Negócio de venda de barris de Petróleo pode gerar mais um escândalo financeiro

O Governo já abriu inquérito para saber o paradeiro de mais de 1 milhão de dólares, que resultam da venda dos 30 mil barris de petróleo que há cerca de 5 anos atrás, diariamente a Nigéria coloca a disposição de São Tomé e Príncipe. O Ministro Secretário do Governo, garante que no ano 2009 não houve qualquer registo de entrada do montante nos cofres do estado.

Foi depois do golpe de estado de 2003, que o Presidente Fradique de Menezes pediu ajuda ao seu então homólogo Nigeriano, Olusengo Obasanjo, para deixar São Tomé e Príncipe ganhar algum tostão através da venda do petróleo nigeriano. As negociações entre as duas partes evoluíram e em 2004 o arquipélago começou a beneficiar da oportunidade de negociar petróleo da Nigéria no mercado internacional.

Após visita a Nigéria em 2009, o Presidente são-tomense Fradique de Menezes, garantiu a nação que conseguiu convencer as autoridades nigerianas a retomar o negócio com São Tomé e Príncipe, de venda diária de 30 mil barris de petróleo no mercado internacional.

O negócio tinha conhecido algum interregno por causa da baixa da produção na Nigéria. As acções do Movimento rebelde nigeriano que opera na região do Delta do Níger, provocaram uma baixa da produção do petróleo no país vizinho. O problema segundo Fradique de Menezes tinha sido resolvido, e as autoridades nigerianas admitiram mesmo a possibilidade de aumentar o número de barris cedidos a São Tomé e Príncipe.

Em consequência do negócio São Tomé e Príncipe ganha cerca de 30 cêntimos do dólar por cada barril de petróleo vendido, totalizando mais de 1 milhão de dólares por ano.

No entanto Afonso Varela, Ministro Secretário do Governo, veio anunciar que nenhum tostão resultante do negócio de 30 mil barris de petróleo, entrou nos cofres do estado são-tomense no ano 2009. «O nosso governo está de facto preocupado com uma situação. É que olhando para os históricos constatamos que durante o ano 2009, o país assinou contrato com este propósito com a Nigéria, mas não vemos registo da entrada deste dinheiro», afirmou o Ministro Secretário do Governo.

O executivo decidiu avançar com um inquérito para saber o paradeiro do dinheiro resultante da venda de 30 mil barris de petróleo por dia. «Neste momento o nosso governo já diligenciou um inquérito para descobrir o paradeiro deste valor, correspondente à  4 carregamentos de petróleo do ano 2009. Dinheiro que deveria servir para pagar as bolsas dos estudantes e que não se vê os rastos», pontuou.

Contactos feitos pelo Téla Nón junto aos antigos ministros do governo de Rafael Branco, para saber da história do dinheiro, não tiveram sucesso. No entanto uma das figuras do antigo governo, e que pediu anonimato, explicou ao Téla Nón, que a única pessoa que pode explicar o país sobre a história do dinheiro da venda dos barris de petróleo cedidos pela Nigéria, é o antigo Director do Tesouro, por sinal actual ministro das Finanças e Cooperação Internacional, Américo Ramos.

Talvez o actual governo, marca a sua postura por poucas palavras. Aliás tem sido quase que impossível, para os jornalistas conseguirem uma entrevista com determinados ministros. Américo Ramos é um deles. Todas as formas utilizadas pelo Téla Nón para ouvir o ministro Américo Ramos, sobre este e outros assuntos de interesse nacional, resultaram em fracasso. Isto após tentativas sucessivas do Téla Nón que duram há quase 1 mês.

Abel Veiga

  1. img
    MÉ SOLO Responder

    STP a cada dia que passa esta perdendo pessoas sérias. O Drº Varela não é Gago, se fez esta declaração ao público é pq sabe o que disse. È uma Brasa nas mãos do Primeiro Ministro. Se um dos seus grandes objectivos é combater a corrupção, então, espero para ver como é q o Srº PM irá agir diante deste episódio.
    O que me estranha é como o ex Director de Tesouro tem mantido silêncio total face a este assunto. QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. Para bem do governo que ele faz parte, este assunto já deveria ser esclarecido, a não ser que tem culpa no cartório.

    • img
      Tó Coimbra Responder

      caros(as) compatriotas, não façam julgamentos impulsivos…não se esqueçam de controlar as vossas emoções…

      • img
        tlaba só cá da tê Responder

        caro compatriota ” Tó coimbra”
        desce a terra, ok? estamos a falar de STP. onde as coisas mais improvaveis acontecem e nao são punidas.

  2. img
    SN-FS Responder

    Caso o actual ministro das finanças não dê nenhuma explicação sobre este assunto, deverá ser demitido, o Sr. Patrice deverá pedir uma auditoria ao departamento de tesouro e ao ministerio das finanças porque a culpa nunca poderá “morrer solteira” terá que ser apurada responsabilidade………

  3. img
    Tony Responder

    Pois é…, temos que apurar a veracidade dos factos. Caso o Senhor Américo Ramos, antigo Director do Tesouro, Kota Rafa e a Ex Ministra das Finanças estejam envolvidos no caso. Penso que o Sr. Procurador Geral da Republica, desta vez terá que desempenhar as suas funções…

    • img
      "Al-Qaeda" Responder

      Quem? Qual procurador o banana do Roberto, esse não mete nisso, coisa de gente gordo ele nem pia, tem muito medo de perder o tacho, Adelino Izidro deu um Juiz uma grande sova a frente do Roberto e nada foi feito.

      Por favor não meta Roberto Raposo nisso, para ele não perder o pão nosso de cada dia. Credo.

      • img
        Helves Santola Responder

        É né? Como aconteceu com o Procurador Adelino (qualquer coisa)!! Possas, esse país ta perdido!!

        • img
          marcos Responder

          Sinceramente, mais valia estares calado!

          • img
            Cidade Capital

            Tu és filho do Roberto? sempre que alguem fala algo sobre ele, lá vem tu. Credo, ele é fraco sim… M…..

          • img
            Zebideu

            Acredito que seje mais um tótó, Aliás, será que existe algum procurador em S.Tomé, ou existe alguém que antiga ministra colocou aspenas por estar com a sua filha?? é apenas um tacho!!!:-)

  4. img
    Leopardo Responder

    O Rafael Branco sabe o paradeiro desse dinheiro …. sempre esteve metido no dossier petroleo… até que foi espulso da agência de Petroleo.

    • img
      couve -flôr Responder

      as medidas levadas a cabo por esse governo são muito boas…! só espero que por de trás desse inquérito não haja rabos a solta… desta forma não se chegando mais uma vez a lugar algum… que é o nosso leve- leve de sempre!!!! desde 12 de julho de 1975 até aos nossos dias.

      • img
        Assuncao Responder

        Caro compatriota,ha sempre “rabos a solta”,se este Governo ‘e s’erio como parece, a esta altura a verdade dos factos nao deve ser dificil de decortinar; os tribunais tem de actuar e fazer reaver a importancia para os cofres do Estado, os implicados tem de ser sancionados e lancar mao ‘a execucao dos bens, neste em todos outros casos ja aqui anunciados.
        Com cumprimentos.

        • img
          Helves Santola Responder

          …nem mais!

        • img
          Nome Responder

          Resta saber qual tribunal. Porque o Constitucional, já mandou dizer que todos os julgamentos realizados sob responsabilidade de Contas foram anulados e ninguém vai repor nada. Por melhor não contar com os tribunais.

    • img
      Afonso Lopes Varela Responder

      Seu parvo e insolente, Não ‘e que eu esteja a defender o Sr. Rafael Branco, mas sim, trata-se de uma questão de lógica, se o Rafael Branco (RB) sabe onde foi para o dinheiro em causa o “Super” Ministro e (troca tinta mais conhecido da nossa praça) Afonso Varela (AV), também sabe por que ambos trabalharam juntos na Agencia Nacional de Petróleo (ANP). E se dizes que RB foi expulso da ANP, nesse caso, o “Super” Ministro AV também foi expulso pq os dois saíram na mesma data da NA.
      Tenha honestidade intelectual.

      • img
        tlaba só cá da tê Responder

        falta a tradução do que é NA. realmente , num texto tao pequeno com tantas abreviaturas.

    • img
      PAULA FERNANDES Responder

      QUEM SABE DO DINHEIRO E FRADIQUE E OS DEUS MIUDOS DE RECADO E O PATRICE TROVOADA. SOU ANAFALBELTO. SE O RAFAEL FOI CORRIDO, O VARELA, O OSVALDO ABREU, O FALECIDO FLÁVIO FORAM. SEU ANALFABETO, NÃO ESCREVAS DO QUE NÃO SABES PORQUE ÉS INVEJOSO E A TUA CAPACIDADE INTELECTUAL É MEDIOCRE. LEIA E APURE OS FACTOS ANTES DE ESCREVERES BESTEIRAS. NÃO SOU FÃ DO RAFAEL, MAS BASTA! DEIXEM O HOMEM EM PAZ! ESTE VARELA SABE COMO O RAFAEL TRABALHA E QUE TRABALHA E TRABALHOU BEM.HÁ MUITA COISA DO VARELA GUARDADO, UM DIA DESSES VOU LHE ENVIAR ALGUNS COMENTÁRIOS ESCRITOS POR ELE CONTRA O PATRICE.

  5. img
    P.F. Responder

    Se explica! Srº. Ministro para não ver o seu nome na lama e limpar a sua imagem.Quem não deve não teme.Em nome da coisa pública e de transparência,dedicação e zelo patriotico.O Pais quer saber toda verdade.

    A Nação agradece em nome dos valores democráticos.
    Cordealmente eu sou,P.F.

  6. img
    Rafael Preto Responder

    30.000 barris por dia há 0,30 cétimos igual a 9.000,00 dólares americanos,vezes 365 dias do ano igual a 3.285.000,00 dólares américanos.

    Varela devia ainda informar que empresa esta a fazer isse trading.

    Ainda há muita coisa escondida.

    • img
      Luis Pereira Responder

      O nome da empresa é arcadia. O negociante é amigo do Patrice Trovoada e do Fradique. Ele chama-se Mohammed e tem duas vivendas na Vila Maria (pestana) onde o Patrice agora tem casa. Porquê q o patrice deixou de ser conselherio de Pertoléo do Fradique? VENDA DESSE PETROLEO. ESCANDALO DE ASSINATURA Q O TOME SE ESCONDEU NA CASA DE BANHO PARA NÃO ASSINAR? PATRICE TROVOADA! VARELA, CALA-TE.

  7. img
    Osama bin Laden Responder

    O meu amigo Patrice, tenho muita pena de dizer isso, mais a verdade deve ser dita, você está a trabalhar só com cigano, cuido, o Américo e Varela sabem muito sobre negócio de petróleo. EU a bem pouco tempo disse num dos meus comentários que o país está a preparar para promover mais mascarados a pouco e pouco vamos saber quem são eles ai está a prova.

    Agora pergunto a senhor Américo que aonde está o nosso dinheiro? Diz por favor.
    Ao Varela tem sido advogado de tudo que é causa em STP, quem o senhor acha que roubou o nosso dinheiro?
    Por favor caso o Américo esteja metido nisso não hesite em demite-lo urgentemente

  8. img
    Alice Responder

    Sendo um contrato negociado pelo proprio presidente da república, sendo um opositor do governo do MLSTP na altura, e porque durante a campanha para as eleições legislativas nao se tem pronunciado nada, tanto o Presidente da república através do seu partido MDFM, nem então membros do governo (MLSTP, PCD) , eu sou de opinião de que ou este dinheiro sim tem entrado no tesouro público, ou todos eles(presidente da república,MLSTP,PCD), comeram este dinheiro. Se se tratar da segunda opção então o inquerito lançado pelo actual governo resultará em ‘NADA’, uma vez em que este governo simpatiza com o presidente da república. No que diz respeito ao actual ministro Americo Ramos, este sim sabe de facto se este dinheiro entrou ou não no tesouro público uma vez que era um alto funcionario das finanças na altura, não sei ao certo se director do orçamento ou tesouro, mas nem sempre poderá saber o paradeiro deste dinheiro caso não tenha entrado no tesouro público.

    • img
      Nome Responder

      Inguérito!? Aonde? Some quantos já foram abertos na RDSTP e procure resultado de algum. E venha cá apresentar. Vais reparar que esse é o discurso de sempre.
      Se 5 milhões de dólares emprestados pelo Brasil para compra de alimentos foram gastos da forma que sabemos, imagina esse que era para pagar bolsas de estudos!? Só com Cristo…

  9. img
    Tagarela Responder

    Por onde andará o tal Ministro? Apareça e esclareça-nos por onde anda o dinheiro. Como antigo director das Finanças tem muito a dizer sobre o assunto.
    Quem não deve, não teme. Viva STP!!!

    • img
      Tagarela Responder

      Director do tesouro e património e n finanças como disse.

    • img
      Ministro das Financas S.T.P. Responder

      Caros leitores

      Quero aqui deixar claro que estaria a ser irresponsável e eticamente incorrecto, caso viesse a praça pública expôr tudo o que, eventualmente, conheço a volta do negocio Petróleo.

      Espero que todos entendam que existem canais e locais proprios onde sou, naturalmente, chamado e obrigado a prestar os devidos esclarecimentos sobre esta polémica.

      Entretanto, apenas para acalmar ânimos mais exaltados posso, desde ja, garantir que nada tenho a ver com o eventual desvio do dinheiro resultante da venda Petróleo.

      • img
        "Al-Qaeda" Responder

        Ok, senhor Ministro esperemos que as suas palavras sejam verdadeira para seu bem e para bem da estabilidade governativa.
        Vamos confiar em si.

        Mais as explicações terão que ser dadas.
        Ficamos aguardar muito atentamente.

      • img
        Tagarela Responder

        Na eventualidade de ser mesmo o tal ministro subscritor do comentário que antecede, creio que sem pôr a nu factos que requeirem algum sigilo e devem ser tratados no âmbito do inquérito mando instaurar, não me parece que não atender os jornalistas que querem informar o povo, seja a melhor estratégia para proteger “sei lá o quê”.
        Dê entrevista e responda o que achar e da forma que achar conveniente. Viva STP!!!

      • img
        MORENO Responder

        Sera que e mesmo o ministro das financas?

  10. img
    Armindo Fonseca Dos Santos Responder

    Tendo em conta que o actual Ministro das Finanças foi Director do Tesouro na altura do governo MLSTP/PCD,ele e o senhor Rafael Branco sabem muito bem o paradeiro deste dinheiro.É preciso que a justiça funcione de maneira a apurar o paradeiro do dinheiro em causa.O pais não pode continuar sempre nos escândalo de desvio de dinheiro que esse senhores apoderam-se.Temos o caso do Barco em que o pais foi bem enganado pelo antigo Ministro Obras.Quem não dever,não pode ter medo de prestar declaração.O actual Ministro terá que ser ouvido no parlamento a fim de esclarecer onde está a referida verba,se foi usada para outros fim terá que dizer onde foi gasto.Só assim é que o povo saberá em quem podemos confiar.

  11. img
    sydnei Responder

    o que eu posso dizer que STP tem azar e por isso seja quem foi o responsavel por isso, tem que dar explicação ao povo santomense, porque todos são ladroes, ja sabemos, mas tambem sabemos que o governo de ADI tem uma politica seria.
    sera que vai manter o actual Ministro no poder? um ladrão como ele n pode esta no governo serio, como dizem que são ….

    a responsabilidade tenhe que ser apurada a todos, começando por anterior governo que pode explicar mas sobre isso……

  12. img
    De Longe Responder

    Mais uma vez das muitas vezes apelo pela união dos são-tomenses.
    Se estivéssemos todos a pensar no que é bom para todos, mesmo sem usar violência, os governantes nunca se sentiriam bem para ir tão longe na brincadeira com coisas sérias.
    Vamos esquecer as preferências partidárias.Vamos apoiar o bem e contestar o mal.
    Já perceberam que quem nos dá uns trocos em troco de votos acaba por nos comer a carne e o espírito?
    Acreditem são-tomenses: o bem dos outros também é nosso bem. O mal dos outros também nos atinge: pensem nas doenças contagiosas que se propagam na miséria, na fome, nas revoltas dos outros e vejam senão há sempre por onde possamos ser atingidos.
    Vamos pensar nos outros e unirmo-nos.
    União pelo progresso de STP!!! Estou a gritar.
    Sinto-me bem social e economicamente onde estou, não tenho projectos políticos nem outros para um regresso, mas grito porque só quando não precisamos é que entendemos o verdadeiro AMOR PELA PÁTRIA.

  13. img
    MÉ SOLO Responder

    Meu caro amigo Abel Veiga,
    Não é a primeira vez que o srº deixa o meu comentário na prateleira.Agindo assim, e como jornalista de renome que é esta agindo incorretamente. Mais uma vez quero saber pq q os meus comentários ficam tanto tempo a espera da moderação.

    VIVA DEMOCRACIA.

  14. img
    Alberto Nascimento Responder

    Sao Tome deve ter sido um pais outrora.
    Isto para mim agora ‘e uma palhaçada total.

    O sumiço deste dinheiro, e mais outros e outros casos nao vao ser justificados como fruto desta bandalha.

  15. img
    Madalena Responder

    Agora os menos calculista começam a ver que num país de democracia recente, nunca podia um D. G. Tesouro, ser ministro no actual governo, convenhamos!
    Não temos nada contra o senhor! E agora? Quem responde quem?
    Como?
    Este premio do Independente(A. Ramos), só pode justificar pelos atrasos causados as empresas privadas, com dividas do governo anterior, que nao foram pagas, supostamente por apoiarem o PCD e/ ou MLSTP.
    As cabeças vão rolar neste governo, qual será a 1ª baixa do P.Trovoada?

    • img
      Helves Santola Responder

      Gostei…

  16. img
    Andrade Catanhede Responder

    Senhor Ministro Américo Ramos
    Não desperdice esta oportunidade para demonstrar aos são-tomenses que o Senhor aceitou o cargo por amor a S.Tomé e Príncipe e não por mero oportunismo. Desmascare, e já, os ladrões do povo, dizendo para onde foi o dinheiro ou quem é o responsável pelo seu desvio.
    A não ser que o Senhor seja um dos cúmplices. Não se esqueça de que quem encobre o ladrão é seu parceiro
    Viva S.Tomé e príncipe

  17. img
    xnove Responder

    Eu quero julgamento na praça pública já, se até os europeus e franceses fazem confusão e revolta, nao entendo pq os santomenses ficam quietinhos em cima do c*** só na reclamação, bando de medrosos, ou têm medo de levar um chumbo quente da policia nacional, pq esta esta mais treinada para guerra do que proteger a população.Fuiii.

    • img
      Helves Santola Responder

      Apoiado…vamos perder o nosso medo…

  18. img
    Ke kwa Responder

    A noticia peca por ser incompleta uma vez que nao diz se a Nigéria terá enviado ou nao o montante referente a 2009. A industria petrolifera Nigeriana está atravessando algumas dificuldades, as tantas nem se enviou dinheiro nenhum para STP e mais uma vez lá estao os santomenses com a caroça a frente dos bois e a insultarem se a torto e a direito.

  19. img
    rui medeiros Responder

    Estou inteiramente de acordo com o nosso amigo e patriotista[ DE LONGE] ,para tentarmos preservar o que é nosso teremos que asumir nosso verdadeiro papel na fiscalizacao e acompanhamento de tudo quanto é coisa publica , ja vimos que so existem viboras a governarem ,por isso so de opiniao que devera existir uma novo MOVIMENTO DE LIBERTACAO DE STP quanto antes ,anciosamente espero como é que os pilantras iram tentar pineirar mas este desvio dos cofres de STP

  20. img
    soba Responder

    credo de credo…parece mentira mas é verdade,sofrimento é demais,povo nunca escuta boa noticia vossa, principalmente santomenses em diáspora.

  21. img
    A.G brasil Responder

    é brincadeiraaaaa

  22. img
    BLAGA PENA Responder

    É assim, que vivem muitos afirmando serem os ricos da nossa praça com dinheiro do povo. STomé todo poderoso nao dormirá
    há muitos tubarroes ai a solta

  23. img
    Carlos Ceita Responder

    Meus amigos estará o país entregue a bicharada? Será por esta e por outras que os cofres estão sempre vazios? Como é que doutores economista juristas advogados homens altamente qualificados não conseguem dignificar este país?
    São filhos deste país nasceram lá conhecem as nossas dificuldades? Então porque dificultam tanto a vida dos saotomenses?
    Será necessário recorremos a um metalurgico para por país a avançar?
    O Dr Teotonio prestou mais um serviço ao país. Sinceramente gostaria outras figuram históricas outras vozes levantasse contra a corrupção reinante no país. Onde está a procuradoria da republica.
    Pelas contas que fiz com o preço do petróleo a 30 euros barriz a preço de 30 euros o país teria anualmente qualquer coisa como 300 Milhões de Euros. Mesmo que pagássemos algumas despesas na ordem de 100 milhões de euros o país teria 200 milhões a sua disposição.
    Ora se o nosso orçamento que é financiado em cerca de 80 milhoes de euros da ajuda externa não teríamos necessidade de recorrer a empréstimos.
    Uma vez mais tem razão Dr Teotonio é um dinheiro fabuloso e só por ma fé se pode desperdiçar uma excelente oportunidade para sairmos da penúria em que nos encontramos.
    Quanto ao ministro “desaparecido” que até prova em contrario é inocente e por este facto seria precipitado todo o juízo que possamos fazer. Mas no seu lugar como é normal em qualquer democracia eu próprio colocaria o lugar a disposição ou me demitiria até o cabal esclarecimento da situação.

    • img
      Celsio Junqueira Responder

      Meu Caro CC,

      STP está a ficar um Jardim Zoologico com algumas especies animais a liderar o ataque a “presa”.

      Deixando o mundo animal e a respectiva analogia, agradou-me ver as suas contas e saber que com pouco mais de 300 milhões €/$ o país seria outro.

      Neste momento fico pasmado como um país que pode ser viavel com tão pouco dinheiro, esta eternamente adiado, devido a sua classe politica e co-responsavel a diaspora letrada que finge não ver/não ser da sua conta.

      Enquanto cada Santomense for egoista e primeiro viabilizar a si proprio e muito depois o colectivo, nunca teremos o desenvolvimento colectivo.

      Apreciando o que escreveu o nosso atraso, resume-se a falta de vontade de desenvolver o colectivo.

      Abraços,

    • img
      DOTE MADUQUE Responder

      Há uma só verdade nisso, e temos que admiti-la tal como ela é. Estamos num país de técnicos mediucres…e a prova disso é o resultado que temos, até a data não fizemos nada, os resultados que temos são mediucres, o mais simlpes para ser feito nesse país, tem que ser mediante a imposição do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetario Internacional (FMI), nós não temos iniciativa para nada, o conhecimento cientifico é ignorado, o que sim temos e muitos, são Srenhores de manga punha arumados em Doutores e Engenheiros que não fazem nenhum e que bloqueiam todos com disposição para fazer… JÁ SE EXPRIMENTOU VARIOS MARINHEIROS E MESMO ASSIM, SEGUIMOS NAVEGANDO SEM DESTINO….

  24. img
    códó gincu Responder

    mais um assunto que terminará em pizza.

  25. img
    Ze Maria Responder

    Patrice,
    Levante o tapete porque debaixo deste tem mais sujeiras. Apreveite esta oportunidade e mostre a diferença punindo aqueles salafrários que deram o sumiço nesse montante tão alto.

    Aperte o Rafael Branco que ele abrirá o bico. Faça puni-lo e sua banda podre que andou colocando dedo sujo no dinheiro do povo.Convoque ele para dar explicações sobre isso.

    Espero que Assembleia Nacional não durma nesse momento tão crucial da nossa da democracia e crie uma Comissão Parlamentar de Inquerito, convide Rafael Branco e seus camaradas para explicar o paradeiro desse dinheiro.

    Não vale como resposta: ” eu não sei, eu não tinha conhecimento” porque ele era o Chefe do Governo, tem obrigação de saber tudo que seus Ministros e subordinados faziam.

    Resposta insatisfatória, deve ser compensada com quebra de sigilo bancário. Resposta dada com o silencio, deve ser dada mediante abertura de ação criminal pelo Ministério Público.

    Senhor Procurador Geral, Roberto Raposo,
    pelo menos agora, acorde e mostre porque motivo o sr. foi escolhido para exercer essa função. Não vale como resposta, “ausencia de mecanismo ou eu não vejo” como punir essa gente.

    Se vire, é só usar os meios que tem a disposição que a verdade aparecerá.

    • img
      Isso não vai dar em nada... Responder

      Senhor ZÉ MARIA,
      O Senhor é muito inocente ou faz-se de…! Ou talvez, está de má fé, só se for isso… pq o contrario é incompreensível entender como é que o Senhor ainda não se apercebeu que o Patrice Trovoada, mais conhecido por (POR CONSEGUINTÍ) não tem reputação nem moral, para cobrar nada a ninguém, porque ele é o CHEFE dos BANDIDOS, disfarçado de “BOMZINHO”.
      Como cidadão que sou filho desta Terra, também gostaria de saber o paradeiro deste dinheiro, se entrou ou não nos cofres do Estado. Da mesma forma que gostaria de saber porquê que os Trovoadas recebem até hoje dinheiro do Governo Taiwanes, como é que conseguiram ser sócios de uma determinada petrolífera que actua na nossa ZEE e outras coisas mais… Senhor Zé Maria, no fundo são todos iguais, para não dizer que membros da mesma quadrilha.
      O Patrice se abrir muito a boca os gajos vão trazer ao de cima os PODRES dele, que não são poucos, portanto, fique atento e assista a essa novela que esta longe de conhecer um final.
      Cordialmente,

  26. img
    Teodoro Menezes Responder

    Mudança
    O Governo tem toda legitimidade para esclarecer todos contornos da verba em causa.Quem de direito se não está à altura de usar todo mecanismo ao seu alcance para esclarecer as dúvidas,para que serve colocar uma questão cuja resposta não está ao alcance do cidadão comum? Por esta e outras razões fez com que o povo votasse na mudança.Procure o culpado e que esta verba seja devolvida a bem ou de forma coersiva.Ninguém utiliza um milhão de dólares sem deixar rasto;pegue no rasto e vá à fonte.Estamos fartos.
    Obrigado.

  27. img
    caboverdiano Responder

    pssa pelos vistos nao há ninguém serio naquela terra tudo rouba credo nunca mais essa gente vai levantar a cabeça com tantos gatunos é uma vergonha

    • img
      Tagarela Responder

      Que tal se fosse bugiar caracol!!???!! Só pode ser amor reprimido e inveja dessas ilhas maravilhosamente verde do equador…

  28. img
    Luis Pereira Responder

    Varela, Deixa disso! Sabes que quem sabe do dinheiro é o Fradique de Menezes! Olha sr.Deputado Smith, diz lá ao Patrice que pergunte ao Fradique. Ele e o Americo sabem! E aproveito para perguntarem ao Patrice quem lhe comprou a vivenda de Vila Maria! Será o Mohammed! O Mohamed está metido na venda desse petróleo, e o patrice nao se faça de inocente, tu sabes muito bem e pare de enganar esses teus subornados. Quanto costou a vivenda! Meio milhão de dolares.

  29. img
    JACKLENE DANIEL Responder

    Varela! Voce sabe que não entrou dinheiro nenhum em 2009. O Américo não responde porque que ele sabe que a nigeria não enviou dinheiro nenhum. Como um bom advogado deverias primeiro averiguar os factos antes de lançares rumores. Estás desesperado! Seja sério. Depois dos quatro anos ~estarás desacriditado como advogado na nossapraça pública.

  30. img
    Luis Perreira Responder

    Quem sempre soube desse dinheiro é o Fradique e o próprio patrice. O mohammed é amigo do patrice. Quem é o mohamjed? amigo intimo do patrice e fradique. A empresa dele chama-se arcadia. Arcadia vende os 30 mil barris de peroleo para STP. Uma parte vai para o fradique, outra o patrice. Quem comrou a vivenda de vila maria (pestana)para o Patice? O mohammed tem lá duas vivendas. ARCADIA=MOHAMED=PATRICE=FRADIQUE=30 MIL BARRIS. o PATRICE JÁ NÃO QUER O AMERICO! O SEU CÃO DE ESTIMAÇÃO VARELA TEM QUE ARRANJAR UMA MANEIRA DE TIRAR-LO DE LÁ. eh!eh!

  31. img
    Luis Perreira Responder

    olha abel! deixe de ser também cão de estimação do patrice como o oscar medeiros! se praticassem jornalismo de verdade não andariam a fazer o que o patrice diz! o oscar é um cão a mando do patrice, nunca pensei que também fosses!
    abaixo a censura! investigue! o patrice e o fradique sabem do dinheiro. arcadia!mohammed!vila maria! investigação! não relates rumores! voceês ditos jornalistas de STP, não passam de relatadores de rumores! onde está o vosso orgulho! orgulho de ser um bom profesional! chega! sejamos sérios!

  32. img
    ela Responder

    agora ja podemos dar razaõ aõ mais velho teotonio tores,o mais velho economista e antigo minictro da economia da stp; kaundo o mesmo nos alertou k o antigo PM kêr desviar as maças do petroleo, ninguém kis acreditar á uns ki até zonbou dizendo k o cota esta a procura do tacho. nánçê kêce kuma nínguê tamém sá dêçù mundo. jinhos

    • img
      Vidal Afonso Reis Responder

      O teotónio está é maluco. Porque não veio a stp dar a sua contribuição? Estive em angola e agora veio a stp procurar glória no c… do patrice. Todos os meses o Patrice dá-lhe uuns tostões para ele escrever essas locuras. Que o diabo lhe leve para a cova o mais depressa possível e talvez lá ele poderá alcançar a glória que pessoas como você lhe querem dar. O PT fará um funeral de estado para ele e declará dia nacional de luto! O diabo q lhe leve!

      • img
        Osama bin Laden Responder

        Oh senhor, o seu comentário é muito infeliz.
        Qualquer cidadão pode escolher viver aonde ele se sinta bem, isso não o tira direito de ser cidadão de STP.
        O senhor Teotónio está a fazer o seu papel de um cidadão nacional corajoso e devia merecer todo nosso carinho.
        Agora pergunto-lhe uma coisa, o senhor quer que as coisas mantém como está? Não acha que alguém tem que fazer algo para isso mudar?
        Quando a morte que desejaste a senhor Teotónio deixa-me dizer-te, a morte cabe a todos nós e não escolhe idade..
        Francamente muito lamentável o seu comentário..

        • img
          Osama bin Laden Responder

          queria dizer “quanto” e não “quando”

      • img
        Sem Nome Responder

        Que pobreza de espírito, santo deus!

      • img
        Adazilza COSTA Responder

        AMÉM!

      • img
        MORENO Responder

        Sr .Vidal
        Creio que o meu amigo esta no lugar errado.Pede morte para o outro, como se a si a morte nao lhe tocara, escreve coisas sex nexo, crei que o seu lugar e nada mais nada menos que un manicomio.

  33. img
    Lupuye Responder

    Credo. Praticamente todos os politicos em Sao Tome sao ladroes. Cada um a puxar o fogo para a sua sardinha. E o problema e que nos o POVO nao vemos isso. Continuamos a votar, a calar e a consentir que os mesmos politicos que nos roubam voltem a assumir cargos de responsabilidades. Ate quando? Ate parece que enfeiticaram para essa gente: nao podem ver dinheiro com os olhos. Enriquecem cedo, constroem mancoes e ficam gordos como porquinhos. Boa vida com o dinheiro do povo e o pior e que ninguem vai parar a cadeia. Se alguns politicos fossem a cadeia pagar pelos seus crimes, os outros pensariam duas vezes. Ate sinto ASCO do meu pais. Da e vontade de VOMITAR.

  34. img
    Ablove Responder

    pessoal acho que pleno sec.XXI no ano 2010 uma situação desta ocorrer…
    a unica coisa que peço as senhores poderosos que tomem medidas, isto porque para os residentes em Portugal como no meu caso estou a espera do meu dinheiro para liquidar as minhas contas…
    e com esta falta de dinheiro em pt, e com a medida de austeridade, so querem para a gente desistir dos estudos e comessar a bumbar, depois pra dizer que nao tivemos aproveitamento escolar…
    NOTA: MAS PORQUÊ QUE PAGAM UNS E OUTROS NÃO? É BOM QUE PROCUREM SOLUÇÃO O QUANTO ANTES

  35. img
    MÉ SOLO Responder

    No meu modesto comentário de ontém, havia dito que o Drº Varela não era GAGO porque sabe o que disse. Hoje, depois de o ver e ouvir na TVS, tenho mtas dúvidas se efectivamente é GAGO ou NÃO por seguintes razões:

    1.Quando o Drº Varela diz que não entrou dinheiro nenhum referente ao ano de 2009 no cofre do estado e é alguém q conhece devidamente o DOSSIER PETRÒLEO, pressupõe-se q houve carregamento.

    2. Falou que o governo vai abrir um inquértio para saber o paradeiro do dinheiro e não falou se houve ou não carregamento.

    3. Sendo um super Ministro coordenando os outros, creio q teve uma conversa prévia com o ex-Director de Tesouro se não o fez devia ter feito para não colocar na boca do mundo o seu colega e fragilizar o seu governo.

    No meu entender, creio que as declarações feitas ontém por Drº Varela não passa de uma encenação para tentar dar cobertura ao seu colega.

    Quem devia ter ido a TVS dar explicação acerca deste mais um episódio de corrupção é o ex-director de Tesouro.

    È isto que o POVO de STP esta a espera para sabermos QUEM É QUEM NESTE PAÍS caso contrário terá toda razão o Bin Ladem que disse q estamos a promover mascarados.

    COM OS MASCARADOS NÃO SE COMBATE A CORRUPÇÃO.

  36. img
    zeme almeida Responder

    O SR. Ministro sabe deste desvio o que resta e esclarecer o assunto.No meu modo de ver as coisas,ele so limitou a acatar ordens superiores.Deixemos que ela venha esclarecer as verdades.Se fosse um caso que o ex-director do tesoura tivesse culpa deste desvio, isto nao vinha a praca publica atravez do ministro Varela. Tudo ja esta esclerecido pelo entao ministro das financias.Acalmemos os animos porque esta tudo dito.Aguardemos que isto vai correr muita tinta vermelha. Bem haja nosso querido S.Tome e Principe

  37. img
    zeme almeida Responder

    quero dizer(ele)director do tesouro)peco disculpas pelo erro da escrita.

  38. img
    China Responder

    Credo!!
    É muito triste o que andamos a fazer ao nosso país. Todos dizemos que gostamos dele, mas encontramos sempre o jeito de pinta-lo cada vez mais feio, como pais adiado dirigido por pilantras, gatunos, sem coração, etc… Nós (os dirigentes e os críticos da governação) iniciamos um processo de auto-flagelação inconsciente que não sei onde vai parar. O santomense acha que ao vir para a imprensa criticar este ou aquele, ele estará a ajudar a limpar a imagem, quando na verdade esta pô-lo cada vez na M****. Ja repararam as acusações por enquanto infundadas que têm sido feitas ao Ministro das Finanças, sobre este assunto?
    Mesmo o Governo???? Qual o motivo de vir anunciar isto em público quando parecem não ter certeza de nada????? Ao menos certifiquem-se junto do Governo da Nigéria, se os tais barris foram entregues ou não. Se sim, quem os recebeu e negociou. Só depois de certificarmos que os Nigerianos deram mesmo os tais barris e que a guita desapareceu é que se acusam pessoas.
    Sinceramente, com esta informação tornada pública da maneira como foi feita o Governo só conseguiu por os santomenses a exercerem a sua actividade preferida dos ultimos tempos que é o de lançar invectivas a todo mundo.
    Ja repararam que ficou na moda desconfiar de todos???? Até parece quue sentimos prazer quando se levanta suspeita de corrupção em relação a alguem. Não é mentira para ninguém que em STP ha varios casos de corrupção e uso indevido da coisa pública. Mas, este é motivo suficiente para que todos os servidores do estado sejam catalogados de bandidos??
    Basta! Tratemos de falar do outro São Tomé e Principe. Melhoremos a nossa imagem no mundo, não só com palavras mas com os actos.
    Viva São Tomé e Príncipe

  39. img
    Miná di Céliví Responder

    Na entrevista dada ontem a TVS, o Afonso Varela estava a dar o dito pelo não dito, se calhar as declarações dadas dias antes a RTP Africa foram sem autorização superior, e ele quiz se explicar dizendo muito blablabla…Agora ele já não sabe se houve ou não o carregamento e a venda do petróleo?!
    O Patrice se calhar não quer que seu governo seja manchado…
    Sejam claros e honestos!
    Óh Patrice, a Mudança é igual a Transparência.

  40. img
    Zé mé Responder

    S. Tomé Poderoso virou Varela Contra Americo, porque se houvesse a transpaerecia neste governo o Ex. Director do Tesouro já deveria dimitir-se. A ver vamos, até aonde esta a hosnestidade deste governo? muintos só mudarão de camizola porque são camalhão.

    meus crros amigos;

    É muito triste comentar a situação de petrolio em S.T.P, porque ainda lembro o 1º escandalo foi entre o Fradique e a Familia Trovoda, os trovoadas é que tem que esclarecer todo o dossier petroleo.

    sao todos malandros com soriso na face.

  41. img
    Helves Santola Responder

    Possas, o povo precisa de notícias boas. Mais uma vez, parece-me que a autoridade do estado foi posta em cheque mais uma vez. Espero que os dirigentes saibam dar omelhor encaminhamento possível ao assunto para que os responsáveis, se existirem, sejam punidos. Em todo o caso, é mesmo necessário que se apure a veracidade das acusações para não se correr o risco de ofender os outros sem justa causa…..abraços!

  42. img
    Luis Perreira Responder

    Caros primos! já reparam q esse governo não está em sintonia! Vejamos, O Varela não sabe que o Americo sabe onde entrou o dinheiro. O Agostinho Fernandes q deveria consultar o banco central para saber se o dinheiro entrou ou não. Esses ministros não se falam? que governo é esse? Americo diga lá. Sabes q o dinheiro encontrou no banco central. Parem de acusar o Rafael. Comecem por investigar o fradique e os seus miúdos de recado. Também o senhor da mudança o próprio patrice. Ele está muito metido nisso desde 2003. Agora, meus caros Varela, Agostinho e Américo, preparem-se para suicidar politicamente! Eh eh, eh existem provas, eh eh, eh!

  43. img
    felado Responder

    Isso tudo é uma vergonha… mais uma vez o nosso país está frente a um caso de justiça… o pero de tudo é que nós não a temos.
    Tanto juizes tanto aparato de estado que so tem aplicação quando é um ladrão de galinha… é uma pena o estado de justiça desse país… comentários para qué… mais um caso morto.

  44. img
    LEONEL PINTO Responder

    Ola. No meu ponto de vista acho que com entrada deste novo executivo o pais não pode ficar refem mais uma vez desta desgraças e desta notícias e roubos que sistemáticamente tem vindo a acontecer. Porém peço que as autoridades Sãotomenses te~em de alguma forma muito rápidamente para apurar de facto as verdades e chamar a quem de direito… abraços;

  45. img
    MÉ SOLO Responder

    ESPERO QUE ESTE ASSUNTO NÃO TENHA O MESMO FIM IGUAL A DO CASO STP TRADING.

    Sempre que os actos de corrupção envolve pessoas influentes, há sempre alguém que aparece como salvador da pátria tentando mudar o rumo dos acontecimentos para silênciar as coisas.
    Quando o Drº Varela diz que o seu colega Américo Ramos esteve pouco tempo como Director de Tesouro esta a querer eliba-lo de responsabildades. Mesmo estando pouco tempo como Director de Tesouro sei que tomou conhecimento dos processos que lhe antecedeu ainda mais este q é tão importante. Se não o fez então não devia ter lá estado e tb não serve para exercer as funções q actualmente exerce. OS CORRUPTOS NÃO SERVEM ESTA NAÇÃO PORQUE TRAVAM O DESENVOLVIMENTO. QUEM DA COBERTURA AS CORRUPTOS TAMBÉM É CORRUPTO.

  46. img
    morena alves Responder

    Maldade, pura maldade!!! Roubar desse povo tão necesitado. Que gentinha, meu Deus? E sai por aí dizendo que lutam pelo bem do povo. E esse povo que ainda anda cego, escolhe esses gajos para o governar, mas não tarda e justiça seja feita! Não é só Rafael, há mais, claro que Rafael é generel, mas há mais ladroes mas esse meu povo tem que apreender a ler e não se deixar enganar.

  47. img
    Ke kwa Responder

    Há sensivelmente um mes e neste espaço depois de ler tantos comentários euforicos e com emoçao a mistura manifestei o meu desejo de participar na festa do 1º aniversário do consulado de PT com o governo na mesma composiçao.Também chamava a atençao para nao se confundir mudanças e revoluçao porque esta ultima tem as suas consequencias. Vamos ver se os santomenses chegam ao Natal com a mesma euforia e expectativa. Governar é como jogar a bola, é bom jogador quem está na bancada.

  48. img
    yure pereira Responder

    Lamento me diser isso mais é uma mais valia;mais tambem temos certeza absulota k isso é mais um fithim de flugo isso é so para dizer k este governo não está ha trabalhar mas também sabemos k todos são amigos e nenhu põe outo a tras da grade.realembro-vos de casos como.GGA;CREDITO DE BRASIL E OUTROS.

  49. img
    S.Tomé Poderoso Responder

    Caros Amigos
    Gostaria apenas de dar a minha modesta contribuição para esclarecer aos menos entendidos na matéria sobre alguns aspectos:

    1º-O actual Ministro das Finanças foi Director do Tesouro apenas por 8 meses. “Caso que poderão confirmar nos Diários da República publicados no País”.

    2º-Também para esclarecer que qualquer transação que é feita a favor do Tesouro Público chega ao conhecimento do Director do Tesouro através do Banco Central que desempenha o papel de caixa do Tesouro.

    Em 2009 o actual Ministro foi Director do Orçamento que executa as despesas programadas no OGE. Ora vejam como é que um Director do Orçamento que executa as despesas poderá controlar as receitas que não dependem no seu pelouro?

    Porquê o actual ministro e não os então ministros
    Será sabotagem ao actual Governo de que ele também faz parte?
    Resumindo e concluindo, vamos dar tempo ao tempo que a situação será devidamente esclarecida “Deixem-nos trabalhar”.
    Todo os jogadores da bancada marcam golos “meus senhores venham também para o campo jogar e deêm a vossa cota parte para engrander esse nosso belo País.
    Deixem de má língua e vamos esperar por resultados investigação.
    Viva S.Tomé e Príncipe….!!!!!!!

  50. img
    PAULA FERNANDES Responder

    PATRICE JÁ PAGASTE OS IMPOSTOS PELA COMPRA DA CASA DE PRAIA DAS CONCHAS? JÁ PAGASTE IMPOSTOS PELA COMPRA DA CASA DO PESTANA? AGOSTINHO FERNANDES FOSTE DIRECTOR DOS IMPOSTOS E COMO QUERES ESTAR NO GOVERNO ESTÃS A FECHAR O BICO. DIZ LÁ AO TEU PATRÃO QUE ELE TEM QUE PAGAR. TODOS NÓS SABEMOS QUE ELE TEM QUE PAGAR.

  51. img
    Madalena Responder

    O Dr Patrice
    tem uma opção, declara apoio ao Pinto da costa, e demostrando ao Pinto que não o odeia, como odeiava o pai.

  52. img
    Madalena Responder

    Assim se calhar, faz um mandato. bolo bolo.
    Muita corrupção no País.
    1º Ministro não odeia o rival do seu Pai.
    Manchete.

  53. img
    Madalena Responder

    Dr Patrice não odeia ao rival do seu Pai
    Pinto da Costa que mandou prender o pai do 1º Ministro. Manchete.

  54. img
    DÁ e DÓI Responder

    Por amor de deus, estamos a falar de coisa muito seria, o futuro do nosso “STP”, depende muito deste valor.
    Ou é o valor de cada um, ou é recurso do país, convertido em bem publico?
    Ou Patrice apura aonde para este valor, ou pelo menos aonde parrou, pra o povo saber e que a justiça seje feita, ou ele que se demite.
    Bem haja….

  55. img
    DÁ e DÓI Responder

    Essa noticia deveria ficar ai por mais tempo, na pagina principal, para os santomenses saberem o que se passa nesta terra…

  56. img
    realista Responder

    VOCE TEM 1+1+1+1=4 FACES NAO VEZ K TAS FEIO COM CARRA GRANDE DINHEIRO DE PETROLEO E AGORA ESTAS A BRINDAR A CUSTA DESTE PAIS QUE TE VIU E MAIS OS OUTROS COMPASSAS NASCER FALAS TANTOS E ESKECESTE QUE TAMBEM TENS RABO PENDURRADO NO MICONDOOO,K TAL DO APARTAMENTO EM PORTUGAL K COMPRASTE CASH VIVO PARA A TUA 2DA AMANTE DINHEIRO VEIO DE ONDE?DEPOIS VEM VCES TODOS A TELEVISAO RADIO COM CARRA DE UM ANJINHO ENGANA KEM NAO VOS CONHECE TABEM?FUIIIIIII

  57. img
    madalena Responder

    Quem desviou a grana!
    Basta!
    A Nigeria pode fazer uma declaração e dizer que a transferencia não foi feita. E depois ficam com a cara de lata!!!
    Se o Partido do Fradique estiver envolvido, vamos la ver a triste cena. Se calhar o dinheiro que ex ministro da A.Interna desviou é o tal do petroleo.
    Em materia de corrupção de dinheiro, somos quase como Australia.
    Estes novos ministros, Agostinho, varela deposito uma certa confiança em ambos. Posia-se poupar tempo de dinheiro se o A. barros se posiciona-se como ex D.G.Tesouro, até que a coisa fosse esclarecida. Ele sabe tudo…
    Vamos chama o homem de Santo Amaro, o Francisco Pires, ja deu provas, ele é teimoso. Estes professores primarios conhecem a macacada nossa, aliás eles nos ensinaram a tabuada.
    Viva “Universidade de Viana da Mota”

  58. img
    Lêdêçaua Bartolomeu Cruz Responder

    Até quando aparece homens sérios e honestos? no nosso São Tomé e Príncipe?
    Será que aqueles que têm oportunidade de dirigir os negócios de São Tomé e Príncipe, não se consciencializam que há sempre uma primeira vez?
    Será que eles não sabem que a usurpação do bem público no futuro poderá servir de arma do povo contra os seus ascendentes?
    Lembram-se do que aconteceu e está a acontecer com os filhos do Sadan do Iraque, do Cadaf da Líbia e outros?
    O nosso País é pequeno, se a riqueza do petróleo for bem aproveitada e bem distribuída conscientemente, teremos um paraíso para todos os Santomenses viverem bem.
    Todos nós somos poucos para a riqueza que o nosso País tem para nos dar.
    É preciso pensar no próximo e na equidade?
    Senhores que êm oportunidade, todos não têm essa oportunidade, e vocês que têm, sejam conscientes.
    Viva São Tomé de Todos! …

Deixe um comentario

*