“Não há risco neste momento da Rosema ser penhorada”

Garantia de Olímpia de Pina, directora financeira da cervejeira Rosema. No entanto reconhece que a empresa está a ser asfixiada. Tudo por causa de custos de produção elevados e ao mesmo tempo a necessidade de pagar dívida fiscal que ultrapassa 1 milhão de euros.

Segundo a directora financeira da ROSEMA, do período que vai de Junho a Dezembro de 2009, a fábrica esteve sob gestão do Tribunal Regional de Lembá. Período em que a ROSEMA acumulou dívidas com o fisco.

Em Janeiro de 2010, a fábrica passou para a tutela da nova administração, no âmbito de um litígio judicial, que culminou com a venda da cervejeira para o grupo angolano JAR. Segundo Olímpia de Pina, a nova administração já negociou com a direcção dos impostos, o pagamento da dívida fiscal contabilizada a partir de Junho de 2009. «Temos por volta de 1 bilião de dobras a pagar as finanças mensalmente até Agosto de 2011», explicou.

A negociação entre a empresa e a direcção dos impostos evitou o processo de execução fiscal. No entanto há mais dívidas a pagar. «Recebemos ainda na última semana notas das finanças a dizer que a empresa tem dívidas fiscais, de 2003, 2004, em diante. Em Julho esteve aqui uma equipa da inspecção das finanças, a fazer auditoria e constatou que há essas dívidas. São montantes significativos que rondam os 22 mil milhões de dobras(1 euro = 24.500 dobras)», precisou a directora financeira.

Olímpia de Pina prossegue com a contabilidade das dívidas da Rosema para com o Estado. Mais de 17 mil milhões de dobras, não foram pagos entre os anos 2007 e 2008 «Pelos trabalho da inspecção das finanças esses valores foram canalizados para a construção de uma casa. Os registos dizem que foram para construção da casa de Melo Xavier na praia das conchas. É sobre este montante que há negociação com as finanças para saber quem paga esse montante», explicou.

Asfixiada por dívidas avultadas, e a suportar custos de produção elevados administração da empresa diz que mesmo assim fez investimentos na ordem de 2 milhões de euros. Equipamentos de refrigeração e para enchimento de garrafas, já a pensar na exportação da cerveja nacional, são acções apontadas pela directora financeira. «O estado tem que entender esta parte. A Rosema é uma empresa que quando está a funcionar no seu normal, garante aos cofres do estado cerca de 2,5 biliões de dobras por mês. Portanto acho que o estado também tem que ser flexível», apelou, Olímpia de Pina.

A região norte de São Tomé não tem energia eléctrica há vários meses, e a fábrica gasta mais de 700 milhões de dobras, por semana para garantir a produção de cerveja.

Apesar dos constrangimentos como a falta de água potável no distrito de Lembá que durante vários meses comprometeu a produção de cerveja, a Directora Financeira, assegurou que a Rosema produz actualmente mais de 4 mil grades de cerveja por dia. «Rosema é uma empresa rentável, se tivermos a contribuição do estado, e se tivermos tempo e espaço para trabalhar. Achamos que com os investimentos que estamos a fazer vamos mudar o rumo dos acontecimentos», assegurou.

Se a empresa não suportar o peso da dívida com o fisco que ultrapassa 1 milhão de euros, associada a outras responsabilidades de produção, a economia nacional vai ressentir bastante. «Se a Rosema parar não são só os donos da empresa que verão os seus rendimentos comprometidos. São cerca de 160 trabalhadores, e para além de um conjunto de cidadãos que vivem da Rosema», afirmou Olímpia de Pina.

Contas deficitárias ameaçam o futuro da Rosema.

Abel Veiga

  1. img
    kidaleo Responder

    Muito bem, se a empresa está a crescer, São Tomé e Principe só fica a ganhar com isto, força Rosema. quantos mais emprego e mais rendimentos para o estado melhor.

    • img
      Celsio Junqueira Responder

      Meu Caro,

      Nem mais, o apoio total ao crescimento da Rosema, e consequentemente o aumento para a exportação sobretudo a Região do Golfo da Guiné.

      Mas temos que organizar e garantir coisas básicas: água e energia eléctrica.

      Apelo aos “ricos” do país que invistam em coisas parecidas com a Rosema (noutras áreas) e que sirvam para a exportação. Necessitamos de produzir muito, gerar mais postos de trabalho e aumentar a entrada de “divisas”.

      Abraço e boa sorte a Rosema,

  2. img
    O FURRACÃO Responder

    A QUESTÃO QUE SE COLOCA É QUE A EMPRESA ROSEMA TERÁ QUE PAGAR AS DIVIDAS QUE TEM COM O ESTADO E PONTO FINAL, DEIXEMOS DESSAS HISTORIAS DE COMADRE,.. DEPOIS EU PAGO , MEUS FILHOS ESTAO SEM PÃO…, SE DEVE O FISCO TERÁ QUE PAGAR , SE MELO XAVIER DESVIO O DINHEIRO EM BENEFICIO PROPRIO QUE O SEU BEM SEJA PENHORADO, “PUNTO BASTA” DEIXEMOS DESSAS FALCATRUAS, SEJAM SERIOS E RESPONSAVEIS, NÃO IMPORTE COMO.
    FUGA AO FISCO É CRIME, E COMO TAL TRATADO COMO QUALQUER OUTRO….

  3. img
    Hugo Lima Responder

    Concordo plenamente,entretanto ver com as finanças a modalidades de por as contas em dia.

  4. img
    Filipe Samba Responder

    À
    Sr.ª Olímpia de Pina
    Os meus cumprimentos,
    Os 160 trabalhadores todos celebraram contratos com a Empresa Rosema?
    Até ao momento,o que se fez a vossa empresa para o bem social, dos habitantes desta cidade?
    O Filos Socrate citou: “A simplicidade do homem termina quando as coisas se complicam”

  5. img
    BLAGA PENA Responder

    E qual é a contribuiçao do estado neste sector, pelo menos acho eu garantir agua e energia, algumas isençoes das taxas

  6. img
    VAMOS LA Responder

    Se a verba destinado a pagar fisco reverteu na construccao de casa do senhor Melo xavier na praia das conchas o que estado tem que fazer e penhora a tal casa mais nada,sobre a rosema o estado poderia negociar modalidade de pagamento das dividas isto porque e a unica fabrica do pais e da sustento a muitas familias s.tomense…

  7. img
    Macarofe Responder

    Muito bem quanto a diminuição do desemprego. Não obstante entendo q a nova administração sabia da tal dívida antes de comprar as ações da empresa. Ora bem, neste contexto a dívida fiscal deve ser paga. Acabou o tempo das vacas gordas. Por outro lado esta senhora é também o quadro da ENAPOR…será q ela so trabalha aos fins de semna noutra empresa? Temos q saber se a mesma não aufere salários na ENAPOR. Se sim entendo q ela deve criteriosamente escolher um em detremento de outro embora é admissivel a mobilidade de função. Fui

  8. img
    Boca do Mundo Responder

    ….“O estado tem que entender esta parte. A Rosema é uma empresa que quando está a funcionar no seu normal, garante aos cofres do estado cerca de 2,5 biliões de dobras por mês. Portanto acho que o estado também tem que ser flexível»
    Não é depois da empresa funcionar nos seus 100% que ela irá pagar os impostos ao Estado. É do pequeno que se torce o pepino, se até agora, na qualidade de Directora Financeira, senhora não pagou as dívidas ficais da Empresa, senhora não é boa gestora.
    Temos que tomar muita atenção com os números porque eles são comprometedores, parece-me que 2,5 biliões de dobras ser superior àquilo que a empresa deve ao fisco. Senão vejamos:
    1.000.000 EUROS *24.500 Dobras = DBS. 24.500.000.000,00
    DBS. 24.500.000.000,00 (Vinte e quatro mil milhões e quinhentas milhões de dobras).
    Por isso não acredito nessas palavras.
    A Direcção dos Impostos tem que cumprir as suas obrigações e é prá já.
    A Directora dos Impostos tem que explicar aos cidadãos porquê que as pessoas singulares e colectivas devem tanto dinheiro ao Estado. Se é que existe leis, porque que elas não são aplicadas?
    Se há mecanismos próprios para exigir as pessoas que paguem os impostos e quando não paguem, porque que não se fez desde 2003?
    As pessoas têm que pagar os Impostos de acordo com os seus rendimentos. Eu pago, logo CETO TEM QUE PAGAR.

  9. img
    El comandante en jefe Responder

    Falando ‘e que se entende, Claro que o governo nao vai feichar a Rosema assim de qualquer forma, mas que a rosema deve ao estado deve e tem que pagar. por tanto fico feliz que tenham chegado a um acordo e assim todos sairemos a ganhar.

  10. img
    zeme almeida Responder

    Gostaria de saber aonde esta senhora fez a formaça~

    Em primeiro lugar gostaria de saber aonde esta senhora fez a sua formação.(Europa ou leste de europa?Que a senhora viesse com a sua teoria,ao Reino Unido(inglater- ra).Todas as classes têm que pagar o seu imposto,seja quem for.Neste nosso país vocês estão muito mal habituado a não querer pagar nada e muitos ali tentam querer refugiar-se na politica para se livrarem destas coisas.Os irmãos Monteiro tinham um grande cobertor que lhes cubria.Senhora directora não venha cá por os tristes trabalhadores como escudo da vossa má gerencia e o deixar andar.A senhora diz ainda que a Rosema tem dado receita ao estado?Como!Se voces não querem contribuir.O governo deve cumprir com o seu dever e mais nada.Viva S.Tome e Principe.

    • img
      Mimi Responder

      Um reparo em relacao ao local de formacao:

      O facto da pessoa adquirir um grau aqui ou ali, nao é determinante na sua prestaçao profissional. O profissionalismo e boa prestaçao sao muito mais do que exibir um diploma, seja ele de onde for.

  11. img
    zeme almeida Responder

    Não sabia desta!Afinal a senhora também foi quadro de ENAPORT?A Rosema tem madri-nha na cozinha!…São essas que muito negociante gostam pôr a frente dos seus negocio.Não estou a pôr causa a nossa unica frabrica de cerjeva.Uma coisa é certa, tem que se pagar o fisco.Pelo que vejo em alguns comentários ali não conhe- cem o que se signa a cobrança do fisco pelo estado?Se o estado não fizer estas cobraças,quem garante a nossa energia ilumina as nossas ruas,reparacoes e construção das nossas estradas e mais.Estes apelos nunca pode servir de intimidacão para o governo.Se não tomar-mos medidas coersivas com estas gentes o país nunca vai sair deste pôço que se encontra.Viva S.Tome and Principe.

  12. img
    eu Responder

    Pois é.

  13. img
    E.FM Responder

    Senhora Directora Financeira, a senhora mais que ninguém sabe que as dívidas devem ser para no tempo e na hora determinada, caso não, é submetido ao pagamento de uma taxa de juro. Se a antiga Administração não pagou o fisco, a actual deve pagar. Porque antes de assumir a administração a Senhora com certeza tinha a consciência dos factos.
    Hora vejamos, sobre o eventual desfio do dinheiro que era destinada ao pagamento do fisco, o estando não tem nada a ver com isso, deve isso, ser resolvido entre vocês, e apura as responsabilidades de forma a honra com o estado o compromisso. Quem deve penhora a casa do Melo Xavier é a empresa não o estado.
    Eu concordo com a negociação entre a Rosema e o Estado, para aplicação de um modelo de pagamento, mas, deve adicionar uma taxa de juro.

    força Rosema com a nova estratégias, abri olhos Directora dos Impostos.

  14. img
    N.C Responder

    com todos esses bilhoes a volta,com os custos semanais de 700 milhoes so em energias,e milagroso esta fabrica esta a funcionar.alguma coisa esta mal contada ou essa fabrica e uma galinha de ovos dourados

  15. img
    lingapô Responder

    E qual o papel do tribunal de Lembá,no meio de tudo isto?Se a empresa esteve sob a tutela do tribunal de lembá de junho à dezembro(o sr, Augério era o patrão)porque não pagava os impostos?A fábrica nunca parou de funcionar,não é?

  16. img
    Madalena Responder

    Força DRª Olimpia.
    Faz o possivel.
    Bom fim de semana a todos.
    A Cultura de pagamento do FICO precisa-se

  17. img
    Matabala Responder

    Muito bem minha ex professora, agora é tempo de continuar a fazer as contas e cumprir com os deveres…felicidades e sucessos

  18. img
    Madalena Responder

    FISCO

  19. img
    ricardo Responder

    Desde que os Monteiros o Juiz entraram na Rosema melhoraram logo a qualidade de vida. Altos jeeps.
    Conversa fiada de investimento.Compraram umas maquinas completamente desactualizadas.
    Com o dinheiro que deveria estar nos cofres do estado fizeram compras viaturas, viagens com direito a cache. Para justificar as saidas de dinheiro compraram as velharias.
    Quem financiou? A Direc. Nacional de Impostos.
    Assim qualquer um faz. Agora falam na casa de praia do outro. De certeza que o nino se imagina nas conchas.
    Para quando a devolu aos verdadeiros donos?

  20. img
    vava Responder

    IRMAO MONTERIOS !!!!!! FISCO???????

Deixe um comentario

*