Em Janeiro caixas automáticas serão realidade no mercado financeiro são-tomense

O sistema electrónico de pagamentos automatizados, deverá ser instalado em São Tomé e Príncipe até finais de Janeiro de 2011. Para a introdução das caixas automáticas, o governo já criou uma sociedade gestora.

A instalação das caixas automáticas no mercado financeiro são-tomense, foi uma promessa repetida todos os anos pelo Banco Central, mas nunca chegou a ser realidade. Mas desta vez parece que a promessa vai ser cumprida. O Governador do Banco Central Luís de Sousa, anunciou para 7 de Janeiro a chegada a São Tomé dos técnicos que irão instalar as máquinas processadoras.

Para o efeito o estado são-tomense, já criou uma sociedade para instalação e gestão das caixas automáticas. Segundo Luís de Sousa, a sociedade é comparticipada pelo Banco Central, pelos Bancos Comerciais e pela CST.

No total 20 caixas automáticas serão instaladas em São Tomé e Príncipe

Com cerca de 8 bancos comerciais, o mercado financeiro são-tomense deverá ganhar rapidez e eficácia no atendimento aos clientes, através das caixas automáticas.

  1. img
    Ramos Neto Responder

    Vamos esperar para crê. Se sair a promessa em Janeiro, estamos de parabéns, caso contrário não será novidade. Não estou sendo pessimista, mas racional. Visto que é uma promessa que já vêm tagarelando todos os anos! Só nos resta esperar para ver.

    • img
      Ate quando nosso São Tomé e Principe Responder

      Chegaram técnicos para instalar maquinas?
      Que técnicos? mais uma vez estrangeiros ganhando dinheiro para fazer trabalhos em São Tomé e Príncipe.
      Será que não existe técnicos em sãotomense capaz de fazer isso?
      Sem querer puxar a brasa, eu mesmo sei fazer isso a pesar de estar fora do pais mas se o governo quisesse teria pesquisado para saber se não existe técnicos nacionais preparados para fazer isso.
      Eu mesmo já participei no desenvolvimento de software e implantação de caixa electrónica do BNB (Banco de Nordeste Brasil – 3 maior banco publico Brasileiro) mas mais uma vez la vai dinheiro para estrangeiro. Nota: Acabei de mi formar na área de tecnologia.

      Se se confirmar ser mais uma vez estrangeiro, será como técnicos que foram montar o gerador ganhando 1500 dólar por mês e por ai vai.

      Um abraço a todos

      • img
        Ate quando nosso São Tomé e Principe Responder

        Correcção:

        Será que não existe técnicos em sãotomese capaz de fazer isso?

  2. img
    Poquimi Responder

    Allelluiiia!!!! finalmente ja vamos poder pagar e levantar dinheiro sem stress…agora basta saber se isso pega mesmo!!!!!Boas Entradas a todos

  3. img
    CELSIO JUNQUEIRA Responder

    Caros Santomenses,

    Boas noticias e um mecanismo facilitador para o cidadão.

    O nosso Silvino Palmer bem podia nos elucidar mais nesta matéria.

    Boas Entradas a todos, que o próximo Ano seja muito melhor que este a todos os niveis.

    Um Grande Abraço,

  4. img
    A da Silva Responder

    Quantas ATM serão instaladas na cidade da trindade?

  5. img
    Berna Responder

    Espero vivamente que não sejam as caixas absoletas trazidas de portugal.Pois, como tem sido hábito o que é lixo em Portugal é ouro em stp. Peçam máquinas novas, com sistemas de segurança das melhores porque não se esqueçamos que tudo isso faz parte integrante o desenvolvimento.
    Estamos para ver se se tratam das caixas que foram retiradas de portugal por falta de segurança.

    • img
      london Responder

      Amigo,
      Permita-me, descordar das suas palavras, como todos sabemos,”cavalo dado nao se olha aos dentes”.Porque em vez de pedir, porque nao comprar? Nao me digas que falta dinheiro! se faltasse seria bom, pois os nossos ladroes(nao me refiro aos coitadinhos ladroes de galinha) nao o viriam para roubar. Receber “lixo” de portugal e simplimente, porque os nossos governantes transformaram stome e principe numa lixeira.

      WITH REGARDS
      LONDON

  6. img
    BLAGA PENA Responder

    ok, esperamos para ver

  7. img
    Osama bin Laden Responder

    Multibanco não funciona sem energia eléctrica!!!!!!!!!!!

    • img
      OME' Responder

      Muito bem Osama. Rezemos para que os amigos do alheio nao aproveitem a escuridao para…

    • img
      london Responder

      Bin laden,
      Caso pra dizer, “fazer omoletes sem ovos”, contudo e de louvar afinal tudo de bom e benvindo

    • img
      Lupuye Responder

      Osama, fizeste-me rir mas tens toda a razao. Talvez os bancos responsaveis por esses multibancos terao energia independente. Pergunta, isso ira funcionar tambem com cartoes internacionais?

    • img
      E.Santos Responder

      Agora estiveste realmente bem….

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Amigo Osama deduzo que deve ser um Kit: ATM + GERADORES. rs, rs, rs…

  8. img
    Luz do sol Responder

    Antes de mais gostaria de desejar a todos santomenses boas entradas e um 2011 repleto de realizações.
    Espero mesmo que as promessas para 2011 sejam uma realidade, se o governo conseguir no mínimo cumprir com pelo menos duas promessas, a entrada da caixa automática em Janeiro e instalação de uma empresa que computadores (Magalhães) em Março, diria que o país está a ver uma luz no fundo do túnel. Caso essas duas promessas não se realizarem, podem crer que STP esta condenado a miséria.
    Como já visto pelo nosso colega, a caixa electrónica não funciona em energia eléctrica e em tão pouco ira ser eficiente com baixa internet que temos. Têm que criar um sistema de base de dados eficaz capaz de processar dados com rapidez e eficiência, acima de tudo com segurança.
    Não será nada normal uma pessoa ir levantar 50 000 dobra e demorar uma hora esperado seu dinheiro sair, porque o sistema de base de dados criado esta a processar, que a internet esta muito lenta ou porque ouve corte te energia esta a espera que ela venha.
    obrigado

    • img
      geadas Responder

      alguém acha que as transcções de ATMs podem porventura ser transmitidas por uma rede pública como é a Internet?…
      esta será uma rede segura, privada e creio que para pessoas como este amigo, a velocidade do sistema será uma agradável surpresa :)

  9. img
    Nome Responder

    Em tempos anunciou-se que os alunos da Escola de Bombom receberam alguns computadores Magalhães! Gostaria muito em conhecer o resultado hoje dessa oferta! Embora a situação da energia eléctrica tenha conhecido certa melhora, não esqueçamos que o país ainda tem problemas estruturais por resolver! Em todo caso, o uso de máquinas para autoatendimento do serviço financeiro e bancário é útil para os dias de hoje! Que venham as benditas máquinas!

  10. img
    rapaz de riboque Responder

    estamos a ver luz ao fundo do tunel é sinal que algumas coisas ja vao melhorando mas nao faltam comentarios tristes o senhor BERMA se pode comprar ou oferecer caixas automaticas porque nao o faz ja esta crticar sem que elas estejem ja montadas mais um intelectual o que nao falta na nossa praça bom ano a todos

    • img
      Berna Responder

      Caro “rapaz” de Riboque, não evoquei nada que seja de desconhecimento do nosso público. Tantos lixos português que vão para stp como sendo coisa nova. Basta dar uma pintura está andar. Exemplos não faltam! Os nossos governantes não são capazes de fazer como a bem pouco tempo fez o caboverdiano que recusou uma oferta por entender que aquela oferta já era coisa do outro tempo. Aí sim, as coisas funcionam.
      É neste âmbito que falo das coisas. É verdade que o que é lixo em portugal é ouro no stp. Dá-me um exemplo contrário.
      Como sãotomense desejo que stp não seja um santuário de lixo (produtos obsoletos) quero que quando se faz se faça bem e melhor.
      Ainda que nos custe mais, vale sempre ter coisas (equipamentos) actuais, e com tecnologias de ponta.
      Agradeço os votos de bom ano e os retribuo.

  11. img
    sonhador Responder

    Lol, Mas pessoal esses senhores andam a brincar com coisa seria ou querem colocar caroça a frente de um cachorro, qual será a autoridade que se irá responsabilizar pela protecção de dados das pessoas, com que rede ira funcionar a caixas ATM ou não vão dizer que os dados das pessoas vão ficar alojados em servidores no estrangeiro bobo deles. Ah e depois para não falar na falta de energia constante, essas maquinas vão avariar no fim de 1 mês Cada coisa que desce nesse país.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      senhor sonhador,
      os responsáveis serão os mesmos que se responsabilizam pela protecção de dados das contas bancárias dos usuários santomenses.
      Peli visto o senhor não sonha colorido.

      • img
        sonhador Responder

        Lol. Senhor António Veiga Costa pelos o senhor também não deve saber como é que funcionam as caixas ATM. Uma coisa é ter esses dados protegidos em circuitos fechados e outra coisa é tê-los em rede. Será que este mesmo órgão já esta capacitado de os ter em segurança?? Se em países onde as coisas já são mais avançadas com um nível de segurança apertadissimo os hackers conseguem furar o sistema, quanto mais nós que ainda somos leigos em tecnologias de ponta desprotegidos dos melhores sistemas de segurança multiplataforma.

        • img
          Ate quando nosso São Tomé e Principe Responder

          Pois é. Para se ter um caixa electrónico é preciso correr seus riscos inerentes. Quanto a questão da protecção de dados com certeza os órgão responsáveis tem que pensar nisso. Os dados são vulneráveis a qualquer momento. se você quer saber como ter dados facilmente só dar um pesquisado no google que você acha. E outra existem hacker do bem e do mal. Os que trabalham para protecção dos dados também são hacker mas do bem.
          Mas infelizmente o nosso São Tomé ainda não esta preparado para isso e vamos rezar para que nada de mal aconteça.
          Um abraço
          Analista de Sistemas.

          • img
            Nome

            Reza bem!!!

  12. img
    H DA SILVA Responder

    rapaz de riboque…nao vejo ai nenhuma mentira do BERMA.so que esta a falar coisas sem ter certeza,mas que podera ser verdade.como muita outras vezes mandaram lixos pra stp pagando transporte maritimo ou aereo(queimando $) e etc.so que no meu caso sou santomense.”ver pra crer”.fui

    • img
      mino ié Responder

      Caros amigos cada cabeça cada centença, eu n estou contra mais um pais em via de desenvolvimento e com desemprego que nós temos eu não aconselharia se intalasse multibanco em S.tmé.
      Isto significa desenvolvimento fazendo parte da glalizção mais tenho pena dessa camada de jovem qe já formou e outros que estão formando em gestão e contabilidade…
      Seria mais valia se abrisse mais balcão peço desculpa pela minha forma de pensar, mais isto é o meu poto de vista…Eu sou santomense lamento por minha opininhão,ainda se o país tivesse a crescer a nivel industrial para espalhar a força activa para todas as áreas profissionais ai sim pra mi seria alegria…agora multibanco em Santomé, que tamos a por laço no pescosso com próprias as mãos…
      Para terminar reforçar multibanco não funciona sem energia..
      Gostaria que alguem contrariasse a minha opinião e propunha outra alternativa para essa sobrevivência obrigado…

      • img
        HFM Production Responder

        Jovem opino da mesma forma, vai implementar uma tecnologia que precisa de vários recursos, além de recursos energéticos esqueceste de relatar a qualidade de rede de telecomunicações que a CST dispõe. Esqueceu-se que os MB todos vão precisar de estar sempre online na base de dados com todos todos os bancos comerciais existentes no país actualmente. De certeza que qualquer uma operação que vão ser efectuada nos futuros MB vão demorar horas para serem processadas… Sem falar de manutenção que os mesmos vão exigir de constante…

  13. img
    vava Responder

    Boas Entradas a todos , bon ano novo a todos , boa ano novo a nosso governo , viva Governo de SÃO TOME E PRINCIPE , viva PATRICE EMERY TROVOADA viva viva viva ,bon trabalho

  14. img
    Alberto Nascimento Responder

    Lol pelo menos nao estao a enganar o Povo!
    pois o povo n tem dinheiro mesmo.

  15. img
    cuidado com o boxeiro Responder

    no coment

  16. img
    visão de Domingo Responder

    Espero que não seja caixas com buracos em vez de caixas automáticas. É verdade k a evolução tecnologica exige isso, mas temos k ter atenção com esses senhores de “colarinho branco” os senhores Leonsos dos fundos sociais para não criarem buracos nas caixas ditas automáticas.

  17. img
    OME' Responder

    SR. ABEL VEIGA, sabemos que a Classe Jornalistica em STP atravessou ou atravessa momentos delicados com contornos de ressentimento, perseguicao e vinganca proveniente dos donos da terra. O assunto nao esta esquecido e estamos convosco.
    MUITO OBRIGADO PELO JORNAL, BOM 2011 PARA TODA CLASSE E ESPERANCA NO PORVIR.

  18. img
    J. Maria Cardoso Responder

    Bon zuanu ô!
    Enquanto esperamos dar mais um passo nas novas tecnologias com as movimentações bancárias a hora k nos apetecer (bancos fechados, fins-de-semanas, feriados, noites ou não) convido-os a assitir comigo este link k mais me riu nestas primeiras horas de 2011, após ter lavado o Ano Velho.
    Ano moladu ku mantchin!

    http://dn.sapo.pt/desporto/interior.aspx?content_id=1746722

  19. img
    edy Responder

    com essa internet lenta.

  20. img
    Sem nome Responder

    É impossível informatizar um serviço como automação bancária num período de 24 dias. Se isso acontecer entrará no Guiness Book. Trabalho na área de Tecnologia de Informação e conheço a realidade de Automação de serviço principalmente quando os responsáveis prometem entregar em dia esquecendo que “pessoas” que irão fazê-lo funcionar. Lembre que não estou sendo pessimista. Não é impossível desde que tudo esteja feito antecipado esperando apenas a inauguração.

  21. img
    Ze Maria Responder

    E a Região Autónoma do Príncipe?
    Vinte caixas representa a pequenez do desenvolvimento. Isso é o numero que se no exterior, em apenas uma e unica agencia.
    Vinte caixas para todo o país?
    Já chegam com atraso de mais de duas décadas, ainda nesse número?
    Isso é pra botar o povo na fila de espera?

  22. img
    rapaz de riboque Responder

    amigo berma pois para falres em lixo tem cuidado porque infelizmente nós vivemois numa situaçao dramatica ve so como vive 90 porcento da nossa populaçao num pais como nosso que vivemos a custa dos outros tudo que é dado de boa vontade é bem vindo o que nos falta é tecnicos comptentes para as manutençoes também portugal nao esta em condiçoes de dar coisas novas se so temos doutores e nao temos tecnicos por isso amigo mudere porqu a humildade é muito importante bom ano

  23. img
    ze cabra Responder

    o BERMa quem nao possibilidades de comprar tudo que é dado é bem vindo mas em vez de termos doutores tivessemos tecnicos de manutençao as coisas que nos eram dado aguentava uns aninhos em vez de criticarmos o que nos dao vamos agradecer até que um dia deus nos ajude a nao precisar veja so o caso dos medicamentos que deixaram estragar e depois foram queimados achas que nao foi falta de de pessoas com orientaçao é o caso dos equipamentos que nos oferecem sabemos que nao sao novos mas se tivessem manutençao temporaria aguentava onde é que temos esses tecnicos para tal só se o meu amigo é um tecnico que o nossos pais desconhece se es ou tem possibilidades de oferecer maquinas novas faz isso que ficamos muito gratos falando em lixo estamos a viver no meio de3 lixo a nao ser que o meu amigo seja aqueles meninos de barriga cheia com boas casas e bons carros e casa de banho eu por acaso nao sou vivo mal a minha casa de banho é ao ar livre e o autoclismo sao os lupuyes por isso nao posso falar como o meu amigo fala e como alguns falam a humildade é muito boa mas é o que falta a muita gente na nossa terra por isso estamos na cauda do mundo e nao vejo prospectivas para melhor até o dia que deus quizer

  24. img
    MELHORES DIAS VIRAO Responder

    Fico feliz com estes passos que as ilhas tem dado.Creio que este é o inicio de muitas coisas boas que ainda virao!!!UM BOM ANO PARA JORNAL TELA NOM E QUE CONTINUÉM A FAZER UMA INFORMAÇAO INSENTA E COM MUITO PROFISSIONALISMO.PARABÉNS A TODOS PROFISSIONAIS SAO-TOMENSES E PARTICULARMENTE ABÉL VIEGA E SAO DE DEUS LIMA!PARABÉNS PORQUE VOCES SAO UMA VERDADEIRA INSPIRAÇAO!ESPERO QUE NAO VENHAM DECEPCIONAR OS SAO-TOMENSES!QUE DEUS ABENÇOE SAO TOMÉ E PRINCIPE!!!UM BOM ANO

    • img
      Arnaldo Bandeira Responder

      O Téla Nóm tem de descobrir quem são os donso das empresas necionais de petróleo que concorreram aos leilões. O Povo agradecerá muito ao Téla Nóm se descobrir isto. O npovo tem de saber estas notícias. Não vejo mal nenhum nisto. Quem são os donos destas empresas? Têm alguma ligação com a política cá na Terra? Têm alguma ligação com os funcionários nacionais que trabalham na zona de exploração conjunhta com a Nigéria? Têm alguma ligação cxom os funcionários da agência de petróleo?
      Por favor Téla Nóm investiga isto. O povo tem de saber estas coisas todas.
      Um bom ano novo para o senhor Abel Veiga e sua equipa de trabalho.
      Até Amanhã.
      Arnaldo Bandeira

      • img
        Republica Federal do Brasil Responder

        Posso adientar o nome de um dos accionista maioritario desta empresa:

        Chame-se Alzimiro dos Prazeres, vugo Bano até bem pouco tem Presidente de Assembleia Nacional.

        • img
          Ate quando nosso São Tomé e Principe Responder

          Não duvido que seja.
          E outra. era de se esperar que eles fosse montar um empresa deles.
          Não falo do mencionado porque não sei da vida dele mas os prováveis donos da empresa são com certeza os que já estavam ganhando seu 30 mil por mês com esta brincadeira do petróleo. formando império e se preparando para seu futuro risonho. Mas o fogo é quente e um dia ine ca bi cebe dolo dê.

  25. img
    hildilberto Dias Responder

    esta e uma boa inicituva sendo assim temos com esperiencia vivida ai em cabo verde isto ira ajudar os bancos a inovar se e reduzir uso de papeis para fabricos das cardenetas de ckeque como tambem reduzir o fluxo do pessoal nos bancos para tal tem ke haver uma boa segurança energetica e tambem e boa rede de internet por parte da cst.

  26. img
    un fulano Responder

    Esse é mesmo um espirito santomense. O senhor “Até quando São Tomé e Principe” esta no estrangeiro, beneficia de conhecimentos e de outras regalias dos estrangeiros, mas nao quero que os estrangeiros façam o mesmo na sua Ilha. Evolua por favor. O mundo esta mudando. O essencial é que os distribuidores sejam bem instalados. E, fique sabendo que um tecnico europeu nesse dominio nao vale apenas 1500 dolares. O salario mensual oscila entre 3 e 4 mil euros. Se é essa a tua exigencia, então é melhor mesmo deixar o estrangeiro fazer isso porque vc nao tem competencias para tal.
    Minha gente parem de bobos e deixem o pais avançar!!!!!

    • img
      Diabinha Responder

      Estou completamente de acordo (à excepção dos salários nada actuais) com o “fulano”.

  27. img
    Diabinha Responder

    Os técnicos são de facto portugueses mas ST já tem 2 técnicos formados em Portugal para fazer manutenção das caixas.

  28. img
    glória Responder

    Espero que os vândalos da nossa praça não destruam isso. Pois numa sociedade ignorante o que acontece é isso.
    Muitos por não saberem o que é uma caixa automática e por malcriadez são capazes de destruir e o que é de grande serventia para o povo poderá a vir tornar num brinquedo nas mãos dos que não têm o que fazer e passam o tempo a vandalizar o bem público.
    Vamos ser confiantes e esperar para vermos o que virá daí.

  29. img
    geadas Responder

    Caros São Tomenses
    Fico admirado que por aí, tal como cá em Portugal, há muitos curiosos que gostam de dar opiniões mesmo sem saber o contexto das coisas…
    Por uma questão de respeito às entidades envolvidas não vou dar mais detalhes, e porque trabalho no sector, mas posso-vos garantir o seguinte:
    - o objectivo deste projecto será formar São Tomenses para assegurar o futuro funcionamento da rede. Já há 2 técnicos formados, mas haverão outros. É óbvio que ao início são técnicos estrangeiros, ou há aí alguma bolsa de formação de técnicos de ATM (um sistema muito específico e complexo) para um mercado inexistente? Não é assim em todos os países quando entra algum produto no mercado? Não é necessário formar para multiplicar o conhecimento?
    - conheço a empresa fabricante, e posso garantir que os ATMs são novos em folha certificados pelas normas internacionais. Não são “lixo”, nem nunca houve equipamento em Portugal obsoleto por falta de segurança
    - todos os ATM estão equipados com UPS, logo em caso de falha eléctrica a transacção não é interrompida
    - não há dados em servidores estrangeiros, pois os dados estão nos bancos. Os servidores da rede pertencem à sociedade gestora em S. Tomé, cujo principal responsável, como diz na reportagem, é o Banco Central

    Não há que ter receios das inovações tecnológicas já mais que comprovadas no resto do mundo, ainda mais quando vêm servir a população.
    Acho que deveria ser um orgulho para S. Tomé destacar-se como um dos poucos Países do mundo com uma rede nacional de ATM, porque além de Portugal não há quase mais nenhum.
    Quanto a mim, os São Tomenses estão de parabéns e merecem um aplauso!
    Quando aos vândalos, isso é um assunto policial e de justiça que a sociedade S. Tomense deverá prevenir pela educação cívica e pelos meios judiciais.
    Força São Tomé

  30. img
    mestre zumbi Responder

    Pessoal do Tela Non, Antes de mais pedir desculpas por falta de acentuacoes pois escrevo de um computador com teclado ingles…, depois gostaria que perguntassem ao senhor governador do BCSTP se os tais tecnicos ja chegaram a STP e o que eles acham do actual estado dos bancos comercias em stp? se ja tem tudo pronto pra instalacao dessas tais maquinas, pois nao vejo nenhum banco com infraestruturas preparadas ou mesmo adaptadas para a instalacao das maquinas….!
    Serao bem vindas as ATMs mas eh preciso que se comeca desde ja a se fazer propagandas sobre o facto…. uma vez que temos compatriotas que nunca viram uma ATM, como eh o meu caso…. so na TV Record….:)

  31. img
    I Quaresma Responder

    espero que ñ seje uma lenda,espero que seje realidade, e que a autoridade competente respeite com zelo,…
    espero que Cidade da Trindade beneficie

Deixe um comentario

*