Economia

Cervejeira ROSEMA deve ao estado mais de 30 mil milhões de dobras

A administração da Rosema, em funções desde 2009, reagiu ao artigo publicado pelo Téla Nón com base na declaração da Direcção dos Impostos, para esclarecer que a dívida que está a ser paga não foi criada pela nova administração, mas sim data do período em que a cervejeira era administrada pelo Grupo Melo Xavier.

Os dados que a administração da ROSEMA, conferiu ao Téla Nón, indicam que a cervejeira deve ao estado mais de 30 mil milhões de dobras (1 euro equivale a 24.500 dobras). Dívidas fiscais que segundo a administração foram-se acumulando de 2003 até 2008, período em que a ROSEMA era gerida pelo grupo angolano RIDUX do empresário Melo Xavier.

Segundo ainda a administração da ROSEMA, do montante em dívida para com o estado, 17 mil milhões e 391 milhões de dobras, foi o montante utilizado pela anterior administração para a construção da residência privada do empresário angolano Melo Xavier, na praia das Conchas. «Temos dívidas fiscais de 2003 até 2008, incluindo para construção da casa de praia do Melo Xavier, na parai das Conchas», precisou Nino Monteiro.

O membro da administração da ROSEMA, denunciou ainda o facto de durante todos esses anos, o estado são-tomense através da direcção dos impostos, não ter interpelado a anterior administração para cumprir com as responsabilidades fiscais. «Só agora é que atacam a fábrica e anunciam o nome dos Irmãos Monteiros, como sendo os únicos são-tomenses que fogem ao fisco», reclamou Nino Monteiro.

Nino Monteiro, diz que algo ainda desconhecido, deverá estar por detrás desta ofensiva, contra os Irmãos Monteiros. Segundo ele, a administração da ROSEMA, já negociou com o governo as modalidades de pagamento da dívida de mais de 30 mil milhões de dobras, que foi acumulada pela anterior administração da ROSEMA, e que a cervejeira tem cumprido com o acordo.

Apesar da pressão financeira forte, para dar resposta ao fisco, Nino Monteiro, disse ao Téla Nón que após a assumpção da ROSEMA, em 2009 a nova administração já investiu mais de 2 milhões de euros com vista a modernização da fábrica.

A cervejeira Rosema, é notícia no Téla Nón, e continua a ser notícia não só pela polémica jurídica e financeira que a envolve, mas sobretudo por causa do impacto que a unidade fabril localizada no norte de São Tomé tem na economia nacional.

Com mais de 160 trabalhadores, a única fábrica de cerveja do país, garante indirectamente o rendimento de milhares de famílias são-tomenses. É através da venda de cerveja nos quiosques e barracas pelo país inteiro, que muitas famílias são-tomenses ganham o complemento financeiro para garantir o pão de mata-bicho.

Daí que o futuro da ROSEMA, é de interesse público.

Abel Veiga

    29 comentários

29 comentários

  1. lisa

    19 de Novembro de 2010 as 0:32

    credo, deixem a empresa progredir…alguem tem que investir nesse pais, para que possa crescer…

    • António Veiga Costa

      19 de Novembro de 2010 as 14:52

      Dna. Lisa concordo, “deixem a empresa trabalhar”… desde que dentro da lei, pagando seus impostos, agindo como empresários decentes!

  2. jp

    19 de Novembro de 2010 as 7:39

    Nada disso, paguem o que devem e ficam calados…. Quando assaltaram a empresa, não sabiam que ela tinha dividas com o fisco ?

    • o mesmo

      19 de Novembro de 2010 as 8:56

      A empresa foi adquirida asta publica,portanto não devera ter dividas para o comprador, se confirmar que o ” Dr. Mello ” não pagava seus impostos, devem sim confiscar sua casa de luxo aqui na cidade e a também a sua luxuosa casa de praia na praia das conchas além do clube nautico que ta uma vergonha.

    • Boca do Mundo

      25 de Novembro de 2010 as 10:56

      A Directora dos Impostos tem que explicar aos cidadãos porquê que as pessoas singulares e colectivas devem tanto dinheiro ao Estado. Se é que existe leis, porque que elas não são aplicadas. Se há mecanismos próprios para exigir as pessoas que paguem as dividas porque que não se fez?

  3. jp

    19 de Novembro de 2010 as 7:40

    Os irmãos Monteiros têm de perceber que não se deve misturar negócios com politica….

    • Nome

      19 de Novembro de 2010 as 11:00

      Não digo mais!

  4. Lódóma

    19 de Novembro de 2010 as 10:37

    Quando apoderaram da fábrica tinham ou não tinham conhecimento dessas alfacatruas? Como são ganancioso em apoderar de tudo custo que custar agora não traz desculpas que a divida é do outro, é pagar sem reclamar, e não traz também desculpas que é dessa fábrica que da de comer a muitos, lei é lei cumpra, dói a quem doer.
    A Sra. Directora dos impostos faça todos os incumpridores a cumprir com os seus deveres que é PAGAR IMPSTOS.
    VIVA S. TOMÉ E PRÍNCIPE
    HAVER VAMOS

  5. Lódóma

    19 de Novembro de 2010 as 10:45

    Correcção IMPOSTOS

  6. Rafael Preto

    19 de Novembro de 2010 as 11:01

    Nno Monteiro representa outros interesse. Quando é que esses trabalharam para terem o que tenhem com a idade que têm. Ou herdam dos pais fortuna. Têm gente grande misturado.

  7. Hugo Lima

    19 de Novembro de 2010 as 11:57

    Qualquer comerciante ou seja uma pessoa individual quando inicia o processo de arrendamento ou compra e venda. Tem que saber em que está se metendo.

    Os Irmãos Monteiro talves queriam fazer o mesmo que anterior Administração.
    e grande culpado desta situação é o estado que não funcionou.

    Mas a divida tem que ser paga,

  8. "Nós por cá e a nossa maneira"

    19 de Novembro de 2010 as 13:12

    …deve paga….sem grandes conversas e malabarismos politicos…..

  9. MALA PE TEMA

    19 de Novembro de 2010 as 13:20

    MUITO BEM IRMAOS MONTEIRO VOCES MERECEM,POQUE TRABALHAO CONTINUA ASSIM COMO SEMPRE FORAM TRABALHADORES PESSOAS QUE VIERAM DENADA E QUE HOJE SAO GRANDES HOMEMS,E FRUTO DE TRABALHO TODOS NOS TEMOS CONCIENCIA DA PERCEGUISSAO DESTE GOVERNO CONTRA VOCES,ESSA TERRA E NOSSA.FORCA E CORAGEM SABEMOS QUE MAIORIA DE NOS SOMOS ENVEJOSO NAO TRABALHAMOS SO ENVEJAR QUEM TRABALHA,E SE FORMOS VER AS DEVIDA AO FISCO TODA GENTE QUE TEM BEM EM STP DEVE FISCO PORQUE NUMCA DECLARAM VALOR REAL DAS COISAS QUE TENHEM.NAO PODE SER VOCES O ALVO A BATER,FALAM DE MUITAS EMPRESAS QUE DEVE AO FISCO,MAS NAO SITAM NOMES DESSAS EMPRESAS,VOTO A PERGUNTAR PORQUE SO IRMAOS MONTEIRO?QUEREM DISER QUE NAO A PERCEGUISSAO?VEJAMOS BEM.
    CORAJEM IRMAOS MONTEIRO EU RESPEITO-VOS MUITO FORCA E MUITA FE……………………..FUI

    • António Veiga Costa

      19 de Novembro de 2010 as 15:06

      Há, há, há, “trabalham”, rs, rs, rs, sempre foram trabalhadores” rs, rs, rs, “vieram do nada e hoje são grandes homens ká, ká,ka, ….

      Depois dessa, também FUI!!!

  10. P. Santos

    19 de Novembro de 2010 as 14:55

    Eu sou contabilista e conheço a questão de impostos. Também sou próximo de alguém na empresa que está sempre a lamentar. O que eu li não me pareceu ser totalmente verdade.A actual gestão tem retido imposto sobre consumo e dos trabalhadores e não entrega (mais do que a metade do valor anunciado). Uma coisa é utilizar o dinheiro da empresa para pagar as despesas do proprietário (e muitas empresas fazem isso), outra coisa é utilizar o dinheiro dos impostos.Se o fisco detectou estes custos ao analisar as contas agora é pq foram contabilizados (menos mal). O Estado é q deve estar contente ja que a empresa assumiu pagar.

  11. Kosta

    19 de Novembro de 2010 as 16:30

    Esse senhor Nino desde que foi para deputado, mudou radicalmente a sua maneira de ser, ele e o grupinho dele acham-se os donos de São Tomé e que são imunes a tudo e que o dinheiro deles compra tudo e todos.
    Mas as coisas correram mal estavam a contar com a vitória do MLSTP/PSD.
    Força dona Alda, esse senhor estás em todas, caso GGA, STP TRADING,a firma Irmãos Monteiros, se os pequenos pagam, eles não são diferentes, e depois dizem que são honestos e trabalhadores, até parece anedota, quem os viu e quem os vê.
    Viva São Tomé, está já a notar-se alguma diferença.
    Fui….

  12. DLima

    19 de Novembro de 2010 as 16:37

    Em STP há muita coisa pobre, muito lixo debaixo do tapete para ser descoberto e varrido de la. É a corrupção ao mais alto nível e no seu melhor.
    Pelo que sei, antes de comprarmos um bem ou apoderarmos daquilo que ainda não nos pertense, devemos nos informar sobre a situação do mesmo e de todas a consequências que a aquisição do mesmo nos possa trazer…
    Todos sabemos a forma duvidosa como o processo que conduziu os irmão monteiros à administração da ROSEMA decorreu, portanto, deviam tar ocorrente da referida dívida e na altura oportuna dar a conhecer as entidades competentes de forma a que estas pudessem responsabilizar o culpado pela sua má gestão, e daí exercerem a vossa actividade administractiva de forma isenta e transparente.
    Mas infelizmente a ganância pelo poder e pelo dinheiro falou mais alto ao ponto de não se precaverem estas situações e agora a única coisa que vos pedimos é que cumpram com a lei, regurarizem a situação e depois acertam contas com o suposto culpado se quiserem. Mas a lei existe e é para ser cumprida por todos.

    Nós santomenses já estamos fartos de corruptos, de pessoas gananciosas que só pensam nelas próprias.

    Nós santomenses estamos cansados de ver os corruptos sair impunes até mesmo nos tribunais e a levarem uma vida normal como se de pessoas honestas se tratassem.

    É hora de pormos um ponto final nesta impunidade que reina nesta pequeníssima terra, é hora de dizermos BASTA, é hora de varrermos os LADRÕES.

    Que a justiça seja feita para bem dos honestos

  13. Edson

    19 de Novembro de 2010 as 17:31

    30 milhões de dobras? Està em jogo muito dinheiro, ou seja 25% do orçamento geral do Estado. Se fàbrica de facto deve ao fisco tem que cumprir com o dever, embora eu considere que dificilmente a fàbrica Rosema cubrirà tão cedo esta divida toda.

  14. Edson

    19 de Novembro de 2010 as 17:33

    30 mil milhões de dobras queria eu dizer!

  15. Mangulú

    19 de Novembro de 2010 as 18:50

    Como é sabido em STP existe muito caso de corrupção.Os corrompidos e os corruptos coabitam,eles sempre estão em ligação. Os corrompidos deixam se levar dado a situação do pais. O dinheiro fala mais alto do que tudo.Os corruptos em STP saem impunes porque a classe de advogados que há em STP é uma vergonha.Os advogados que defende esses corruptos,recebem alto valor em dinheiro para não prejudicar o seu cliente.Como a justiça em STP é cega,esses corruptos andam na nossa praça como si fosse pessoas honestas.É preciso que o tribunal acabe com a corrupção existente no país.

    • XYZ

      20 de Novembro de 2010 as 11:20

      “Como a justiça em STP é cega,esses corruptos andam na nossa praça como si fosse pessoas honestas”. Não meu caro conterraneo, a justiça em nosso pais não é cega não. Ela tem olhos. E so pune ladroes de uma pinha de banana e proteje todos aqueles senhores de colarinho branco.

  16. N.C

    19 de Novembro de 2010 as 20:38

    E pra isso que muitos empresarios se tornam politicos.tenho a certeza de que se o mlstp ganha-se as eleicoes esse caso nem via a baile.ainda havera muitos e muitos casos

  17. mais uma vez

    20 de Novembro de 2010 as 7:07

    rsrsrs li todos os comentários, o que vi foi uma enorme inveja dos comentadores, me digam este, se este imposto vai ser pago, para onde vai o dinheiro? ( rsrs casa nova super-facturada na vila Maria ) quando a fabrica era de estrangeiros ja sabemos que os lucros sempre forma para bem longe de são Tomé e agora que esta na mãos de familiar são tomense a INVEJA TOMOU CONTA. de alguns.
    a população de STP paga tantos impostos e nem hospital,água e luz podem ter, redução impostos já, primeiro o governantes criam as condições basicas para o povo e depois cobram os impostos. isto tudo é uma vergonha.

    • António Veiga Costa

      20 de Novembro de 2010 as 21:41

      Meu Senhor,

      para o Governo criar condições básicas para o povo terá necessidade dos impostos.
      STomé sobrevive apenas de doações e de parcos impostos, já que a grande maioria é sonegada.
      Não esqueça-se de que o período “antes” a que o Senhor faz referencia era de outro partido, portanto outro governo.
      Agora, entramos em novo período em STomé.
      Governo de Mudança.
      E mais, longe de nós termos inveja de corrupção e ladroagem!

      • mais uma vez

        21 de Novembro de 2010 as 19:42

        MEU SR.
        PELO QUE PERCEBI O SR. SÓ LÊ OS COMENTARIOS, POIS O TEXTO PRINCIPAL DIZ QUE A ROSEMA ESTA PAGANDO, MAS PELO QUE PERCEBO ESTÁ CONTA FOI APURADA AGORA, E COMO A FINANÇA DESCOBRIU AGORA?, SENDO QUE TODOS OS ANOS TODA EMPRESA DEVE PRESTAR CONTAS A FINANÇA, SERÁ QUE O ESTRANGEIRO ANTIGO DONO DA FABRICA FEZ OQ COM TANTO DINHEIRO DESVIADO DOS IMPOSTO, A FINANÇA TERIA QUE TER FEITO A AUDITORIA ANTES OU DURANTE DA PENHORA, NÃO DEPOIS DE JÁ TER TRANSFERIDO AOS SÃO TOMENSE, TEVE QUE APARECER UMA PESSOA DA NOSSA TERRA PARA PAGAR AS CONTAS, E NÃO É O PRIMEIRO ESTRANGEIRO QUE NÃO PAGA OS IMPOSTOS, UM VEZ LI QUE O SR MELLO PAGOU PELA FABRICA 1 MILHÃO DE DOLARES E DEIXOU DE PAGAR IMPOSTO NO VALOR DE 1,5 MILHÕES ( 30 MIL MILHÕES), O SR. CONCORDA COM ISTO?

  18. zeme almeida

    20 de Novembro de 2010 as 8:56

    Agradecemos pelo vosso contributo irmaos Monteiro em ter assegurado a rosema.Uma e certa os senhores deverim e devem pagar os imposto.O leitinho secou e quem vos assegurava, nao esta no poder e agora que serao de voces?Haver vamos com este governo voces nao vao safar desta.Teremos que aprender para salvarmos o pais temos que pagar impostos.Saiam do pais e vem aprender ca fora.As despesas que o estado faz sao com estas contribuicoes.Viva S.Tome and Principe.

  19. zeme almeida

    20 de Novembro de 2010 as 8:59

    Queria{uma coisa e certa)deveriam.

  20. MALA PE TEMA

    23 de Novembro de 2010 as 14:47

    Sr.Zelme almeida,
    Notase claro a enveja que o sr.tem dos irmaos monteiro e pena odeiam as pessoas pela suas forma de ser porque eles talves nao sao seu amigo,ou comeu sua mulher.
    coitado vai morer de enveja,atrasado mental deve ser um corno e sem vergonha
    algum de nos santomenses temos enveja dos outros,comentam coisas sem saber chama ladrao a toda gente que tem alguma coisa dor de cotuvelo ninguem tem a culpa de sr,nascer atrasado,todo mundo que tem alguma coisa em stp,e concederado ladrao,eu acredito que existe alma depenada em stp,credo deicha de envejar os homem.O Sr.fala do governo como que se foce governo para perceguir os irmaos monteiro,Sr.esta enganado coiiiiiiiiiiiiiiitado.
    fui…………….

  21. Just Me

    24 de Novembro de 2010 as 12:21

    Bom Dia a Todos,
    Pelos comentarios que pude lêr nota-se claramente a falta de credibilidade que dão aos empresários nacionais, infelizmente isso faz parte da nossa sociedade, pois tendem a valorizar mais tudo o que vem do exterior e desvalorizar o que faz parte da nossa cultura e país. os irmãos monteiros quer queiram quer não sao exemplo concreto que nem sempre precisamos nascer num berço de ouro para podermos ser alguem na vida!! a vida dos irmãos monteiros anda na praça pública ja há algum tempo. quando andavam a aventurar fora do país para conseguirem sobreviver neste mundo ninguem os elogiava pelos esforços que faziam, pelas angústias que viveram além fronteiras so sabem criticar e maldizer dos mesmos, deixo bem claro que os mesmos nao fazem parte do meu leque de amigos mas tenho olhos e conhecimento para opinar sobre essa situação! nota-se claramente que os que mais criticam gostariam é de estar no lugar deles!! quanto ao caso rosema ha muito coisa obscura sim, mas desd antiga gerência. os erros propositados cometidos no passado como por exemplo a fuga ao fisco, so nos faz ver o quando o antigo proprietário da Rosema desvalorizou o nosso país. os problemas da Rosema ja vêm de alguns anos atrás e o actual proprietário assumiu pagar uma divida que nao foi feita pela nova gerência. em vez de criticaram deveriam é opinar sobre uma melhor forma de conseguirem resolver essa situação fazeram criticas construtivas e nao apenas distruitivas como têm feito!! nos deveriamos é lutar para conseguirmos atingir os nossos objectivos e nao ficarmos vidrados n vida nos outros!!! o mal de STP é que sao poucos os que trabalham na realidade. corrupção há em todo mundo. mas ha que se trabalhar e fazer algo pelo país!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo