveitado? dizes tu! Há gente em STP a ganhar muito dinheiro a nossas custas, deram autorização aos barcos da União europeia para pescar na nossa ZEE e recebem pipa de massa em troca, vai lá ver se depositam na conta de tesouro de STP nada.
        Andam a deposita na conta que têm em Lisboa no Banco Espírito Santo e na Caixa Geral de Deposito.

    • Osama bin Laden

      31 de Agosto de 2010 as 13:43

      Senhor Torres já foi ministro, o que ele fez para STP? Aonde anda o Senhor Torres esses anos todos? Estamos a ser roubado ao ritmo galopante desde 1991, pelos senhores de PCD/MLSTP/ MDFM!
      Homem parece que anda a procura de algum tacho para um dos filhos….

  11. Leonel Batista de Sousa

    30 de Agosto de 2010 as 23:58

    Concordo plenamente consigo, Sr Carlos Ceita. Tive o oportunidade de lidar com ele (Dr. Teotónio Torres) durante algum tempo e é uma pessoa de caracter e sem papas na língua.

  12. Lúcio Pinto

    31 de Agosto de 2010 as 8:53

    Dr. Teotónio Torres tem razão, esta na lei que existe uma comissão fiscalizadora de petroleo. tudo para enganar o povo, eu que nunca sai deste país, nunca ouvi falar desta comissão, mas os nossos dirigentes salvo alguns querem nos dar a conhecer que esta comissão existe.é o povo que é o dono do País. Eles n devem saber a verdade? Os nossos dirigentes falam na Mudança, mas eu vós digo quando esta mundança criar problema eles vão chamar mecánico para consertar? E se mecânico n conseguir consertar? STP no coração……..

    • moreno

      31 de Agosto de 2010 as 11:21

      carisimo Lucio um abraco.estou de acordo contigo.um abraco forte

  13. Consultoris Curiae

    31 de Agosto de 2010 as 10:18

    Os cabelos brancos do Sr. TT tornam-o merecedor de um respeito acrescido. Respeito que o próprio deve fazer por merecer! Não o fazendo, não o pode merecer. E, sem prejuízo de óptimas intervenções, nomeadamente mediante as suas notas, a sua prestação no tal programa da RTP África foi, no mínimo, má, para não dizer algo mais grave. Má porque há linguagens que não podem ser utilizadas por certas pessoas muito menos em certos sítios ou para certos auditórios. Má porque não é o que se espera de um alguém, que se diz bem (in)formado e que já teve responsabilidades ao nível do Estado (e não está em causa saber se tem ou não contas a prestar por esse facto). Havendo elementos criminalmente imputáveis ao então PM ou ao seu Governo, o Sr. TT tinha a obrigação de participar o facto ao PGR (que se saiba, não o fez, pelo menos até aquela data. De resto, ainda não percebi como é que o PGR que participou no suposto debate tenha ouvido silentemente aquelas afirmações. No mínimo, revelou falta de coluna vertebral. Olhando para trás, quase poder-se-ia afirmar, com o benefício da dúvida, que aquelas afirmações foram proferidas ante o silêncio do PGR, na presença de um, pelos vistos, então futuro membro do governo de um partido adversário, sem uma intervenção moderadora do Moderador, já que o visado não tinha, naturalmente, presença no debate). Creio não ser ajustado tentar colocar o Sr. TT no mesmo patamar em que está a D. Alda. Fazê-lo é ser injusto para com a Sra. Alda! Nem tão pouco colocá-lo no mesmo patamar com o Dr. Guadalupe, já que seria igualmente justo. Por existirem diferenças gritantemente óbvias, não me dou ao trabalho de elencar algumas razões que eliminam quaisquer tentativas de comparação.
    Por último, a Associação vem tarde, é certo, mas se vier por bem, deverá ser bem vinda. O fundamental é que a mesma não manietada nem colonizada pelos mesmos de sempre ou pelos supostos novos, por um lado, e que seja uma instituição aberta, transparente e comprometida com o país e não focalizada no dossier petróleo ou outro particular. De resto, a transparência recomenda que os diregentes da Associação não venham a fazer parte das entidades de fiscalização dos dossier. Antes, recomenda que a Associação, se e quando credível, possa ter associados seus (só associados e não os associados – dirigentes)nas entidades fiscalizadoras.
    Num plano diferente, por tudo aquilo que quer os Sr. Agostinho Rita e Teotónio Torres já disseram e / ou fizeram, há que pensar se não haverá situações, objectiva ou subjectiva, de eventuais conflitos de interesses.

  14. LEVIANA NAZARE

    31 de Agosto de 2010 as 11:19

    O Dr. Agostinho Rita que se cale. Ele é um dos beneficiários das receitas do petróleo. Todos os anos a sua instituição IUCAI recebe das petroliferas cerca de $30.000.00 (trinta mil dólares). Pergunte-lhe se isso é verde ou não. Ele é o primeiro a ser chamado para uns dos cargos existentes ou na autoridade ou na agencia. Ele também é membro do Conselho da Administração da Agência Nacional de Petróleo. Mais, ainda é que ele não deve fazer comentários desses porque um dos membros da sua familia é acionista da rhce.

  15. LEVIANA NAZARE

    31 de Agosto de 2010 as 12:51

    Abel Veiga! Não te vendas! Não censures! Um bom jornalista deve ser imparcial! Vê-la! Se gostas do Agostinho Rita, ou não deves é publicar os comentários sem isenção!

  16. Edson Moniz

    31 de Agosto de 2010 as 14:58

    são Tomé e Principe de uma forma geral se encontra num estado débil, com uma sitação socio económica deficitária e muito preocupante.
    como foi dito pelo primeiro presidente da República de cabo Verde( Sr. Dr Aristides Maria Perreira), passo a transcrever:
    ” De nada serve serve a independência, a liberdade, se não é acompanhada de condições que proporcionem aos cidadãos a possibilidade real de dela tirarem proveito. e essas condições que são tanto de natureza política, jurídica, como económico,social e cultural pressupõe a contunuidade da luta. as democracias se constroi todos os dias, e todos os dias devem ser aperfeiçoadas. porque a ambição do perfeito leva o homem a contestar em permanência as suas próprias conquistas.”

    Creio que os governantes de São Tomé e Principe devem tomar a consciência de colocar os interresses na Nação acima dos interesses particulares.esta é a hora dos governantes santomenses reenventarem os seus dircursos políticos, com ética, civismo e o verdadeiro espírito de solidariedade social.

  17. Edson Moniz

    31 de Agosto de 2010 as 15:05

    Numa conjuntura dedícil, nós os cidadãos Santomenses, quer dentro, quer fora do país, não podemos deixar de assumir as nossas responsabilidades de tudo fazer para que São Tomé e Principe cresce e se desenvolve.

  18. Carlos Ceita

    31 de Agosto de 2010 as 15:26

    Caro Consultoris Curiae as três personalidade que referi são pessoas diferentes com defeitos e qualidades é verdade mas em termos de honestidade e carácter julgo que têm algo em comum. Foi ai que quis chegar quanto a dimensão desses três saotomenses. Para finalizar.
    É obvio que no programa da RTP o Dr TTorres tenha excedido na linguagem utilizada. Mas você esqueceu que a reacção do visado (ex-Primeiro Ministro) neste programa da RTP foi desproporcionada.
    O nosso ex PM teve até o descaramento de atacar RDP África.
    De resto concordo consigo a comissão de fiscalização do petróleo deve ser aberto a transparente o que do meu ponto de vista deve integrar não somente personalidade dos diversos partidos como também elementos da sociedade civil

    • Consultoris Curia

      31 de Agosto de 2010 as 18:56

      Sr. Carlos Ceita,
      Obviamente que as três personalidades referidas têm virtudes e defeitos. E, obviamente que, em termos de honestidade e carácter, etc, todas elas possam ter algo em comum. Repito, algo…mas somente algo. Sejamos claros: as três não estão no mesmo plano. Duas? talvez. Três? Não, no meu entender. Mas não faço disso um dogma e cada um terá o seu entendimento.
      O Dr. TT excedeu-se? Sem dúvida! Mas terá sido somente excesso? Certamente que não. Aliás, dizer que foi excesso é estarmos com eufemismos. E devemos criticar aqueles de que eventualmente gostamos com o mesmo rigor com que criticamos aqueles de quem eventualmente menos gostamos. Se não agirmos assim, estaremos menos legitimados tanto na crítica como no elogio de todos eles.
      E no que se refere ao então PM, importa ter presente que o meu post em nada tem a ver com o mesmo nem tão pouco com a sua reacção.
      Na verdade, o Sr. Carlos Ceita concordará que, no domínio da racionalidade discursiva, não se pode invocar uma conduta posterior (reacção do então PM) para justicar ou contextualizar uma conduta prévia (a intervenção do Dr. TT).
      Mas sempre direi, que mesmo no domínio da recação, o PM, enquanto tal, esteve mal ao fazer uma ou outra referência ao Dr. TT. Lá está: ambos manifestaram, pelo menos naquela situação, uma inquestionável falta de postura cívica e de respeito institucional.
      Quanto ao dito ataque à RDP África entendo que, embora tenha havido razões para uma posição oficial, a mesma não deveria ter divulgada pelo então PM e muito menos daquela forma. E digo que havia razão para tal porque, há que dizê-lo, o Moderador do Debate, não esteve bem, não moderou, não alertou para a gravidade do que estava a ser dito, sobretudo quando não se estava em preseça de um programa com direito ao contraditório. E isso, diga-se, em período eleitoral ou pré-eleitoral. Eu prefia que o Dr. TT não o tivesse feito da forma em que o fez, qualquer que fosse o contexto. E preferia que o então PM não dissesse o que disse seja, em sede de resposta, quanto ao Dr. TT seja em sede de desagrado (??) quanto àquela emissora. Por último, direi que todos temos de aprender com isso, para que tal não volte a acontecer.

  19. jaka doxi

    31 de Agosto de 2010 as 18:03

    O Consultoris Curiae deve ser “MAN RAFA”.
    O homem ainda fala?
    Credo.

  20. Consultoris Curiae

    1 de Setembro de 2010 as 0:47

    E pronto! Não tardou! Incapaz de compreender e/ou porventura de participar numa dialética discursiva entretanto estabelecida, de forma elegante – espero eu – com o Sr. Carlos Ceita, houve quem já fizesse aquilo menos falta faz e que é levantar suspeitas infundadas, insinuações criticáveis ou equivalentes. Refiro-me concretamente ao comentário feito por “jaka doxi”. Parece que há quem se recuse a aprender, a corrigir posturas, a elevar o nível das suas intervenções!
    Não pretendo voltar a tecer quaisquer considerações acerca das intervenções como a que foi postada pelo acima mencionado “jaka doxi”, às 18:03 do dia 31.08, não obstante a responsável liberdade que lhe deveria assistir de e em postar o que bem entender. Todavia, por ditames de consciência, entendi fazer um, primeiro e último, reparo sobre aquele tipo de intervenção, na expectativa de que o autor possa entender a dimensão da civilidade que deveria caracterizar a sua intervenção. É o espero e o que se deveria esperar de cada um de nós…

    • jaka doxi

      1 de Setembro de 2010 as 17:36

      CONSULTORIS CURIAE KIDALêê ÔÔÔ.
      CABEÇA MU ÇA LISO Ê.
      Ê NÁ CÁ LENTLA PANELA BÔ FA Ê.
      TXAU Ê.

  21. mira santiago

    1 de Setembro de 2010 as 12:47

    meus caros compatriotas,e comentadores,no meu vêr acho q:talvez o agustinho rita,possa sim,estar á procura de uma colocaçõ,mais que diz o senhor teotonio acho q ñ,primeiro,pela idade,segundo,o dito tacho só lhe conduziria o mais rapido a sopultura,pork ñ abaixarmos um pouco as nossas cabecinhas,deixando a esperteza e eguinoransia de lado,aprendermos,á um proverbío,na nossa lingua materna q diz: nguê tamém sa dêsù de mundo,péssamos a Deus q chegamos a esta idade e com toda a expriência do senhor tiotonio,e ñ só,tambem com a mesma disponibilidade para ajudar.um forte abraço teotonio q Deus lhe dêi força e saùde para colaborar,sempre q for nessecario.

  22. Regionalista

    1 de Setembro de 2010 as 13:44

    É verdade que deve haver uma Comissão para fiscalizar as acções da Âgencia Nacional de Petróleo, tendo em conta a importância desse recurso para STP, uma vez mais gostaria de saber se essa Comissão ta composta ou se nela faz-se representar por elementos de todos os Distritos imcluindo a Região do Príncipe?

  23. Jose Trindade

    3 de Setembro de 2010 as 4:32

    Tenho provas de 3 pessoas que investiram naquela história dos Hidrocarbonetos que por sinal o Sr. Agostinho Rita era o principal responsável e perderam o rasto do seu dinheiro. Duas destas pessoas depositaram na conta para o efeito criada naquela altura 2.000(dois mil) Dólares cada uma e a outra 1000 Dolores. Isto não pode ser, o senhor Agostinho Rita deve uma explicação a estas pessoas sob pena de ser acusado de usurpador de bem alheio. Sei que as pessoas em causa tentaram contactar este senhor e ele nunca as atendeu. Este Governo deve arranjar mecanismos eficazes para punir todos os aldrabões e ladroes, sejam eles usurpadores dos bens públicos ou privados, para por ordem em S.T.P.

    Acredito nas capacidades e determinação deste Governo e estou certo que ira por o Pais em ordem.

    Desejo muita força e coragem aos integrantes deste Governo porque não terão tarefa facilitada para alterar os vícios instalados, a todos os níveis, em S.T.P!

  24. Eu quero um são Tomé diferente

    6 de Setembro de 2010 as 20:53

    Umas das coisas maravilhosa consedida por cada um de nós, os santomenses, príncipalmente os que procuram saber mais sobre o país, é esta faculdade de nos intervir e dar a nossa sugestão. Ainda que as sugetões, muitas delas são inuteis é necessário que fitemos bem os olhos às que são mereciveis.Tenho visto as sugestões dada por muitos. Para as boas, eu como santomense de origem e prezo pelo bem-estar deste país, só tenho que agradecer pela vossa boa colaboração e para aqueles que apresentaram-se de forma diferente, peço que ganhe um forma própria de ver as coisas. São Tomé e Príncipe não seria o que hoje é, se realmente houvesse pessoas interessada no seu desenvolvimento.
    Este trecho é para pedir aos meus irmão da patria, que deixem de brincar com coisa sérias.
    Qunto ao caso de dosseir petróleo, e não só, são questões que deixam-me indignado.São Tomé e Príncipe,vive na independencia desde 1975 e até hoje, ainda continuamos a viver num marasmo absoluto. E houve muita gente formada, o quê que essa gente fez para o nosso desenvolvimento? Apenas enganar os menos esclarecidos! Pois, se outrora enganaram podem crer que basta, agora já há muita gente esclarecida e sobretudo, pessoas com boas intenções e com visão de mudar o rumo das coisas. Houve muitos casos de furto aos olhos publicos e nunca houvi falar de associação dos economista em são Tomé, onde eles andavam?. Será que vocês economistas não viram ou não presenciaram todas as falcatruas que surgiram para actuarem, para denunciarem, mesmo o caso do dosseir petróleo como está explicito, foi criado de 30 de Dezembro de 2004 e só agora e que prestaram atenção que as coisas não estam a correr bem? Será que daquele momento até agora vocês estiveram a dormir?
    Eu estou em Portugal e vejo a noticia todos os dias, e antes disso sempre soube que as coisa estam mal e ninguem critica,mas contudo é bom que comecem a criticar e deixem de dormir ou de pensar que vão nos enganar mais do que já nos enganou.
    Queremos pessoas sinceras, pessoas honestas, mas não queremos pessoas com manigâncias.
    Eu tenho pura certeza que as coisas ainda vão mudar, somos muitos aqui em portugal que estamos a formar por nossos prorios meios e de certeza que não vamos permitir que as injustiça prevaleça neste país cheio de gente mesquinho. Pessoas essas que só sabem viver na custa do povo.
    Cuá scabi antáuó… selá cadanguê vigi ubuê dê.

  25. Ze Mulato

    8 de Setembro de 2010 as 20:07

    O CONTRATO DE PESCA assinado entre Sao Tome e Principe e Uniao Europeia merece ser revisto e possivelmente retificado porque e’ prejudicial a STP.

    O “Bano” (outro Traidor da Patria) quem n’altura era Ministro de Pesca quando o contrato entrou em efeito legal, possivelmente, recebeu uma grande verba em soborno para fazer passar essa mafia.

    Chegou a hora de rever, e fazer inspeccao desse negocio.

    Nos paises desenvolvidos, inspectores fazem visitas sem anuncios, aos navios de pesca para verificarem o cumprimento das clausulas contratuais: o tamanho dos peixes, a quantidade que e’ autorizada no contrato, etc. para evitar desaparecimento de especies de peixes apanhados prematuramente; em crescimento.

    Sao Tome e Principe tambem precisa de uma Guarda Costeira forte capaz de fiscalizar e fazer patrulhamento de nossas fronteiras e detetactar anomalias. Entradas e saidas ilegais–via maritima!

    Ze

  26. Son Longo

    12 de Setembro de 2010 as 10:28

    DESAFIO STP A ABRIR UMA CONTA BANCARIA TRANSPARENTE EM NOME DE TODOS OS SANTOMENSES ONDE FOSSE DEPOSITADO TODO O DINHEIRO PROVENIENTE DO PETROLEO, CONTOLO APERTADO PELAS FINANCAS E TRIBUNAL DE CONTAS. O DINHEIRO SO PODERA SAIR PARA FINANCIAR PROJECTOS CONCRETOS E COM AUTORIZACAO PREVIA DESSES DOIS ORGANISMOS E COM O CONHECIMENTO DA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA.

  27. Zeca Jamba

    14 de Setembro de 2010 as 8:26

    Nao sei como eh que se escolheu novos representantes da Associacao. Parece mais um cambalacho.
    Enquante existia uma comissao a preparar a Assembleia Geral da Associacao, de repente essa comissao desaparece. Fazem uma Assembleia em pleno dia de trabalho e na hora impropria para eleger quem?
    Isto cheira qualquer coisa de oportunismo.
    E depois falam em nome dos economistas.

    • Maria leva leva

      17 de Setembro de 2010 as 16:04

      Onde o Gostinho mete nariz é assim rapaz. Ele nasceu com faro de dinheiro, mais tudo fica aqui mesmo..

      • Zé Mulato

        20 de Setembro de 2010 as 2:27

        Agostinho Rita deveria aposentar-se e deixar a politica de STP para revolucionarios inteligentes que querem progresso e desenvolvimento economico, politico, e social de Sao Tome e Principe! Tem Agostinho esqueleto no…?

  28. Zé Mulato

    18 de Setembro de 2010 as 2:55

    Kota Teotonio ta cara mamao–assim mesmo!
    Zanga os gajos! Sao bandidos!
    Eu tambem ando bem fodido com eles todos; corruptos, viciados, atrasados, gatunos, preguicosos, e cheio de mediocridade. Nao vao pr’a frente.
    Viva mais velho Teotonio—agora sim, bom Santomense, patriota Africano da banda!

  29. A OUTRA VIA

    18 de Setembro de 2010 as 9:37

    35 ANOS= INCOMPETENCIA, GANANCIA, MA FE, ARROGANCIA, DESMANDO, DESRESPEITO, INSENSIBILIDADE, FRIEZA, CALCULISMO, OPORTUNISMO, ROUBALHEIRA, PROSTITUICAO, PEDOFILIA(CATORZINHA), ABUSOS, MISERIA, CORRUPCAO, IMPUNIDADE, ETC, ETC. E’ PRECISO MAIS? SR. DR. TEOTONIO TORRES, POR FAVOR, O SENHOR PODE E DEVE ELABORAR UM ABAIXO ASSINADO COM ASSINATURA DE TODOS OS INTERESSADOS, DIRIGIDO AS NACOES UNIDAS, DENUNCIANDO E APELANDO A INTERVENCAO DA MESMA NA ADMINISTRACAO DO PAIS. CREIO QUE BASTA UM OU DOIS ADMINISTRADORES MAIS ALGUMS FUNCIONAROS BONS PARA POR ISTO A FUNCIONAR COM HUMANIDADE E DIGNIDADE. O PAIS NAO PERDE A INDEPENCIA AO SER ADMINISTRADO PELA ONU, BEM PELO CONTRARIO, SO FICA AGANHAR O ZE POVINHO. CONTAMOS CONSIGO.

    • Zé Mulato

      20 de Setembro de 2010 as 2:22

      Alguem ja fez essa denuncia e pediu apelo a intervencao das Nacoes Unidas sobre a ma gesta e ma administracao de Sao Tome e Principe pelos corruptos. E nao so, porque li que um cidadao Santomense de nome Antonio Nilson Menezes do Rosario Amado Vaz, pediu varios organismos internacionais, incluindo, o governo Norte-Americano, Uniao Europeia, Uniao Africana, entre outros paises e organismos de relevancia a nivel internacional, e orgaos de soberania de Sao Tome e Principe, para investigar e prestar atencao nas ilhas. Todos ja sabem sobre a situacao em STP. Agora, o que temos que fazer e’ resolver problema interno. Revisao constituicao para fazer uso e porte de arma de fogo e’ uma forma para garantir e assegurar o patrimonio nacional e terminar com indisciplina, ma gestao, desvios de fundos, escandalos financeiros, roubos, e outros maus habitos em STP e’ uma solucao. Existem outras.

      Por isso, as Nacoes Unidas nao ira fazer nada, mesmo se o Teotonio fizer pedido ou denunciar. O Conselho de Seguranca das Nacoes Unidas ja esta informado! O que Teotonio Torres deve fazer sim e’ mobilizar pessoas courajosas para lutar contra os gatunos em Sao Tome e Principe INTERNAMENTE–TREINAR O POVO PARA ELE ENTENDER O SEU PAPEL NA DEMOCRACIA!!! Trabalho
      Cua esca bi!

  30. A OUTRA VIA

    18 de Setembro de 2010 as 9:41

    A TEMPO: QUERIA DIZER “INDEPENDENCIA”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo