Aguarda-se até amanhã pela assinatura do acordo administrativo de investimento no Príncipe

José Cassandra Presidente do Governo Regional garantiu que o acordo administrativo de investimento para a Ilha do Príncipe, será assinado esta semana.
“Penso que nessa semana toda teremos o projecto assinado, o contrato administrativo de investimento, assinado durante esta semana”, afirmou o Presidente do Governo Regional a imprensa.
No entanto até as primeiras horas desta quinta – feira o acordo ainda não tinha sdo assinado. O Director do Património e um representante da empresa HBD-Boa Vida, deverão ser os subscritores do acordo, que abre portas para investimento do grupo sul africano na ilha do Príncipe, no valor superior a 70 milhões de euros. «Nós estamos a falar de um projecto com investimento superior a 70 milhões de euros. Naturalmente que, é um projecto que deve ser acarinhado, que deve ser olhado numa perspectiva de desenvolvimento para São Tomé e Príncipe», declarou José Cassandra.

Segundo o Presidente do Governo Regional, trata-se de uma mais valia para São Tomé e Príncipe. «Este é um projecto que tem o seu início já no ano 2012. Com obra de infrastrutura no aeroporto, que tem uma pista de 1200 metros que vai passar a ter 1850 metros, graças a este projecto. Investimentos nas infraestruturas nas hoteleiras turísticas, investimentos na área da formação, nós temos aqui uma escola de formação hoteleira, centro de formações especializadas para agricultura, carpintaria e informática, portanto é um projecto de uma dimensão muito grande», acrescentou.

José Cassandra revelou que antes das negociações técnicas que decorreram na semana passada, o Governo Regional veio a São Tome, para reunião com o Governo Central tendo detalhado todos os pormenores do projecto ao Primeiro Ministro Patrice Trovoada, que também concordou com a importância do investimento em causa para o desenvolvimento das duas ilhas.

Abel Veiga

  1. img
    tiocego Responder

    Bauê.

    Seja bem vindo o investimento.

    Mas Tozé e sesu comparças já estão ricos com o homem da lua. Já mamaram a comissão, a buchecha está a encher só. NAtália Umbelina alargou. Nestor cabeça alargou e o fulano dos cumbus Hum. Novos Príncipe Ricos.

    Homem da Lua chegou à terra dos Príncipes. A bandeira foi quaimada. Ninguém até Hoje sabe que foi o culpado ou mandatário! Hum. Aqui é mundo. As contas bancárias, os empreendimentos no principe e em s.Tomé um dia vão sair. Ao nao ser que vão fingir por toda a vida.

    Viva Tozé.
    Viva novo Príncipe de Príncipe.
    Viva o homem da lua.

    Abel por favor, meu comentário não insulta, nem difama. publique-se

    um bem haja

    • img
      Folha Chaléla Responder

      Bauê Tiocego

      Quem propôs um projecto de Agripalma para matar toda a população do Príncípe, acabar com a sua bela paisagem, acabar com o seu símbolo maior que é o papagaio, destruir a sua floresta?
      Foi o governo do senhor Rafael Branco e do senhor Patrice Trovoada mais alguns elementos do Príncipe incluindo o senhor Number e senhora Ministra incompetente Ângela.

      Deviam estar todos presos, numa prisão de alta segurança.

      Quem marginalizou o Príncipe do projecto da cabo submarino de fibra óptica deixando que a sua população ficasse sem alternativas de comunicações enquanto S.Tomé vai trilhar um caminho muito melhor?

      Foi o governo do senhor Rafael Branco e do senhor Patrice Trovoada mais alguns elementos nocivos cá do Príncipe incluindo o senhor Number e a senhora ministra incompetente Ângela.

      Deviam estar todos presos numa cadeia de alta segurança.

      Quem cortou verbas para a ilha do Príncipe tentanto asfixiar financeira e economicamente esta população marginalizando-a de todo o processo de desenvolvimento?

      Foi o governo do senhor Rafael Branco e do senhor Patrice Trovoada mais alguns elementos nocivos do Príncipe incluindo o senhor Number e a senhora ministra incompetente Ângela.

      Deviam estar todos presos numa cadeia de alta segurança.

      Políticos com este comportamento deveriam estar todos presos e impedidos de ter intervenção política no país. Isto não são formas de tratar uma população inteira só porque os referidos políticos não gostam de pessoas do Príncipe. Deus há-de vos castigar e mandar-vos para o inferno.

      O senhor Number e a ministra incompetente Ângela também hão-de pagar pelo que fizeram.

      Não se admite que os recursos da ilha do Príncipe, sobretudo pesqueiros, sejam sobreexplorados, por barcos pesqueiros de Taiwan e União Europeia, enchendo os cofres do governo central com muito dinheiro, e no entanto o Príncipe, de onde saem estes recursos todos, não vai nenhum tostão porque os senhores Rafael Branco e Patrice Trovoada não querem ou não gostam da população do Príncipe.

      Admite-se uma coisa desta? Isto é serviço? Deus é grande e há-de fazer com que isto acabe um dia. Chega! Eu estou farto de políticos desta estirpe. Uma cambada de ladrões e corruptos.

      É por isso que o senhor Varela está a engordar só. O senhor Patrice está a engordar no rabo só.
      A senhora Ângela está a engordar no rabo só. O padre Olinto está a rebentar por toda a parte do corpo. Todos os ministros estão gordos.
      O senhor Rfael Branco passa a vida a fingir que é pobre e é uma das pessoas mais ricas deste país.
      Deus há-de vos castigar. Vocês podem querer humilhar ou marginalizar a população do Príncipe mas, podem crer que vai chegar a hora que o feitiço vai virar contra o feiticeiro.

      Viva Patrice Trovoada
      Viva Rafael Branco
      Viva Agripalma

      Fui e hei-de voltar
      Folha Chaléla

      • img
        S.Antonio Responder

        Homem da Região
        Folha Chalé la Acho que o Sr devia pensar bem antes de escrever essas babuzeiras. Quem trabalha é que tem de ser preso es doido e de baixo nível. Deixa de falar asneira e faça comentários construtivos.Tu é que devias ser preso por falta de informação e andar a falar barato quando n tem o que falar fica calado.
        Viva Nawber e Ministra Ângela e Patrício Trovoada

        • img
          Ataíde Responder

          Mas qual trabalho que esta gente faz senhor Homem da Região? Qual é o trabalho que esta gente faz? Desgraçar o Príncipe? Quem pôs o Príncipe fora do projecto de cabo submarino? Quem discrimina o Príncipe em relação a outras zonas do nosso país e não envia verbas para o orçamento da região para dar cabo da população do Príncipe? Isto é que é trabalho? O senhor, seja justo, acha que isto é trabalho? Que trabalho? Querer matar uma população inteira com o projecto de Agripalma? Sinceramente.
          Ataíde

  2. img
    Elayne Hartford Responder

    Se não cair qualquer budo nos bolsinhos de A.Varela e Tatrice Trovoada de certeza que o acordo não será assinado. É assim ! deixam nos trabalhar mas daca o nosso . ahaahahah

  3. img
    helmerdias Responder

    Deus queira que tudo de certo e que realmente,todos os envolvidos no processo seja meros espatadores,e que realmente os verdadeiros atores e benificiado seja toda população de princípe principalmente.Mais o desenvolvimento sera generalizado e com boa imagem exterio de nos santomense.Espero para ver o resultado.MEUS SENHORES ASSINEM LOGO ISSO OK.VIVA PRINCÍPE E SÃO-TOMÉ E PRINCÍPE.FORÇA

  4. img
    bunzu.com.pena Responder

    viva a corrupção.
    viva!!!!!!!!!!!!

  5. img
    Auria Lima Responder

    Muitos filhos rejeitam a familia que sempre o ajudou porque se acham ricos, eu espero bem que a população de princepe reconhençam que apesar das dificuldades sempre tiveram do governo central muito mais apoio duque todos os outros distritos sobre tudo se formos ver em função de numero de habitante
    Bem vindo o projecto desde que não nos separe
    nela

  6. img
    zeme Almeida Responder

    Qualquer dia nos os Saotomenses,deixaremos de ter mando na nossa terra!Em fazer agradar certos grupos organizados,qualquer dia vamos perder a nossa identidade!A nossa maneira de pensar em vender tudo aos estrangeiros,vamos estar sujeito a tudo na nossa propria casa!Este investimento e individual isto significa que qualquer dia este senhor vai ser o futuro dono Principe.So tenho pena e dos mais desfavorecidos.Viva RDSTP

    • img
      Folha Chaléla Responder

      Onde é que o senhor estava que não viu que Angola ficou com Porto Ana Chaves, Aeroporto, Enco, Enasa e mais coisas? O senhor ainda não reparou nisso? Neste caso é ainda mais grave porque são todas empresas estratégicas. O senhor não viu isto? Onde é que o senhor estava? Estava a dormir? Acorda senhor Zeme Almeida. Deixe de dormir e acorda, porque senão, quando o senhor acordar S.Tomé já será umas das províncias de Angola.
      Só quando os investimentos estran geiros são no Príncipe é que lhe incomoda este investimento estrangeiro? Acorda senhor Zeme.
      Já agora, onde é que o senhor estava quando o contrato com ERHC foi assinado pelo governo central do seu país que hipotecou todas as condições de proveito relacionado com o petróleo para S.Tomé e Prícnipe? O senhor estava a dormir? Acorda senhor Zeme Almeida. O senhor deve ser um dfestes ministros que estão ricos, muito ricos, mas incomoda-lhe que o povo tenha emprego, que os jovens tenham emprego, que a camada pobre do povo possa tewr emprego e dignidade, por isso o senhor não quer investimento no Príncipe. Acorda senhor Zeme Almeida. Não durma. POreocupa-se com a sua terra e deixa o Prícnipe em paz. Preocupa-se com investimento Angolano que tomou S.Tomé quase todo.
      Fui
      Folha Chaléla

  7. img
    Bernardino monteiro Responder

    Meus senhores mais uma vez peco vos, nao comemtam o que nao sabem,eu acredito na conclusao do projeto, mesmo com alguns desvio
    Esse projeto vai resultar, mesmo com ma politica eu acredito no desenvolvimento do meu pais

  8. img
    cua têla Responder

    É tudo mentira.

    Mais um anuncio de investimentos fictícios, ou seja, investimentos que nunca hão de acontecer. Ja estamos habituados a isso. E vcs andam aí a perder tempo com isso? Só se nao forem santomenses. Depois de tanto apanhar se habitua.
    Isso faz parte de uma rede que envolve os investidores, parceiros de desenvolvimento e nossos politicos, para fazer acalmar a população quando carecem de argumentos ou soluções de governação.
    É tipo, porto de agua profunda, bunquer de sonangol, reabilitação de aeroporto de s. tome, porto… Fui. Posso ser processado se continuar a desenterrar os anuncios de investimentos ficticios.

  9. img
    zeme Almeida Responder

    Senhor folha Chaléla nao percebeu de nada da minha preocupacao, peco-lhe outra vez que de uma olhada novamente no meu comentario.O senhor e que tem que se despertar deste sono longo!Acorda senhor folha chalela{o camarao que dorme a onda leva}o senhor ja esta a ser levado pela onda, sem saber!O meu comentario esta direccionado a aqueles que estao a transformar este povo como bando de ovelhas.Ate quando este povo vai conhecer melhorias?Queremos ter um emprego condigno e sentir-mos que estamos na nossa terra.Falo em defesa deste povo sofredor senhor chalela.Quando acabarem por vender tudo da sua propria casa,o senhor vai ser sujeito.Um exemplo{ilheu das rolas,ilheu bombom que os residentes deixaram de ter acesso a este espaco.Nunca estive contra meus irmaos da ilha do Principe!Apelo consciencia pelo bem uso deste investimento.Viva RDSTP

  10. img
    Ana de Ceita Responder

    Principe acorda!!!!
    O que o sr poderoso do Principe To Zé Cassandra esta a fazer é mau, enganar o povito. To zé, Rafael Branco e Xavier Mendes concordaram com Agripalmam e o Governo Central de Rafael Branco assinou o contrato. To ze mentiu não esperavamos isto de você , és a vergonha do Principe (mentir ao investidor é grave (O homem da lua Ja conheceu um dos teus lados mau)Depois de concordar com o acordo de agripalma, quer agora desfazer levianamente. O Pais de hoje já não é o de ontem, rapaz a coisa mudou ja ha organizaçao e seriedade na gestão da coisa nossa.Mentiste porque? oferta foi fabolosa? creio que sim.entao porquê não utilizaste parte para construir uma tribuna melhor para fazeres este decurso de tretas. Ate quando consiguirás fazer um discurso com nivel? Estas lendo de forma patética aquilo que o outro escreveu e esqueceste de olhar para cima , olha para cima e veja como esta,tenha atençao a detalhes Tozé concentra te. Ainda não apresentaste o teu Diploma te chamam de enginheiro isto é Real? Depois das mentiras duvidamos. Quem te compra são os de Principe Zibão, Lulu,Pena,Helio,Porque pequena reparaçao da do casa do teu tio o oestado(governo Regional) pagou mais 200.milhoes.Que abuso… colocar barro na entrada de Cetral do principe o governo pagou a Pena cerca de 400 milhoes… estas a abusar do dinheiro do povo porque? terra batida de Santo Antonio praia 700 milhoes? Porque Toze? É de mais. Agora estas a chorar dinheiro para reparaçao de estrada de centro da cidade do principe. Certamente servirá para campanha eleitoral, o proximo bolo.O pior é que por cima do nosso dinheiro que enviamos pra voce ainda mentes ao povo e mandas queimar a bandeira da nação. Como hábito vas mentir que não sabes nada.Espero que não penses em candidatar novamente, porque o dinheiro já não compra votos porque no dia de voto o povo lembrará das suas mentiras. Agora foste a Espanha visitar Moseu que vergonha. Quando quiser fazer turismo paga o seu dinheiro não usa do povo. Não esqueça de pedir o seu saldo na caixa geral ou um daqueles bancos.
    Força Principe, força Antonio Barros Serás o Proximo Presidente do Principe para mostrar ao Toze como deve governar(estamos com tigo Antonio)

    • img
      Marapião Responder

      António quê????? Vocês estão loucos. Vocês acham que gente de Prícnipe vai colocar no governo regional este tal de António Barros que nem sequer sabe ler nem escrever, basta ver a quantidade de erros que este senhor deu neste curto texto. O quê????? António quê???? Quá Li… Bili Dêua….
      António só será presidente de governo regional do Príncipe na próxima reencarnação. Isto é uma república vde bananas ou quê??????? Volta a repetir: António quê?????? Presidente de onde????? Isto dá para rir. Ele deve estar a sonhar alto. O António sonhou ontem que ele será presidente do governo regional e acordou hoje apeteceu-lhe espalhar esta notícia na Internet. As pessoas no Príncipe já devem estar a rir quase para morrer.
      António quê?????? Isto é brincadeira. O António que nem sequer consegue governar a vida dele vai candidatar para quê??? Governo Regional do Príncipe? Isto é mesmo para rir. Um homem que sempre passou a vida a vender peixe, matabala, azeite, banana, e nem isto ele soube fazer bem, agora vai-se candidatar para governo regional do Príncipe? Isto é um insulto para a população do Príncipe. Brincadeira tem hora, como diz o outro. Se ele fosse candidato para contar o número de canoas que vão chegando às praias do Príncipe quando os pescadores vão para pesca, ai sim, eu concordaria. Mas candidatar para o governo regional do Príncipe. Só se for no sonho. Nem creio que o MLSTP, que é o partido dele, tome uma inciativa deste género porque seria uma desgraça para o próprio partido. Vocês estão a imaginar quem vai fazer campanha para António no Príncipe? Só se for irmã dele Maria das Neves. Quem está disposto a sujar o seu nome e valor para um candidato tão reles?
      Fui e volto
      Marapião

    • img
      Evaristo Responder

      Xiê! Esta pequena, Ana Ceita, parece pessoa que saiu de fundo. Ninguém compreende este acto. Pe quena aparece, como quem saiu de fundo, começa a zangas as pessoas só, a dizer coisas sem nexo, a ofender pessoas a torto e direito. Xiê! Isto é o quê? O quê que fez você? Você tem raiva de Tozé Cassandra? Toma sais frutos minha pequena. Manda António, teu candidato, vender matabala com peixe como ele tem feito até agora.
      Mas cabdidato, desculpa lá. Isto já é brincadeira. Candidato para quê? Só se for para brincadeira. Você acha mesmo que gente de Príncipe é tão estúpido para escolher António como candidato para presidente do governo regional? Isto também é demais. Eu já acho muito que ele seja deputado quanto mais presidente do governo regional do Príncipe. Vocês querem acabar com Príncipe? Só se for este o vosso objectivo. Fica convencido de você que António é candidato para governo regional.Quá Li…
      Evaristo

    • img
      Graça Responder

      A senhora Ana Ceita tem ciúmes do discurso do Presidente do Príncipe? Foi um bom discurso, sim senhor. Toda a gente minimamente informada, cá em S.Tomé, reconhece que foi um bom discurso. Nem sempre vale a pena estar a dizer asneiras porque existem pessoas que sabem o que é bom e o que é mau. Se a senhora não gostou do discurso eu até percebo pela forma como a senhora escreve tão mal. É compreensível que uma pessoa que escreve desta forma não perceba nada de tal discurso. Mas, a opinião da generalidade das pessoas que ouviram os diversos discursos na rádio, cá em S.Tomé, existe a convicção de que foi um belo discurso. Não vale a pena andarmos só a criticar os outros quando não sabemos fazer melhor ou temos inveja dos seus préstimos.
      Não tenho nada a ver com os problemas que a senhora tem com o presidente Tozé Cassandra mas afirmar que foi um mau discurso não cabe na cabeça de ninguém. Só se for inveja ou problemas pessoais que a senhora tem com o presidente Tozé Cassandra.
      Graça

      Viva o Tozé
      Viva a ilha do Príncipe
      Viva o governo regional

      • img
        Colher de Sopa Responder

        Não é nenhuma Ana Ceita é Carlos Gomes.
        Ele já foi do PCD, saiu para ADI para apoiar o candidato presidencial, agora pelos seus escritos já transferiu de novo para MLSTP e já apoia António Barros para candidato ao governo regional. Quá li, bile dêua…
        Carlos você está a aos poucos a enterrar-se. Cuidado…
        Fui

Deixe um comentario

*